ironman

Ironman: 1200 triathletas largam em Florianópolis

Florianópolis - O dia amanheceu com muita energia na praia de Jurerê, em Santa Catarina. O sol ainda nascia e muitos triathletas já estavam prontos para o Ironman Brasil 2006. O clima de ânimo e garra contagiava todos os presentes.

Antes da largada, os participantes foram obrigados a passar pela a “pintura de corpos”, ou seja, voluntários marcaram nas pernas e braços de cada inscrito o número de identificação da prova. Apesar de acordarem muito cedo, os voluntários injetavam força aos participantes.

A dona Maria Helena Sampaio tem 68 anos e há mais de dois anos é voluntária do Ironman. “Aqui dá sorte”, gritava a florianopolitana que não cansava de pintar os corpos dos triathletas. “É muito importante ver o jovem no caminho certo. O esporte é um desses caminhos. Por isso estou aqui”, conta Maria Helena. “O meu filho também participa da prova”, acrescenta.

Minutos antes da largada a ansiedade tomava conta dos participantes. Alguns meditavam, outros conversavam com a família e amigos, enquanto outros se apoiavam em alguma religião. “Antes da largada eu só penso em glória e vitória”, conta Roseli de Paula que estampava a tatuagem nas costa com a palavra: Jesus.

A largada da competição foi dada às 7h. O primeiro triathleta de elite que saiu da água, depois de 3,8km de natação, foi o australiano Luke Bell em 45min26s. O melhor brasileiro foi Fábio Carvalho, 45min47s. Já a primeira mulher da natação foi a americana Mônica Byrn em 45min58s.

Depois da natação os atletas percorrem 180km de bike e por fim mais 42km de corrida. O primeiro colocado deve cruzar a linha de chegada às 15h desse domingo.

Os favoritos para o pódio são os triathletas Olaf Sabastchus, campeão 2005, Oscar Galindez, Luke Bell, Fernanda Keller entre outros.


Ironman: 1200 triathletas largam em Florianópolis

Triathlon · 28 maio, 2006

Florianópolis - O dia amanheceu com muita energia na praia de Jurerê, em Santa Catarina. O sol ainda nascia e muitos triathletas já estavam prontos para o Ironman Brasil 2006. O clima de ânimo e garra contagiava todos os presentes.

Antes da largada, os participantes foram obrigados a passar pela a “pintura de corpos”, ou seja, voluntários marcaram nas pernas e braços de cada inscrito o número de identificação da prova. Apesar de acordarem muito cedo, os voluntários injetavam força aos participantes.

A dona Maria Helena Sampaio tem 68 anos e há mais de dois anos é voluntária do Ironman. “Aqui dá sorte”, gritava a florianopolitana que não cansava de pintar os corpos dos triathletas. “É muito importante ver o jovem no caminho certo. O esporte é um desses caminhos. Por isso estou aqui”, conta Maria Helena. “O meu filho também participa da prova”, acrescenta.

Minutos antes da largada a ansiedade tomava conta dos participantes. Alguns meditavam, outros conversavam com a família e amigos, enquanto outros se apoiavam em alguma religião. “Antes da largada eu só penso em glória e vitória”, conta Roseli de Paula que estampava a tatuagem nas costa com a palavra: Jesus.

A largada da competição foi dada às 7h. O primeiro triathleta de elite que saiu da água, depois de 3,8km de natação, foi o australiano Luke Bell em 45min26s. O melhor brasileiro foi Fábio Carvalho, 45min47s. Já a primeira mulher da natação foi a americana Mônica Byrn em 45min58s.

Depois da natação os atletas percorrem 180km de bike e por fim mais 42km de corrida. O primeiro colocado deve cruzar a linha de chegada às 15h desse domingo.

Os favoritos para o pódio são os triathletas Olaf Sabastchus, campeão 2005, Oscar Galindez, Luke Bell, Fernanda Keller entre outros.

Últimos preparativos para o Ironman Brasil

Triathlon · 27 maio, 2006

Florianópolis - A manhã de sábado amanheceu com sol e calor na ilha de Santa Catarina. Véspera do Ironman Brasil, única seletiva da América Latina para o Mundial do Havaí, os triathletas fazem os últimos preparativos para a competição.

O evento acontece na praia de Jurerê e nesse sábado os participantes devem entregar as bikes para a organização. Por isso os últimos detalhes e acertos das bicicletas foram feitos na feira de esporte do Ironman.

Outros triathletas aproveitaram o dia para nadar e analisar a condição do mar. Um grupo de atletas da cidade de Curitiba contou que a correnteza do mar nesse sábado puxa os nadadores para a esquerda.

Essa será a primeira prova do triathleta Tarso Daniozi, 27 anos, ele acredita que o percurso não será fácil. “Estou ansioso e ao mesmo tempo tranqüilo. Treinei para isso. Mas acredito que a parte da corrida será mais difícil. Vou guardar minha energia para a corrida”, conta.

