ironman

Últimos dias para se inscrever no Ironman Brasil

Triathlon · 24 abr, 2007

As inscrições para o Ironman Brasil vão até o dia primeiro de maio, próxima segunda-feira. A competição acontece no dia 27 de maio em Florianópolis, Santa Catarina.

Os amadores que ainda queiram garantir uma vaga na disputa devem se inscrever no site oficial da prova (www.ironmanbrasil.com.br) ou nas lojas Track&Field. Cada inscrição custa R$707.

No ano passado mais de mil atletas participaram da prova que contou com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e mais 42km de corrida. O argentino Oscar Galindez conquistou o bicampeonato, mas ainda é dúvida para essa edição.

Inscrições para Ironman Brasil seguem abertas

Triathlon · 29 mar, 2007

De acordo com os organizadores do Ironman Brasil, cerca de 750 pessoas já se inscreveram para a prova que acontece em Florianópolis (SC) no dia 27 de maio. A disputa é a única seletiva da América Latina para a final do Ironman do Havaí e reúne atletas de diversos países.

A última edição do Ironman Brasil contou com a participação de 1200 atletas e a expectativa para esse ano também é grande. As inscrições para a prova, que conta com 3,8km de natação, 180km de bike e mais 42km de corrida, seguem abertas. Cada inscrição custa US$350. Estas podem ser garantidas até o dia primeiro de maio no site da prova (www.ironmanbrasil.com.br).

Sete ex-campeões da prova já confirmaram presença. No masculino as atrações são os argentinos Oscar Galindez, campeão em 2003 e 2006, e Eduardo Sturla, vencedor em 2001, além do alemão Olaf Sabatschus, ganhador em 2004 e 2005. Entre as mulheres, já estão garantidas a brasileira Fernanda Keller, campeã em 2004, a argentina Bárbara Buenahora, primeira em 2003; a norte-americana Joanna Zeiger, vencedora em 2005, e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen, melhor do ano passado.

Ironman Brasil já está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a edição desse ano do Ironman Brasil, que acontece no dia 27 de maio na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Os interessados devem pagar uma taxa de US$ 350, pode ser dividida em três parcelas se for paga até dia 13 de março; em duas se for paga do dia 14 de março ao dia 13 de abril e em parcela única do dia 14 de abril ao dia primeiro de maio.

Mais uma vez a prova será a única seletiva da América latina para a final do circuito Ironman, que acontece em outubro, no Havaí. Serão 50 vagas em disputa, o que atrai competidores de todo o mundo, que aproveitam para fazer turismo na região e contribuir com a renda local.

Os triatletas vão enfrentar o desafio de 3,8 km de natação; 180 km de ciclismo e 41,2 km de corrida, na disputa por uma premiação de oito mil dólares para os campeões e 50 mil no total. “A cada edição a prova fica mais forte e competitiva e, além disso, conseguimos atingir o limite técnico de participantes. Foram 1220 atletas no ano passado e esperamos repetir essa marca neste ano”, comenta Carlos Galvão, diretor-geral do evento.

Ano passado a vitória ficou o argentino radicado no Brasil Oscar Galindez e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen, enquanto que os melhores brasileiros foram Fábio Carvalho, em sexto, e Fernanda Keller, em quinto.

Para obter mais informações, ou para efetuar a inscrição para a competição, basta acessar o site www.ironmanbrasil.com.br.


Ironman Brasil já está com inscrições abertas

Triathlon · 06 mar, 2007

Já estão abertas as inscrições para a edição desse ano do Ironman Brasil, que acontece no dia 27 de maio na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Os interessados devem pagar uma taxa de US$ 350, pode ser dividida em três parcelas se for paga até dia 13 de março; em duas se for paga do dia 14 de março ao dia 13 de abril e em parcela única do dia 14 de abril ao dia primeiro de maio.

Mais uma vez a prova será a única seletiva da América latina para a final do circuito Ironman, que acontece em outubro, no Havaí. Serão 50 vagas em disputa, o que atrai competidores de todo o mundo, que aproveitam para fazer turismo na região e contribuir com a renda local.

