ironman

Ironman Brasil Sports Expo: produtos e serviços

Triathlon · 27 maio, 2005

Florianópolis (SC), exclusivo - Nos dias que antecedem o Ironman Brasil Telecom, prova que será realizada no domingo (29) em Florianópolis, acontece a Ironman Brasil Sports Expo, feira onde os triathletas e visitantes podem adquirir produtos e serviços, como confecções, bikes, suplementos e vitaminas, capacetes, óculos, relógios, enfim, uma infinidade de artigos para a prática do triathlon.

O stand mais concorrido é o que vende os produtos com a marca oficial Ironman. Lá é possível comprar um adesivo com o logo oficial – artigo mais barato – por US$ 1,00 (R$ 2,50) até uma jaqueta impermeável, que é o item mais caro, pela bagatela de US$ 89,00 ou R$ 233,00.

Segundo informado no stand, "o item mais vendido foi a t-shirt de manga longa (US$ 35,00) que já se esgotou", faltando dois dias para a prova.

Entre os expositores estão presentes a OG Design, Barcellos Bike, Athletic Shoes, Fast Runner, Brasil Telecom, Nestlé, New Balance entre outras marcas.

Colucci usará a paciência para o Ironman

Triathlon · 25 maio, 2005

O jovem triathleta Reinaldo Colucci, de 19 anos, também participará do Ironman Brasil Telecom. Ele e 1.171 atletas enfrentarão um percurso com 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida. Mas isso não é novidade para Colucci. No ano passado o jovem ficou com a oitava posição da competição.

“Fiz treinos mais longos nesta última semana e acho que vou conseguir fazer uma boa prova. Não fiz o trabalho de base com longas distâncias, como fiz no ano passado, mas realizei um trabalho bom de finalização e tive uma performance satisfatória”, conta.

Para o triathleta uma arma para um bom desempenho é a paciência. “A prova é muito longa. Às vezes dá vontade de aumentar o ritmo e, às vezes, de parar. É necessário ter paciência para saber administrar”, revela.

O Ironman Brasil Telecom 2005 terá largada ás 7 horas na Praia de Jurerê Internacional, com sede no Clube Doze de Agosto, distribuindo 50 vagas para o Havaí e um prêmio de 50 mil dólares.

Leste Europeu promete dar trabalho no Ironman Brasil

Triathlon · 24 maio, 2005

No próximo domingo acontece em Florianópolis, Santa Catarina, o Ironman Brasil Telecom. A prova é a única seletiva sul-americana para o mundial da modalidade. E mais de mil triathletas de 41 países estarão presentes na competição.

Dois triathletas de peso representarão o leste europeu. O checo Petr Vabrousek e a húngara Zsuzsanna Harsanyi estarão presentes na prova e segundo os organizadores, prometem dar muito trabalho aos competidores nacionais na disputa pelo topo do pódio entre os profissionais. Ele participará da prova pela terceira vez.

“Quero melhorar meu histórico aqui. A concorrência vai estar muito forte este ano e acredito que o trecho de corrida será interessante. Gosto de competir no Brasil, pois se trata de uma prova incrível e o povo é muito amistoso”, conta o checo.

Já Zsuzsanna Harsanyi se prepara há dois meses para a competição brasileira. Ela já foi eleita por duas vezes a atleta do ano. “Eu estarei na minha melhor forma no dia da prova. Como será minha estréia, espero que as informações preliminares me ajudem a conseguir um bom resultado”, revela.

O Ironman Brasil Telecom 2005 terá largada ás 7 horas na Praia de Jurerê Internacional, com sede no Clube Doze de Agosto, distribuindo 50 vagas para o Havaí e um prêmio de 50 mil dólares.

Alexandre Ribeiro estará alinhado na largada domingo

Triathlon · 23 maio, 2005

A história do triathlon brasileiro confunde-se com a de Alexandre Ribeiro (Brasil Telecom / New Balance). Um dos primeiros atletas a adotar a modalidade no início da década de 80. Agora aos 39 anos, parte para mais um importante competição.