O treinador Marcelo Butenas terá 12 atletas no Ironman. Ele recomenda que na véspera, um pensamento positivo e uma alimentação balanceada ajuda no dia da competição. “Falo para o meu aluno mentalizar a prova um dia antes da prova. Isso deixa a pessoa mais tranqüila. Além disso, devem evitar comer gordura e comer aquilo que está acostumado”, revela.

A largada do Ironman Brasil acontece nesse domingo às 7h na praia do Jurerê e deve reunir 1220 triathletas de diversas partes do mundo.

Próxima parada: Ironman Brasil

Com a proximidade do nosso Ironman, ou melhor, do Ironman Brazil disputado no último final de semana de maio em Florianópolis (SC), muitos atletas que treinaram durante meses, gastaram horas do dia nadando, pedalando e correndo se questionam se realmente estão bem preparados para a competição, visto que será o grande dia, e para muitos, o dia mais importante do ano.

Muitos destes questionamentos são por puro nervosismo pré-prova, já que após tantos meses treinando pesado, agora tendo que descansar, o atleta (principalmente o triathleta e não um ironman) se sente um pouco inseguro, achando que pode estar perdendo seu condicionamento. Mas, podem ter certeza de que o descanso no caso de uma prova tão longa e desgastante, é de vital importância.

Estes questionamentos são, para a grande maioria por pura inexperiência, já que o número de triathletas que faz sua estréia de Ironman, na prova de Florianópolis é muito significativo. Mas não achem que é privilégio apenas dos novatos, pois os veteranos e até mesmo os profissionais se sentem também, muitas vezes inseguros em provas que são muito importantes para suas carreiras.

Vamos tentar rever algumas pequenas dicas que, muitos já sabem decor, outros ainda não. Mas que no dia da prova podem ser de grande ajuda.

No mais, é fazer o que treinou. Boa sorte e nos vemos em Floripa!

Colaborador: Ezequiel Moralles.

  • Chegue cedo para poder visualizar as bóias e fazer o trajeto em sua cabeça. Para ver a correnteza, o vento, por onde é melhor entrar e por onde é melhor sair da água.

  • Se você vai nadar com roupa de borracha, recomenda-se fazer alguns treinos antes, usando a mesma roupa do dia da prova. Coloque-a e tire-a varias vezes, pois é sempre muito complicado fazer estas transições. Coloque vaselina ou algum tipo de lubrificante nos locais de maior atrito entre a roupa e sua pele. Primeiro, para evitar assaduras e segundo para facilitar a retirada da mesma.

  • Como você terá uma prova muito longa pela frente, não cabe fazer grandes aquecimentos. Creio que um leve alongamento e algumas braçadas no mar para o corpo se adaptar ao movimento e também a temperatura da água, já seriam suficientes. Lógico que se você pretende fazer uma natação forte para disputar posições, você precisará aquecer mais para elevar um pouco mais sua freqüência cardíaca, e entrar na água já em um ritmo acelerado.

  • Comece a natação em seu ritmo. Procure controlar a ansiedade inicial. Ela faz com que aumentemos nossa velocidade e isso ira causar um certo desconforto mais adiante, mas não se deixe abalar e tente reencontrar seu ritmo. Não faça nada diferente do que você treinou.

  • Tente não passar longos períodos sem “focar” a bóia e procure olhar para frente de 10 em 10 braçadas, ou 5 em 5. Alguns preferem um ciclo maior outros menor, isso fica a seu critério.

  • Nos dias que antecedem a prova, veja e reveja todos os itens da sua bike. Rodas, pneus, pneu reserva, suporte de garrafinhas, garrafinhas, ajuste de guidon e selim (se você a desmontou para a viagem), e outras coisas que se você deixar para última hora pode te dar dor de cabeça na prova.

  • Faça um mapa mental do percurso nos dias prévios. Olhe as características do trajeto, curvas, subidas, descidas. Isso te ajudará no dia da prova, parecendo que o percurso já foi feito. Sentindo assim, mais confiança e facilidade ao enfrentar cada trecho.

  • Inicie o ciclismo num ritmo, que na sua sensação pareça lento, lembre-se que são muitos quilômetros; e ainda depois tem a maratona. É melhor na metade da prova, que você esteja em um ritmo lento e possa aumentar, do que ter esgotado suas energias por ter ido forte demais.

  • O ciclismo, é o melhor momento para se fazer um reforço alimentar e hidratação, pois em cima da bicicleta você terá uma maior facilidade de mastigar e engolir os alimentos e também de manipulá-los. Monte um plano de alimentação com seu técnico e cumpra-o.

  • Procure mudar de posição na bike de vez em quando, percorrendo pequenos períodos em pé. Isso vai ajudar sua musculatura a relaxar um pouco.

