ironman

Galindez está pronto para o Ironman e quer o tricampeonato

O triathleta argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, está pronto para encarar o Ironman 2007. A prova acontece no próximo dia 27 em Florianópolis, Santa Catarina, e Galindez quer buscar o tricampeonato.

Recuperado de um incidente, após ser atropelado por competidores em prova na Argentina, ele acredita que fará um bom Ironman. “Estou recuperado e os treinos estão bem. Agora estou treinando menos e descansando enquanto espero a prova. As minhas expectativas são as melhores. Não tenho bola de cristal para saber o resultado final. Mas espero que ocorra tudo bem”, conta.

No ano passado ele fez o melhor tempo da prova dos últimos cinco anos. Galindez completou a competição em 8h15min18. Conhecedor do percurso do Ironman Brasil, ele espera encontrar um mar tranqüilo no dia do evento. “A natação é complicada porque todo o ano tem correnteza. Se o vento vier do sul, o mar fica calmo. Agora se ventar do norte o mar fica mexido”, explica o triathleta que vai encarar 3,8km de natação.

Bike - Galindez é considerado um dos melhores pedais da atualidade e nos 180km de bike do Ironman Brasil, ele não deve enfrentar dificuldades. “O ciclismo é quase todo plano, com poucas subidas. É um circuito rápido. O fato de ser duas voltas, para mim fica até melhor, porque tem a torcida perto. Dessa forma passa um pouco mais rápido”, conta.

Mas assim como a natação o vento também pode ser um fator decisivo no Ironman. “Venta mais na região sul da ilha. Lá o vento bate forte e é um local crítico da bike. O vento fica nas costas complica um pouco”. Além disso, Galindez alerta sobre o vácuo nas provas. O vácuo acontece quando um ciclista fica atrás de outro e assim pedala com mais facilidade, já que o primeiro rompe com parte da resistência do ar.

“Eu espero que os fiscais façam o trabalho bem feito. Tomará que eles punam quem tem que punir. Porque esse negócio de pegar vácuo no Ironman tem acontecido bastante. No Havaí é uma coisa absurda. O pessoal pega vácuo o tempo todo. Espero que aqui seja uma prova limpa, que ninguém fique pegando vácuo de ninguém”, revela.

Além da bike, a prova também conta com 42 quilômetros de corrida. A largada do Ironman acontece no próximo domingo (27) às 7h na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis.

O Webrun fará a cobertura on line do evento no domingo a partir das 6h.


Galindez está pronto para o Ironman e quer o tricampeonato

Triathlon · 21 maio, 2007

O triathleta argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, está pronto para encarar o Ironman 2007. A prova acontece no próximo dia 27 em Florianópolis, Santa Catarina, e Galindez quer buscar o tricampeonato.

Recuperado de um incidente, após ser atropelado por competidores em prova na Argentina, ele acredita que fará um bom Ironman. “Estou recuperado e os treinos estão bem. Agora estou treinando menos e descansando enquanto espero a prova. As minhas expectativas são as melhores. Não tenho bola de cristal para saber o resultado final. Mas espero que ocorra tudo bem”, conta.

No ano passado ele fez o melhor tempo da prova dos últimos cinco anos. Galindez completou a competição em 8h15min18. Conhecedor do percurso do Ironman Brasil, ele espera encontrar um mar tranqüilo no dia do evento. “A natação é complicada porque todo o ano tem correnteza. Se o vento vier do sul, o mar fica calmo. Agora se ventar do norte o mar fica mexido”, explica o triathleta que vai encarar 3,8km de natação.

Bike - Galindez é considerado um dos melhores pedais da atualidade e nos 180km de bike do Ironman Brasil, ele não deve enfrentar dificuldades. “O ciclismo é quase todo plano, com poucas subidas. É um circuito rápido. O fato de ser duas voltas, para mim fica até melhor, porque tem a torcida perto. Dessa forma passa um pouco mais rápido”, conta.

Mas assim como a natação o vento também pode ser um fator decisivo no Ironman. “Venta mais na região sul da ilha. Lá o vento bate forte e é um local crítico da bike. O vento fica nas costas complica um pouco”. Além disso, Galindez alerta sobre o vácuo nas provas. O vácuo acontece quando um ciclista fica atrás de outro e assim pedala com mais facilidade, já que o primeiro rompe com parte da resistência do ar.

