Suplementos para a corrida como carboidrato, bebidas ricas em sais e proteínas são o padrão. Além desses, temos outros, com comprovação científica, que ajudam no desempenho e recuperação dos treinos de corrida e, que podem ser incluídos na rotina.
Um deles é a vitamina D. Uma ótima aliada para corredores de rua que buscam formas de melhorar a performance e a longevidade no esporte.
Benefícios da vitamina D para corredores
Antes de qualquer suplementação, é preciso realizar um exame de sangue. Só assim é possível saber a dosagem segura e efetiva de vitamina D para a performance na corrida e, principalmente, para a saúde.
A vitamina D é aquela do sol, quanto maior a nossa exposição ao sol, maior nossa produção natural de vitamina D no organismo. Infelizmente a exposição ao sol é cada vez menor.
Além de usarem protetor solar – e devem usar – o horário preferido de correr é antes do sol. Bons níveis de vitamina D variam de 20 até 100 ng/ml, mas dentro desse intervalo temos diferentes benefícios.
Os novos estudos apontam que níveis mais elevados de vitamina D, dentro do intervalo de referência citado, apresentam como benefícios para corredores:
- Menor inflamação após o treino;
- Melhora da recuperação;
- Menor risco de lesão;
- Menor risco de fratura por estresse.
Vitamina D para corredores diminui o risco de lesão
Um grupo de pesquisadores europeus, publicaram em 2020 um artigo com corredores de longas distâncias divididos em dois grupos, um grupo com suplemento de vitamina D na dosagem de 2000UI durante 3 semanas e outro grupo não suplementado.
Essa dosagem é considerada de manutenção, segura para a grande maioria das pessoas.
Como resultado, comparado ao grupo de não fez o uso do suplemento de vitamina D, aqueles que usaram o suplemento sofreram menos inflamações musculares, menos alteração de células imunológicas e diminuíram seu risco de lesão.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Vitamina D para corredoras
Além desses resultados, outro estudo com mulheres corredoras, avaliou que corredoras com níveis adequados de vitamina D possuem menor risco de fratura por estresse. Principalmente aquelas com volume semanal a partir de 32 km de corrida por semana.
Portanto se você fez seus exames de rotina a mais de 6 meses, refaça para avaliar como está o seu nível de vitamina D e melhorar seus treinos e principalmente a sua saúde para aguentar tudo de melhor que a corrida pode te oferecer na rotina.
Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de saber mais, comenta aqui que nosso time de nutrição esportiva vai te responder.
Referências utilizadas:
- Żebrowska A, Sadowska-Krępa E, Stanula A, Waśkiewicz Z, Łakomy O, Bezuglov E, Nikolaidis PT, Rosemann T, Knechtle B. The effect of vitamin D supplementation on serum total 25(OH) levels and biochemical markers of skeletal muscles in runners. J Int Soc Sports Nutr. 2020 Apr 9;17(1):18. doi: 10.1186/s12970-020-00347-8. PMID: 32272973; PMCID: PMC7144051.
- Johnston TE, Jakavick AE, Mancuso CA, McGee KC, Wei L, Wright ML, Close J, Shimada A, Leiby BE. Risk Factors for Stress Fractures in Female Runners: Results of a Survey. Int J Sports Phys Ther. 2021 Feb 2;16(1):72-86. doi: 10.26603/001c.18806. PMID: 33604137; PMCID: PMC7872445.