  • Use tênis e roupas confortáveis e que já tenha usado antes, não use nada novo, pois podem causar bolhas e assaduras que podem prejudicar sua prova. Se usar cinto, certifique-se que esteja bem justo, sem mexer ou sacudir.

  • Use meias. Elas tem que ficar justas no pé, para prevenir as bolhas. Certifique-se que estejam bem vestidas (calçadas) e justas no pé.

  • Corra no seu ritmo. Se você tentar acompanhar alguém que esteja um pouquinho mais rápido, pode ser que você pague um preço alto no final da maratona.

  • Hidrate-se bem desde o inicio da corrida; é a etapa em que mais perdemos liquido. Mas também muito cuidado para não beber demais, pois pode provocar enjôo e mal estar.

  • Procure fazer um planejamento prévio de como será sua etapa de corrida, tanto seu ritmo como sua alimentação.


Próxima parada: Ironman Brasil

Triathlon · 26 maio, 2006

Com a proximidade do nosso Ironman, ou melhor, do Ironman Brazil disputado no último final de semana de maio em Florianópolis (SC), muitos atletas que treinaram durante meses, gastaram horas do dia nadando, pedalando e correndo se questionam se realmente estão bem preparados para a competição, visto que será o grande dia, e para muitos, o dia mais importante do ano.

Muitos destes questionamentos são por puro nervosismo pré-prova, já que após tantos meses treinando pesado, agora tendo que descansar, o atleta (principalmente o triathleta e não um ironman) se sente um pouco inseguro, achando que pode estar perdendo seu condicionamento. Mas, podem ter certeza de que o descanso no caso de uma prova tão longa e desgastante, é de vital importância.

Estes questionamentos são, para a grande maioria por pura inexperiência, já que o número de triathletas que faz sua estréia de Ironman, na prova de Florianópolis é muito significativo. Mas não achem que é privilégio apenas dos novatos, pois os veteranos e até mesmo os profissionais se sentem também, muitas vezes inseguros em provas que são muito importantes para suas carreiras.

Vamos tentar rever algumas pequenas dicas que, muitos já sabem decor, outros ainda não. Mas que no dia da prova podem ser de grande ajuda.

No mais, é fazer o que treinou. Boa sorte e nos vemos em Floripa!

Colaborador: Ezequiel Moralles.

  • Chegue cedo para poder visualizar as bóias e fazer o trajeto em sua cabeça. Para ver a correnteza, o vento, por onde é melhor entrar e por onde é melhor sair da água.

  • Se você vai nadar com roupa de borracha, recomenda-se fazer alguns treinos antes, usando a mesma roupa do dia da prova. Coloque-a e tire-a varias vezes, pois é sempre muito complicado fazer estas transições. Coloque vaselina ou algum tipo de lubrificante nos locais de maior atrito entre a roupa e sua pele. Primeiro, para evitar assaduras e segundo para facilitar a retirada da mesma.

  • Como você terá uma prova muito longa pela frente, não cabe fazer grandes aquecimentos. Creio que um leve alongamento e algumas braçadas no mar para o corpo se adaptar ao movimento e também a temperatura da água, já seriam suficientes. Lógico que se você pretende fazer uma natação forte para disputar posições, você precisará aquecer mais para elevar um pouco mais sua freqüência cardíaca, e entrar na água já em um ritmo acelerado.

  • Comece a natação em seu ritmo. Procure controlar a ansiedade inicial. Ela faz com que aumentemos nossa velocidade e isso ira causar um certo desconforto mais adiante, mas não se deixe abalar e tente reencontrar seu ritmo. Não faça nada diferente do que você treinou.

  • Tente não passar longos períodos sem “focar” a bóia e procure olhar para frente de 10 em 10 braçadas, ou 5 em 5. Alguns preferem um ciclo maior outros menor, isso fica a seu critério.

  • Nos dias que antecedem a prova, veja e reveja todos os itens da sua bike. Rodas, pneus, pneu reserva, suporte de garrafinhas, garrafinhas, ajuste de guidon e selim (se você a desmontou para a viagem), e outras coisas que se você deixar para última hora pode te dar dor de cabeça na prova.

  • Faça um mapa mental do percurso nos dias prévios. Olhe as características do trajeto, curvas, subidas, descidas. Isso te ajudará no dia da prova, parecendo que o percurso já foi feito. Sentindo assim, mais confiança e facilidade ao enfrentar cada trecho.

  • Inicie o ciclismo num ritmo, que na sua sensação pareça lento, lembre-se que são muitos quilômetros; e ainda depois tem a maratona. É melhor na metade da prova, que você esteja em um ritmo lento e possa aumentar, do que ter esgotado suas energias por ter ido forte demais.

  • O ciclismo, é o melhor momento para se fazer um reforço alimentar e hidratação, pois em cima da bicicleta você terá uma maior facilidade de mastigar e engolir os alimentos e também de manipulá-los. Monte um plano de alimentação com seu técnico e cumpra-o.