“Eu espero que os fiscais façam o trabalho bem feito. Tomará que eles punam quem tem que punir. Porque esse negócio de pegar vácuo no Ironman tem acontecido bastante. No Havaí é uma coisa absurda. O pessoal pega vácuo o tempo todo. Espero que aqui seja uma prova limpa, que ninguém fique pegando vácuo de ninguém”, revela.

Além da bike, a prova também conta com 42 quilômetros de corrida. A largada do Ironman acontece no próximo domingo (27) às 7h na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis.

O Webrun fará a cobertura on line do evento no domingo a partir das 6h.

Bike: etapa mais longa do Ironman merece atenção

No próximo dia 27 acontece em Florianópolis (SC) o Ironman Brasil 2007. Cerca de 1200 pessoas irão participar da prova que contará com 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida.

A largada da prova será dada às 7h na praia de Jurerê Internacional. Após a natação, os atletas partirão para o trecho mais longo do Ironman. O ciclismo será feito em duas voltas de 90km pelas rodovias de Floripa. O treinador Carlos Ferraro, conhecido como Neném, dá algumas dicas para não fazer feio no pedal do Ironman. Confira:

  • Nos dias que antecedem a prova, veja e reveja todos os itens da sua bike. Rodas, pneus, pneu reserva, suporte de garrafinhas, garrafinhas, ajuste de guidon e selim (se você a desmontou para a viagem), e outras coisas que se você deixar para última hora pode te dar dor de cabeça na prova;

  • Faça um mapa mental do percurso nos dias prévios. Olhe as características do trajeto, curvas, subidas, descidas. Isso te ajudará no dia da prova, parecendo que o percurso já foi feito. Sentindo assim, mais confiança e facilidade ao enfrentar cada trecho;

  • Inicie o ciclismo num ritmo, que na sua sensação pareça lento, lembre-se que são muitos quilômetros; e ainda depois tem a maratona. É melhor na metade da prova, que você esteja em um ritmo lento e possa aumentar, do que ter esgotado suas energias por ter ido forte demais;

  • O ciclismo é o melhor momento para se fazer um reforço alimentar e hidratação, pois em cima da bicicleta você terá uma maior facilidade de mastigar e engolir os alimentos e também de manipulá-los. Monte um plano de alimentação com seu técnico e cumpra-o;

  • Procure mudar de posição na bike de vez em quando, percorrendo pequenos períodos em pé. Isso vai ajudar sua musculatura a relaxar um pouco.


  • Bike: etapa mais longa do Ironman merece atenção

    Triathlon · 18 maio, 2007

    No próximo dia 27 acontece em Florianópolis (SC) o Ironman Brasil 2007. Cerca de 1200 pessoas irão participar da prova que contará com 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida.

    A largada da prova será dada às 7h na praia de Jurerê Internacional. Após a natação, os atletas partirão para o trecho mais longo do Ironman. O ciclismo será feito em duas voltas de 90km pelas rodovias de Floripa. O treinador Carlos Ferraro, conhecido como Neném, dá algumas dicas para não fazer feio no pedal do Ironman. Confira:

  • Nos dias que antecedem a prova, veja e reveja todos os itens da sua bike. Rodas, pneus, pneu reserva, suporte de garrafinhas, garrafinhas, ajuste de guidon e selim (se você a desmontou para a viagem), e outras coisas que se você deixar para última hora pode te dar dor de cabeça na prova;

  • Faça um mapa mental do percurso nos dias prévios. Olhe as características do trajeto, curvas, subidas, descidas. Isso te ajudará no dia da prova, parecendo que o percurso já foi feito. Sentindo assim, mais confiança e facilidade ao enfrentar cada trecho;

  • Inicie o ciclismo num ritmo, que na sua sensação pareça lento, lembre-se que são muitos quilômetros; e ainda depois tem a maratona. É melhor na metade da prova, que você esteja em um ritmo lento e possa aumentar, do que ter esgotado suas energias por ter ido forte demais;

  • O ciclismo é o melhor momento para se fazer um reforço alimentar e hidratação, pois em cima da bicicleta você terá uma maior facilidade de mastigar e engolir os alimentos e também de manipulá-los. Monte um plano de alimentação com seu técnico e cumpra-o;

  • Procure mudar de posição na bike de vez em quando, percorrendo pequenos períodos em pé. Isso vai ajudar sua musculatura a relaxar um pouco.

