Marion Jones é condenada a seis meses de prisão

A atleta americana e detentora de várias medalhas olímpicas, Marion Jones, foi condenada a seis meses de prisão por ter mentido sobre o uso de esteróides e por envolvimento com drogas e acusação de fraude. A velocista de 32 anos pediu ao juiz que fosse o “mais misericordioso possível”, mas o meritíssimo impôs a pena máxima.

Segundo o juiz Kenneth Karas, é preciso enviar uma mensagem para os atletas que utilizam drogas e mancham valores como “trabalho duro, dedicação, trabalho em equipe e espírito esportivo”. Ele comenta ainda que os atletas são inspirações e servem de modelo para muitas pessoas, mas não estão desobrigados de falar a verdade.

“Respeito a decisão e espero que as pessoas possam aprender algo com os meus erros”, declarou Jones às agências internacionais. Os advogados de defesa tinham pedido que ela recebesse como punição apenas a prisão domiciliar, pois já tinha sido penalizada o suficiente, com a devolução das medalhas e o pedido formal de desculpas.

Penalidades- Além dos seis meses de reclusão, ela ficará proibida de competir durante dois anos e será supervisionada neste período, em que também terá que prestar 800 horas de serviços comunitários. Nem mesmo o fato dela ter dois filhos, um deles ainda de colo, abrandou a pena.

Ela se tornou uma das atletas mais famosas nos Estados Unidos e no mundo, depois de vencer os 100m; 200m e o revezamento 4x400m nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000, além do bronze no salto em distância e no revezamento 4x400m. Em outubro do ano passado ela sofreu uma queda monstruosa na carreira, depois de admitir que mentiu para investigações federais em novembro de 2003, ocasião em que negou o uso de esteróides.

Atletismo · 14 jan, 2008


Atleta biamputado não poderá competir em Pequim

O atleta sul-africano biamputado Oscar Pistorius não poderá competir os Jogos Olímpicos de Pequim ao lado de atletas não-deficientes, após decisão da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Oscar é recordista dos 400m na categoria amputados e tinha como meta competir na china este ano ao lado de grandes nomes do atletismo mundial.

De acordo com a conclusão de estudos realizados em novembro do ano passado pela entidade, o uso das “próteses cheetah”, que ele usa, seria uma grande vantagem. Os testes foram realizados pelo professor Peter Brüggemann na German Sport University, em Cologne (Alemanha) baseado em análises biomecânicas e psicológicas de Oscar e comparadas com cinco atletas não-deficientes de alta performance. Todos os testes foram supervisionados pela Iaaf e foram feitos com o consentimento do atleta.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

  • Oscar foi capaz de correr na mesma velocidade dos outros atletas, mas com 25% a menos de gasto energético, sendo que no momento em que a velocidade imposta é alcançada, correr com próteses precisa de menos energia adicional do que as pernas naturais.

  • O potencial psicológico de Oscar e dos outros atletas foi testado de três formas diferentes e está claro que seu potencial não é maior do que o dos outros atletas, apesar dos resultados terem sido similares.

  • A análise biomecânica demonstrou grande diferença na mecânica das próteses na hora do sprint, já que a força de reação vertical no chão e o impulso vertical são diferentes. O montante de energia que a prótese retorna nunca foi reportada por um músculo humano, já que é três vezes maior.

  • A energia perdida pela prótese foi medida em 9,3% durante a fase de posição de largada, enquanto a energia de um tornozelo convencional teve perda de 41,4%. Isso significa que a vantagem mecânica é superior a 30%.

    Metodologia - A entidade explica que as análises foram feitas por mais de 10 cientistas, foram usadas 12 câmeras de alta velocidade (250 frames por segundo), com gravação em três dimensões, além de outras quatro câmeras. Plataformas de força foram usadas para gravara as reações no solo e os pontos de força.

    Os atletas não amputados usaram uma máscara do tipo k4, para monitorar o VO2, que também foi medido em bicicletas estáticas e amostras de sangue foram recolhidas regularmente. Um scanner 3D foi usado para gravar a massa corporal e as medidas de todos os atletas.

