Ádria dos Santos é um dos nomes fortes da equipe brasileira (foto: Divulgação)
O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou hoje o número de vagas que cada país terá direito no Atletismo dos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008 e informou que o Brasil contará com 48. Serão 31 para os homens e 17 para as mulheres, um aumento de mais de 180% em relação às 17 vagas obtidas em Atenas 2004.
Isso mostra claramente que a estratégia de desenvolvimento que planejamos e implementamos para a modalidade está atingindo os resultados desejados, prova incontestável do sucesso de nosso trabalho, ressalta Vital Severino Neto, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). É um número histórico, completa.
O Brasil ficou com o segundo lugar em número de participantes, empatado com a Austrália e à frente de grandes potências, como Estados Unidos (44); Alemanha (42) e Grã Bretanha (36). Apenas a anfitriã da competição, a China, ficou à frente dos canarinhos, com um total de 80 vagas.
Até agora o país já soma 160 vagas em 15 das 20 modalidades que compõem o programa paraolímpico, o que é de longe a maior participação na história das Paraolimpíadas e supera a meta estabelecida de 150 posições estabelecidas pelo CPB. Em Atenas foram 98 atletas em 13 modalidades e em Sidney 64 em nove diferentes disputas.
Os Jogos Paraolímpicos de Pequim serão realizados de seis a 17 de setembro de 2008, utilizando as mesmas instalações dos Jogos Olímpicos e o objetivo é colocar o Brasil na 12ª colocação no quadro geral de medalhas.
Este texto foi escrito por: Webrun