ironman

Brasil fica com 15 vagas para o Mundial de Ironman

As 50 vagas em disputa no Ironman Brasil Telecom 2005 para o Ironman do Havaí, em outubro, foram confirmadas na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis. Na Elite, os três primeiros colocados do masculino confirmaram presença: o alemão Olaf Sabatschus, o argentino Oscar Galindez e o chileno Cristian Bustos. No feminino vão ao Havaí a norte-americana Joanna Sue Zieger, campeã da prova, e a húngara Harsanyi Zsuzsanna, quarta colocada. Ela foi beneficiada pelo fato de Fernanda Keller, segunda na prova de domingo, e da norte-americana Lauren Jensen, terceira, já terem vaga garantida para a prova que acontece no mês de outubro na Ilha de Kona.

O Brasil garantiu 15 das 50 vagas em disputa no Ironman Brasil Telecom 2005. Além de Fernanda Keller, estarão competindo em outubro no Havaí os seguintes triatletas: Alexei Von Zuben (categoria 18-24 anos), de Campinas (SP); Edney Batista (25-29), de Santos (SP); Manoel França Campos Neto (30-34); Ricardo Rodrigues, Ricardo Santos, de São Paulo (SP); Sérgio Meniconi, de São Paulo (SP); Raul Mesquita de Freitas, de Porto Alegre (RS); Marco Antônio da Costa, de Tapiratiba (SP); e Eugênio Furioso (35-39), de Brasília (DF); Carlos Augusto Paiva da Conceição, de Santos (SP) e José Renato Borges (40-44), de São Vicente (SP); Cláudio Kock (45-49), de Blumenau (SC); Luiz Carlos Ribeiro (50-54), do Rio de Janeiro (RJ); Lillen de Araújo (18-24) e Tatiana Queiroz (35-39), ambas de Brasília (DF).


Brasil fica com 15 vagas para o Mundial de Ironman

Triathlon · 30 maio, 2005

As 50 vagas em disputa no Ironman Brasil Telecom 2005 para o Ironman do Havaí, em outubro, foram confirmadas na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis. Na Elite, os três primeiros colocados do masculino confirmaram presença: o alemão Olaf Sabatschus, o argentino Oscar Galindez e o chileno Cristian Bustos. No feminino vão ao Havaí a norte-americana Joanna Sue Zieger, campeã da prova, e a húngara Harsanyi Zsuzsanna, quarta colocada. Ela foi beneficiada pelo fato de Fernanda Keller, segunda na prova de domingo, e da norte-americana Lauren Jensen, terceira, já terem vaga garantida para a prova que acontece no mês de outubro na Ilha de Kona.

O Brasil garantiu 15 das 50 vagas em disputa no Ironman Brasil Telecom 2005. Além de Fernanda Keller, estarão competindo em outubro no Havaí os seguintes triatletas: Alexei Von Zuben (categoria 18-24 anos), de Campinas (SP); Edney Batista (25-29), de Santos (SP); Manoel França Campos Neto (30-34); Ricardo Rodrigues, Ricardo Santos, de São Paulo (SP); Sérgio Meniconi, de São Paulo (SP); Raul Mesquita de Freitas, de Porto Alegre (RS); Marco Antônio da Costa, de Tapiratiba (SP); e Eugênio Furioso (35-39), de Brasília (DF); Carlos Augusto Paiva da Conceição, de Santos (SP) e José Renato Borges (40-44), de São Vicente (SP); Cláudio Kock (45-49), de Blumenau (SC); Luiz Carlos Ribeiro (50-54), do Rio de Janeiro (RJ); Lillen de Araújo (18-24) e Tatiana Queiroz (35-39), ambas de Brasília (DF).

Confira os resultados completos do Ironman Brasil Telecom

Triathlon · 30 maio, 2005

Confira os resultados completos do Ironman Brasil Telecom que aconteceu no último domingo, dia 29, e teve cobertura do WebRun. Veja abaixo como ficou o pódio da competição que distribuiu 50 vagas para o mundial de Ironman no Havaí e 50 mil dólares em prêmio.