Os triatletas vão enfrentar o desafio de 3,8 km de natação; 180 km de ciclismo e 41,2 km de corrida, na disputa por uma premiação de oito mil dólares para os campeões e 50 mil no total. “A cada edição a prova fica mais forte e competitiva e, além disso, conseguimos atingir o limite técnico de participantes. Foram 1220 atletas no ano passado e esperamos repetir essa marca neste ano”, comenta Carlos Galvão, diretor-geral do evento.

Ano passado a vitória ficou o argentino radicado no Brasil Oscar Galindez e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen, enquanto que os melhores brasileiros foram Fábio Carvalho, em sexto, e Fernanda Keller, em quinto.

Para obter mais informações, ou para efetuar a inscrição para a competição, basta acessar o site www.ironmanbrasil.com.br.

Brasileiro é o 9º colocado do Deca Iron Triathlon

Triathlon · 24 nov, 2006

O brasileiro Sérgio Cordeiro ficou entre os top dez do Deca Iron Triathlon Challenge 2006, uma das provas mais difíceis do mundo, que aconteceu na cidade de Monterey, México. A competição durou dez dias e nesse período todo o dia os participantes enfrentavam um ironman, ou seja, 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

Cordeiro conquistou o nono lugar da prova. Atual campeão mundial de ultra triathlon, ele foi o único brasileiro da competição, que contou com atletas de diversas nacionalidades. “A prova acredito ser um dos desafios mais exaustivos no qual já participei. Não só pela distância, mas por sua grandiosa estrutura, que ainda nós brasileiros tanto buscamos. Os dez dias de prova, apesar de seus intervalos diários, parecem não existir, pois a cada dia parecia que as noites eram tão curtas a ponto de termos a sensação de não existir”, revela Cordeiro.

Segundo o brasileiro, a competição foi um pouco diferente das quais ele participa. “Eu tive que fazer um ironman por dia e o ritmo da prova era muito forte. Parecia que eu estava fazendo simplesmente um iron e assim era o pensamento a cada dia”.

Além da participação, o atleta conquistou uma vaga no time composto por nove selecionados pela Federação Internacional de Ultra Triathlon (IUTA). Esta vaga lhe garante um patrocínio internacional para a temporada do Circuito Mundial em 2007, que pretende buscar o bicampeonato.

Cordeiro será o único brasileiro no maior triathlon do mundo

O brasileiro Sérgio Cordeiro será o único representante do país na prova de triathlon mais longa do mundo, o Deca Iron Challenge. A competição, como o nome sugere, dura 10 dias e reúne as três modalidades do triathlon: natação, bike e corrida.

Ao todo os atletas terão que percorrer um ironman por dia (3,8km de natação, 180km de bike e mais 42km de corrida). A competição começa no dia seis de dezembro e vai até o dia 16 do mesmo mês, na Cidade de Monterey, México.

Cordeiro é o atual campeão mundial de Ultra Triathlon. Ele foi o primeiro latino-americano que venceu o circuito. Aos 52 anos, seu único adversário para o próximo desafio é a falta de apoio. Só a inscrição para a prova mexicana, por exemplo, custa US$1500. Mas ele também terá despesa de viagem e equipamentos.

Histórico - O brasileiro começou a correr aos 29 anos incentivado pela empresa que trabalhava. A sua primeira vitória aconteceu em uma prova de bairro no Rio de Janeiro, na qual ele não lembra a distância.

“Na primeira prova que eu ganhei aconteceu um fato curioso. Quando cheguei em primeiro lugar as pessoas vieram me perguntar se eu era corredor profissional. Eu disse que não e todos afirmaram que eu poderia ser um atleta profissional. Aquilo me motivou muito”, revela o atleta.