    Desta forma, o Conselho Técnico da Iaaf declarou que as próteses podem ser consideradas como ajuda técnica, o que de acordo com as regras da entidade é proibido e Oscar Pistorius não poderá participar de competições organizadas sob a chancela da Associação.

    Atletismo · 14 jan, 2008


  • Adriano Bastos garante penta da Maratona da Disney

    O brasileiro Adriano Bastos garantiu nesse último fim de semana o pentacampeonato da Maratona da Disney nos Estados Unidos. O atleta finalizou a prova em 2h20min56.

    Queridinho dos norte-americanos, Bastos revelou que a conquista desse ano não foi fácil. No mês de novembro ele participou da Maratona de Curitiba e depois seguiu com treinos fortes para a Disney. “Ao contrário do que aconteceu em 2006, que consegui encaixar bem os treinos, desta vez senti bater um cansaço enorme. Treinei durante o mês de dezembro todinho sentindo uma enorme fadiga. Mesmo assim segui adiante com treinamentos e não deixei que o desânimo me abatesse”, conta.

    De acordo com o maratonista, no dia da prova ele estava bem e com a musculatura relaxada o que possibilitou mais uma vitória. “Repetindo a mesma cena dos anos anteriores, logo na primeira milha percebi que comecei a abrir uma boa vantagem para os demais competidores e a sensação de que eu estava confortável e descansado parecia um milagre”, revela Bastos que tem uma tatuagem do Mickey em cada panturrilha.

    Mas um fato surpreendeu o atleta, após a terceira milha um novo líder seguiu na ponta e deu trabalho para o brasileiro até a milha 15 (aproximadamente até o quilômetro 24). “Na milha 20 para 21, que é um trecho de ida e volta vi o quanto estava na frente do segundo colocado. Ali já conseguia ver a vitória em minhas mãos, ou melhor, nos meus pés”. Segundo Bastos, que já foi convidado para participar da prova de 2009, o hexacampeonato da Disney estará nos seus planos novamente.

    A Maratona da Disney acontece todos os anos em Orlando, na Flórida, e seu percurso passa pelos parques da Walt Disney World: Epcot Center, Magic Kingdom, Animal Kingdom e MGM. Todos os participantes recebem ao final da maratona uma medalha do Mickey.

    Maratona · 14 jan, 2008


    Organizador debate suas provas

    Muito legal a iniciativa do José João da Silva e do Renato Elias, da JJS Eventos, de convidar um número expressivo de técnicos de corrida para debater a organização de suas provas.

    Achei interessante, duas coisas: o debate voltado à massa de corredores formado pelas assessorias esportivas, salientando que suas provas são voltadas para quem faz a festa, ou seja, os amadores. E olha que nas duas principais provas a Troféu Cidade de São Paulo e Troféu Independência a elite é muito bem tratada como já presenciei várias vezes.

    Mas o mais legal foi atentar para os números que apresentaram sobre o abastecimento: água a cada dois quilômetros, além, de gel e isotônico. Exemplo a ser seguido por muito organizador.

    Pelo patamar que o Brasil já atingiu em termos de corridas de rua já, está mais do que na hora de acabar de vez com problema de abastecimento.

    Corridas de Rua · 12 jan, 2008


    Principais maratonas brasileiras divulgam datas

    As principais maratonas brasileiras já divulgaram as datas das competições deste ano com antecedência, para que os corredores possam se preparar tanto nos treinamentos, quanto no planejamento de viagens, para aqueles que são de fora dos Estados onde a competição se realiza. A Maratona de Florianópolis; a de Porto Alegre; a de São Paulo; a do Rio de Janeiro; a de Foz do Iguaçu e a de Curitiba já divulgaram os dias em que serão realizadas.

    A primeira prova do ano será a de Florianópolis, no dia 20 de abril. Oficialmente com o nome de Maratona de Santa Catarina, pelo fato de ser organizada pelo Governo Estadual, é popularmente conhecida pelo nome da cidade, como tradicionalmente acontece com este tipo de competição. É uma prova plana, com trechos pela orla, o que facilita a obtenção de tempos baixos.

