De acordo com o jornal britânico BBC, o maratonista Haile Gebrselassie pode ficar de fora da maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim. O motivo da desistência é a poluição do ar da cidade de Pequim.
Segundo Haile, ele não irá competir os 42 quilômetros se o nível de poluição do ar de Pequim continuar alto. Haile já sofreu com problema respiratório em outras competições, uma delas foi a última maratona de Londres, em 2007.
Se até lá o ar ainda estiver poluído eu vou tentar correr alguma distância menor, revela o etíope que venceu a Maratona de Dubai na última sexta-feira. Além de Haile, a inglesa Paula Radcliffe também sofre de problemas respiratórios.
Sua equipe vai estudar a possibilidade de que Paula use um outro tipo de medicamento nos Jogos Olímpicos. Ela tem asma e de acordo com o seu médico, a poluição não é algo controlável, por isso irão usar medicamentos.
Maratona · 21 jan, 2008
Oito mil pessoas participaram da Corrida São Sebastião que aconteceu no Rio de Janeiro no último domingo. O evento foi realizado no Aterro do Flamengo e teve como campeões os brasileiros Ubiratan dos Santos e Maria Zeferina Baldaia.
Ubiratan completou os 10 quilômetros de prova no tempo de 29min51. Comecei esta temporada com tudo, com o pé direito. Venci as corridas de reis de Brasília e São Paulo. Tinha sido vice-campeão da São Sebastião em 2006 e buscava esse título. É um percurso excelente. Agora vou focar meu treinamento na busca pelo índice A nos cinco mil metros e tentar a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, conta o campeão.
Já Maria Zeferina cruzou a linha de chegada em 34min11. Vi que poderia vencer após a metade da prova. Assumi a ponta e não larguei mais. Competi três vezes na São Sebastião e sempre subi no pódio, mas nunca havia vencido, diz a atleta, terceira colocada na São Silvestre de 2007.
Essa foi a 10ª edição da prova. Confira o pódio:
Masculino
1º - Ubiratan José dos Santos - 29min35
2º - Damião Ancelmo de Souza - 29min51
3º - Marcos Alexandre Elias - 29min55
4º - Luis Paulo da Silva Antunes - 30min09
5º - Amos Maiyo Maindi - 30min12
Feminino
1º - Maria Zeferina Rodrigues Baldia - 34min11
2º - Pauline Chepchumba - 34min17
3º - Zenaide Vieira - 34min22
4º - Marily dos Santos - 34min41
5º - Eunice Jeptoo - 34min55
Corridas de Rua · 21 jan, 2008
Esqueça o relógio GPS último modelo ou o primeiro tênis que ultrapassou a barreira do milhar de real, atualmente, nada disto para mim é mais importante do que comprar um simples colchonete para ser usado nos exercícios de alongamentos, que na Run for Life são feitos no mínimo oito vezes por semana.
A primeira medida foi pesquisar para comprar pela internet. Achei fácil depois de pesquisar em lojas especializadas. Um modelo emborrachado sai por R$ 21,90 + R$ 5,20 de frete, que totaliza R$ 27,10 vale mais do que a pena adquirir esse acessório.
A blogaiada pode estar perguntando: mas as assessorias esportivas não disponibilizam esse equipamento básico? Diria que disponibilizam, mas de forma reduzida o que é bastante compreensível. Ou você imagina aquele personal trainer com 100, 200 e alguns dizem passar dos mil alunos, levarem colchonetes para todos?
Certamente, deveria de haver não um carro utilitário, mas sim, um caminhão somente para o transporte do acessório. Por isso, a tendência é cada aluno seja responsável por seu kit de corrida.
Corridas de Rua · 20 jan, 2008
Eu poderia ter postado ontem sobre a minha estréia na Run for Life, do Wanderlei de Oliveira, mas em dia de Haile, o corredor aqui deve ficar quietinho. Afinal não gostaria de estragar a doce lembrança do dia que o Imperador sim, esse apelido pertence primeiro a Haile e não ao Adriano cravou a segunda melhor marca da história na maratona.
