Triathlon · 13 out, 2005
O triathleta argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, compete neste sábado o Ironman do Havaí. A prova, a mais tradicional do calendário mundial na modalidade, acontece em Kona e deve durar aproximadamente oito horas. O argentino disputa a competição pela quarta vez consecutiva. A motivação para fazer este evento é sempre a melhor possível, afirma Galindez, que há 10 anos vive em Santos, litoral paulista.
Nas três últimas edições do Ironman do Havaí, ele conseguiu completar os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Ele fez sua estréia em 2002, terminando a prova na 15ª colocação (8h55min). Todos encaram este evento como uma oportunidade de fazer história. Vou pensando em escrever a minha também, revela.
Segundo o triathleta, ele se preparou bastante para a competição e está pronto para mais um desafio. Como em todos os anos, consegui completar minha planilha de treinamento. Construí um sonho, o qual espero que se concretize após a prova com um bom resultado, finaliza.
Triathlon · 12 out, 2005
No mês de novembro acontece na Flórida, Estados Unidos, a penúltima etapa do Circuito Mundial de Ironman e o Brasil será representado pelo triathleta Felipe Bastos. O mineiro, que reside nos Estados Unidos, irá participar pela a primeira vez de um Ironman. Mas para ele isso não é algo assustador. Em seu currículo ele tem importantes títulos como o primeiro lugar e o recorde do East Triathlon, que aconteceu no último mês também nos Estados Unidos.
Webrun: Como foi bater o recorde do East Triathlon?
Felipe Bastos: O "Beast of the East" (Animal do Leste) tem esse nome pela enorme dificuldade do percurso. Eu previ o percurso e sabia que seria uma prova difícil, mas tinha muita confiança na minha resistência. Eu soube administrar bem a minha energia na natação e no ciclismo, e sai para a corrida bem descansado. Foi uma ótima decisão, porque as montanhas na corrida não eram fáceis e mesmo nas descidas foi difícil manter a velocidade e não perder o controle.
Sabia que tinha condições de bater o recorde quando vi meu tempo na segunda volta da corrida e tive que manter o ritmo até o final, nem tive tempo de tirar a bandeira do Brasil que sempre carrego comigo nas provas. Eu bati o recorde por menos de 45 segundos. Só pude comemorar depois que cruzei a linha de chegada.
WR: Qual foi a prova mais difícil da sua carreira?
FB: A prova mais difícil que eu já fiz foi o Mountaineer 1/2 Ironman, e apesar de ter terminado em quinto entre os profissionais, eu sofri a prova inteira. O calor estava absurdo e as montanhas eram bem longas e muito inclinadas. A prova foi em junho de 2005 na cidade de Morgantown, na West Virginia.
Corri a primeira milha (1,6km) da corrida em menos de seis minutos e a última em pouco mais de nove. Depois da prova fui diagnosticado com "heat illness" (hipertermia). Meu corpo não conseguiu fazer minha temperatura interna abaixar sem o auxílio de toalhas geladas nas minhas costas.
WR: E qual foi o seu melhor resultado?
FB: Com 19 anos eu ganhei a prova classificatória americana para o Mundial de Triathlon e no mesmo ano fui o profissional mais novo a vencer o Campeonato de Sprint na Flórida. Aos 23 anos ganhei o Meio Ironman de Miami com o tempo de 4h09min.
WR: Como é um treino para um Ironman?
FB: São muitas horas de treino. O volume é muito alto, mas a intensidade é mais baixa se comparada com o treino de provas estilo ITU (Mundial de Triathlon) com vácuo liberado no ciclismo. Meu dia de maior volume inclui uma natação de 2.000 metros, 200km de ciclismo e 8km de corrida.
WR: Como é o Ironman da Flórida?
FB: O Ironman da Flórida e a penúltima etapa do Circuito Mundial de Ironman e a primeira prova depois do Mundial do Havaí. É uma das maiores provas de Ironman do mundo e também uma das mais prestigiadas com um prêmio total de US$ 50 mil. A prova acontece na cidade de Panamá City Beach, bem no norte do estado. Será a minha estréia num Ironman.
WR: Como você concilia seu treino com a vida pessoal?
FB: Minha namorada, Leland Black, é triathleta também. Aí já fica mais fácil. E meus amigos sabem que isso é meu trabalho e minha vida, então eles entendem os meus compromissos e decisões.
Essa profissão não é como um advogado, ou um engenheiro que pode esquecer do trabalho nos fins de semana. Meu trabalho está comigo aonde quer que eu vá, e sempre tomo decisões pensando no que é melhor para minha carreira. Acho que não teria condições de viver do esporte nos Estados Unidos se eu não tivesse essa mentalidade.
Gosto de desafios e além de ser triathleta profissional e estudante tenho meu próprio negócio, a Xp MultiSport Development, Inc. Faço treinamento de alta performance e consultoria de provas.
WR: Os Estados Unidos incentiva esportes de pedestrianismo como triathlon e corrida de rua?