    No dia 25 de maio acontece a Maratona de Porto Alegre, que tem como característica ser realizada em uma época mais fria, o que propicia a obtenção de recordes e outros tempos baixos. O percurso é plano e o principal diferencial é a existência de uma prova de revezamento junto com a competição principal.

    Já a prova paulista será realizada no dia primeiro de junho e o grande diferencial é ser transmitida ao vivo pela televisão. Em anos normais é disputada com clima frio, mas já houve edições em que a temperatura esquentou muito e vários atletas passaram mal e tiveram que ser atendidos pelos médicos.

    Mais provas - A Maratona Carioca acontece no dia 29 de junho e sempre é disputada sob uma calor de mais de 30 graus, mas é uma competição que costuma atrair muitos estrangeiros ao Rio de Janeiro. Há também uma Meia Maratona realizada em conjunto com a prova principal e o percurso é praticamente todo plano, pela orla, com belas paisagens de fundo, como o Aterro do Flamengo.

    No dia 12 de outubro será realizada a Maratona de Foz do Iguaçu, competição que teve ano passado a primeira edição e acontece num percurso bem seletivo, com vários aclives e declives. A organização foi muito elogiada pelos atletas, mas este ano vai coincidir com a Meia do Rio, que além de ser transmitida ao vivo pela televisão, valerá como Mundial de Meia. De acordo com informações do Sesc Paraná, que organiza a prova, eles já estão estudando uma nova data.

    A última grande maratona do ano será no dia 23 de novembro, em Curitiba e, assim como a de Foz, tem um trajeto bem seletivo. O evento reúne muitas pessoas, principalmente de fora do Paraná, e costuma ter uma temperatura fria pela manhã e quente com o decorrer da competição.

    Maratona · 11 jan, 2008


    JJS reúne técnicos em SP para discutir melhorias

    Renato Elias e José João da Silva, diretores da JJS Eventos, reuniram diversos treinadores na noite da última quinta-feira com o objetivo de discutir melhorias na temporada 2008 do Circuito de Corridas organizado pela empresa. Cerca de 50 treinadores estiveram presentes e puderam interagir com os diretores e com outros colegas para que todos possam trabalhar de forma harmônica.

    Segundo Renato, o circuito da JJS possui alguns diferenciais e eles sempre pensam na grande massa, no atleta amador, que precisa de uma atenção especial. “Nossas provas de 10 quilômetros são as únicas que possuem postos de água em cinco pontos (quilômetros 2; 4; 6; 8 e chegada) e que distribuem gel e isotônico”. Segundo ele, o corredor se desidrata muito facilmente enquanto espera a largada e desde a implantação destes benefícios, o número de atendimentos médicos chegou a zero após o evento.

    O diretor se diz contra a realização de muitas provas num mesmo final de semana, pois acredita que tanto os atletas quanto os patrocinadores ficam prejudicados, já que a quantidade de participantes fica reduzida, assim como a divulgação pela mídia. Ele cita como exemplo a realização de grandes eventos no Brasil e em outros países, que geram um grande retorno justamente por serem únicos. “Será que se tivéssemos várias etapas da Fórmula 1 em São Paulo teríamos 60 mil pessoas de público como acontece com apenas uma?”

    Estão confirmadas as provas de Aniversário da Cidade de São Paulo em 25 de janeiro; a Corrida Cidade de Porto Alegre em 23 de março; a Volta de Curitiba em 18 de maio; a Corrida das Pontes do Recife em 22 de junho; o Troféu Independência do Brasil em sete de setembro; a Corrida Santos Dummont em 12 de outubro, em São Paulo; a Corrida Cidade Maravilhosa em dois de novembro e a Corrida BH em oito de dezembro. O evento contou com o apoio da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo) e foi aprovado pelos participantes.