Bem, vamos lá! Às 5h55 entro na pista, a sorte pensei: parou de chover, já que na terra da garoa, chuva, toró e tempestade é o que não faltam. Nas instruções foi solicitado levar colchonetes ou toalhas, opto pela segunda. Assim livrei meu traseiro de começar o treino de alongamento molhado e no qual eram aplicadas técnicas de Yoga, comandado pela técnica, a Profª Mônica Peralta. O leitor deve estar pergunta cadê o Wanderlei de Oliveira? Bem, o Wandeilei, está bem ao ladinho seguindo a série da professora e de olhos nos pupilos.
Mas se não fosse a Profª Mônica, eu talvez teria esborrachado minha cara no chão, em uma das sessões em que pedia somente um pé em contato com o solo exercício básico para qualquer corredor ; ela neste momento pediu ao grupo, cerca 30 pessoas, para energetizar o meu equilíbrio. Por parcos segundos consegui o tão desejado equilíbrio, claro, que foi muito menos que se equilibrou a septuagenária Dona Mítico.
Porém agradeci a Mitra, Deusa do Equilíbrio, que a energia emanada pelo meu (des) equilíbrio não se voltasse para o grupo. Com certeza o resultado não seria nada agradável.
Na verdade, sempre fui adepto do alongamento feijão com arroz, aquele rapidinho. Estica aqui puxa dali, já que sempre treinava planilhado, mas por vezes sozinho. Claro na planilha pedia o alongamento completo, mas... Está aí um ponto a ser trabalhado: alongamento!
Depois fomos correr bem light por 40 minutos na Pista de Excelência do Ícaro de Castro e após a corrida, andamos descalços na grama. Sensação muito boa. Mas, Mitra precisa me ajudar muito mais ainda.
Já se não bastasse a total falta de coordenação, tenho outro problema e esse sempre foi um problema para mim é não saber correr muito devagar, digo ao menos seis, sete minutos por quilômetro. Estranho, muitas vezes dói mais correr devagar do que correr rápido. Mas sei que treino para maratona ou outra distância qualquer exige que você saiba correr devagar por que senão você se estoura e vai pra o estaleiro.
Depois do primeiro treino oficial com certeza devo seguir o mantra:
Mitra, Mitra, Mitra...help Mitra!
Corridas de Rua · 19 jan, 2008
No aniversário de São Paulo, 25 de janeiro será realizada na capital paulista a tradicional corrida que leva o nome da cidade. A competição, que tem largada e chegada no Obelisco do Ibirapuera, contará com 10 quilômetros.
Os interessados em participar da prova têm até o dia 22 de janeiro, próxima terça-feira para efetuarem a inscrição. Esta custa R$35, mas funcionários do Carrefour pagam R$30. Além disso, pessoas com mais de 60 anos também recebem descontos, R$17,50 cada inscrição.
A largada da prova será dada às 8h e o evento também contará com uma caminhada. Para se inscrever na competição basta acessar o site oficial da competição: www.jjseventos.com.br
Caminhada · 19 jan, 2008
Segundo os dados da Federação Paulista de Atletismo (FPA), que analisa o número de provas oficiais de corridas de rua na cidade de São Paulo, nos últimos cinco anos a corrida cresceu da seguinte forma: 17 corridas realizadas em 2002, 34 em 2003, 107 em 2004, 166 em 2005, e 187 em 2006. O número de corredores inscritos saltou de 11 mil em 2002 para 450 mil em 2006.
Além disso, o número de assessorias esportivas e equipes de corrida também cresceu bastante. Só no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, temos mais de 60 durante a semana, cada uma contando com os serviços de vários treinadores e outros profissionais da área.
Com o crescimento tão expressivo deste esporte, surgiram, naturalmente, novas organizações de prova, cada uma buscando seu diferencial em qualidade. Continuam sendo explorados novos espaços para provas na cidade, fugindo um pouco do velho eixo Ibirapuera-USP. Oferecem-se atrativos cada vez melhores, como um kit mais bacana, uma camiseta de melhor qualidade, bandas de músicas durante as provas, direito a um show, etc. É a lei do mercado.