FB: Muito. Mesmo provas pequenas têm premiação em dinheiro. O governo facilita a vida dos atletas com subsídios, sem falar na enorme quantidade de empresas que visam investimento no esporte através de patrocínios. Mas é difícil viver do esporte se o atleta não está sempre entre os Top 5.
WR: O que você vai fazer depois do Ironman da Flórida?
FB: Depois dessa prova tiro umas férias de duas semanas. Devo acampar, viajar com meus amigos, fazer "white water rafting e também me concentrar um pouco mais nos meus estudos na Universidade da Flórida.
Triathlon · 05 out, 2005
A triathleta Fernanda Keller embarca nesta quarta-feira para o Havaí onde disputa no dia 15 de outubro, o Mundial de Ironman de sua carreira. Esse será o 19º mundial consecutivo da sua carreira. Aos 41 anos a brasileira pretende ficar novamente no pódio, até agora já foram subiu 14 vezes.
Já conheço o percurso e as armadilhas da prova como ninguém, neste ponto não há surpresas. Sei como me preparar e o que me espera por lá. O que torna o Mundial do Havaí mais duro é o fato de os atletas chegarem mais preparados a cada nova edição, conta Fernanda que irá enfrentar 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida na ilha de Kona.
A brasileira ganhou o título de Miss Consistence do Mundial do Havaí por sua regularidade na prova, que inclui seis medalhas de bronze. No ano passado, Fernanda ficou com a oitava colocação no Mundial, com o tempo de 10h10min49seg. A prova este ano contará com cerca de 1.800 atletas, entre profissionais e amadores, entre 18 e 80 anos.
Triathlon · 04 out, 2005
Os brasileiros Marcus Ornellas e Rita Correa participaram no último domingo do primeiro Ironman da Itália. A prova aconteceu na ilha de Elba e por isso tinha o nome de Elbaman. Os participantes percorreram 3,8km de natação, 180km de bike e mais 42,195km de corrida.
Ornellas ficou com a sétima posição da prova no tempo de 9h28min23. Há duas semanas ele conquistou o título do Meio Ironman de Mergozzo, também na Europa. Já a brasileira Rita cruzou a linha de chegada em 11h22min05, o que lhe garantiu a quarta posição.
A primeira colocação da prova ficou com a bielorussa Natallia Barkun em 10h16min41. Entre os homens o primeiro lugar foi para o sueco Jonas Colting no tempo de 8h47min54s.
Triathlon · 29 set, 2005
Nessa sexta-feira o triathleta Oscar Galindez embarca para o Havaí rumo ao Mundial de Ironman. O argentino, radicado no Brasil, irá participar pela quarta vez da competição e quer buscar um bom resultado.
A prova consiste em 3,8km de natação, 180km de bike e mais 42km de corrida. Na sua estréia no Mundial, em 2002, ele terminou a prova em 15ª colocação com o tempo de 8h55min06s.
Todos os atletas encaram esta prova como uma oportunidade de fazer história. Vou pensando em escrever a minha também, revela o atleta que se perparou para isso. Como em todos os anos, consegui completar minha planilha de treinamento. Nesta fase de preparação e planejamento construí um sonho, que espero que se concretize após a prova com um bom resultado. Por mais que estejamos preparados, a performance durante a prova nem sempre depende desta preparação e do planejamento, acrescenta.
Além do percurso da prova e do alto nível dos atletas que disputarão o Ironman, Oscar Galindez ainda aponta as condições do clima e do relevo que são adversas. Disputaremos o evento em um clima muito hostil, com calor excessivo e umidade muito alta, conta.
Além de Galindez, Fernanda Keller também participará da prova que acontece no dia 15 de outubro.
Depois de conquistar duas posições entre os top ten do Ironman Brazil Telecom, sendo que a última performance do atleta foi a quinta colocação da prova, o triathleta Ivan Albano recebeu convite para disputar uma dos principais ironmans mundiais, o Ironman de Wisconsin, que acontecerá nos Estados Unidos.
Chegar entre os cinco primeiros colocados de Florianópolis teve um gosto de vitória. Isso porque dos cinco eu era o único sem patrocínio. Foi um desafio grande e prazeroso, revela.
Em função da falta de patrocínio, Ivan Albano, está em busca de apoio para poder competir na prova que acontece na cidade de Madison, em uma data que será especial para os norte-americanos: 11 de Setembro, dia dos atentados de Nova York e Washington.
Leia entrevista com Ivan Albano e conheça mais sobre o triathleta, aqui.
Triathlon · 12 jul, 2005
Depois de conquistar duas posições entre os top ten do Ironman Brazil Telecom, sendo que a última performance do atleta foi a quinta colocação da prova, o triathleta Ivan Albano recebeu convite para disputar uma dos principais ironmans mundiais, o Ironman de Wisconsin, que acontecerá nos Estados Unidos.
Chegar entre os cinco primeiros colocados de Florianópolis teve um gosto de vitória. Isso porque dos cinco eu era o único sem patrocínio. Foi um desafio grande e prazeroso, revela.