Masculino:

1°) Olaf Sabatshus 8:50:56.
2°) Oscar Galindez 9:00:02.
3°) Christian Bustos 9:02:13

Feminino:

1°) Joanna Zeiger 9:21:43.
2°) Fernanda Keller 9:21:43.
3°) Lauren Jansen 9:49:10.


Saiba como foi a performance de todos os atletas que participaram desta que é a maior prova da modalidade disputada na América Latina, clicando aqui.

Sabatshus e Zeiger são os campeões do Ironman Brasil Telecom

O WebRun conferiu de perto como foi uma das provas mais importantes do país, o Ironman Brasil Telecom, disputada no último domingo em Florianópolis, Santa Catarina. Confira!

Florianópolis (SC), exclusivo - A festa foi estrangeira no Ironman Brasil Telecom, prova que aconteceu em Florianópolis (SC). Isto porque o alemão Olaf Sabatshus e americana Joanna Zeiger venceram a difícil competição cujo percurso tem 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida.

Com o resultado Sabatshus se tornou o bicampeão da prova. Ele cravou o tempo de 8h50min56s. Já seu principal oponente o argentino Oscar Galindez, assim como no ano passado sagrou-se vice-campeão e fechou a prova na marca de 9h00min02s.

“Foi uma grande prova e este público está de parabéns. Acabei me
surpreendendo com a vitória, pois no ciclismo achei que seria difícil passar o Galindez. De qualquer forma, estou muito feliz com o resultado e não me sinto um homem-de-ferro, mas um homem-de-platina”, declarou Sabatschus após a vitória.

Já Galindez depois de ser o primeiro atleta a iniciar a maratona perdeu a posição. “Na primeira parte da prova estava bem. Mas na corrida as dores estomacais começaram. Agüentei até os 15 km da maratona, mas depois não deu. Pensei em parar, mas esta prova é diferente e fui buscar forças para terminar. Isso me deixou feliz”, destacou.

Completou o pódio o chileno Christian Bustos com o tempo de 9h02min13s. Dois brasileiros garantiram as posições seguintes. O primeiro foi Reinaldo Colucci, que assim como no ano passado foi o melhor atleta nacional posicionado. Ele cravou o tempo de 9h03mion26s, seguido por Ivan Albanno, em quinto lugar com 9h04min25s.

Entre as mulheres Joanna Zeiger deu um show. Depois de ser o segundo atleta a completar a etapa da natação no geral e não perder a liderança em nenhum momento da prova ela disse: "Não me surpreendi com o segundo lugar no geral da natação, pois já fui a primeira no Canadá. Essa vantagem foi importante, pois precisei apenas manter o ritmo para garantir o título e, principalmente, a vaga”. Zeiger que foi eleita a melhor triathleta de seu país, em 2001, fechou a prova no tempo de 9h21min43s.

A vice campeã foi Fernanda Keller que ficou satisfeita com sua performance. "Foi uma prova normal. A norte-americana abriu muito na natação e mesmo tentando tirar a diferença no ciclismo e corrida, não pude alcançá-la”, disse a atleta que completou em 9h3min:46s. A terceira colocada foi Lauren Jensen com o tempo de 9h49min10s.


Mais: Confira a galeria de imagens,
clicando aqui.


Sabatshus e Zeiger são os campeões do Ironman Brasil Telecom

Triathlon · 29 maio, 2005

O WebRun conferiu de perto como foi uma das provas mais importantes do país, o Ironman Brasil Telecom, disputada no último domingo em Florianópolis, Santa Catarina. Confira!

Florianópolis (SC), exclusivo - A festa foi estrangeira no Ironman Brasil Telecom, prova que aconteceu em Florianópolis (SC). Isto porque o alemão Olaf Sabatshus e americana Joanna Zeiger venceram a difícil competição cujo percurso tem 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida.

Com o resultado Sabatshus se tornou o bicampeão da prova. Ele cravou o tempo de 8h50min56s. Já seu principal oponente o argentino Oscar Galindez, assim como no ano passado sagrou-se vice-campeão e fechou a prova na marca de 9h00min02s.