  • Confira os brasileiros no Ironman Brasil

    O Ironman Brasil, única seletiva do país para o Mundial da categoria no Havaí, acontece no próximo dia 27 em Florianópolis (Santa Catarina), com a participação de vários brasileiros com chances de chegar entre os 10 melhores. Fernanda Keller, Reinaldo Colucci, Fábio Carvalho e Ivan Albano são alguns dos principais nomes.

    Até hoje a única vitória tupiniquim na competição veio no feminino, com Fernanda Keller (2004), enquanto os homens ainda tentam obter esse feito inédito. Estão em disputa 50 vagas para o Mundial, além de 50 mil dólares em premiação durante os 3,9 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42,1 de corrida.

    Keller possui no currículo seis medalhas de bronze no Havaí e 14 colocações entre as 10 melhores em suas 20 participações seguidas em Kona. Outra que também promete fazer bonito é Rita Correia, que já chegou cinco vezes entre as 10 melhores e ostenta no currículo o título do RBK Premier Long Distance, além da gaúcha Kátia Farias Ruschel, triatleta com larga experiência em provas do gênero.

    Masculino - Entre os homens, Reinaldo Colucci, jovem revelação de 21 anos, já participou do Ironman duas vezes e obteve a oitava colocação (2004) e a quarta em 2005. Na carreira o paulista tem o bicampeonato do Triathlon Gerardmer (França); o título de campeão brasileiro de longas distâncias; o segundo lugar no Embrunman e o nono posto no Mundial de Longa Distância de 2006.

    Fábio Carvalho, 27 anos, é um dos principais nomes do Brasil em provas de longa distância. Como melhor resultado, ele tem o recorde nacional do Ironman Brasil, com 8h38min, obtido no ano passado quando terminou em oitavo. Já na carreira, ele tem como destaque o bicampeonato do RBK Premier Long Distance; o terceiro lugar no Ironman de Los Angeles e o vice no Troféu Brasil.

    Ivan Albano, que assim como Fabinho é de Mogi Mirim, ostenta a quinta colocação na prova na edição de 2005, o sétimo no Ironman de Wisconsin no mesmo ano e terceiro no 70.3 Brasil Telecom, no ano passado.

    Entre outros brazucas que podem fazer bonito estão Fred Monteiro, de Santos; Luiz Catta Preta, de Curitiba e Leandro Macedo, de Brasília. Leandro, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata (1995), fará sua estréia no Ironman Brasil Telecom e, como preparação, venceu a etapa carioca do RBK Premier Long Distance, no dia em que completou 40 anos.


    Confira os brasileiros no Ironman Brasil

    Triathlon · 17 maio, 2007

    O Ironman Brasil, única seletiva do país para o Mundial da categoria no Havaí, acontece no próximo dia 27 em Florianópolis (Santa Catarina), com a participação de vários brasileiros com chances de chegar entre os 10 melhores. Fernanda Keller, Reinaldo Colucci, Fábio Carvalho e Ivan Albano são alguns dos principais nomes.

    Até hoje a única vitória tupiniquim na competição veio no feminino, com Fernanda Keller (2004), enquanto os homens ainda tentam obter esse feito inédito. Estão em disputa 50 vagas para o Mundial, além de 50 mil dólares em premiação durante os 3,9 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42,1 de corrida.

    Keller possui no currículo seis medalhas de bronze no Havaí e 14 colocações entre as 10 melhores em suas 20 participações seguidas em Kona. Outra que também promete fazer bonito é Rita Correia, que já chegou cinco vezes entre as 10 melhores e ostenta no currículo o título do RBK Premier Long Distance, além da gaúcha Kátia Farias Ruschel, triatleta com larga experiência em provas do gênero.

    Masculino - Entre os homens, Reinaldo Colucci, jovem revelação de 21 anos, já participou do Ironman duas vezes e obteve a oitava colocação (2004) e a quarta em 2005. Na carreira o paulista tem o bicampeonato do Triathlon Gerardmer (França); o título de campeão brasileiro de longas distâncias; o segundo lugar no Embrunman e o nono posto no Mundial de Longa Distância de 2006.

    Fábio Carvalho, 27 anos, é um dos principais nomes do Brasil em provas de longa distância. Como melhor resultado, ele tem o recorde nacional do Ironman Brasil, com 8h38min, obtido no ano passado quando terminou em oitavo. Já na carreira, ele tem como destaque o bicampeonato do RBK Premier Long Distance; o terceiro lugar no Ironman de Los Angeles e o vice no Troféu Brasil.

