O abdômen é um dos maiores músculos do corpo e um dos responsáveis pela sustentação da coluna. Por esse motivo, ele tem grande responsabilidade no resultado do seu desempenho no treino e até na facilidade, ou não, de realizar movimentos do dia a dia. É por isso que fortalecer essa região do corpo regularmente, com exercícios específicos para ela, principalmente o abdominal, é tão importante.
A professora da Smart Fit, Damaris Dias, explica que para ter sucesso no treino de força e de membros superiores é preciso ter o eixo central do corpo bem fortalecido. “A força realizada nesses exercícios parte do centro do corpo para as extremidades, por isso, ter um abdômen bem fortalecido vai facilitar a execução dos movimentos”, explica a educadora física.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
O treino de abdominal também contribui para estabilizar a postura e melhorar a consciência corporal para realizar movimentos de musculação e também de treino funcional. O agachamento com peso nas costas, por exemplo, utiliza a força não só das pernas, mas também do abdômen para equilibrar o corpo e mantê-lo ereto. Até para quem joga futebol, por exemplo, o desempenho será melhor, pois o chute da bola vai ser mais forte quando essa região do corpo é fortalecida.
Ter a musculatura do abdômen fortalecida também facilita qualquer movimento que você for fazer no seu dia a dia, além de melhorar a postura durante a sua jornada de trabalho e evitar dores na lombar e nas costas. “Treinar abdômen não faz bem apenas para a estética, mas sim para garantir o sucesso dos seus treinos”, comenta a profissional da Smart Fit.
O ideal é incluir exercícios de abdômen ao seu treino, em dias alternados para dar o tempo mínimo de descanso que a musculatura precisa. “O descanso é necessário para evitar lesões e ajudar no ganho de força e hipertrofia”, finaliza Damaris.
Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!