Com isso, o público também passou a ser mais crítico, podendo traçar comparativos e optar pelo tipo de competição de sua preferência, ou seja, aquela com muitos inscritos e mais festiva, ou outra com o número limitado de participantes, ou ainda uma terceira que tenha um percurso mais confortável, e assim por diante.
É óbvio que esta concorrência entre as organizações é muito salutar, principalmente para aqueles corredores com mais experiência, já que algumas provas estavam apresentando certa monotonia, tanto pelos percursos repetitivos, quanto pelo grande número de participantes.
Problemas - Infelizmente, há também problemas. No final do ano passado estivemos reunidos com os diretores do setor de corridas de Rua da FPA para tratarmos do calendário de 2008. Para nossa grande surpresa, naquele mesmo final de semana de dezembro havia, simplesmente 10 provas onde a FPA faria sua indispensável supervisão!
Isso mesmo! 10 corridas de rua num mesmo final de semana, incluindo uma festiva com quatro mil inscritos no sábado e mais outras três importantes com mais de três mil inscritos no domingo!
Para os técnicos, seu trabalho ficou um pouco mais complicado. Além de ter que se desdobrar para acompanhar seus alunos nas mais variadas provas, a preocupação em evitar lesões por excesso de competições tem se tornado uma constante. Está cada vez mais difícil gerenciar o treino daqueles corredores inflamados pelas emoções e empurrados pelos e-mails das organizações e da facilidade das inscrições on-line.
Se for ruim para os treinadores, também o é para os corredores, que acabam não melhorando seus tempos, por não treinarem direito, ou se lesionam e ficam impossibilitados de fazer aquilo que mais gostam!
Organizadores - Para os organizadores as coisas também estão se modificando bastante, pois o fato de vários eventos coincidirem para um mesmo final de semana, está dificultando atingir um número almejado de inscritos, conforme prometido aos patrocinadores. Como conseqüência financeira, há que transpor inúmeros obstáculos para se conseguir um resultado positivo.
Ao contrário do que a maioria pensa, o valor arrecadado com as inscrições não cobre os custos, tais como a elevadíssima taxa para a liberação das ruas pela CET, impostos, camisetas, medalhas, água, kit de lanches, ambulâncias e equipe médica, banheiros químicos, aluguel de grades, montagem de arena e palco, manutenção de site, staffs, sistema de som, supervisão da FPA, cronometragem eletrônica, despesas com telefone, e assim por diante.
Com o nível de qualidade que atingimos, só se consegue atingir o saldo zero ou obter algum lucro, quando se dispõem de bons patrocinadores. Estes, além de não serem fáceis, com a realização constante de duas ou três grandes provas concorrentes no mesmo final de semana, certamente estarão reavaliando o foco de seus investimentos.
O maior desafio, porém, é manter o interesse da mídia e do público. Até onde irá a paciência do pessoal cujas ruas em torno de suas residências são interditadas rotineiramente? Como disse o Sr. Renato Elias, Diretor da JJS Eventos Esportivos: será que se tivéssemos várias etapas da F1 em São Paulo teríamos 60 mil pessoas de público como acontece com apenas uma etapa?.
Por tudo isso que apresentamos, e para evitar outros problemas que possam ocorrer no futuro:
1- cabe aos organizadores entrar em acordo para evitar este prejudicial acúmulo de eventos no mesmo dia
2- cabe ao Departamento de Esportes da Cidade de São Paulo não permitir que dois eventos de grande porte sejam agendados para mesmo final de semana.
Queremos, sim, cada vez mais a massificação deste tão divertido, democrático e saudável esporte que é a corrida de rua, mas este crescimento deve ocorrer sempre de forma sustentável.
A ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo), que representa a maioria dos treinadores que orientam milhares de corredores desta cidade, tem conversado com diversos organizadores de provas e está disposta e aberta a ajudar, no que for possível, para a solução destes problemas.
Caminhada · 18 jan, 2008
Os atletas brasileiros de marcha atlética vão tentar índice no próximo domingo (20) para as Olimpíadas de Pequim. A equipe participa dos 50km da Copa Brasil Caixa de Marcha, que acontece em Santa Catarina.