    Ivan Albano, que assim como Fabinho é de Mogi Mirim, ostenta a quinta colocação na prova na edição de 2005, o sétimo no Ironman de Wisconsin no mesmo ano e terceiro no 70.3 Brasil Telecom, no ano passado.

    Entre outros brazucas que podem fazer bonito estão Fred Monteiro, de Santos; Luiz Catta Preta, de Curitiba e Leandro Macedo, de Brasília. Leandro, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata (1995), fará sua estréia no Ironman Brasil Telecom e, como preparação, venceu a etapa carioca do RBK Premier Long Distance, no dia em que completou 40 anos.

    Aos 43 Keller não pensa em parar e corre Ironman

    Com 43 anos de idade Fernanda Keller, o principal nome brasileiro em competições de Ironman não quer saber de aposentadoria. A “atleta de ferro” se prepara para mais uma edição do Ironman Brasil, em Florianópolis (SC) no dia 27 de maio, onde busca fazer o melhor possível, mas sem pensar em título ou qualquer resultado.

    “Eu odeio expectativa sobre colocação. A expectativa é sempre fazer o melhor possível no dia”, conta. Desde o ano passado, após a prova onde obteve a quinta colocação, ela vem treinando com o fisiologista Paulo Figueiredo e com Jorge Lourenço, do Flamengo, na parte de natação.

    Para encarar os 3,8 quilômetros de natação; 180 de ciclismo e 42.195 de corrida ela se dedica praticamente em tempo integral aos treinamentos. “Chego a treinar até oito horas por dia entre os longos, a natação e musculação”, ressalta a carioca. “Semanalmente faço cerca de 25 quilômetros de natação, 400 a 500 de bike e entre 80 e 90 de corrida”, completa.

    Percurso - Ao ser indagada sobre qual modalidade prefere, Keller é enfática ao dizer que gosta das três, mas confessa que se dá melhor na corrida e no ciclismo, geralmente os trechos em que ela leva a melhor sobre as adversárias. Competindo em provas dessa modalidade desde 1987, ela comenta um pouco sobre o percurso da Ilha da Magia.

    Os competidores largam para a primeira perna, a de natação e, segundo a atleta, geralmente o início é tranqüilo apesar das cerca de mil pessoas que se amontoam na praia. “Não tem nenhum grande obstáculo, a não ser a ansiedade e nervosismo que acontece com qualquer pessoa e que é normal”, ressalta.

    “A natação em Floripa tem um nível moderado, depende do dia e da correnteza. Até hoje a natação não foi ainda o ideal em termos de percurso e espero que esse ano dê tudo certo”. De acordo com Keller, no ano passado houve uma pequena confusão, já que inicialmente os atletas deveriam fazer o retorno no barco da organização, mas na última hora mudaram o trajeto. “Espero que esse ano o percurso seja bem definido para que as pessoas não se percam”.

    Mais percurso - Já o trecho de ciclismo ela diz que não tem um nível técnico muito alto, o que permite um bom tempo. “A bike é um trecho relativamente rápido, depende muito como estiver o vento. Apenas na segunda volta tem uma subida que você sente um pouco mais”.

    Por fim chega a parte de corrida, onde geralmente há diversas disputas por posições e onde também o público está mais perto dos atletas. Apesar disso, Fernanda diz que não gosta muito dessa perna. “A maratona eu acho que tem um percurso muito ruim, pois detesto dar várias volta no mesmo lugar”, comenta. “O público nunca sabe quem está em primeiro e segundo e só vêem um monte de gente no mesmo lugar. Gostava mais quando era uma volta completa”, finaliza.

    O Ironman Brasil terá largada a partir das 7h em Florianópolis no dia 27 de maio e o Webrun fará a cobertura completa do evento direto da Ilha da Magia.


    Aos 43 Keller não pensa em parar e corre Ironman

    Triathlon · 16 maio, 2007

    Com 43 anos de idade Fernanda Keller, o principal nome brasileiro em competições de Ironman não quer saber de aposentadoria. A “atleta de ferro” se prepara para mais uma edição do Ironman Brasil, em Florianópolis (SC) no dia 27 de maio, onde busca fazer o melhor possível, mas sem pensar em título ou qualquer resultado.