  • Procure mudar de posição na bike de vez em quando, percorrendo pequenos períodos em pé. Isso vai ajudar sua musculatura a relaxar um pouco.

  • Use tênis e roupas confortáveis e que já tenha usado antes, não use nada novo, pois podem causar bolhas e assaduras que podem prejudicar sua prova. Se usar cinto, certifique-se que esteja bem justo, sem mexer ou sacudir.

  • Use meias. Elas tem que ficar justas no pé, para prevenir as bolhas. Certifique-se que estejam bem vestidas (calçadas) e justas no pé.

  • Corra no seu ritmo. Se você tentar acompanhar alguém que esteja um pouquinho mais rápido, pode ser que você pague um preço alto no final da maratona.

  • Hidrate-se bem desde o inicio da corrida; é a etapa em que mais perdemos liquido. Mas também muito cuidado para não beber demais, pois pode provocar enjôo e mal estar.

  • Procure fazer um planejamento prévio de como será sua etapa de corrida, tanto seu ritmo como sua alimentação.

Confira como foi a coletiva do Ironman Brasil

Os favoritos a conquistar o título do Ironman Brasil desse ano, que acontece no próximo domingo (28) conversaram com a imprensa na tarde de hoje no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, Santa Catarina.

Os brasileiros Fernanda Keller, campeã em 2004, e Ivan Albano, quinto em 2005; os argentinos Oscar Galindez, campeão em 2003, e Eduardo Sturla, em 2001; o alemão Olaf Sabatschuz, bicampeão 04/05, e o australiano Luke Bell, quinto no Ironman do Havaí em 2003 tiveram um discurso parecido, ao afirmar que o para completar um ironman o seu maior adversário é você mesmo.

Fernanda Keller afirma que pretende baixar seu tempo, mas sabe do alto nível da competição a cada ano: “minha expectativa é fazer uma grande prova. Há 20 anos, toda disputa é um desafio e este ano não mudou nada. Quero melhorar meus tempos, tentando fazer em 9h08min (a marca anterior é 9h10min). O nível das competidoras é muito forte e todas podem surpreender, dependendo do dia de cada um. Por isso, minha maior adversária serei eu mesma”.

O alemão Olaf Sabatschuz disputa seu primeiro Ironman da temporada e se diz preparado para a vitória. “Não há nenhuma rivalidade entre atletas específicos. Afinal, você compete contra outros 1200. Como todo mundo, entro na disputa em igualdade de condições e preparado para ganhar”.

“Com relação à preparação, procurei não forçar demais para não chegar cansado aqui. Este ano será a minha quinta participação no Brasil e nunca vi um grupo tão forte. Estou me sentindo tão bem que parece que estou de férias, mas preciso lembrar que a prova é domingo e me concentrar”, afirma.

Oscar Galindez, argentino radicado no Brasil há vários anos, foi um dos atletas que mais focou a disputa de cada atleta consigo mesmo.

“Não posso pensar nesse ou naquele atleta. São mais de 1200 e vou estar atento a mim mesmo. No ano passado estava na frente, estava na frente com boa vantagem, mas passei mal e acabei perdendo, o que mostra que você é que precisa estar bem para buscar a vitória”.

Apesar de estar em fase de recuperação de uma gripe, ele aposta no conhecimento do percurso como aliado para a vitória. “Estou forte e o tempo bom, com sol, vai colaborar para uma boa performance. De qualquer forma, o segredo é ter um bom desempenho em todas as modalidades, sendo equilibrado. Como minha especialidade é o ciclismo, certamente estarei forçando mais nele”.


O estreante no Ironman Brasil, o australiano Luke Bell diz que também se recupera de uma gripe, mas vai dar o melhor de si para faturar uma das vagas para o mundial do Havaí.

“Estou me recuperando de uma gripe, mas acredito que isso não vai atrapalhar. Vim para conseguir a vaga na final do Circuito, em outubro, e estou confiante. Sempre ouvi falar bem desta prova e quis conferir isso e realizar um antigo sonho de competir no Brasil”.

Eduardo Sturla, campeão de 2001, está afastado de grandes competições, mas com o novo técnico espera recuperar o tempo perdido. “Não corro provas longas há muito tempo, mas espero uma boa apresentação. Se a vaga vier, iremos mais uma vez ao Havaí. De qualquer forma, participar deste evento é muito importante para o currículo de qualquer competidor”.

Ivan Albano já tem vaga garantida para o Havaí, por ser o melhor brasileiro em 2005, mas mesmo assim afirma que vai brigar pela vitória.

“Isso me deixa bem mais tranqüilo que em outras edições, mas sempre há uma pressão por conseguir bons resultados. Ainda mais que o Brasil ainda não ganhou no masculino em Florianópolis. Por isso, espero surpreender e vou depositar toda minha energia para vencer o meu maior desafio neste ano, fazendo o que nenhum outro atleta nacional conseguiu.”