A prova escolhida é Ironman Brasil Telecom, que acontece no próximo dia 29 de maio, em Florianópolis (SC). Seria uma prova como tantas outras para o Campeão Mundial de Ultraman (em 2003), se não fosse um detalhe. Ribeiro ficou quatro semanas sem nadar, pedalar e correr em virtude de uma fratura na costela e distensões na duas virilhas. Apesar disto, estará alinhado domingo para enfrentar os 3,8Km de natação, 180Km de ciclismo e 42km de corrida.

“Infelizmente, tive muitos problemas físicos a seis semanas da prova e a minha preparação ficou muito comprometida. Por isso, não dá para fazer previsões. É uma prova muito difícil, de alto nível técnico e exige o máximo de preparação do atleta”, diz Ribeiro, que detém a melhor marca de um brasileiro no Ironman do Havaí (8h 49m 15s) e antes das contusões vinha treinando oito horas por dia, o que dava uma média de 500km de ciclismo, 100km de corrida e 15km de natação.

A organização distribuirá uma premiação total de 50 mil dólares e a largada está marcada para as 7h00, na Praia de Jurerê Internacional, com sede no Clube 12 de Agosto.

Galindez lidera “tropa Argentina” no Ironman Brasil Telecom

Triathlon · 20 maio, 2005

O argentino Oscar Galindez, campeão em 2003 e vice ano passado, corre a prova do próximo dia 29, junto com mais 125 atletas. Há nove anos em Santos (SP), o atleta disputa a prova de olho em uma das 50 vagas para o mundial, no Havaí.

“Minhas expectativas são positivas. Fiz um a preparação muito boa, sabendo do desafio que é competir em um Ironman. Nos dois últimos anos eu consegui um lugar no pódio e espero repetir o feito nesta temporada”, comenta o triathleta.

No currículo, ele tem o campeonato de duathlon, em 1995, o hexa no sul-americano, dez títulos argentinos e o heptacampeonato no Troféu Brasil. Esse ano, ele levou o bicampeonato no Meio Ironman de Mar del Plata e no PowerBar/Reebok Long Distance, em Ubatuba.

Aos 33 anos de idade, ele fala da empolgação de correr praticamente em casa. “Sinto-me feliz em saber que sou um atleta ‘local’. Fico imaginando as pessoas torcendo e tenho certeza que será emocionante, mesmo porque o evento cresceu muito em organização e número de atletas”.

O Ironman Brasil Telecom 2005 será realizado em Florianópolis, com largada prevista para as 7h da manhã, na praia de Jurerê Internacional. A sede será no Clube Doze de Agosto.

Carla Moreno corre Ironman Brasil Telecom

Triathlon · 18 maio, 2005

A atleta paulista disputa seu primeiro ironman, de olho em uma das vagas para o mundial do Havaí. Para enfrentar os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida, Carla vem vem treinando forte com seu técnico Alberto Klar.

“Vou procurar curtir bastante. Nessa prova, se entrar com pressão, não completa. Vou consciente do que é preciso, pois quero terminar bem e me sentir satisfeita”, afirma a coredora.

Em 2005 ela conquistou o bicampeonato no Fast Triatlhon, o tri no SESC Caiobá e a vitória inédita no Fast Triathlon de Santos. No último fim-de-semana chegou em segundo lugar no brasileiro de Triathlon.

A competição acontece no próximo dia 29, na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis, com sede no clube Doze de Agosto. A largada está prevista para as 7h.

Triatleta americana confirma presença no Brasil Telecom

Triathlon · 18 maio, 2005

Eleita triatleta do ano nos EUA, em 2000, Joanna Zieger está confirmada para o Ironman Brasil Telecom 2005. A corredora, de 34 anos, é tetracampeã do Half Ironman de Saint Croix.

No currículo, Zieger tem ainda uma quarta colocação nas olimpíadas de Sidney, quinto no Mundial de Ironman no Havaí e vencedora do Campeonato Profissional dos EUA. Em 2002 ela se retirou do circuito por uma contusão nas costas, mas em seu retorno provou estar totalmente recuperada, ao conquistar um segundo lugar no Ironman do Canadá.

Mas, a disputa pelo pódio promete esquentar, pois a atual campeã Fernanda Keller vem treinando forte para a competição e promete fazer frente para a americana.