    “Eu odeio expectativa sobre colocação. A expectativa é sempre fazer o melhor possível no dia”, conta. Desde o ano passado, após a prova onde obteve a quinta colocação, ela vem treinando com o fisiologista Paulo Figueiredo e com Jorge Lourenço, do Flamengo, na parte de natação.

    Para encarar os 3,8 quilômetros de natação; 180 de ciclismo e 42.195 de corrida ela se dedica praticamente em tempo integral aos treinamentos. “Chego a treinar até oito horas por dia entre os longos, a natação e musculação”, ressalta a carioca. “Semanalmente faço cerca de 25 quilômetros de natação, 400 a 500 de bike e entre 80 e 90 de corrida”, completa.

    Percurso - Ao ser indagada sobre qual modalidade prefere, Keller é enfática ao dizer que gosta das três, mas confessa que se dá melhor na corrida e no ciclismo, geralmente os trechos em que ela leva a melhor sobre as adversárias. Competindo em provas dessa modalidade desde 1987, ela comenta um pouco sobre o percurso da Ilha da Magia.

    Os competidores largam para a primeira perna, a de natação e, segundo a atleta, geralmente o início é tranqüilo apesar das cerca de mil pessoas que se amontoam na praia. “Não tem nenhum grande obstáculo, a não ser a ansiedade e nervosismo que acontece com qualquer pessoa e que é normal”, ressalta.

    “A natação em Floripa tem um nível moderado, depende do dia e da correnteza. Até hoje a natação não foi ainda o ideal em termos de percurso e espero que esse ano dê tudo certo”. De acordo com Keller, no ano passado houve uma pequena confusão, já que inicialmente os atletas deveriam fazer o retorno no barco da organização, mas na última hora mudaram o trajeto. “Espero que esse ano o percurso seja bem definido para que as pessoas não se percam”.

    Mais percurso - Já o trecho de ciclismo ela diz que não tem um nível técnico muito alto, o que permite um bom tempo. “A bike é um trecho relativamente rápido, depende muito como estiver o vento. Apenas na segunda volta tem uma subida que você sente um pouco mais”.

    Por fim chega a parte de corrida, onde geralmente há diversas disputas por posições e onde também o público está mais perto dos atletas. Apesar disso, Fernanda diz que não gosta muito dessa perna. “A maratona eu acho que tem um percurso muito ruim, pois detesto dar várias volta no mesmo lugar”, comenta. “O público nunca sabe quem está em primeiro e segundo e só vêem um monte de gente no mesmo lugar. Gostava mais quando era uma volta completa”, finaliza.

    O Ironman Brasil terá largada a partir das 7h em Florianópolis no dia 27 de maio e o Webrun fará a cobertura completa do evento direto da Ilha da Magia.

    Confira algumas dicas para a natação no Ironman

    No próximo dia 27 de maio acontece em Florianópolis, Santa Catarina, a edição 2007 do Ironman Brasil. A competição reunirá mais de dois mil atletas de 37 países. Todos enfrentarão 3,8km de natação, 180km de bike e por fim 42km de corrida. Por isso preparo físico é indispensável.

    A natação é a primeira modalidade do desafio. A largada da prova é às 7h da manhã na praia do Jurerê, porém, os atletas acordam bem mais cedo para checarem seus equipamentos e para a pintura do número em seus corpos.

    O treinador Carlos Eugênio Ferraro, mais conhecido como Neném, dá algumas dicas sobre a etapa de natação. Confira:

  • Chegue cedo para poder visualizar as bóias e fazer o trajeto em sua cabeça. Para ver a correnteza, o vento, por onde é melhor entrar e por onde é melhor sair da água;

  • Se você vai nadar com roupa de borracha, recomenda-se fazer alguns treinos antes, usando a mesma roupa do dia da prova. Coloque-a e tire-a varias vezes, pois é sempre muito complicado fazer estas transições. Coloque vaselina ou algum tipo de lubrificante nos locais de maior atrito entre a roupa e sua pele. Primeiro, para evitar assaduras e segundo para facilitar a retirada da mesma;

  • Como você terá uma prova muito longa pela frente, não cabe fazer grandes aquecimentos. Creio que um leve alongamento e algumas braçadas no mar para o corpo se adaptar ao movimento e também a temperatura da água, já seriam suficientes. Lógico que se você pretende fazer uma natação forte para disputar posições, você precisará aquecer mais para elevar um pouco mais sua freqüência cardíaca, e entrar na água já em um ritmo acelerado;