A largada para os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida acontece às 7h do domingo (28) e estão em jogo 50 vagas para o mundial do Havaí, em outubro.


Confira como foi a coletiva do Ironman Brasil

Triathlon · 26 maio, 2006

Os favoritos a conquistar o título do Ironman Brasil desse ano, que acontece no próximo domingo (28) conversaram com a imprensa na tarde de hoje no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, Santa Catarina.

Os brasileiros Fernanda Keller, campeã em 2004, e Ivan Albano, quinto em 2005; os argentinos Oscar Galindez, campeão em 2003, e Eduardo Sturla, em 2001; o alemão Olaf Sabatschuz, bicampeão 04/05, e o australiano Luke Bell, quinto no Ironman do Havaí em 2003 tiveram um discurso parecido, ao afirmar que o para completar um ironman o seu maior adversário é você mesmo.

Fernanda Keller afirma que pretende baixar seu tempo, mas sabe do alto nível da competição a cada ano: “minha expectativa é fazer uma grande prova. Há 20 anos, toda disputa é um desafio e este ano não mudou nada. Quero melhorar meus tempos, tentando fazer em 9h08min (a marca anterior é 9h10min). O nível das competidoras é muito forte e todas podem surpreender, dependendo do dia de cada um. Por isso, minha maior adversária serei eu mesma”.

O alemão Olaf Sabatschuz disputa seu primeiro Ironman da temporada e se diz preparado para a vitória. “Não há nenhuma rivalidade entre atletas específicos. Afinal, você compete contra outros 1200. Como todo mundo, entro na disputa em igualdade de condições e preparado para ganhar”.

“Com relação à preparação, procurei não forçar demais para não chegar cansado aqui. Este ano será a minha quinta participação no Brasil e nunca vi um grupo tão forte. Estou me sentindo tão bem que parece que estou de férias, mas preciso lembrar que a prova é domingo e me concentrar”, afirma.

Oscar Galindez, argentino radicado no Brasil há vários anos, foi um dos atletas que mais focou a disputa de cada atleta consigo mesmo.

“Não posso pensar nesse ou naquele atleta. São mais de 1200 e vou estar atento a mim mesmo. No ano passado estava na frente, estava na frente com boa vantagem, mas passei mal e acabei perdendo, o que mostra que você é que precisa estar bem para buscar a vitória”.

Apesar de estar em fase de recuperação de uma gripe, ele aposta no conhecimento do percurso como aliado para a vitória. “Estou forte e o tempo bom, com sol, vai colaborar para uma boa performance. De qualquer forma, o segredo é ter um bom desempenho em todas as modalidades, sendo equilibrado. Como minha especialidade é o ciclismo, certamente estarei forçando mais nele”.


O estreante no Ironman Brasil, o australiano Luke Bell diz que também se recupera de uma gripe, mas vai dar o melhor de si para faturar uma das vagas para o mundial do Havaí.

“Estou me recuperando de uma gripe, mas acredito que isso não vai atrapalhar. Vim para conseguir a vaga na final do Circuito, em outubro, e estou confiante. Sempre ouvi falar bem desta prova e quis conferir isso e realizar um antigo sonho de competir no Brasil”.

Eduardo Sturla, campeão de 2001, está afastado de grandes competições, mas com o novo técnico espera recuperar o tempo perdido. “Não corro provas longas há muito tempo, mas espero uma boa apresentação. Se a vaga vier, iremos mais uma vez ao Havaí. De qualquer forma, participar deste evento é muito importante para o currículo de qualquer competidor”.

Ivan Albano já tem vaga garantida para o Havaí, por ser o melhor brasileiro em 2005, mas mesmo assim afirma que vai brigar pela vitória.

“Isso me deixa bem mais tranqüilo que em outras edições, mas sempre há uma pressão por conseguir bons resultados. Ainda mais que o Brasil ainda não ganhou no masculino em Florianópolis. Por isso, espero surpreender e vou depositar toda minha energia para vencer o meu maior desafio neste ano, fazendo o que nenhum outro atleta nacional conseguiu.”

A largada para os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida acontece às 7h do domingo (28) e estão em jogo 50 vagas para o mundial do Havaí, em outubro.

Confira a programação do Ironman Brasil

Confira a seguir a programação do Ironman Brasil que será realizado no próximo domingo (28) na cidade de Florianópolis. Esse evento é a única seletiva sul-americana para o Mundial da categoria do Havaí.

