Atletismo · 13 jun, 2008
Resposta: Jorge, isto é normal sim. O suor é composto principalmente de cloreto de sódio (sim, o mesmo composto do sal de cozinha). Por isso, quando você seca, sente que o corpo fica cheio de sal (a água evapora e sobra o sal). Importante: devido sua grande perda de sódio, você deve ficar muito atento à hidratação, e em atividades com duração maior que 45 minutos, use repositores hidroeletrolíticos, como o Gatorade.
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 11 jun, 2008
Resposta: Wilsom, alguns pacientes apresentam colesterol alto mesmo com dieta e atividade física. Neste caso o colesterol alto é genético (o organismo produz mais colesterol que em outras pessoas). Ou seja, graças à atividade física e a sua dieta ele se encontra alto, mas muito menor do que estaria se você não praticasse nenhuma atividade. Meu conselho: procure um cardiologista, para que ele veja se há necessidade de prescrever alguma medicação e uma nutricionista para ela verificar se existe algum erro alimentar que pode estar levando a isto também.
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 09 jun, 2008
Se há um costume que muitos praticantes de atividade física têm é o de achar que enquanto estiverem treinando tudo pode! Posso comer chocolates quando e quanto quiser, um pacote inteiro de bolacha, fast food todo dia, metade do espeto no churrasco, uma pizza inteira... mentira! Falso!
Isso ou é um exercício de auto-enganação ou desconhecimento. O atleta precisa saber que a atividade física lhe traz inúmeros benefícios e vantagens, dentre elas a de poder, sim, comer mais das ditas porcarias. Mas não dá pra ir desenhando o S de Super-Homem no peito.
E um dos maiores vilões escolhidos para isso é o doce. Por vários motivos. Primeiro porque é bom demais! E também por serem baratos, práticos, acessíveis e prazerosos.
Há uma associação equivocada de que doce é uma fonte dos carboidratos (CHO) tão recomendados. É um erro por duas causas principais. O carboidrato do doce é o CHO simples, açúcar branco, não o CHO que os nutricionistas tanto prescrevem (massas e pães possuem CHO de cadeia mais complexa). E segundo porque muitos dos doces possuem altíssimo teor de gordura. O fato de ter o gosto doce não faz dele um alimento de puro CHO. É o mesmo que chamar aquela pizza quatro queijos como uma fonte de CHO. Ela é fonte de tudo! Seja de bom ou ruim.
Hoje o tema os efeitos do açúcar simples na saúde em longo prazo é muito estudado. Os doces parecem mesmo ter um papel de grande risco. Hoje se recomenda o consumo de açúcar simples em valores mínimos, algo como 10% da quantidade calórica diária, reduzindo sua ingestão a duas porções de doces semanais!
Consumo ideal - Parece pouco? Sem dúvida! Mas essa é uma recomendação conservadora e atual. E teríamos como driblar isso? Não creio, mas acho que há momentos que o doce poderia ter um papel menos prejudicial.
Logo depois de um treino mais forte o corpo atinge seu estado mais catabólico. Esse estágio é o momento ideal para repor alguns nutrientes e assim acelerar sua recuperação reduzindo este estado que é prejudicial. Este seria provavelmente um momento bom para consumo, obviamente não apelando para o doce como único combustível dessa ocasião. Seria assim uma tática de menores danos.
Aqueles que buscam hábito mais saudável não têm como fugir. Terão que evitá-los. Limite-se a consumir doces como sobremesas em dias contados na semana. É impraticável consumi-los em todas as refeições. Imponha regras a você mesmo!
Outro hábito a adotar é de não tornar fácil adquiri-lo em seu ambiente. A menos que você seja uma pessoa determinada e metódica, ter chocolate e doces sempre por perto (no trabalho, em casa ou no carro) ou à vista fará de você um grande consumidor.
O ponto aqui não é tornar a vida mais chata ou sem graça, mas assim como tantas outras coisas na vida, o doce é bom, mas deve ser consumido moderadamente.
Corridas de Rua · 04 jun, 2008
Resposta: Liliane, é normal (para algumas pessoas) esta sensação de náusea após exercício extenuante. No momento do exercício, a maior parte do seu sangue vai para os músculos que estiverem em atividade; outra parte grande do sangue fica no cérebro e o restante vai para as vísceras. Ou seja, o estômago fica com pouco sangue, e se você tiver comida no estômago, existe a probabilidade de você sentir enjôo devido à ausência de sangue para fazer a digestão correta do alimento. Vale à pena também prestar atenção no que você esta comendo antes da corrida. Evite alimentos muito gordurosos, doces, e evite consumo excessivo de líquido 30minutos antes da corrida.
Se suas náuseas ocorrerem fora do período da corrida, te aconselho a procurar um médico gastroenterologista para procurar alguma outra razão destes seus mal-estares.
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 03 jun, 2008
Resposta: Roberto, a proteína que você pode usar antes e após o treino pode ser obtida através da alimentação. Alguns exemplos: queijo minas, iogurte desnatado, atum, grelhados. Mas lembre-se, se o seu desejo for ter aumento de massa muscular, esta fonte de proteína (principalmente após o treino) deve ser ingerida junto de uma fonte de carboidrato. Exemplos: sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo branco; torrada integral com atum enlatado e requeijão light; iogurte desnatado com granola. Em relação a suplementos de proteína, eu não recomendo o uso sem o acompanhamento de uma nutricionista.
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 28 maio, 2008
Todo praticante de atividade física já ouviu falar da importância do Cálcio, um mineral fundamental para uma dieta saudável e balanceada. Nem mesmo precisa ser um atleta para ouvir desde cedo da importância que ele tem em nossa saúde.