  • Comece a natação em seu ritmo. Procure controlar a ansiedade inicial. Ela faz com que aumentemos nossa velocidade e isso irá causar um certo desconforto mais adiante, mas não se deixe abalar e tente reencontrar seu ritmo. Não faça nada diferente do que você treinou;

  • Tente não passar longos períodos sem “focar” a bóia e procure olhar para frente de 10 em 10 braçadas, ou de cinco em cinco. Alguns preferem um ciclo maior, outros menor, isso fica a seu critério.

  • Confira algumas dicas para a natação no Ironman

    Triathlon · 15 maio, 2007

    No próximo dia 27 de maio acontece em Florianópolis, Santa Catarina, a edição 2007 do Ironman Brasil. A competição reunirá mais de dois mil atletas de 37 países. Todos enfrentarão 3,8km de natação, 180km de bike e por fim 42km de corrida. Por isso preparo físico é indispensável.

    A natação é a primeira modalidade do desafio. A largada da prova é às 7h da manhã na praia do Jurerê, porém, os atletas acordam bem mais cedo para checarem seus equipamentos e para a pintura do número em seus corpos.

    O treinador Carlos Eugênio Ferraro, mais conhecido como Neném, dá algumas dicas sobre a etapa de natação. Confira:

  • Chegue cedo para poder visualizar as bóias e fazer o trajeto em sua cabeça. Para ver a correnteza, o vento, por onde é melhor entrar e por onde é melhor sair da água;

  • Se você vai nadar com roupa de borracha, recomenda-se fazer alguns treinos antes, usando a mesma roupa do dia da prova. Coloque-a e tire-a varias vezes, pois é sempre muito complicado fazer estas transições. Coloque vaselina ou algum tipo de lubrificante nos locais de maior atrito entre a roupa e sua pele. Primeiro, para evitar assaduras e segundo para facilitar a retirada da mesma;

  • Como você terá uma prova muito longa pela frente, não cabe fazer grandes aquecimentos. Creio que um leve alongamento e algumas braçadas no mar para o corpo se adaptar ao movimento e também a temperatura da água, já seriam suficientes. Lógico que se você pretende fazer uma natação forte para disputar posições, você precisará aquecer mais para elevar um pouco mais sua freqüência cardíaca, e entrar na água já em um ritmo acelerado;

  • Comece a natação em seu ritmo. Procure controlar a ansiedade inicial. Ela faz com que aumentemos nossa velocidade e isso irá causar um certo desconforto mais adiante, mas não se deixe abalar e tente reencontrar seu ritmo. Não faça nada diferente do que você treinou;

  • Tente não passar longos períodos sem “focar” a bóia e procure olhar para frente de 10 em 10 braçadas, ou de cinco em cinco. Alguns preferem um ciclo maior, outros menor, isso fica a seu critério.
  • Galindez e Kristensen defendem título do Ironman Brasil

    Os atuais campeões do Ironman Brasil já confirmaram presença na edição 2007 da prova. O argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen brigarão pelo pódio novamente no dia 27 de maio.

    A prova será realizada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), e contará com 1.244 participantes de 37 países. Todos enfrentarão um percurso com 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida.

    Galindez já venceu a competição por duas e vezes e agora quer o tricampeonato. Em 2006, ele fez o melhor tempo dos últimos cinco anos e ainda acabou com a série de vitórias do alemão Olaf Sabatschus. Após uma disputa acirrada e emocionante com o australiano Luke Bell, Oscar completou a prova em 8h15min18, apenas 29 segundos à frente do adversário.

    “Minha meta é, como sempre, fazer o melhor. Não tenho a vaga garantida na final do Ironman, o que torna essa edição muito importante. Mudei um pouco meu treinamento para a bike em razão de uma contusão. Por isso, agora estou focado em recuperar esse tempo perdido”, conta.

    Já Lisbeth Kristensen não era a favorita do ano passado, mas desbancou as adversárias ao completar a prova com 9h20min46, nove minutos antes da segunda colocada, a argentina Bárbara Buenahora, campeã em 2003.