De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a prova terá árbitros do quadro da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Por isso os resultados serão homologados, e se algum atleta fizer o índice olímpico a qualificação estará garantida.
"Esta será a tônica da competição, com vários atletas em condições de buscar a vitória", conta Ivo da Silva, responsável pela equipe da Adeblu, de Blumenau. "Acho que o Moacir Zimmermann, que agora treina comigo, tem boas chances de vencer e até de alcançar o Índice B para os Jogos Olímpicos".
Outro forte candidato a vaga é o campeão do ano passado Mário José dos Santos Júnior. "A prova será boa, mas é claro que a obtenção do Índice B (4h07min) dependerá das condições climáticas. Se chover, as condições serão melhores. Do contrário, os atletas buscarão completar a prova, sem forçar o ritmo", conta Ivo,
O recordista brasileiro Sergio Galdino, que tem 3h58min58 também estará na competição, após se recuperar de lesão. Apesar de afirmar que não está na melhor forma, o marchador afirma que pode competir.
A demais provas de marcha da Copa Brasil serão disputadas nos dias 23 e 24 de fevereiro em Curitiba (PR).
Marcha Atlética · 18 jan, 2008
Haile Gebrselassie, certamente já fez sua marca na história do atletismo mundial e pode ter seu nome comparado com algumas lendas do esporte, como seu compatriota, o etíope Abebe Bikila ou o tcheco Emil Zatopek.
Mas, na minha modestíssima opinião, Geb como o chamam carinhosamente, é o melhor corredor de todos os tempos. E ponto. Ganhou todos os títulos que disputou. Quebrou todos os recordes de pôde. É medalhista de ouro em mundiais e olimpíadas
Se não bastasse todo seu cartel de conquistas há menos de quatro meses depois de ter cravado o recorde mundial da maratona, em Berlim, hoje pela manhã ele estabeleceu a segunda melhor marca da história da distância, naquela que para mim será uma das mais badaladas maratonas do mundo: Dubai.
Com o tempo 2h04min53, somente vinte sete segundos acima do próprio recorde, Geb, torna-se o primeiro homem da história a correr a distância sub 2h05min duas vezes. Para quem pensa que que o atleta está satisfeito, ele já afirmou que pode correr em 2h03min e previu que no futuro alguém que não será ele - mas também não sabemos se esta pessoa já nasceu, percorrerá a mítica distância sub 2 horas.
Depois da prova de hoje Haile falou: "tudo precisa estar perfeito e hoje faltou apenas uma coisinha". O que é "coisinha" para ele, com certeza será uma "coisona" para todos os demais mortais e impossível de fazer.
Corridas de Rua · 18 jan, 2008
Nesse domingo acontece no Rio de Janeiro a Corrida de São Sebastião. Mais uma vez os quenianos marcarão presença no evento. De acordo com os organizadores, vão estar presentes na competição Eunice Jeptoo, campeã da última corrida Gonzaguinha; Pauline Chepchumba, vice-campeã da mesma corrida, Amos Maindi, vencedor da Barueri 2007, e Daniel Gatheru, sexto colocado na São Silvestre de 2007.
Esta participação internacional comprova a tradição e a qualidade da Corrida de São Sebastião, diz João Traven, sócio da Spiridon Promoções e Eventos, que organiza a prova. Ao todo devem participar da prova oito mil pessoas e todas percorrerão 10 quilômetros.
A largada da Corrida de São Sebastião será realizada no Aterro do Flamengo, assim como toda a estrutura do evento. As crianças dessa vez não vão ficar de fora. Na véspera da corrida, 19 de janeiro, haverá uma competição infantil para crianças entre quatro e 12 anos. Esta acontece,no Complexo Esportivo do Maracanã.
Corridas de Rua · 18 jan, 2008
Atualizado às 9h19
O etíope Haile Gebrselassie venceu na manhã dessa sexta-feira (18) a Maratona de Dubai, nos Emirados Árabes. O maratonista conquistou a primeira posição com o tempo de 2h04min53. A marca registrada foi a segunda melhor do mundo.