“Foi uma grande prova e este público está de parabéns. Acabei me
surpreendendo com a vitória, pois no ciclismo achei que seria difícil passar o Galindez. De qualquer forma, estou muito feliz com o resultado e não me sinto um homem-de-ferro, mas um homem-de-platina”, declarou Sabatschus após a vitória.

Já Galindez depois de ser o primeiro atleta a iniciar a maratona perdeu a posição. “Na primeira parte da prova estava bem. Mas na corrida as dores estomacais começaram. Agüentei até os 15 km da maratona, mas depois não deu. Pensei em parar, mas esta prova é diferente e fui buscar forças para terminar. Isso me deixou feliz”, destacou.

Completou o pódio o chileno Christian Bustos com o tempo de 9h02min13s. Dois brasileiros garantiram as posições seguintes. O primeiro foi Reinaldo Colucci, que assim como no ano passado foi o melhor atleta nacional posicionado. Ele cravou o tempo de 9h03mion26s, seguido por Ivan Albanno, em quinto lugar com 9h04min25s.

Entre as mulheres Joanna Zeiger deu um show. Depois de ser o segundo atleta a completar a etapa da natação no geral e não perder a liderança em nenhum momento da prova ela disse: "Não me surpreendi com o segundo lugar no geral da natação, pois já fui a primeira no Canadá. Essa vantagem foi importante, pois precisei apenas manter o ritmo para garantir o título e, principalmente, a vaga”. Zeiger que foi eleita a melhor triathleta de seu país, em 2001, fechou a prova no tempo de 9h21min43s.

A vice campeã foi Fernanda Keller que ficou satisfeita com sua performance. "Foi uma prova normal. A norte-americana abriu muito na natação e mesmo tentando tirar a diferença no ciclismo e corrida, não pude alcançá-la”, disse a atleta que completou em 9h3min:46s. A terceira colocada foi Lauren Jensen com o tempo de 9h49min10s.


Mais: Confira a galeria de imagens, clicando aqui.

Galindez é o primeiro a concluir o ciclismo

Triathlon · 29 maio, 2005

O WebRun confere de perto o desenrolar de uma das provas mais importantes do país, o Ironman Brasil Telecom. A prova acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. Acompanhe!

Florianópolis (SC), exclusivo - Depois de ser o primeiro atleta a sair da transição para fazer o "pedal" de 180Km, o fluminense Marcus Ornellas, perdeu a liderança.

Na primeira metade da etapa do ciclismo (90Km), o argentino Oscar Galindez liderava a prova com o alemão Olaf Sabatschus, em segundo lugar. Nesta altura da competição Ornellas era o terceiro colocado.

Depois do pedal, Oscar Galindez, foi o primeiro a chegar e sair da área de transição. Sabatschus concluiu a segunda etapa cerca de 3 minutos depois.

Já em terceiro lugar, chegou Reinaldo Colluci, entretanto, logo que entregou a bike ao staff, o jovem triathleta sinalizou que estava sentindo caimbras na coxa esquerda. Tanto é, que foi o oitavo atleta a deixar a área de transição e partir para os 42,2Km finais.

No feminino a americana Joana Zeiger foi a primeira colocada, em seguida chegaram Lauren Jensen e Fernanda Keller, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Ironman reúne pessoas de todas as idades

Triathlon · 28 maio, 2005

Ao contrário do que muitos pensam, pessoa de todas as idades podem participar de um Ironman. A competição tem as distâncias de 3,8Km de natação, 180Km de ciclismo e 42,2Km de natação. Prova disso são dois personagens que estarão alinhados na largada do Ironman Brasil Telecom em Florianópolis (SC).

O triathleta mais velho da prova será o norte-americano Winston M. Allen, de 75 anos. Outro será o brasileiro Adir Buschmann, 73 anos , que mora em Porto União, em Santa Catarina.

Já o mais jovem atleta é o estudante Diogo Gravitol Venturi de apenas 18 anos. Já a mais nova mulher inscrita, é a brasileira Nathali Ragazzo Oliani, estudante de 20 anos.