    “Tenho tido sorte em minha curta carreira, iniciada em 2000, obtendo resultados expressivos. Eu treino forte e cuido bem do meu corpo para que um dia eu possa vencer em Kona, no Havaí, e me tornar campeã mundial. Um dia, tenho certeza, esse sonho se realizará”, afirma.

    O Ironman Brasil acontece no dia 27 com largada às 7h. Toda a concentração do evento será feita no Clube Doze de Agosto em Jurerê Internacional, Florianópolis.


    Galindez e Kristensen defendem título do Ironman Brasil

    Triathlon · 14 maio, 2007

    Os atuais campeões do Ironman Brasil já confirmaram presença na edição 2007 da prova. O argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen brigarão pelo pódio novamente no dia 27 de maio.

    A prova será realizada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), e contará com 1.244 participantes de 37 países. Todos enfrentarão um percurso com 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida.

    Galindez já venceu a competição por duas e vezes e agora quer o tricampeonato. Em 2006, ele fez o melhor tempo dos últimos cinco anos e ainda acabou com a série de vitórias do alemão Olaf Sabatschus. Após uma disputa acirrada e emocionante com o australiano Luke Bell, Oscar completou a prova em 8h15min18, apenas 29 segundos à frente do adversário.

    “Minha meta é, como sempre, fazer o melhor. Não tenho a vaga garantida na final do Ironman, o que torna essa edição muito importante. Mudei um pouco meu treinamento para a bike em razão de uma contusão. Por isso, agora estou focado em recuperar esse tempo perdido”, conta.

    Já Lisbeth Kristensen não era a favorita do ano passado, mas desbancou as adversárias ao completar a prova com 9h20min46, nove minutos antes da segunda colocada, a argentina Bárbara Buenahora, campeã em 2003.

    “Tenho tido sorte em minha curta carreira, iniciada em 2000, obtendo resultados expressivos. Eu treino forte e cuido bem do meu corpo para que um dia eu possa vencer em Kona, no Havaí, e me tornar campeã mundial. Um dia, tenho certeza, esse sonho se realizará”, afirma.

    O Ironman Brasil acontece no dia 27 com largada às 7h. Toda a concentração do evento será feita no Clube Doze de Agosto em Jurerê Internacional, Florianópolis.

    Saiba quais são os equipamentos para o Ironman

    Triathlon · 08 maio, 2007

    O Ironman Brasil acontece esse ano no dia 27 de maio em Florianópolis, Santa Catarina. A competição reunirá mais de 1.200 triathletas de diversas partes do mundo para enfrentar 3,8km de natação, 180km de bike e por fim 42km de corrida.

    Para encarar o desafio é necessário muito treino e disciplina. Mas, além disso, os competidores também devem ter um arsenal de equipamentos como bike, tênis, óculos de natação, entre outros.

    Confira o Guia do Ironman do Webrun. Lá os amantes do esporte e os iniciantes podem encontrar os produtos adequados para a modalidade, além de poder esclarecer algumas dúvidas. Veja aqui.

    Ironman Brasil bate recorde de inscritos: 1.244

    A edição desse ano do Ironman Brasil encerrou as inscrições com recorde de participantes: 1.244, sendo 24 a mais do que no ano passado. A prova é considerada a mais importante disputa de triathlon da América Latina, pois distribuirá 50 vagas para a disputa do Mundial da categoria no Havaí.

    A disputa acontece no dia 27 de maio em Florianópolis (SC) e os competidores vão enfrentar 3,9 quilômetros de natação; 180 de ciclismo e 42,1 de corrida. “Conseguimos superar o número do ano passado, fato que nos deixa bastante felizes. Mas o importante é que mantivemos a força da competição e sua importância dentro do cenário internacional do circuito ao atrair atletas de 37 países”, comenta Carlos Galvão, diretor do evento.

    Carlos garante ainda que apesar do grande número de atletas, a prova será disputada dentro do limite técnico e a competição ocorrerá sem problemas. Outro atrativo, além das vagas para o Mundial, será a premiação de US$ 50 mil para os melhores profissionais.

    Destaques - A prova será disputada em grande nível, já que estarão presentes sete ex-campeões, como o argentino radicado no Brasil Oscar Galindez, vencedor em 2003 e 2006. Também estarão na briga Eduardo Sturla, vencedor em 2001 e o alemão Olaf Sabatschus, ganhador em 2004 e 2005.