    Corridas de Rua · 11 jan, 2008


    Valmir Nunes assume diretoria de ultras na CBAt

    O ultramaratonista Valmir Nunes terá mais um desafio em sua carreira, mas não será em nenhuma competição mundo afora. O brasileiro vai assumir a diretoria de ultramaratonas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), após aceitar convite da entidade que pretende alavancar a modalidade no país.

    Aos 44 anos de idade, ele á bicampeão mundial nos 100 km (1991 e 1995), com uma das cinco melhores marcas do mundo, 6h18min09, além de ter no currículo a melhor performance das Américas em corridas de 24 horas, com 273,8 quilômetros percorridos. Ele usará sua experiência como competidor para atuar como intermediário entre a CBAt e a Associação Internacional de Ultracorredores (IAU), órgão filiado à Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

    “Fiquei muito feliz com o convite e o meu objetivo e o da Confederação é fazer a modalidade crescer no Brasil. Lá fora, as corridas são bem fortes e temos muitos brasileiros, muitos maratonistas experientes, que podem seguir esse caminho”, afirma Valmir. Ele diz ainda que pretende mudar a concepção estereotipada no Brasil, que os ultramaratonistas são corredores de idade mais avançada e que nunca vingaram em outras modalidades.

    Um exemplo clássico é do japonês Shinichi Watanabe, 31 anos, campeão mundial de 2007, na Holanda, com 6h23min21s. “Em 2004, ele fez 2h09min32 na Maratona de Berlim, no ano seguinte 2h13min27 em Chicago e, aos 31 anos já foi destaque nas melhores maratonas do Mundo e é campeão mundial dos 100 km. Assim como ele há vários maratonistas no Brasil com chances de evoluir”.

    Funções - Entre os atributos de Valmir está a regulamentação das corridas de 100 km e 24 horas e a organização de equipes para as competições mundiais. “Tenho bons contatos lá fora, por toda essa vivência em mundiais e provas por vários lugares. O esporte é bom porque fazemos amigos e, graças a Deus, conquistei isso, além de vitórias. Com certeza, vai ajudar muito”, destaca.

    O início das funções como diretor coincide com o tempo em que ele precisará se ausentar dos treinamentos devido à uma cirurgia realizada em dezembro, para extrair um pedaço do osso do calcanhar e uma bolsa atrás do tendão esquerdo, visando a melhora em suas atuações. “Sofria com essas dores há oito anos. Sei que posso melhorar e, além do mais, deu para tirar o stress. Corri muitas provas na raça”, lembra.

    Ultra Maratona · 11 jan, 2008


    Brasil inicia projeto de construção de Centro de Altitude

    O Ministério do Esporte deu o primeiro passo para a construção de um centro de treinamento em altitude no Brasil, depois de reunião entre o Ministro Interino do Esporte Wadson Ribeiro, o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, o prefeito da cidade de Itamonte (MG), Marcos Tridon de Carvalho e o Secretário de Esporte e Lazer de Itamonte, Antonio José Costa. Na reunião foi decidido que a apresentação do projeto arquitetônico do complexo será feita até fevereiro deste ano, em uma obra realizada em parceria com os governos federal, estadual e municipal.

    Nas instalações do Centro está previsto alojamento para os atletas, pista de atletismo, ginásio poliesportivo e parque aquático, num terreno localizado a 2.100 metros acima do nível do mar. Atualmente vários competidores treinam no município, mas sem uma estrutura adequada.

    Enquanto o Centro não fica pronto, o Ministério firmou uma parceria com o único hotel localizado a 2.400m de altitude, onde será instalado já na próxima semana uma academia e um laboratório. A cidade também receberá a doação de uma pista de atletismo feita com pneu reciclado.

    Segundo o Secretário Djan Madruga, a possibilidade de treino em Itamonte é vista como “um diamante esportivo, porque nossos desportistas não precisarão mais viajar para o exterior em busca de melhor condicionamento físico, o que vai gerar economia”. Diversas Confederações fizeram visita à região, entre elas a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), Confederação Brasileira de Atletismo (CBA) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

    Atletismo · 10 jan, 2008