Desde então Cordeiro não parou mais. No seu currículo ele ilustra alguns títulos como o bicampeonato da Volta da Ilha de Florianópolis, campeonato do Double Triathlon, 11º lugar da Ultramaratona Vale da Morte, entre outros.

O mais curioso é que em muitas provas Cordeiro corre descalço, marca registrada do brasileiro. “Se no meio da prova o tênis começar a me machucar eu tiro e vou a luta. Essa é a minha profissão. Para quem começou a correr com um Conga que dava bolha, correr descalço não é ruim. O seu pé acaba se acostumando. Quando eu tiro o tênis me sinto livre”.


Cordeiro será o único brasileiro no maior triathlon do mundo

Triathlon · 30 out, 2006

O brasileiro Sérgio Cordeiro será o único representante do país na prova de triathlon mais longa do mundo, o Deca Iron Challenge. A competição, como o nome sugere, dura 10 dias e reúne as três modalidades do triathlon: natação, bike e corrida.

Ao todo os atletas terão que percorrer um ironman por dia (3,8km de natação, 180km de bike e mais 42km de corrida). A competição começa no dia seis de dezembro e vai até o dia 16 do mesmo mês, na Cidade de Monterey, México.

Cordeiro é o atual campeão mundial de Ultra Triathlon. Ele foi o primeiro latino-americano que venceu o circuito. Aos 52 anos, seu único adversário para o próximo desafio é a falta de apoio. Só a inscrição para a prova mexicana, por exemplo, custa US$1500. Mas ele também terá despesa de viagem e equipamentos.

Histórico - O brasileiro começou a correr aos 29 anos incentivado pela empresa que trabalhava. A sua primeira vitória aconteceu em uma prova de bairro no Rio de Janeiro, na qual ele não lembra a distância.

“Na primeira prova que eu ganhei aconteceu um fato curioso. Quando cheguei em primeiro lugar as pessoas vieram me perguntar se eu era corredor profissional. Eu disse que não e todos afirmaram que eu poderia ser um atleta profissional. Aquilo me motivou muito”, revela o atleta.

Desde então Cordeiro não parou mais. No seu currículo ele ilustra alguns títulos como o bicampeonato da Volta da Ilha de Florianópolis, campeonato do Double Triathlon, 11º lugar da Ultramaratona Vale da Morte, entre outros.

O mais curioso é que em muitas provas Cordeiro corre descalço, marca registrada do brasileiro. “Se no meio da prova o tênis começar a me machucar eu tiro e vou a luta. Essa é a minha profissão. Para quem começou a correr com um Conga que dava bolha, correr descalço não é ruim. O seu pé acaba se acostumando. Quando eu tiro o tênis me sinto livre”.

Galindez está pronto para encarar o Ironman do Havaí

Triathlon · 19 out, 2006

O argentino Oscar Galindez, radicado no Brasil, participa no próximo sábado do Mundial de Ironman no Havaí. A competição tem 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,1km de corrida. Galindez venceu o Ironman do Brasil desse ano e está confiante para a prova.

“As expectativas são as melhores. Porém, em uma prova com esse nível de dificuldade, afinal é o Mundial de Ironman, não tenho como adiantar nenhum resultado”, conta o atleta que no mês de agosto completou 15 anos de carreira. “A única coisa que posso comentar é que estou bem confiante e tentarei fazer o melhor. Espero que os deuses havaianos me acompanhem no dia da prova”.

No último dia 15 o argentino, que já está na Ilha de Kona, local da prova, se assustou com um terremoto que atingiu a cidade. “Foi terrível, a casa onde eu estava se mexia, parecia que ia cair. Os quadros despencavam da parede, os copos e pratos também foram ao chão. Felizmente não houve feridos”, revela Galindez.

O terremoto atingiu 6,6 graus na escala Richter. Ocorreram cortes de energia elétrica e os aeroportos foram fechados. Mas Galindez já está pronto para enfrentar o desafio que contará com alguns brasileiros como a carioca Fernanda Keller e o paulista Ivan Albano.