Mesmo com o bom desempenho, o tempo não foi suficiente para Haile abocanhar, além da premiação de 250 mil dólares, mais um milhão de dólares. Isso aconteceria se ele ou qualquer outro atleta conseguisse quebrar o recorde mundial.
Hoje o melhor tempo em maratona é do próprio etíope, 2h04min26. Mas já no quilômetro 10 de Dubai, Haile estava 45 segundos acima do recorde, algo que seria difícil de ser batido. Além disso, o seu marcador de ritmo saiu da prova no quilômetro 30.
Eu queria cruzar a meia maratona em 62 minutos e pagar por isso no final. Mas fiquei feliz por ter corrido. Tudo precisa estar perfeito e hoje faltou apenas uma coisinha, comenta Haile, que passou na marca do quilômetro 21 em 61min27.
A segunda posição ficou com o queniano Isaac Macharia com sua melhor marca pessoal, 2h07min16. Em seguida foi a vez de Sammy Korir, terceiro homem mais rápido da história, cruzar a linha de chegada com 2h08min01.
Mulheres - Enquanto Haile venceu com tranqüilidade, a prova feminina foi mais competitiva. Na marca da meia maratona, por exemplo, havia sete mulheres no pelotão principal. Mas também etíope Berhane Adere, campeã de Chicago em 2006, conseguiu sair do pelotão nos quilômetros finais e garantir assim o primeiro lugar do pódio.
Berhane também ganhou 250 mil dólares. O segundo lugar foi para a etíope Bekele Bezunesh seguida por Askale Magarska, a campeã de Dubai no último ano.
Maratona · 18 jan, 2008
A Maratona de Dubai será realizada nessa sexta-feira (18) nos Emirados Árabes. E a organização da prova ofereceu aos participantes um milhão de dólares para o homem ou mulher que conseguir bater o recorde mundial da maratona.
De acordo com a organização e dos próprios atletas, o percurso da prova é plano, mas a condição climática também é um fator importante para fazer tempo. Segundo o site de meteorologia The Weather Channel, a temperatura no dia da maratona não vai passar dos 19ºC.
A largada da prova será às 7h (horário local) e ainda de acordo com a meteorologia, os termômetros no início do evento devem marcar 15ºC. Além disso, o céu fica encoberto, mas o sol deve aparecer ao longo do dia. Não há também risco de chuva e a umidade relativa do ar será de 60%. Já os ventos não passam de 16 km/h.
Para o treinador e presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo), Nelson Evêncio, as condições climáticas de Dubai estão a favor do recorde. Uma temperatura entre 10 e 20ºC não é nem quente e nem muito fria para uma corrida. Já a umidade ideal deve ficar mais ou menos entre 50 e 60%. Não conheço as condições de Dubai para falar sobre o vento, mas certamente lá deve ventar menos que a Maratona de Chicago, explica.
Indagado se o etíope Haile Gebrselassie irá bater o recorde mundial da Maratona, Nelson acredita que não. Acho difícil ter quebra de recorde lá. Mas para o Haile as coisas acabam sendo mais fáceis. Mas eu ainda acho que a Maratona de Berlim é uma prova mais fácil para conseguir a marca. Haile é o atual recordista mundial da modalidade feito que conseguiu na última Maratona de Berlim no ano passado. Ele marcou 2h04min26.
Maratona · 17 jan, 2008
O ex-ciclista Lance Armstrong anunciou nessa quinta-feira (17) que irá participar da Maratona de Boston, que acontece no dia 21 de abril nos Estados Unidos. Essa será a terceira maratona do atleta que já tem tempo classificatório para participar da prova.
Em novembro do ano passado, Armstrong marcou 2h46min23 na Maratona de Nova York. A marca é suficiente para correr Boston na sua categoria de idade 35 a 39 anos, que exige no mínimo 3h15min numa maratona.
A primeira maratona do ciclista foi em 2006 em Nova York. Nesta ele completou o percurso em 2h59min36. Armstrong tem no seu currículo sete campeonatos da Volta da França, umas das competições mais importantes do ciclismo mundial.
A Maratona de Boston será realizada no dia 21 de abril com largada às 10h (horário local) na cidade de Hopkinton e chegada em Boston.
Maratona · 17 jan, 2008