Organização do Ironman cria incentivos para atletas

Triathlon · 28 maio, 2005

Florianópolis (SC), exclusivo - Atletas de longa distâncias como ironmans e maratonistas sabem o que vale uma palavra de incentivo nos quilômetros finais. Muitas vezes as palavras do público são a única força que restam para os atletas conseguirem atingir seu objetivo.

Pensando nisto, a organização do Ironman Brasil Telecom, prova que acontece domingo, em Florianópolis (SC), produziu vários painéis bilingues alocados nos pontos críticos do percurso.

Be strong (força), I am winner (eu sou vencedor) e Ride it faster (Mais rápido) são alguns exemplos dos incentivos utilizados.

Área de transição está pronta para o check-in

Triathlon · 28 maio, 2005

Florianópolis (SC), exclusivo - Está pronta a área de transição que os atletas do Ironman Brasil Telecom utilizarão. Com cavaletes, placas indicativas e banheiros químicos, a área será aberta às 13 horas de hoje para o bike check-in, onde atletas entregam para a organização as sacolas contendo os equipamentos da corrida e ciclismo.

Com segurança reforçada – onde somente atletas tem acesso – os participantes da prova terão até as 20 horas de hoje para efetuar o check-in.

Triathletas ainda treinam em Jurerê

Triathlon · 28 maio, 2005

Florianópolis (SC), exclusivo - Faltando menos de 24 horas para o início do Ironman Brasil Telecom, alguns atletas ainda estão dando suas últimas braçadas, trotes e pedaladas. Embora a recomendação básica seja que o treinamento deva ser totalmente suspenso no dia que antecede a competição, nem todos conseguem parar.

Se o tempo se mantiver como nos últimos três dias, os triathletas encontrarão condições favoráveis para uma boa performance, já que a temperatura oscila entre os 16°C e 21°, com sol e parcialmente nublado. O único porém, é um fraco mas insistente vento que atinge a ilha. Para domingo, segundo agência de meteorologia Climatempo, os termômetros marcarão entre 18°C e 25°, céu ensolarado com nebulosidade variável.

Confira o jantar de massas do Ironman

Triathlon · 27 maio, 2005

Florianópolis (SC), exclusivo - Repor as energias de carboidratos dos competidores do Ironman gastas nos últimos treinos é um dos objetivos do Jantar de Massas Barilla, que aconteceu agora a noite em Florianópolis (SC). Mas, certamente, a confraternização de pessoas vindas de 41 países para a prova de domingo foi o que contou.

Depois de se alimentar com massas, frango, muita água e frutas os atletas - principalmente os estrangeiros – caíram no samba, literalmente, já que assistiram uma apresentação de escola de samba, que contava com parte da bateria, mestre sala e porta bandeira e acompanharam a evolução dos passistas com muito entusiasmo.

“Herói Camarada” se prepara para ser Ironman

Florianópolis (SC), exclusivo - Para ser um “Herói Camarada”, o atleta tem que superar um desafio que é completar a principal ultramaratona mundial, a Comrades Marathon, que é disputada há 80 anos na África do Sul. Para isso é necessário percorrer 89 Km de longas e ingrimes subidas e descidas. Até hoje, quase 30 brasileiros superaram esse desafio, entretanto, o paulistano Nato Amaral se destaca por ter completo a prova por três oportunidades, o que confere ao atleta, o segundo maior número de chegadas bem sucedidas entre os brasileiros nesta difícil competição. Agora, Amaral parte para outro tipo de desafio. Isto porque, irá no próximo domingo, dia 29, disputar o Ironman Brasil Telecom, e assim, tornar-se um Ironman.

Confira abaixo a entrevista com Nato Amaral:

WebRun - Quanto tempo você se preparou especificamente para competir o Ironman?
Nato Amaral Foram 5 meses.