Brasileiro quer chegar entre os Top 10 do Mundial de Ironman

O triathleta brasileiro Ivan Albano participa no sábado (21) do Ironman do Havaí. A prova é o mundial da modalidade e acontece na ilha de Kona. Mais de 1.500 atletas de diversas nacionalidades estarão presentes no evento que conta com 3,8km de natação, 180km de bicicleta e mais 42km de corrida.

Essa será a primeira vez que o brasileiro participa da competição na categoria profissional. Triathleta há 15 anos, Albano já disputou quatro edições do Ironman do Havaí, porém, todas como amador. Há um ano atrás ele não tinha patrocinador, participava das competições apenas pelo amor ao esporte.

Agora, patrocinado pela Powerbar e InsideOutsports, ele almeja chegar entre os 10 primeiros colocados da prova e marcar o seu nome na famosa lista “top 10” do Havaí. “Sou bem realista e sei que e bem difícil chegar entre os 10 primeiros. Porém, sou igual aos outros e garanto que estou bem preparado para isso. Nada é impossível, se eu acordar num grande dia tenho certeza que vou conseguir”, revela.

A jornada para seu atual sonho não foi fácil. Morador de Mogi-Mirim (SP), ele se mudou para os Estados Unidos para se dedicar integralmente ao treinamento. “Minha preparação para o mundial do Havaí foi toda feita aqui nos Estados Unidos. Decide vir para cá, pois além da altitude e dos lugares perfeitos para treinar, os melhores atletas de todos esportes também passam uma temporada aqui (em Boulder, Colorado) ou até mesmo moram aqui”, conta o brasileiro.

Segundo o atleta, estar ao lado de feras no esporte é um estímulo maior. Para o Havaí, ele treinava todos os dias cerca de seis a sete horas. Agora, uma semana antes da prova, Albano diminui seus treinos.

O Ironman do Havaí não é uma prova fácil e por ter experiência na competição, Albano pode obter alguma vantagem sob seus adversários. Mesmo assim algumas coisas são imprevisíveis. “Nesta prova é muito difícil prever alguma coisa, pois as condições climáticas sem dúvida são o maior adversário de todos os competidores. O clima pode variar muito, ter muito calor, vento e umidade alta”.

Para aqueles que vão estar pela primeira vez no Havaí a dica do triathleta é tentar absorver toda a energia da ilha. “Por nenhum momento tente brigar com a natureza deste lugar. Mantenha a calma e o respeito pela ilha e tudo de bom irá acontecer”.

O Ironman do Havaí acontece no sábado, 21 de outubro, na ilha de Kona no Havaí. Além de Albano, outros brasileiros, como a triathleta Fernanda Keller, também estarão na competição.


Brasileiro quer chegar entre os Top 10 do Mundial de Ironman

Triathlon · 10 out, 2006

O triathleta brasileiro Ivan Albano participa no sábado (21) do Ironman do Havaí. A prova é o mundial da modalidade e acontece na ilha de Kona. Mais de 1.500 atletas de diversas nacionalidades estarão presentes no evento que conta com 3,8km de natação, 180km de bicicleta e mais 42km de corrida.

Essa será a primeira vez que o brasileiro participa da competição na categoria profissional. Triathleta há 15 anos, Albano já disputou quatro edições do Ironman do Havaí, porém, todas como amador. Há um ano atrás ele não tinha patrocinador, participava das competições apenas pelo amor ao esporte.

Agora, patrocinado pela Powerbar e InsideOutsports, ele almeja chegar entre os 10 primeiros colocados da prova e marcar o seu nome na famosa lista “top 10” do Havaí. “Sou bem realista e sei que e bem difícil chegar entre os 10 primeiros. Porém, sou igual aos outros e garanto que estou bem preparado para isso. Nada é impossível, se eu acordar num grande dia tenho certeza que vou conseguir”, revela.

