XTerra Night Trail Run agita São Lourenço com mais de 300 atletas

Redação Webrun | Corridas de Rua · 14 mar, 2010

Atualizada em 15/03 às 20h35

São Lourenço – Às 19h em ponto, horário em que a corrida noturna em trilha teria início em São Lourenço no último sábado (13/03), era possível ver centenas de pessoas aglomeradas no escuro, com suas lanternas de cabeça acesas, ansiosas pelo início da competição. Dada a largada, a busca por superação era a meta dos mais de 300 competidores, em sua maioria corredores da região que vieram prestigiar a primeira etapa do Xterra Regional.

Nessa disputa, Renato Vinhas, e a finlandesa Sanna Duvebrant, garantiram os melhores tempos, cravando 23min01 e 29min20, respectivamente, num percurso de seis quilômetros. “Sou especialista em provas de resistência, com percursos longos, por isso para mim não foi uma prova fácil, por ser rápida e exigir muito de mim, mas gostei de completá-la, já que estou iniciando meus treinos como atleta de triathlon”, diz a experiente maratonista Sanna.

Em segundo lugar no feminino ficou Elineia Ferreira de Aquino, com o tempo de 30min37, e em terceiro, Tânia Cristina Vilaça, após 30min52. Na categoria masculina, Filipe da Silva Araújo Marques levou a prata com 23min27 e Flavio Algusto Pessoa Viana, o terceiro melhor tempo, 24min09.

Fôlego de dar inveja – Dentre os participantes, estavam o carioca Gilberto da Silva Nunes, de 61 anos, e o morador de São Lourenço, Manuel Cires Ferreiro, de 76 anos. Os dois completaram a prova muito bem, com fôlego de dar inveja a qualquer jovem de 30 e poucos anos. “Já participei de muitas meia maratonas e estou me preparando para a maratona do Rio. Sigo uma planilha de treinos dada por meu treinador, por isso hoje achei a prova fácil”, declara Gilberto. Sr. Manolo, como costuma ser chamado, também aprovou o percurso. “Gostei muito da prova, eu já conhecia o parque, mas não à noite. Achei ótimo ter participado”.

Inclusão através do esporte Joyce Grazziothn Ayres é um dos exemplos de superação da corrida que teve 21 portadores com necessidades especiais inscritos. Com dificuldade para se locomover, Joyce, que completa 25 anos neste domingo (14/03), utiliza um apoio para os braços que a ajuda a andar com independência, e a permitiu percorrer pelo menos um terço da prova. “Já fazemos caminhada na escola, temos condicionamento físico, então, quando a professora nos falou sobre a corrida, eu achei legal. Gostei muito de vir”, comentou Joyce contente, após participar da prova no seu ritmo.

Este texto foi escrito por: Paloma Dib

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!