Dia 25 (quinta feira):

- Entrega dos kits dos atletas no Clube Doze de Agosto, das 9h às 18h

- Congresso Técnico Profissionais, ministrado em inglês/português e espanhol, no Clube Doze de Agosto às 14h30

- Congresso Técnico amadores, ministrado em inglês, no Clube Doze de Agosto às 16h

Dia 26 (sexta feira):

- Entrega dos kits dos atletas no Clube Doze de Agosto, das 9h às 18h

- Congresso Técnico amadores, ministrado em espanhol no Clube Doze de Agosto, às 9h

- Congresso Técnico amadores, ministrado em português, no Clube Doze de Agosto às 10h30

- Jantar de Massas no Clube Doze de Agosto às 19h

Dia 27 (sábado)

- Entrega dos kits dos atletas no Clube Doze de Agosto, das 8h às 11h

- Bike check-in e entrega das sacolas dos equipamentos de corrida e ciclismo, no Clube Doze de Agosto das 13h às 20h

Dia 28 (domingo)

- Pintura dos atletas, no Clube Doze de Agosto, das 4h30 às 6h40

- Entrega de Sacolas do Special Needs (Ciclismo e Corrida), no Clube Doze de Agosto das 4h30 às 6h40

- Acesso dos atletas à Área de Transição, das 4h30 às 6h40

- Largada da prova - Profissionais e Amadores, às 7h

Dias 28 e 29 (domingo e segunda)

- Bike e sacolas check-out, no Clube Doze de Agosto, das 17h40 às 00h30

Dia 29 (segunda feira)

- Confirmação dos Classificados para o Havaí (pagamento em cash - dólar americano), no Clube Doze de Agosto, às 9h

- Cerimônia de premiação com almoço, no Clube Doze de Agosto, ao meio dia

- Festa de confraternização, no El Divino Lounge, às 21h


Confira a programação do Ironman Brasil

Triathlon · 25 maio, 2006

Confira a seguir a programação do Ironman Brasil que será realizado no próximo domingo (28) na cidade de Florianópolis. Esse evento é a única seletiva sul-americana para o Mundial da categoria do Havaí.

Dia 25 (quinta feira):

- Entrega dos kits dos atletas no Clube Doze de Agosto, das 9h às 18h

- Congresso Técnico Profissionais, ministrado em inglês/português e espanhol, no Clube Doze de Agosto às 14h30

- Congresso Técnico amadores, ministrado em inglês, no Clube Doze de Agosto às 16h

Dia 26 (sexta feira):

- Entrega dos kits dos atletas no Clube Doze de Agosto, das 9h às 18h

- Congresso Técnico amadores, ministrado em espanhol no Clube Doze de Agosto, às 9h

- Congresso Técnico amadores, ministrado em português, no Clube Doze de Agosto às 10h30

- Jantar de Massas no Clube Doze de Agosto às 19h

Dia 27 (sábado)

- Entrega dos kits dos atletas no Clube Doze de Agosto, das 8h às 11h

- Bike check-in e entrega das sacolas dos equipamentos de corrida e ciclismo, no Clube Doze de Agosto das 13h às 20h

Dia 28 (domingo)

- Pintura dos atletas, no Clube Doze de Agosto, das 4h30 às 6h40

- Entrega de Sacolas do Special Needs (Ciclismo e Corrida), no Clube Doze de Agosto das 4h30 às 6h40

- Acesso dos atletas à Área de Transição, das 4h30 às 6h40

- Largada da prova - Profissionais e Amadores, às 7h

Dias 28 e 29 (domingo e segunda)

- Bike e sacolas check-out, no Clube Doze de Agosto, das 17h40 às 00h30

Dia 29 (segunda feira)

- Confirmação dos Classificados para o Havaí (pagamento em cash - dólar americano), no Clube Doze de Agosto, às 9h

- Cerimônia de premiação com almoço, no Clube Doze de Agosto, ao meio dia

- Festa de confraternização, no El Divino Lounge, às 21h

Ironman: 23 brasileiros estão na disputa pelo pódio

Triathlon · 24 maio, 2006

A etapa brasileira do Ironman acontece no próximo domingo em Florianópolis (SC). A prova, que é a única seletiva da América Latina para o Mundial de Ironman, já tem confirmado os representantes brasileiros da categoria elite. Ao todo 23 atletas “tupiniquins” irão participar da competição e brigar pelo pódio.

Os destaques são a fluminense Fernanda Keller, campeã em 2004 e vice em 2003 e 2005, e Ivan Albano, quinto colocado no ano passado. Além deles, Fábio Carvalho, vencedor do Triathlon Long Distance em 2004; Marcus Ornellas, Frederico Monteiro e Antônio Mansur também dão fortes candidatos.

Ao todo, o Ironman Brasil 2006 contará com 1220 triathletas de 40 países. Todos enfrentarão um percurso com 3,8km de natação, 180km de bike e mais 42km de corrida. A largada da prova será dada no próximo domingo às 7h na praia do Jurerê. Confira a relação dos atletas brasileiros de elite:

Masculino - Alexander Gomes, Antônio Mansur Filho, Carlos Dinelly, Daniel Lopes, Fábio Carvalho, Frederico Monteiro, Ivan Albano, Marcus Ornellas, Newton Weber, Paulo Guimarães Jr., Vagner dos Santos, Valdeir dos Santos e Vinícius Santana.