A jornada para seu atual sonho não foi fácil. Morador de Mogi-Mirim (SP), ele se mudou para os Estados Unidos para se dedicar integralmente ao treinamento. “Minha preparação para o mundial do Havaí foi toda feita aqui nos Estados Unidos. Decide vir para cá, pois além da altitude e dos lugares perfeitos para treinar, os melhores atletas de todos esportes também passam uma temporada aqui (em Boulder, Colorado) ou até mesmo moram aqui”, conta o brasileiro.

Segundo o atleta, estar ao lado de feras no esporte é um estímulo maior. Para o Havaí, ele treinava todos os dias cerca de seis a sete horas. Agora, uma semana antes da prova, Albano diminui seus treinos.

O Ironman do Havaí não é uma prova fácil e por ter experiência na competição, Albano pode obter alguma vantagem sob seus adversários. Mesmo assim algumas coisas são imprevisíveis. “Nesta prova é muito difícil prever alguma coisa, pois as condições climáticas sem dúvida são o maior adversário de todos os competidores. O clima pode variar muito, ter muito calor, vento e umidade alta”.

Para aqueles que vão estar pela primeira vez no Havaí a dica do triathleta é tentar absorver toda a energia da ilha. “Por nenhum momento tente brigar com a natureza deste lugar. Mantenha a calma e o respeito pela ilha e tudo de bom irá acontecer”.

O Ironman do Havaí acontece no sábado, 21 de outubro, na ilha de Kona no Havaí. Além de Albano, outros brasileiros, como a triathleta Fernanda Keller, também estarão na competição.

Fernanda Keller: a eterna ironwoman

Aos 42 anos, a triathleta Fernanda Keller ainda é capaz de deixar qualquer menina de vinte anos para trás. Carioca e de bem com a vida, ela não pensa em aposentadoria. E se depender da garra da atleta, ainda vamos vê-la em muitas competições de ironman. “Você já viu surfista parar de pegar onda? Comigo é a mesma coisa”, afirma. Confira a reportagem.

São Paulo - Completar uma prova de ironman não é para qualquer um. Afinal são 3,8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida. E quando o competidor é uma mulher, essas distâncias parecem ser mais pesadas, exceto para a mulher que se chamar Fernanda Keller.

A triathleta carioca tem 42 anos e ainda é uma das “tops” na modalidade. Especialista em ironman, ela irá participar do Mundial no Havaí, em outubro, pela 20ª vez consecutiva. Ela é a única mulher no mundo que tem essa marca, por isso é conhecida pelos triathletas como “Miss Consistency”.

“Eu adoro fazer o que eu faço. É muito difícil você ser profissional no que mais gosta de fazer. Eu gosto de treinar e tenho excelentes resultados. Isso é uma forma de ficar motivada para conseguir uma marca inédita de 20 edições consecutivas no Havaí”, conta.

Sua forte ligação com o Havaí vem desde 1987. Foi nesse ano que Keller participou do seu primeiro ironman. “O meu objetivo naquele ano era conseguir completar a prova sem precisar andar. Acabou que eu fui melhor do que isso. Terminei o Ironman abaixo de 11 horas. Na época um amigo me disse: a pessoa que consegue fazer abaixo de 11 horas tem que ser muito boa, porque é difícil. Depois eu pensei: nossa então eu devo ser boa mesmo. Isso foi um super incentivo para continuar”, revela.

De lá para cá, Keller não parou mais. Ela ficou seis vezes entre as três primeiras colocadas do Ironman Havaí, além de ser bicampeã do Ironman Brasil. Também já conquistou diversos títulos de triathlon como o hexacampeonato do Troféu Brasil.

Mas para obter importantes títulos é necessário treinar bastante. Segundo Keller, a sua rotina é puxada. Ela treina de cinco a oito horas por dia e descansa uma vez por semana. Em média faz cerca de 20 a 30km de natação, 400 a 500km de bike e 80 a 90km de corrida.