Alguns anos atrás, com a popularização de matérias sobre a osteoporose, muito se enfatizou, principalmente na TV, sobre a importância de consumirmos esse micronutriente para evitarmos problemas futuros. Porém, a relação deste consumo com os problemas causados ainda é contraditória, mas parece haver um consenso muito maior que o Cálcio talvez não seja sequer o maior determinante ou limitante no problema da doença. E essa também é minha opinião.
Hoje muitas pesquisas buscam relacionar sua carência ou suplementação também com muitas outras complicações como câncer, câimbras e desempenho. Um profissional do Esporte e da Nutrição, ao contrário do pesquisador, deveria se preocupar mais com conseqüências um pouco mais concentradas e pontuais. E sem recorrer aos meus arquivos, posso arriscar aqui que em mais de 85-90% das avaliações que fiz foi acusado um baixo consumo do Cálcio, ou seja, inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A atividade física não acarreta uma maior necessidade considerável no consumo de Cálcio. Podemos inclusive dizer que um atleta por consumir mais calorias diariamente e talvez por ter uma alimentação em teoria mais regrada, acaba inclusive com um consumo maior do que o da média da população.
Mas uma característica da classe média brasileira, que observo, é consumir um pequeno excesso de proteína ao mesmo tempo em que fica aquém do que seria saudável em termos de Cálcio.
Se dividirmos a produção nacional de leite, queijos e derivados pela população, o dado de deficiência chega a ser preocupante! Adicionemos aí o agravante que muitos ingerem o Cálcio em refeições que possuem cafeína (café e refrigerantes do tipo cola), um inibidor da absorção.
Necessidade do Cálcio - O nosso organismo nas primeiras três décadas de vida aumenta gradualmente a quantidade de Cálcio no corpo (ossos e sangue) e depois disso ela passa a se reduzir lentamente ano após ano. O que vai determinar quando as reservas cairão chegando a um limite preocupante é o pico por volta dos 35 anos. Se a pessoa consome pouco Cálcio em sua 1ª fase adulta, poderá apresentar problemas futuros por ter este pico baixo. Então qual seria a saída?
Independente da idade, o Cálcio deveria ser um dos micronutrientes de maior atenção de nossa alimentação em quantidades que supram sempre nossas necessidades. Mais do que calcular o quanto consumiu é fundamental que haja o hábito de incluir leites e seus derivados (queijos e iogurtes) na dieta básica diariamente.
O grande vilão nesta história é que não fica difícil perceber que as maiores fontes são de origem animal. Além de um valor calórico que pode ser alto (queijos gordo, por exemplo) pode haver o problema do colesterol. Então dê preferência (não exclusividade) aos leites semi-desnatados, aos queijos mais magros e aos iogurtes desnatados ou mesmo do tipo light que não tenham seu valor de Cálcio comprometido.
Veja nas embalagens que um copo de leite apresenta por volta de 15-20% das necessidades diárias. Algumas outras fontes comuns em nossa alimentação são o chocolate em pó (15%), iogurte (20-30%) e o queijo. Faça as escolhas mais saudáveis e faça disso um hábito para vida toda!
Atletismo · 21 maio, 2008
Resposta: O sódio é o grande responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando a cãibra. Para evitar a câimbra, dê preferência para alimentos ricos em sódio como: água de coco, bebidas isotônicas, ou até mesmo o sal de cozinha.
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 19 maio, 2008
1- Para provas longas e longões melhor malto, gatorade e gel ou só um deles basta? Ou posso misturar tudo? Fico preocupada de não ter gás suficiente e mesmo assim muitas vezes acho que falta energia para trabalhar, filhos, casa, marido, bichos e muitas corridas e treino.
2- Endurox: é dez ou besteira?
Resposta: Sobre a suplementação: você está tomando um monte de coisa parecida. A malto e o gel são parecidos. O gel é composto de carboidratos de rápida absorção (como a maltodextrina), mas, dependendo da marca ele também contém antioxidantes, minerais, BCAA. Por isso considero, para treinos longos e provas, o gel melhor que a maltodextrina. O Gatorade também tem açúcares para ajudar no rendimento, mas ele também é rico em minerais, como sódio e potássio, muito importantes em provas longas. Por isso, eu sugiro a utilização do gel e quando tiver disponível, o Gatorade.
Mas acho importante salientar que esta falta de energia pode estar sendo causada pelo excesso de exercício, conhecido também como overtraining. Vale a pena procurar um médico, e fazer um check-up para avaliar se este cansaço é natural, ou se existe algum processo patológico por trás disso.
Já o Endurox é uma cápsula produzida através de um extrato de ciwujia, que segundo o fabricante leva ao aumento da oxigenação de tecidos, redução de níveis de ácido lático e aumento da eficiência cardíaca. Estudos não demonstraram efeitos colaterais, e ele é liberado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Mas, como qualquer medicação fitoterápica só deve ser utilizada com liberação do médico ou nutricionista.
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 16 maio, 2008
Resposta: Nunca ouvi dizer que o chá verde é abortivo. Fiz uma pesquisa e os chás que devem ser evitados na gravidez são: chá de canela e artemísia (que são abortivos) e o chá preto e chá mate (devido à cafeína).
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Atletismo · 15 maio, 2008
Resposta: Sandra, estes redutores de medidas são sempre arriscados, pois na maioria das vezes os fabricantes não colocam todos os itens do produto na lista de ingredientes. Primeiro se certifique se o produto que você comprou tem registro na ANVISA e se é de confiança. Em relação aos itens que o compõe:
Resposta concedida pela nutricionista Bruna Iasi. É bacharel em nutrição pela São Camilo e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026