Feminino - Fernanda Keller, Kátia Ruschel, Márcia Ferreira, Rita Correia, Rose Moreira, Silvia Fusco e Tatiana Merhy.

Oscar Galindez quer o bicampeonato do Ironman

Triathlon · 23 maio, 2006

O triathleta Oscar Galindez já está em Florianópolis e diz que irá brigar pelo pódio do Ironman Brasil. A prova acontece no dia 28 de maio, próximo domingo, e terá as distâncias de 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida. Essa é a quinta vez que o argentino, radicado no Brasil, participa da prova.

Galindez pretende buscar o bicampeonato da competição. A sua primeira vitória no Ironman Brasil foi em 2003. “Em relação a 2003, hoje tenho apenas uns cabelos brancos a mais, porém isso não significa nada porque amadureci e me sinto muito bem fisicamente”, conta.

Nesta temporada ele já conquistou o Meio Ironman de Pucón, no Chile, o Triathlon Internacional de Santos, o Meio Ironman de Mar del Plata, o Triathlon Internacional de Porto Belo e a Green Cup, na Patagônia. Especialista em Ironman e considerado um dos pedais mais fortes da atualidade, Galindez diz que o percurso brasileiro é difícil.

“É um percurso longo demais e os atletas vão ter que estar preparados física e mentalmente para conseguir vencê-lo. Na segunda volta da corrida, lá pelo quilômetro 31, você quer entrar no funil da chegada, mas ainda falta uma volta de mais de 10 quilômetros”, comenta.

A largada do Ironman de Florianópolis será dada às 7h no próximo domingo, 28 de maio, na praia de Jurerê, Santa Catarina.

Conheça os equipamentos básicos para o Ironman

Triathlon · 22 maio, 2006

No próximo domingo acontece em Florianópolis, Santa Catarina, a etapa brasileira do Ironman. A prova, que é a única seletiva da América Latina para o Mundial da modalidade no Havaí, será disputada nas distâncias de 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida.

Para enfrentar um percurso com distâncias elevadas, os participantes devem treinar. Mas além do treino, um “ironman” precisa ter alguns equipamentos básicos para competir como, por exemplo, a bicicleta.

Por isso o Webrun preparou um guia completo da modalidade com dicas de equipamento para aqueles que já praticam o esporte ou tem o interesse em começar. Veja aqui.

Mais campeões confirmam presença no Ironman Brasil

Seis atletas de peso já confirmaram presença no Ironman Brasil. A prova acontece no dia 28 de maio, em Florianópolis (SC), e deve reunir mais de 1200 inscritos. Segundo os organizadores, Joanna Zeiger (EUA), Fernanda Keller (BRA), Bárbara Buenahora (ARG), Eduardo Sturla (ARG), Oscar Galindez (ARG) e Olaf Sabatschuz (ALE) estarão na briga pelo pódio.

O argentino Eduardo Sturla venceu a prova brasileira em 2001. No ano de 2003 foi a vez do seu compatriota Oscar Galindez subir no lugar mais alto do pódio. Outro atleta experiente que brigará pelo primeiro lugar é o alemão Olaf Sabatschuz, bicampeão, 2004 e 2005.

No feminino, a disputa terá a argentina Bárbara Buenahora, ganhadora em 2003, a norte-americana Joanna Zieger, primeira em 2005, e a brasileira Fernanda Keller, vice-campeã em 2005.

Nos cinco anos de realização em Santa Catarina, seis países tiveram seus atletas no topo do pódio da elite, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Em número de vitórias, a Argentina e a Alemanha estão empatadas com três conquistas cada.

“O que dizer de uma prova com tantas estrelas? Isso porque estamos falando apenas de vencedores em Florianópolis, pois teremos outras atrações neste ano. Tenho certeza que esta edição deverá ser uma das melhores já realizadas no país, com vários atletas, tanto no masculino como no feminino, de ficarem com o topo do pódio no dia 28”, explica Carlos Galvão, diretor geral do evento e da Latin Sports, responsável pela organização do Ironman Brasil desde 2001.

A largada do Ironman será no dia 28 de maio às 7h na praia do Jurerê. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 29, acontecerá a cerimônia de premiação e almoço dos atletas.


Mais campeões confirmam presença no Ironman Brasil

Triathlon · 16 maio, 2006

Seis atletas de peso já confirmaram presença no Ironman Brasil. A prova acontece no dia 28 de maio, em Florianópolis (SC), e deve reunir mais de 1200 inscritos. Segundo os organizadores, Joanna Zeiger (EUA), Fernanda Keller (BRA), Bárbara Buenahora (ARG), Eduardo Sturla (ARG), Oscar Galindez (ARG) e Olaf Sabatschuz (ALE) estarão na briga pelo pódio.

O argentino Eduardo Sturla venceu a prova brasileira em 2001. No ano de 2003 foi a vez do seu compatriota Oscar Galindez subir no lugar mais alto do pódio. Outro atleta experiente que brigará pelo primeiro lugar é o alemão Olaf Sabatschuz, bicampeão, 2004 e 2005.