Para as pessoas que pretendem iniciar no esporte, ela aconselha procurar um profissional conceituado. “É muito legal fazer uma prova de Ironman. Os interessados devem procurar um acompanhamento e ter cuidado para não caírem nas mãos de técnicos errados. Tem muita gente que acaba machucando as pessoas por falta de treinamento e insegurança”, conta.

Mas Keller gosta de lembrar que ela é uma profissional. “As pessoas não precisam fazer a mesma intensidade e o mesmo treinamento que eu faço. Eu sou um atleta profissional, faço isso há mais de 20 anos e não foi de um dia para o outro que eu consegui obter essa performance. Cada um tem que procurar adequar o trabalho para chegar numa prova de ironman e ter prazer, curtir. Para depois melhorar gradativamente”, aconselha.

“As pessoas começam a treinar e esquecem do resto da vida, acham que são profissionais. Eu que sou profissional não penso em treino 24 horas por dia. Tem gente que se torna inconveniente porque só fala no esporte”, acrescenta.

Por causa do esporte, Keller tem um corpo de invejar. Com 1,67m de altura é quase impossível localizar alguma “gordurinha” extra no seu corpo. Mas para ter saúde não é necessário ser atleta profissional e quem dá a dica é a própria Fernanda Keller.

O primeiro passo para ter uma boa forma é escolher uma atividade física agradável. “Para ter um corpo saudável, não precisa correr, pedalar e nadar como eu. Faça pelo menos alguma atividade aeróbica que seja prazerosa”, conta. “Comece devagar para ganhar condicionamento físico. Depois disso a mulher consegue fazer o que ela quiser. As coisas não acontecem por mágica. É igual faculdade, a gente não faz um curso em seis meses”, acrescenta.

Segundo Keller, tudo exige um processo e um tempo. Por isso quanto mais se investe, mais frutos a pessoa colhe. “Não existe lipoaspiração, lipoescultura, essas coisas imediatas. O bom resultado é a mudança de hábito. É a pessoa se conscientizar que o que é melhor para ela é o saudável. Depois que ela prova isso não vai querer trocar. O resultado você não vê em uma semana”.

Para a carioca a parte estética é a conseqüência da vida saudável. “Se você faz alguma coisa pensando na saúde, você passa a se sentir melhor. A estética é um brinde que vai grátis. É maravilhoso”, revela.

Além das competições, Fernanda também se preocupa com social. Ela tem dois projetos que atendem crianças e jovens de classes menos favorecidas. Ambos usam o esporte como ferramenta para afastar as crianças da rua.

Keller também lançou esse ano um DVD, “Espírito Campeão”. Este relata a trajetória da triathleta, conta a história do esporte, dá dicas esportivas e mostra como é o dia a dia dela. “É um DVD interessante para qualquer pessoa, independente se ela faz triathlon. Além de matar a curiosidades das pessoas sobre o que eu faço”.

Provas- No dia 13 de agosto, Fernanda Keller participará da corrida carioca Bowerman 10k, no Rio de Janeiro. Em outubro ela parte para seu grande desafio do ano, o Ironman do Havaí. E em novembro ela corre os 10k Nike em São Paulo.

No mês de maio, Keller participou do Ironman Brasil e não conseguiu chegar entre as três primeiras colocadas. Na época muitas pessoas especularam sua aposentadoria. Indagada sobre o assunto, a carioca é clara. “Você já viu surfista parar de pegar onda? Comigo é a mesma coisa. Algum dia se eu não obtiver mais um resultado bom para a categoria profissional, eu troco de categoria”, finaliza.

Para saber mais sobre a triathleta: www.fernandakeller.com.br


Fernanda Keller: a eterna ironwoman

Triathlon · 31 jul, 2006

Aos 42 anos, a triathleta Fernanda Keller ainda é capaz de deixar qualquer menina de vinte anos para trás. Carioca e de bem com a vida, ela não pensa em aposentadoria. E se depender da garra da atleta, ainda vamos vê-la em muitas competições de ironman. “Você já viu surfista parar de pegar onda? Comigo é a mesma coisa”, afirma. Confira a reportagem.

