Onda de calor exige cuidados durante a prática de atividades físicas

Redação Webrun | Bem Estar · 13 nov, 2023

O Brasil todo vem registrando altas temperaturas desde a semana passada. Para quem gosta de calor o cenário é ótimo, mas para os que realizam atividades físicas, principalmente ao ar livre, as altas temperaturas podem se tornar inimiga dos treinos.

O educador físico e professor do curso de Educação Física da Universidade UNG, Edison Tresca, considera que poder treinar em um dia assim é uma delícia, porém, este cenário exige alguns cuidados especiais por parte do atleta. “É essencial que o esportista seja orientado por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, pois ele saberá exatamente quais exercícios mais adequados as suas necessidades e objetivos, e a melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento”, ressalta.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Onda de calor exige cuidados na prática de atividades físicas

Onda de calor pode prejudicar seu desempenho nas atividades físicas/ Foto: Adobe Stock

Segundo o profissional, deve-se utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis, manter o ambiente arejado e, quando necessário, ventilado. Em caso de ambientes abertos, aplicar protetor solar, usar óculos de sol e boné. Mesmo que você esteja habituado a uma prática regular de atividades físicas, em dias muito quentes, procure reduzir a exigência dos exercícios em cerca de 20%. Evite exercitar-se, independentemente do horário, em temperaturas superiores a 29 graus ou em dias com a umidade relativa do ar abaixo de 50%.

Procure exercitar-se nos períodos mais frescos do dia, como início da manhã, finalzinho da tarde ou à noite. Além disso, é importante ingerir bastante líquido em pequenas porções ao longo do dia a cada 40 ou 60 minutos. Em dias quentes a perda de água do organismo, pela transpiração, é mais intensa, podendo desidratá-lo muito rapidamente. Ingerir preferencialmente água fresca, evitando bebidas industrializadas, que normalmente contém muito sódio como conservantes.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós-treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!