Depois de anos reclusos em função da pandemia, este é o primeiro ano que o carnaval vai voltar aos moldes do que era. Muitos dias de festa, diversão e amigos reunidos às vezes acabam cobrando a conta depois. Desregulação do hábito intestinal, com alteração na aparência e frequência das fezes; inchaço generalizado; alterações na coloração e no odor da urina; alterações de pele, como aparecimento de acnes e aumento da oleosidade são alguns dos sintomas que podem indicar que houve exagero no período. Mas nada é motivo para desespero, segundo a nutricionista da Care Club POA, Brendha Ferreira Henrique.
“É inclusive recomendável termos momentos para extrapolar a dieta e cuidarmos também da nossa saúde mental e das nossas relações sociais. Muitas vezes, é justamente a realização de dietas muito restritivas que ocasiona momentos de exagero e descontrole nas pessoas”, salienta. De acordo com ela, devido à privação extrema ao longo do ano, em situações festivas, o indivíduo encontra uma espécie de “escape” e se joga de cabeça, sendo que o equilíbrio é a verdadeira chave para saúde.
“Os erros mais comuns durante as festas de carnaval são: esquecer de se hidratar – muitas vezes o aumento do consumo de bebidas alcoólicas acaba diminuindo o consumo de água na mesma medida – e não planejar as suas refeições, de forma que é muito comum aumentar o consumo de “lanches prontos” tais como cachorro-quente, xis e espetinho no próprio local onde está curtindo a folia, ao invés de refeições completas e mais saudáveis”, destacou. Por isso, o planejamento é o maior aliado de quem não quer deixar de aproveitar a época sem precisar lidar com as consequências depois.
Outro problema muito comum da época é a ressaca depois de ter exagerado na bebida. Nestes casos, a solução é simples: hidratação e descanso. “É preciso tomar muita água no dia da ressaca, mas na grande maioria das vezes, a reposição de eletrólitos também é necessária – principalmente se tiverem ocorrido episódios de vômitos ou diarreia – o que pode ser feito com a ingestão de isotônicos. Comidas mais leves e pouco gordurosas – como purê de batata – também auxiliam na recuperação, mesmo que não apeteça tanto assim enquanto o enjoo persistir”, orienta Brendha. O descanso também é fundamental, pois o corpo fica enfraquecido e precisa de tempo para se recuperar.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
“Beba muita água! Alguns sintomas de pouco consumo de água: sede; boca seca; cansaço; tontura; indisposição; desatenção; alteração de humor; queda da pressão arterial postural; urina concentrada e com forte odor. Uma boa opção para aumentar o consumo de líquidos ao longo do dia é consumir chás gelados, sucos de frutas naturais, água de coco, por exemplo”, recomenda a nutri Larissa Marfori, da Care Club São Paulo (confira as receitas abaixo).
E depois de tantos dias de festas, não adianta querer voltar para o ritmo de treino de antes de uma vez só. “Retome a sua rotina como um todo (seu trabalho, idas ao mercado, preparação de marmitas etc) e naturalmente você retomará seu planejamento alimentar e sua rotina de treinos. Não tente compensar a semana do carnaval com comportamentos nocivos – como pular refeições ou treinar em jejum – pois não há essa necessidade: há um ano novo inteirinho pela frente”, conclui a nutricionista Brendha.
SUCOS VERDES
Suco verde de maçã e couve:
- Maçã Fuji – 1 Unidade pequena (140g)
- Couve – 1 Folha média (20g)
- Limão – 1 Unidade média (40g)
- Gengibre – 1 Fatia (4g)
- Água e gelo – À vontade
Forma de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida.
Suco verde de melão e couve:
- Melão – 2 Fatias (140g)
- Couve – 1 Folha média (20g)
- Pepino (com casca) – 0.5 Unidade (50g)
- Hortelã – 2 Colheres de café cheia (8g)
- Maçã – 1 Unidade pequena(80g)
- Água de coco – 1 Copo pequeno(s) (150ml)
- Stévia a gosto
Forma de preparo: lave bem a maçã, corte ao meio e retire as sementes. Bata todos os Ingredientes no liquidificador até tudo estar totalmente triturado. Passe em uma peneira, adoce e sirva.
DICAS PARA O CARNAVAL – NUTRI LARISSA MARFORI
– Para quem gosta de consumir álcool no carnaval, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto. Beba com moderação, sem exageros!
– Não fique longos períodos em jejum! O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos. Então, consuma folhosos e legumes variados no almoço e no jantar; evite temperar a salada com molhos prontos; prefira carnes magras e inclua peixes grelhados ou assados; inclua pelo menos 1 porção de verduras, 1 porção de legumes e 1 porção de frutas ao dia. Sucos “cold pressed” são uma boa forma de aumentar o consumo de frutas e vegetais;
– Atente-se às condições de higiene dos locais que você se alimenta. Se possível, prepare sua comida em casa e deixe pronta para comer quando chegar com bastante fome!
– Cuidado especial com o consumo de frutos do mar e alimentos vendidos na praia, por conta do calor, estes alimentos estragam facilmente e nem sempre estão mantidos em temperaturas corretas.
– Evite os lanches naturais que contenham maionese ou molhos. A maionese e os molhos são muito perecíveis e estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos sob temperatura correta.
– Coma alimentos que te forneçam energia, assim você manterá o pique total no carnaval! Aposte em lanches práticos como: barra de proteína, frutas secas (bananinha passa, tâmara, damasco), nuts e até uma paçoquinha é bem – vinda.
– Normalmente é difícil encontrar alimentação saudável na rua, por isso é importante levar pequenos lanchinhos na bolsa, por exemplo: Snacks de grão de bico, edamame, milho e chips de batatas assadas; Castanhas em geral; Barra de nuts ou de proteína; se programando bem, dá para levar um sanduíche de patê de atum ou frango desfiado (com creme de ricota ou cottage, evite maionese), Homus com bolacha de arroz ou cenoura baby;
– No pós-festa é possível garantir as proteínas do dia através dos sachês de suplementos proteicos como whey protein ou proteína vegetal, e também usar iogurtes ricos em proteínas, aqueles com 15 a 20g de proteína são ideais. Eles ervem também para complementar o café́ da manhã̃ ou um lanche intermediário como outras opções, tipo Tahine ou pasta de amendoim / castanhas;