O que é sedentarismo afinal?

Tania Mann | Saúde · 04 dez, 2024

O que é sedentarismo afinal?
Você sabe definir o que é o sedentarismo?/ Foto: Adobe Stock

O que é ser sedentário, afinal? Muitas pessoas não sabem a definição. A definição de sedentarismo é para aquelas pessoas entre dezesseis e setenta anos que fazem menos do que cento e cinquenta minutos de atividade física por semana. Ou seja, para você não ser considerado sedentário, é necessário estar ativo pelo menos trinta minutos, cinco vezes por semana.

Hoje, temos uma epidemia de sedentarismo acometendo cerca de oitenta e quatro por cento dos jovens, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. O que pode ser feito para evitar o sedentarismo? A atividade esportiva mais recomendada é, em primeiro lugar, qualquer atividade que o indivíduo consiga se engajar. Se ele gosta de fazer caminhada, pode ser caminhada. Ou pode ser natação, musculação ou qualquer outra atividade. Deve-se incentivar qualquer atividade que traga movimento ao corpo.

A diferença entre estar ativo e fazer uma atividade física é que uma pessoa ativa tem um dia a dia em que usa bastante o corpo, mas não necessariamente está praticando uma atividade planejada. Já a atividade física é aquela em que o indivíduo para e se dedica a fazer um exercício com objetivo esportivo ou de saúde.

Algumas dicas da Organização Mundial da Saúde para incentivar as pessoas a estarem, no mínimo, ativas são: subir ou descer um ou dois pontos antes no transporte público para caminhar mais, usar escadas em vez de elevadores e incorporar movimento na rotina diária.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

A atividade física é o melhor remédio para evitar várias doenças. As mais impactantes incluem a obesidade e os problemas cardiovasculares. Além disso, estudos já demonstram os benefícios da atividade física no envelhecimento, na cognição, na capacidade de ser independente, na prevenção da osteoporose e na redução do número de quedas.

Se você faz menos de cento e cinquenta minutos de atividade física por semana, fique atento e mude seus hábitos. Engaje-se em atividades regulares para deixar o sedentarismo e as possíveis doenças relacionadas longe da sua vida.

Tania Mann

Ver todos os posts

Dra. Tania Mann é ortopedista, chefe do Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Membro do Hospital Israelita Albert Einstein.