Serão disputados 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida, na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis. A prova acontece no dia 29 de maio, a partir das 7h

Dicas nutricionais para homens de ferro

Encarar uma prova de ultraendurance, como o Ironman, não é tarefa fácil. Exige disciplina nos treinamentos bem como na alimentação.

O treinamento intenso aumenta as necessidades nutricionais do atleta, que devem ser supridas através de uma alimentação equilibrada em macro (proteínas, gorduras, carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais), tanto na fase de treinamento como nos períodos pré, durante e pós prova.

É válido lembrar que cada atleta possui características individuais que devem ser consideradas na elaboração de um cardápio, porém, de maneira geral, as dicas a seguir podem ajudá-lo a melhorar sua performance durante o grande desafio.

Nutrição durante o treinamento:

A ingestão calórica inadequada pode levar à fadiga crônica, perda de peso e ser prejudicial ao desempenho físico.
Para realizar a reposição de glicogênio (energia contida no músculo), os atletas devem consumir entre 8 a 10g de carboidrato por kg de peso corporal, aproximadamente 60-70% do valor calórico total da dieta.

Refeição pré-exercício:

A refeição pré-exercício melhora o desempenho. Deve ser suficiente para não provocar fome durante o treino, mas sem causar desconforto. Recomenda-se que esta refeição seja:

  • adequada em líquidos;
  • rica em carboidratos (para manter glicemia e maximizar estoques de glicogênio;
  • moderada em proteínas;
  • pobre em gorduras e fibras - para facilitar esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto;
  • composta por alimentos familiares ao atleta.
Pão com geléia, frutas, sucos de frutas, bananinha, barras energéticas, frutas secas, etc. são exemplos de alimentos que podem ser utilizados na refeição pré treino.

Refeição durante o exercício:

É recomendado no mínimo 0,7g de carboidratos por minuto (+/- 30 a 60g/h) durante eventos longos. Esta reposição durante o exercício se torna ainda mais importante se o atleta não realizou uma refeição pré-exercício, ou faz restrição de energia para perda de peso. A forma de administração fica a critério da preferência do atleta e a mais indicada é aquela que o mesmo está acostumado a usar: bebida esportiva, ou sólido, ou gel.

Refeição pós-exercício:

Ao terminar a atividade física o organismo encontra-se desgastado. A refeição pós-exercício deve ser suficiente para reparar esse desgaste e prepará-lo para os próximos treinos. A combinação de carboidratos e proteínas proporciona a recuperação dos estoques de glicogênio, diminuição da degradação da massa muscular e aumento da síntese de proteína muscular. Assim, um prato de massa acompanhado por um filé de frango grelhado e salada variada é bem vindo neste horário. Caso o treino termine no meio da tarde um lanche reforçado como um sanduíche de peito de peru e queijo branco e suco de frutas cumpre este papel.

Quatro dias antes do grande evento – comece a se preparar:

Nos 4 dias que antecedem a competição a alimentação deve ser rica em carboidratos a fim de maximizar os estoques de glicogênio muscular garantindo boa oferta energética para o dia do evento. Nestes dias, nem pense em experimentar novos pratos. Faça refeições com alimentos que já está habituado a ingerir para evitar imprevistos no dia da prova.

Nutrição no dia da competição:

Programe-se para realizar o café da manhã com pelo menos 2 horas de antecedência da largada. Faça uma refeição rica em carboidratos com baixo teor de fibras como pães torrados, torrada e biscoitos sem recheio, frutas como maçã e banana, suco de frutas, geléia, bananinha, frutas secas como damasco e uva passa, etc. Não exagere nas proteínas e escolha aquelas com baixo teor de gordura como queijo branco ou peito de peru. Leite em excesso também pode causar desconforto gástrico, controle a ingestão.

Uma hora antes da prova continue preenchendo seus estoques de glicogênio muscular com alimentos fontes de carboidratos com baixo teor de fibras. As bebidas energéticas são boas opções, pois além de serem ricas em carboidratos e outros nutrientes importantes também ajudam a hidratar.

Durante a competição consuma 30 a 60g de carboidrato a cada hora, em forma de géis, barras ou bebidas energéticas.

