A corrida é um dos esportes que trazem os melhores resultados para quem quer emagrecer, o aeróbico queima muitas calorias e traz a endorfina necessária para continuar animado e focado no objetivo. Porém, para pessoas que estão muito acima do peso, é necessária uma atenção maior para não ter problemas que a impeçam de continuar.
O treinador Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria Esportiva, explica que além de lesões, o sobrepeso pode causar problemas como hipertensão, obstrução de vasos sanguíneos e importantes artérias do coração, colesterol, diabete, além da questão articular, que gera danos na coluna, joelho, quadril, entre outros.
+ Quer uma ajudinha para montar seu calendário de provas? Veja aqui!
“O primeiro passo é ir em busca de um check-up médico, com avaliação física. Essa é a forma de entender em qual nível seu corpo está, se há alterações na frequência cardíaca e na pressão. Isso é extremamente necessário para trabalhar com segurança”, explica o treinador.
Também é essencial buscar um educador físico, capacitado e habilitado para prescrever treinamento de corrida, ele vai saber dosar a intensidade, volume e assim o corredor não terá problemas para começar, além de estar alinhado com os outros profissionais envolvidos.
Comece a correr agora!
“Como todos sabem, os benefícios são inúmeros. Ao praticar esportes é possível combater doenças ligadas, principalmente, ao sobrepeso. Você pode reduzir a glicemia, percentual de gordura, prevenir doenças cardiovasculares e sobrecarga articular. Fora os benefícios como aumento da produtividade, melhor envolvimento social, estilo de vida saudável em curto, médio e longo prazo”, diz Lobo.
Para um melhor resultado na corrida, recomendam-se atividades complementares como fortalecimento. Isso irá proteger as articulações musculares, aumentar o potencial de rendimento e fazer com que você evolua com velocidade e segurança. A musculação pode ser a opção que mais condiz na rotina.
Nadar também é uma boa opção, já que aumenta o volume cardiovascular, sem tanta sobrecarga localizada. Além desses, muitos outros podem acrescentar benefícios como ginástica localizada, pedal, elíptico, treinamento funcional, etc.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Escolha o tênis certo e tenha disciplina
“É preciso tomar cuidado na escolha do material de seu calçado. Busque um drop mais baixo, que não gere torção e instabilidade, mas que tenha solado bem estruturado e que aguente o sobrepeso aplicado continuamente no treinamento, já que durante a corrida damos centenas de passos. É necessário estrutura”, alerta o treinador.
Se quer correr justamente para reduzir o peso: “Depende muito da disciplina alimentar de cada um. Temos evidências de que em 8 a 12 semanas, até 16 existe progressão contínua e é possível observar uma drástica redução de peso paralelamente”.
Lembre-se: não saia correndo sem orientação. É preciso treinos de qualidade e desenvolvimento de bons hábitos, definindo metas. “Com um objetivo significativo e real vontade de atingi-lo, você sairá da zona de conforto e terá um resultado de sucesso e duradouro”, destaca Lobo.
Leia também:
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– 6 dicas para começar a adotar hábitos saudáveis
– Chega de desconforto! Veja exercícios fáceis para acabar com a dor na lombar