São Paulo - Completar uma prova de ironman não é para qualquer um. Afinal são 3,8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida. E quando o competidor é uma mulher, essas distâncias parecem ser mais pesadas, exceto para a mulher que se chamar Fernanda Keller.

A triathleta carioca tem 42 anos e ainda é uma das “tops” na modalidade. Especialista em ironman, ela irá participar do Mundial no Havaí, em outubro, pela 20ª vez consecutiva. Ela é a única mulher no mundo que tem essa marca, por isso é conhecida pelos triathletas como “Miss Consistency”.

“Eu adoro fazer o que eu faço. É muito difícil você ser profissional no que mais gosta de fazer. Eu gosto de treinar e tenho excelentes resultados. Isso é uma forma de ficar motivada para conseguir uma marca inédita de 20 edições consecutivas no Havaí”, conta.

Sua forte ligação com o Havaí vem desde 1987. Foi nesse ano que Keller participou do seu primeiro ironman. “O meu objetivo naquele ano era conseguir completar a prova sem precisar andar. Acabou que eu fui melhor do que isso. Terminei o Ironman abaixo de 11 horas. Na época um amigo me disse: a pessoa que consegue fazer abaixo de 11 horas tem que ser muito boa, porque é difícil. Depois eu pensei: nossa então eu devo ser boa mesmo. Isso foi um super incentivo para continuar”, revela.

De lá para cá, Keller não parou mais. Ela ficou seis vezes entre as três primeiras colocadas do Ironman Havaí, além de ser bicampeã do Ironman Brasil. Também já conquistou diversos títulos de triathlon como o hexacampeonato do Troféu Brasil.

Mas para obter importantes títulos é necessário treinar bastante. Segundo Keller, a sua rotina é puxada. Ela treina de cinco a oito horas por dia e descansa uma vez por semana. Em média faz cerca de 20 a 30km de natação, 400 a 500km de bike e 80 a 90km de corrida.

Para as pessoas que pretendem iniciar no esporte, ela aconselha procurar um profissional conceituado. “É muito legal fazer uma prova de Ironman. Os interessados devem procurar um acompanhamento e ter cuidado para não caírem nas mãos de técnicos errados. Tem muita gente que acaba machucando as pessoas por falta de treinamento e insegurança”, conta.

Mas Keller gosta de lembrar que ela é uma profissional. “As pessoas não precisam fazer a mesma intensidade e o mesmo treinamento que eu faço. Eu sou um atleta profissional, faço isso há mais de 20 anos e não foi de um dia para o outro que eu consegui obter essa performance. Cada um tem que procurar adequar o trabalho para chegar numa prova de ironman e ter prazer, curtir. Para depois melhorar gradativamente”, aconselha.

“As pessoas começam a treinar e esquecem do resto da vida, acham que são profissionais. Eu que sou profissional não penso em treino 24 horas por dia. Tem gente que se torna inconveniente porque só fala no esporte”, acrescenta.

Por causa do esporte, Keller tem um corpo de invejar. Com 1,67m de altura é quase impossível localizar alguma “gordurinha” extra no seu corpo. Mas para ter saúde não é necessário ser atleta profissional e quem dá a dica é a própria Fernanda Keller.

O primeiro passo para ter uma boa forma é escolher uma atividade física agradável. “Para ter um corpo saudável, não precisa correr, pedalar e nadar como eu. Faça pelo menos alguma atividade aeróbica que seja prazerosa”, conta. “Comece devagar para ganhar condicionamento físico. Depois disso a mulher consegue fazer o que ela quiser. As coisas não acontecem por mágica. É igual faculdade, a gente não faz um curso em seis meses”, acrescenta.

Segundo Keller, tudo exige um processo e um tempo. Por isso quanto mais se investe, mais frutos a pessoa colhe. “Não existe lipoaspiração, lipoescultura, essas coisas imediatas. O bom resultado é a mudança de hábito. É a pessoa se conscientizar que o que é melhor para ela é o saudável. Depois que ela prova isso não vai querer trocar. O resultado você não vê em uma semana”.

