Gostaria primeiramente de me apresentar, meu nome é Ana Paula Rennó Sierra, mais conhecida como Ana Sierra ou Dra. Ana Sierra. Sou médica especialista em medicina esportiva e professora de educação física, no meio do caminho, mas não menos importante, fiz meu mestrado e doutorado pela EEFE-USP, focado em alterações cardiopulmonares em maratonistas.
Ao longo da minha trajetória trabalhei com assessoria esportiva, em sala de musculação, avaliação física e com eventos esportivos, os quais me mantenho até hoje, tendo passado desde atleta, estagiária, professora, produção e atualmente como diretora médica de eventos de corrida de rua, triathlon e corrida de obstáculos. Neste contexto sou diretora médica de eventos esportivos da Medicall, cuidando desde os profissionais, planejamento e até estrutura relacionados aos eventos. Ministro aulas em cursos de pós-graduação de medicina do esporte e nutrologia esportiva, mas minha grande paixão além dos eventos é o meu consultório onde, além de consultas, faço avaliações de esportistas e atletas para cuidar desde a saúde até a melhora de performance.
Por falar em consultório, e como logo já estaremos no início do ano, período de base para muitos e claro momento de check-up e escolhas dos próximos desafios, gostaria de falar hoje neste primeiro texto sobre a importância da avaliação pré-participação para a atividade física.
Ouço muito dos pacientes que estão começando agora e, portanto, vão vir ou voltar para avaliação depois que já estiveram melhor, pois não querem estar mal na avaliação. Claro, ninguém gosta de ver seus resultados “ruins”, descondicionados, com um percentual maior de gordura, menos massa muscular; mas, precisamos entender que a avaliação pré-participação ou mesmo a seriada serve para vermos o estado de “performance”, é o ponto inicial é para descartarmos doenças cardiopulmonares e metabólicas pré-existentes.
Na literatura já sabemos que as maiores causas de morte relacionadas à atividade física são por doenças pré-existentes, que podem ser diagnosticadas em avaliações médicas pré-participação e em avaliações de acompanhamento seriadas. Atualmente, podemos ver nas áreas médicas de eventos esportivos, que realmente, os casos que nos chegam de maior gravidade são relacionados as doenças/ alterações que poderiam ter sido diagnosticadas e evitadas, se o atleta tivesse feito uma avaliação adequada.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Ainda falando de avaliação, algo que sempre coloco como um ponto importante para os meus pacientes é a necessidade da avaliação por um médico que entenda da prática de atividade física, ou seja, um médico do esporte. Somente um médico do esporte pode saber das alterações e adaptações que nosso corpo é submetido para a prática de atividade física e pode fazer o melhor diagnóstico e orientações mais adequadas para os treinos e saúde.
Nas avaliações, podemos e devemos extrair dados para melhora da performance também, que nos guiam para o tipo de treinamento ideal e, junto com o treinador, proporcionar os melhores resultados para o paciente. Mas, esse texto já está um pouco longo, então vamos deixar para falar mais sobre isso em um outro momento.
Aproveitem o final/ início de ano para, além das festas, fazer sua avaliação completa e iniciar o ano com tudo em dia, mais seguros em termos de saúde e com os dados necessários para que 2024 te traga os melhores resultados em seus desafios esportivos.