    Já entre as mulheres o destaque fica por conta da brasileira Fernanda Keller, ganhadora em 2004, além da argentina Bárbara Buenahora, primeira em 2003; a norte-americana Joanna Zeiger, campeã em 2005, e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen, melhor do ano passado. A largada oficial será às 7h, mas o evento terá programação a partir das 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição.


    Ironman Brasil bate recorde de inscritos: 1.244

    Triathlon · 08 maio, 2007

    A edição desse ano do Ironman Brasil encerrou as inscrições com recorde de participantes: 1.244, sendo 24 a mais do que no ano passado. A prova é considerada a mais importante disputa de triathlon da América Latina, pois distribuirá 50 vagas para a disputa do Mundial da categoria no Havaí.

    A disputa acontece no dia 27 de maio em Florianópolis (SC) e os competidores vão enfrentar 3,9 quilômetros de natação; 180 de ciclismo e 42,1 de corrida. “Conseguimos superar o número do ano passado, fato que nos deixa bastante felizes. Mas o importante é que mantivemos a força da competição e sua importância dentro do cenário internacional do circuito ao atrair atletas de 37 países”, comenta Carlos Galvão, diretor do evento.

    Carlos garante ainda que apesar do grande número de atletas, a prova será disputada dentro do limite técnico e a competição ocorrerá sem problemas. Outro atrativo, além das vagas para o Mundial, será a premiação de US$ 50 mil para os melhores profissionais.

    Destaques - A prova será disputada em grande nível, já que estarão presentes sete ex-campeões, como o argentino radicado no Brasil Oscar Galindez, vencedor em 2003 e 2006. Também estarão na briga Eduardo Sturla, vencedor em 2001 e o alemão Olaf Sabatschus, ganhador em 2004 e 2005.

    Já entre as mulheres o destaque fica por conta da brasileira Fernanda Keller, ganhadora em 2004, além da argentina Bárbara Buenahora, primeira em 2003; a norte-americana Joanna Zeiger, campeã em 2005, e a dinamarquesa Lisbeth Kristensen, melhor do ano passado. A largada oficial será às 7h, mas o evento terá programação a partir das 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição.

    Ornellas é 4º em Ironman nas Ilhas Virgens

    Triathlon · 07 maio, 2007

    O brasileiro Marcus Ornellas chegou na quarta posição do St. Croix Ironman 70.3, realizado no último domingo (6) nas Ilhas Virgens, após uma disputa acirrada com os australianos Craig Alexander, Richie Cunningham e Chris McCormick. A prova foi disputada nas distâncias de dois quilômetros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 de corrida.

    Alexander teve trabalho para sacramentar a vitória, já que iniciou a corrida junto com seus compatriotas e o brasileiro. Porém, da mesma forma com que fez em uma prova disputada em novembro do ano passado, acelerou no trecho final e cruzou a linha com o tempo de 4h04min52. Cunningham finalizou em segundo com 4h08min56, McCormick em terceiro com 4h09min51 e Ornellas em quarto com 4h10.

    Já entre as mulheres a vitória ficou com a britânica Julie Dibens, como tempo de 4h29min11, seguida por sua compatriota Catriona Morrison com 4h33min09 e pela canadense Samantha McGlone com 4h39min52. A prova serve de qualificação para o Mundial de Ironman 70.3 em Clearwater, Estados Unidos, e para o Mundial de Ironman em Kona, Havaí.

    Inscrições prorrogadas para o Ironman Brasil

    Triathlon · 02 maio, 2007

    As inscrições para o Ironman Brasil foram prorrogadas. De acordo com os organizadores, em razão do feriado de 1º de maio, as inscrições agora vão até o dia 11 de maio. Mas o limite de participantes foi quase alcançado, restam apenas 87 vagas para a competição, que acontece no dia 27 de maio em Florianópolis, Santa Catarina.

    Até agora 1113 pessoas já foram confirmadas. Ao todo os participantes enfrentarão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida com largada e chegada em Jurerê Internacional. A prova é a única seletiva da América Latina para a final do Mundial Ironman, no Havaí, classificando 50 atletas, além de distribuir US$ 50 mil aos profissionais.

    As inscrições podem ser feitas pelo site oficial, www.ironmanbrasil.com.br e custam US$ 350. Segundo os organizadores, a inscrições serão encerradas quando o limite de participantes for atingido e isso pode acontecer antes da data prevista, que é 11 de maio.