Para a carioca a parte estética é a conseqüência da vida saudável. “Se você faz alguma coisa pensando na saúde, você passa a se sentir melhor. A estética é um brinde que vai grátis. É maravilhoso”, revela.

Além das competições, Fernanda também se preocupa com social. Ela tem dois projetos que atendem crianças e jovens de classes menos favorecidas. Ambos usam o esporte como ferramenta para afastar as crianças da rua.

Keller também lançou esse ano um DVD, “Espírito Campeão”. Este relata a trajetória da triathleta, conta a história do esporte, dá dicas esportivas e mostra como é o dia a dia dela. “É um DVD interessante para qualquer pessoa, independente se ela faz triathlon. Além de matar a curiosidades das pessoas sobre o que eu faço”.

Provas- No dia 13 de agosto, Fernanda Keller participará da corrida carioca Bowerman 10k, no Rio de Janeiro. Em outubro ela parte para seu grande desafio do ano, o Ironman do Havaí. E em novembro ela corre os 10k Nike em São Paulo.

No mês de maio, Keller participou do Ironman Brasil e não conseguiu chegar entre as três primeiras colocadas. Na época muitas pessoas especularam sua aposentadoria. Indagada sobre o assunto, a carioca é clara. “Você já viu surfista parar de pegar onda? Comigo é a mesma coisa. Algum dia se eu não obtiver mais um resultado bom para a categoria profissional, eu troco de categoria”, finaliza.

Para saber mais sobre a triathleta: www.fernandakeller.com.br

Motorzinho participa do Meio Ironman de Brasília

Esporte Adaptado · 27 jul, 2006

O atleta cadeirante Elizario dos Santos, mais conhecido como Motorzinho, confirmou presença no Meio Ironman Brasil, que acontece no dia 20 de agosto em Brasília. Ele é o único triathleta da categoria cadeirantes na América do Sul que participou e completou o Ironman Brasil.

Mas dessa vez, Motorzinho irá enfrentar metade das distâncias de um Ironman. Ele terá que completar 1,9km de natação, 90km de bike e mais 21,5km de corrida. “Competir em Brasília será uma imensa satisfação. Só o esporte pode me oferecer tais oportunidades. Nunca pensei que poderia um dia visitar a Capital Federal”, afirma o atleta que usa três tipos diferentes de cadeiras durante a competição.

Segundo ele, seu grande desafio em Brasília é o tempo seco. “Dizem que esta época do ano é de muita seca no Centro-Oeste. Vai ser mais um obstáculo no qual os atletas terão que enfrentar”, conta.

Motorzinho ficou paraplégico depois que levou cinco tiros durante um assalto na loja em que trabalhava. Antes do incidente, ele já era esportista e participava de ultramaratonas.

Reinaldo Colucci é o 7º colocado no Ironman da Suíça

Triathlon · 03 jul, 2006

O brasileiro Reinaldo Colucci foi o sétimo colocado do Ironman da Suíça que aconteceu nesse último domingo na cidade de Zurique. O triathleta completou a prova no tempo de 8h43min49. Esta foi a sua primeira prova depois de 10 semanas afastado por causa de uma contusão na perna.

O primeiro lugar da prova ficou com o suíça Stefan Riesen (8h16min50seg). Já a segunda posição foi para o seu compatriota Mathias Hecht (8h26min01seg) seguido pelo belga Gerrit Schellens (8h30min01). No feminino, as três melhores colocadas foram: Rebecca Preston, da Austrália (9h24min18seg), Nicole Klingler, de Liechenstein (9h36min18seg), e Michaela Giger SUI (9h53min47seg).

Colucci está na Europa desde o início de junho e quer intensificar seus treinos para conseguir uma vaga no Mundial de Ironman do Havaí, que acontece no mês de outubro. Ainda nesse mês, o brasileiro deve participar de uma prova na França.