Se você sofre com dores no joelho, mas não sabe identificar a gravidade ou diferenciá-la de uma dor muscular. Esse texto é para você. Conversamos com o Dr. Marco Demange, ortopedista e professor na Faculdade de Medicina da USP, para aprender como diferenciar as dores “normais”, das dores de uma lesão.
Localize a dor
O Dr. Marco explica que a melhor maneira de saber se uma dor é causada pela fadiga da musculatura ou por uma lesão é localizar a dor. “Aquela dor que dá no meio da coxa, no músculo, que melhora com massagem ou com repouso, ela tende a ser uma dor da musculatura. Já a dor que acontece dentro do joelho, que a gente percebe como se fosse lá no fundo, ou que depois o joelho incha, fica preso, fica ruim de se movimentar, essa é uma dor muito possivelmente de uma lesão no joelho”
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Lesões mais comuns no joelho
As três lesões mais comuns no joelho em corredores são:
- Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF): Também conhecida como “joelho de corredor”, essa condição envolve dor na parte frontal do joelho, ao redor da patela (rótula). É causada pelo uso excessivo, desalinhamento da rótula ou fraqueza nos músculos ao redor do joelho.
- Síndrome da Banda Iliotibial (BIT): Essa síndrome ocorre quando a banda iliotibial, uma faixa de tecido que corre ao longo da parte externa da coxa, fica irritada e inflamada. Isso pode causar dor na parte externa do joelho, especialmente durante atividades como correr.
- Tendinite Patelar: Conhecida também como “joelho de saltador”, essa lesão envolve a inflamação do tendão patelar, que conecta a patela à tíbia. É comum em atividades que envolvem saltos, mas também pode afetar corredores devido ao impacto repetitivo.
Se tiver em busca de mais dicas como essas, convido vocês a seguirem nosso Instagram, por lá vocês podem acompanhar ainda mais conteúdos: @webrun_