Em função da falta de patrocínio, Ivan Albano, está em busca de apoio para poder competir na prova que acontece na cidade de Madison, em uma data que será especial para os norte-americanos: 11 de Setembro, dia dos atentados de Nova York e Washington.
Leia entrevista com Ivan Albano e conheça mais sobre o triathleta, aqui.
Esporte Adaptado · 30 jun, 2005
No próximo domingo o triathleta paraolímpico Rivaldo Martins irá participar pela sexta vez do Quelle Challenge Roth, prova de ironman que faz parte do circuito europeu da modalidade. Foi nessa prova, em 2001, que Rivaldo quebrou o recorde mundial em distâncias de Ironman da categoria Physically Challenged, direcionada a competidores amputados com prótese.
Ele completou o percurso no tempo de 10h10min42s. Desde então o brasileiro é conhecido como o Rei de Roth. A cidade é pequena, inclusive nós pedalamos pelas vilas e muita gente me conhece. Sou uma figurinha carimbada, revela Rivaldo que teve a perna esquerda amputada do joelho para baixo em 1986, após um acidente de ônibus. Desde então, Rivaldo já participou de 17 competições com distâncias de um Ironman.
E nesse domingo não será diferente. Ele irá enfrentar novamente um percurso com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida e espera quebrar o seu próprio recorde.
Triathlon · 31 maio, 2005
A grandiosidade de uma prova como um Ironman está na superação de limites. Não importa se na primeira ou na última colocação, o que todos querem é cruzar a linha de chegada. E a sensação de terminar 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida é parecida entre os homens de ferro.
O ironman é um desafio muito grande e individual. Não importa as condições da prova. O que importa e passar em baixo da linha de chegada, conta Sidnei Togumi.
Sempre quis estar entre os 10 melhores triathletas do Ironman Brasil. Eu consegui isso nesse ano. É muito legal alcançar o seu objetivo, revela Fred Monteiro (Mizuno) nono colocado.
Mas a grandiosidade de uma competição como esta também são nos números. No Ironman Brasil Telecom, que aconteceu no último domingo em Florianópolis, foram distribuídos 60 mil copinhos de água, 19 mil bananas, 600 litros de sopa, 4.800 unidades de Power Gel, entre outros. Isso é necessário para a reposição de energia do atleta. O primeiro colocado desse ano completou a prova com 8h50min.
Triathlon · 31 maio, 2005
Nesse último domingo aconteceu em Florianópolis o Ironman Brasil Telecom. O argentino, radicado no Brasil, Oscar Galindez, ficou com a segunda posição. Confira o que ele achou da prova que teve 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.
WebRun: Qual foi o balanço do Ironman Brasil para você?
OG: Foi uma prova de superação. Mas o vento no ciclismo foi muito forte e isso me desgastou muito. E na corrida fiquei muito cansado, principalmente na segunda metade da maratona. Tem provas que dá para ganhar, outras para ficar em segundo e algumas que você pára no meio. O que importa é que o desafio de fazer um Ironman foi completado.
WebRun: Você já pensa no Ironman do Havaí?
OG: Eu já tenho uma vaga para o Havaí, mas não tenho nada definido quanto aos treinos. O que eu quero agora é descansar bastante para depois pensar nisso.
WebRun: Para fazer Ironman a pessoa tem que praticar com intensidade as três modalidades (natação, ciclismo, e corrida)?
OG: O triathleta iniciante não precisa necessariamente nadar. Isso ele pode aprender aos poucos. Na minha primeira prova de triathlon, em 89, eu só sabia flutuar. A pessoa quando quer algo ela consegue. Basta ir na academia, com orientação técnica, e começar a treinar. Não é necessário treinar no mar, só eventualmente para treinar a saída e entrada na água.
WebRun: E que equipamentos são imprescindíveis?
OG: O iniciante precisa ter sunga, óculos de natação, toca, sapatilha de ciclismo, tênis, boné, óculos de sol, regata e claro uma bike. Hoje no mercado tem várias marcas. Tem algumas muito caras, mas outras boas e mais acessíveis. E Independente do preço a bike precisa ter as medidas certas para a pessoa. Todo mundo acha que o tamanho do quadro depende da altura do atleta. Não é verdade. Eu tenho as pernas muito compridas e o meu quadro precisa ser alto. Porém eu não sou uma pessoa alta.
Triathlon · 30 maio, 2005
O WebRun conferiu de perto como foi uma das provas mais importantes do país, o Ironman Brasil Telecom, disputada ontem dia 29, em Florianópolis, em Santa Catarina. Confira!
Florianópolis (SC), exclusivo - Depois de fazer um momumental esforço ontem, 989 atletas - dos 1.173 que largaram - completaram a competição e ganharam a valiosa medalha e camiseta de "finisher".
Hoje, dentro da programação oficial eles participaram do Almoço de Premiação, último evento oficial do Ironman Brasil Telecom, que terminou a pouco. Acompanhados por familiares e amigos, puderam assistir e aplaudir a entrega dos prêmios e troféus para os vencedores do geral e categorias.
Ainda na cofraternização aconteceu o sorteio para os participantes de um automóvel Parati Surf 0K.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026