WebRun - Quais foram as maiores dificuldades encontradas no seu treinamento?
NA - A maior dificuldade foi encontrar tempo para um descanso adequado, em função da altíssima carga de treinos nas três modalidades. Basicamente, o triatleta que se prepara para o Ironman descansa de uma modalidade treinando a outra, por exemplo: no descanso do ciclismo eu faço treino de corrida e vice-versa. No dia que eu corro eu também nado e nos fins de semana, treinos longos normalmente no sábado e domingo, às vezes um mais leve que o outro, desempenhando o papel de treino regenerativo ou então treino de endurance (resistência). Mais do que tudo, o duro é conciliar treino e trabalho, razão pelo qual os triatletas acordam de madrugada para os treinos de ciclismo, que em geral são muito mais longos, além do fato de ser totalmente inadequado, em São Paulo, treinar ciclismo à noite.

Durante a prova, como tenho uma excelente base de natação (mais de 10 anos de pólo aquático) e de corrida (3 Comrades Marathon e 14 maratonas), planejei detalhadamente minha estratégia de alimentação durante o ciclismo e pretendo girar em um ritmo forte e ao mesmo tempo confortável para concluir os 180 Km em no máximo 6 horas.

WebRun - Tem expectativas competitivas como tempo e/ou performance, ou o desafio é o que está valendo é completar a prova?
NA - Minha é expectativa terminar a prova em aproximadamente 1 hora de natação, com 6 de ciclismo e mais cerca de 4 na maratona, pretendo finalizar em cerca de 11 horas. Sei que é um resultado totalmente viável mas que, ao mesmo tempo, está sujeito a inúmeras variáveis fisiológicas e também climáticas.


“Herói Camarada” se prepara para ser Ironman

Triathlon · 27 maio, 2005

Florianópolis (SC), exclusivo - Para ser um “Herói Camarada”, o atleta tem que superar um desafio que é completar a principal ultramaratona mundial, a Comrades Marathon, que é disputada há 80 anos na África do Sul. Para isso é necessário percorrer 89 Km de longas e ingrimes subidas e descidas. Até hoje, quase 30 brasileiros superaram esse desafio, entretanto, o paulistano Nato Amaral se destaca por ter completo a prova por três oportunidades, o que confere ao atleta, o segundo maior número de chegadas bem sucedidas entre os brasileiros nesta difícil competição. Agora, Amaral parte para outro tipo de desafio. Isto porque, irá no próximo domingo, dia 29, disputar o Ironman Brasil Telecom, e assim, tornar-se um Ironman.

Confira abaixo a entrevista com Nato Amaral:

WebRun - Quanto tempo você se preparou especificamente para competir o Ironman?
Nato Amaral Foram 5 meses.

WebRun - Quais foram as maiores dificuldades encontradas no seu treinamento?
NA - A maior dificuldade foi encontrar tempo para um descanso adequado, em função da altíssima carga de treinos nas três modalidades. Basicamente, o triatleta que se prepara para o Ironman descansa de uma modalidade treinando a outra, por exemplo: no descanso do ciclismo eu faço treino de corrida e vice-versa. No dia que eu corro eu também nado e nos fins de semana, treinos longos normalmente no sábado e domingo, às vezes um mais leve que o outro, desempenhando o papel de treino regenerativo ou então treino de endurance (resistência). Mais do que tudo, o duro é conciliar treino e trabalho, razão pelo qual os triatletas acordam de madrugada para os treinos de ciclismo, que em geral são muito mais longos, além do fato de ser totalmente inadequado, em São Paulo, treinar ciclismo à noite.

Durante a prova, como tenho uma excelente base de natação (mais de 10 anos de pólo aquático) e de corrida (3 Comrades Marathon e 14 maratonas), planejei detalhadamente minha estratégia de alimentação durante o ciclismo e pretendo girar em um ritmo forte e ao mesmo tempo confortável para concluir os 180 Km em no máximo 6 horas.

WebRun - Tem expectativas competitivas como tempo e/ou performance, ou o desafio é o que está valendo é completar a prova?
NA - Minha é expectativa terminar a prova em aproximadamente 1 hora de natação, com 6 de ciclismo e mais cerca de 4 na maratona, pretendo finalizar em cerca de 11 horas. Sei que é um resultado totalmente viável mas que, ao mesmo tempo, está sujeito a inúmeras variáveis fisiológicas e também climáticas.