Terezinha Guilhermina carrega tocha do Pan

Redação Webrun | Esporte Adaptado · 30 jun, 2007

Terezinha detém o recorde nos 400m (foto: Divulgação)
Terezinha detém o recorde nos 400m (foto: Divulgação)

Depois de percorrer diversas cidades brasileiras, a Tocha Pan-americana chegará a Curitiba no dia três de julho e a velocista cega Terezinha Guilhermina foi convidada para conduzir o aparato. Ela percorrerá um dos trechos com a tocha e depois seguirá para Paris, onde disputará uma das etapas da Golden League de Atletismo.

Terezinha é dona da melhor marca nos 400 metros rasos na classe T11 (cega total) e se diz muito honrada por fazer parte do evento. “Todo atleta sabe o valor desta chama e isso me deixa muito orgulhosa. Fico feliz também por a cerimônia ser em Curitiba, cidade que me recebeu de braços abertos e foi palco do meu recorde mundial”.

A mineira nascida na cidade de Betim possui 36 medalhas em sete anos de carreira, sendo 25 de ouro, nove de prata e duas de bronze, além de participação em quase todos os campeonatos nacionais e internacionais. Ela nasceu com 10% da visão, se dedicou aos estudos e aos 20 anos concluiu o segundo grau técnico em administração. Com a dificuldade para obter um emprego, fez um teste para treinar atletismo e, desde então, não largou o esporte.

Golden League – Terezinha vai disputar a etapa de Paris da competição que oferece um milhão de dólares para o atleta que vencer as seis fases em sua prova de especialidade. “As perspectivas são boas. Nunca treinei com uma estrutura tão boa quanto agora e, além disso, estou muito bem entrosada com o meu técnico Amauri Veríssimo e com meu guia Jorge Luiz Silva, o Chocolate”, ressalta.

O evento é promovido pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) e a etapa francesa será disputada no dia seis de julho em Paris e Saint-Denis . Após essa competição a paraatleta disputará os Jogos Parapan-americanos, que acontecem em agosto no Rio de Janeiro.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!