Hidratação:

A boa hidratação é fundamental em todas as fases de treinamento e também durante a competição. Certifique-se de ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia. E lembre-se de hidratar-se, principalmente, durante a prática de exercícios. O ideal é ingerir 150 a 200ml de água a cada 15-20 minutos de atividade.

Durante a prova, dê preferência às bebidas esportivas, ricas em carboidratos, sódio, potássio e outros e sais minerais que ajudam a prevenir câimbras e fadiga precoce.
Não espere sentir sede para beber algo, pois a sede é um sinal de que o organismo já está trabalhando no vermelho.

Carolina Rossi e Flavia Araujo são nutricionistas da Nutri&Ação Consultoria Nutricional

Contato:
Rua Tingui, 272 Morumbi
Tel: 11 3749.0312


Dicas nutricionais para homens de ferro

Triathlon · 16 maio, 2005

Encarar uma prova de ultraendurance, como o Ironman, não é tarefa fácil. Exige disciplina nos treinamentos bem como na alimentação.

O treinamento intenso aumenta as necessidades nutricionais do atleta, que devem ser supridas através de uma alimentação equilibrada em macro (proteínas, gorduras, carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais), tanto na fase de treinamento como nos períodos pré, durante e pós prova.

É válido lembrar que cada atleta possui características individuais que devem ser consideradas na elaboração de um cardápio, porém, de maneira geral, as dicas a seguir podem ajudá-lo a melhorar sua performance durante o grande desafio.

Nutrição durante o treinamento:

A ingestão calórica inadequada pode levar à fadiga crônica, perda de peso e ser prejudicial ao desempenho físico.
Para realizar a reposição de glicogênio (energia contida no músculo), os atletas devem consumir entre 8 a 10g de carboidrato por kg de peso corporal, aproximadamente 60-70% do valor calórico total da dieta.

Refeição pré-exercício:

A refeição pré-exercício melhora o desempenho. Deve ser suficiente para não provocar fome durante o treino, mas sem causar desconforto. Recomenda-se que esta refeição seja:

  • adequada em líquidos;
  • rica em carboidratos (para manter glicemia e maximizar estoques de glicogênio;
  • moderada em proteínas;
  • pobre em gorduras e fibras - para facilitar esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto;
  • composta por alimentos familiares ao atleta.
Pão com geléia, frutas, sucos de frutas, bananinha, barras energéticas, frutas secas, etc. são exemplos de alimentos que podem ser utilizados na refeição pré treino.

Refeição durante o exercício:

É recomendado no mínimo 0,7g de carboidratos por minuto (+/- 30 a 60g/h) durante eventos longos. Esta reposição durante o exercício se torna ainda mais importante se o atleta não realizou uma refeição pré-exercício, ou faz restrição de energia para perda de peso. A forma de administração fica a critério da preferência do atleta e a mais indicada é aquela que o mesmo está acostumado a usar: bebida esportiva, ou sólido, ou gel.

Refeição pós-exercício:

Ao terminar a atividade física o organismo encontra-se desgastado. A refeição pós-exercício deve ser suficiente para reparar esse desgaste e prepará-lo para os próximos treinos. A combinação de carboidratos e proteínas proporciona a recuperação dos estoques de glicogênio, diminuição da degradação da massa muscular e aumento da síntese de proteína muscular. Assim, um prato de massa acompanhado por um filé de frango grelhado e salada variada é bem vindo neste horário. Caso o treino termine no meio da tarde um lanche reforçado como um sanduíche de peito de peru e queijo branco e suco de frutas cumpre este papel.

Quatro dias antes do grande evento – comece a se preparar:

Nos 4 dias que antecedem a competição a alimentação deve ser rica em carboidratos a fim de maximizar os estoques de glicogênio muscular garantindo boa oferta energética para o dia do evento. Nestes dias, nem pense em experimentar novos pratos. Faça refeições com alimentos que já está habituado a ingerir para evitar imprevistos no dia da prova.

