Um café antes do treino pode te fazer ir mais longe

Redação Webrun | Performance · 26 maio, 2022

O café é de longe o estimulante mais usado no mundo. A substância presente nele possui diversos benefícios para melhorar o desempenho no treino, o sucesso do café é tao grande entre os esportistas que hoje diversas marcas de suplementos comercializam a cafeína em forma de cápsulas e pós manipulados, para a praticidade do consumo.

café

Foto: Adobe Stock

A ação estimulante do café atua no corpo inibindo a adenosina, um neurotransmissor que age no controle da frequência cardíaca, pressão sanguínea e da temperatura corporal. Além disso, a adenosina é responsável pela nossa sonolência. Consumir cafeína gera efeitos contrários aos causados por esse neurotransmissor, melhorando assim, o humor e aumentando a concentração.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Como isso interfere no treino?

O efeito estimulante aprimora o foco e a concentração, sendo capaz de aumentar os níveis de energia. O que resulta em um melhor desempenho quando o assunto é força e intensidade.

Ajuda a emagrecer

O café é um dos mais efetivos agentes termogênicos naturais; ele acelera o metabolismo, aumentando a velocidade com que seu corpo queima calorias. Por ser tão poderoso, é necessário controlar a quantidade ingerida por dia. As pesquisas feitas sobre o assunto geralmente são conflitantes, mas o consenso atual é de que 300 a 400mg de cafeína seria o máximo possível a ser consumido sem comprometer a saúde, o que equivale a aproximadamente três xícaras médias.

Já para crianças e adolescentes, a cafeína não é considerada segura. Não deixe que eles consumam mais de 100mg por dia dessa substância.

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!

As aparências enganam

Cafés escuros e fortes nem sempre são mais concentrados. Caso queira consumir cafeína sem sentir seu amargor, opte pela torra clara, que preserva mais os óleos aromáticos deixando a bebida suave, porém não necessariamente com menos mg por dose.

Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance

– 6 dicas para começar a adotar hábitos saudáveis
– Chega de desconforto! Veja exercícios fáceis para acabar com a dor na lombar
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!