No feminino, a disputa terá a argentina Bárbara Buenahora, ganhadora em 2003, a norte-americana Joanna Zieger, primeira em 2005, e a brasileira Fernanda Keller, vice-campeã em 2005.

Nos cinco anos de realização em Santa Catarina, seis países tiveram seus atletas no topo do pódio da elite, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Em número de vitórias, a Argentina e a Alemanha estão empatadas com três conquistas cada.

“O que dizer de uma prova com tantas estrelas? Isso porque estamos falando apenas de vencedores em Florianópolis, pois teremos outras atrações neste ano. Tenho certeza que esta edição deverá ser uma das melhores já realizadas no país, com vários atletas, tanto no masculino como no feminino, de ficarem com o topo do pódio no dia 28”, explica Carlos Galvão, diretor geral do evento e da Latin Sports, responsável pela organização do Ironman Brasil desde 2001.

A largada do Ironman será no dia 28 de maio às 7h na praia do Jurerê. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 29, acontecerá a cerimônia de premiação e almoço dos atletas.

O triathleta Ivan Albano dá dicas para o Ironman Brasil

O triathleta Ivan Albano foi o segundo melhor brasileiro do Ironman Brasil em 2005. Com a colocação, ele ficou entre os “top 5” do evento. Uma marca muito boa para quem não pode dedicar 100% do seu tempo para o esporte. “O Ironman para mim e tudo. É meu estilo de vida, onde estão concentrados todos os meus sonhos e desafios a serem alcançados”, conta.

No ano passado, em entrevista ao Webrun, Albano revelou que não tinha patrocínio. Mas o destino mudou e hoje ele conta com o apoio da Powerbar e da Insideoutsports. Um merecimento válido para quem tem algumas importantes marcas.

“Tenho três “top 10” que considero de suma importância em minha carreira. Ironman Brasil 2004, 10º colocado, segundo melhor brasileiro; Ironman Brasil 2005, 5º colocado, segundo melhor brasileiro e o Ironman Wisconsin 2005, 7º colocado”, lembra.

Indagado sobre o que é ser um “homen de ferro”, Albano diz: “ser um ironman é ser uma pessoa que gosta de desafios, que gosta de estar em contato com a realidade nua e crua do seu ser”.

Animado para a edição 2006 da prova, que acontece no dia 28 de maio em Florianópolis (SC), Albano dá algumas dicas para a prova:

  • Na semana da prova tente relaxar e descansar ao máximo.
  • Evite estress.
  • Não mude nada do que você treinou, principalmente o quesito alimentação.
  • Não deixe nada de última hora para a viagem, faça uma lista básica e confira tudo.
  • Uma vez que já se encontrar no local da prova, cuidado para não se empolgar com outros atletas.
  • Nunca esqueça que você vai estar o dia inteiro fazendo o que você mais ama, por isso aproveite o máximo e boa sorte!


  • O triathleta Ivan Albano dá dicas para o Ironman Brasil

    Triathlon · 16 maio, 2006

    O triathleta Ivan Albano foi o segundo melhor brasileiro do Ironman Brasil em 2005. Com a colocação, ele ficou entre os “top 5” do evento. Uma marca muito boa para quem não pode dedicar 100% do seu tempo para o esporte. “O Ironman para mim e tudo. É meu estilo de vida, onde estão concentrados todos os meus sonhos e desafios a serem alcançados”, conta.

    No ano passado, em entrevista ao Webrun, Albano revelou que não tinha patrocínio. Mas o destino mudou e hoje ele conta com o apoio da Powerbar e da Insideoutsports. Um merecimento válido para quem tem algumas importantes marcas.

    “Tenho três “top 10” que considero de suma importância em minha carreira. Ironman Brasil 2004, 10º colocado, segundo melhor brasileiro; Ironman Brasil 2005, 5º colocado, segundo melhor brasileiro e o Ironman Wisconsin 2005, 7º colocado”, lembra.

    Indagado sobre o que é ser um “homen de ferro”, Albano diz: “ser um ironman é ser uma pessoa que gosta de desafios, que gosta de estar em contato com a realidade nua e crua do seu ser”.

    Animado para a edição 2006 da prova, que acontece no dia 28 de maio em Florianópolis (SC), Albano dá algumas dicas para a prova:

  • Na semana da prova tente relaxar e descansar ao máximo.
  • Evite estress.
  • Não mude nada do que você treinou, principalmente o quesito alimentação.
  • Não deixe nada de última hora para a viagem, faça uma lista básica e confira tudo.
  • Uma vez que já se encontrar no local da prova, cuidado para não se empolgar com outros atletas.
  • Nunca esqueça que você vai estar o dia inteiro fazendo o que você mais ama, por isso aproveite o máximo e boa sorte!