Nutrição no dia da competição:

Programe-se para realizar o café da manhã com pelo menos 2 horas de antecedência da largada. Faça uma refeição rica em carboidratos com baixo teor de fibras como pães torrados, torrada e biscoitos sem recheio, frutas como maçã e banana, suco de frutas, geléia, bananinha, frutas secas como damasco e uva passa, etc. Não exagere nas proteínas e escolha aquelas com baixo teor de gordura como queijo branco ou peito de peru. Leite em excesso também pode causar desconforto gástrico, controle a ingestão.

Uma hora antes da prova continue preenchendo seus estoques de glicogênio muscular com alimentos fontes de carboidratos com baixo teor de fibras. As bebidas energéticas são boas opções, pois além de serem ricas em carboidratos e outros nutrientes importantes também ajudam a hidratar.

Durante a competição consuma 30 a 60g de carboidrato a cada hora, em forma de géis, barras ou bebidas energéticas.

Hidratação:

A boa hidratação é fundamental em todas as fases de treinamento e também durante a competição. Certifique-se de ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia. E lembre-se de hidratar-se, principalmente, durante a prática de exercícios. O ideal é ingerir 150 a 200ml de água a cada 15-20 minutos de atividade.

Durante a prova, dê preferência às bebidas esportivas, ricas em carboidratos, sódio, potássio e outros e sais minerais que ajudam a prevenir câimbras e fadiga precoce.
Não espere sentir sede para beber algo, pois a sede é um sinal de que o organismo já está trabalhando no vermelho.

Carolina Rossi e Flavia Araujo são nutricionistas da Nutri&Ação Consultoria Nutricional

Contato:
Rua Tingui, 272 Morumbi
Tel: 11 3749.0312

Ironman Brasil Telecom ainda tem vagas

Quem deixou a inscrição para a última hora, ou está indeciso sobre a participação no evento, ainda tem tempo de confirmar a participação. O número de 1200 inscritos ainda não foi atingido, mas é bom se apressar, pois o prazo se encerra no próximo domingo, 15/05 e, de acordo com a organização da prova, restam pouco mais de 30 vagas.

Para efetuar o cadastramento é necessário entrar no site www.ironmanbrasil.com.br e clicar no ícone inscrição. A seguir, basta preencher um formulário com dados pessoais e escolher a melhor forma de pagamento. O valor de R$857,50 pode ser pago através de cheque, dinheiro, boleto, ou depósito bancário.

A competição acontece em Florianópolis, no dia 29 de maio, e serve como seletiva para o mundial do Havaí, no segundo semestre desse ano.


Ironman Brasil Telecom ainda tem vagas

Triathlon · 12 maio, 2005

Quem deixou a inscrição para a última hora, ou está indeciso sobre a participação no evento, ainda tem tempo de confirmar a participação. O número de 1200 inscritos ainda não foi atingido, mas é bom se apressar, pois o prazo se encerra no próximo domingo, 15/05 e, de acordo com a organização da prova, restam pouco mais de 30 vagas.

Para efetuar o cadastramento é necessário entrar no site www.ironmanbrasil.com.br e clicar no ícone inscrição. A seguir, basta preencher um formulário com dados pessoais e escolher a melhor forma de pagamento. O valor de R$857,50 pode ser pago através de cheque, dinheiro, boleto, ou depósito bancário.

A competição acontece em Florianópolis, no dia 29 de maio, e serve como seletiva para o mundial do Havaí, no segundo semestre desse ano.

Olaf Sabatschus defenferá seu título no Ironman

Triathlon · 09 maio, 2005

O alemão Olaf Sabatschus, atual campeão do Ironman Brasil Telecom, confirmou que retorna esse ano para defender seu título, na prova que está marcada para acontecer no próximo dia 29 de maio, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). O alemão está em sua fase final de treinamento.

Para Sabatschus, a vitória no ano passado significou seu melhor feito em provas do Circuito Ironman. “A prova no Brasil é muito dura. Estou me preparando bem para fazer uma boa campanha, pensando sempre na manutenção do título conquistado no ano passado. Tenho a meu favor o fato de conhecer bem o percurso e o clima, pois esta será minha quarta participação”, destaca Olaf, de 33 anos.

Natural da cidade de Colônia o campeão tem entre seus destaque: dois vice-campeonatos de Ironman: Áustria (99) e Brasil (03) e o PowerMan, no Japão, em 2000.