Eram 20h05 da noite de ontem, dia 16, e o e-mail que ia selar o meu mais longo vínculo dentro das corridas chega em minha caixa postal. Um vínculo maravilhoso e mágico que durou 12 anos com o meu primeiro e único técnico de corridas, Vanderlei Severiano, o Branca.
Lembro como fosse hoje que em uma manhã de domingo do ano de 1996 quando avistei aquele negro com um sorriso generoso no rosto e resolvi abordá-lo. Já tinha o visto correr (e como corre!) pelas alamedas do parque do Ibirapuera e sabia que ele era uns dos conceituados treinadores de corrida aqui em São Paulo.
Buscava um técnico, já que havia corrido há pouco tempo minha segunda maratona, a extinta e difícil Maratona de Ribeirão Pires, na grande São Paulo, na qual fechei em 3h37min. Estava então, à somente 40 dias da terceira competição e para essa que o Branca passou a me orientar, corrigiu algumas (ou seriam muitas?) falhas, me ensinou a correr por tempo em não por distância, enfim, fez eu enxergar que com disciplina e disposição podemos avançar.
Se eu aprovei o trabalho que ele fez em 40 dias? Tenho certeza que sim, ao ver o cronômetro da Maratona de São Paulo fechar em 3h09min. Ou seja, em 40 dias baixei meu tempo na maratona em 28 minutos. Daí veio o sonho de correr sub 3 horas e, um ano depois, estava lá eu fechando os 42.195m sub três horas.
E para quem o conhece sabe que além de grande profissional é uma pessoa maior ainda. Deixo hoje de fazer parte da Branca Esportes, mas não deixo de ser um guerreiro, palavra pelo qual ele chama todos seus alunos. Para o Branca, não há João não há Maria, não existem rápidos nem lentos, existem guerreiros!
Difícil foi enviar o e-mail, porque não queria que se sentisse trocado por outro técnico, pois para mim diferente de alguns que trocam de técnico como mudam o tênis, a decisão foi muito difícil, como todas as separações as são. Mas o sábio me respondeu:
Guerreiro, estamos aqui nesta vida simplesmente para ser um caminho e não o fim. O mais importante que até o momento eu fiz parte e faço parte da sua vida e você da minha é isto que conta.
Coincidência ou não, meu novo técnico como o último Vanderlei, se chama Wanderlei de Oliveira, da Run for Life. Tomei a decisão no dia quando assisti um de seus treinos. Já tinha vínculo estreito com ele, já que foi colaborador de primeira hora do pioneiro site de corridas de rua brasileiro, o maratona.com.br embrião do Webrun.
Conheço o Wanderlei de Oliveira e o respeito muito e é uma excelente pessoa e profissional, disse o Branca, em sua última instrução para o seu ex (sempre) guerreiro.
Obrigado por tudo Branca!
Corridas de Rua · 17 jan, 2008
A velocista mexicana Ana Guevara anunciou aposentadoria nessa última quarta-feira (16). Aos 30 anos, Ana decidiu abandonar as pistas após uma série de acusações que ela fez contra a Federação Mexicana de Atletismo. Segundo a atleta, a federação do México não apóia os atletas, além de cometer diversas irregularidades.
Ana Guevera conquistou nas últimas Olimpíadas, em Atenas, a medalha de prata dos 400 metros, sua especialidade. Além disso, ela venceu a modalidade três vezes durante Jogos Pan-americanos. A última delas foi no ano passado no Rio de Janeiro.
De acordo com a atleta, a sua aposentadoria é definitiva e isso implica na não participação das Olimpíadas de Pequim. Essa ameaça já havia sido feita no ano passado após o mundial de Osaka. Na época Ana revelou que não participaria de Pequim se a situação na federação do seu país não melhorasse. E pelo que tudo indica a situação não melhorou, pelo menos para a atleta.
Atletismo · 17 jan, 2008
A edição 2008 do Troféu Brasil de Triathlon já tem todas as datas definidas. A primeira etapa do circuito acontece no dia 16 de março na cidade de Santos. A prova contará com o percurso olímpico (1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida), além do amador com metade das distâncias.
Ao todo serão sete etapas que passarão pelas cidades de Santos, São Paulo e Goiânia. No ano passado os vencedores do circuito foram Fábio Carvalho e Carla Moreno.
Confira as datas da temporada 2008 do Troféu Brasil de Triathlon:
As inscrições para as etapas do Troféu Brasil podem ser feitas pelo site oficial da prova: www.trofeubrasil.com
Triathlon · 17 jan, 2008
A tradicional prova santista 10km Tribuna FM já tem data marcada para 2008. A competição será realizada no dia 18 de maio e os organizadores esperam reunir cerca de 14 mil pessoas.
Essa é a 23ª edição da competição que como diz no seu nome tem percurso com 10 quilômetros. De acordo com a organização, este ano será distribuído R$120 mil em prêmios, com dois automóveis 0km.
Santos é uma cidade esportiva e os 10 KM Tribuna FM mostram isso. Temos uma grande participação popular e muita gente saindo às ruas para torcer. Muitos participantes iniciam a atividade física motivados pela prova, conta o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.
As inscrições só irão começar no dia 18 de março e seguirão até o dia 18 de abril. Mas como nos últimos anos o número limite de participantes deve ser preenchido antes da data limite. Em 2007 as inscrições acabaram oito dias antes do prazo final.
Caminhada · 16 jan, 2008
A Maratona de Dubai acontece na próxima sexta-feira (18) nos Emirados Árabes e contará com a presença do etíope Haile Gebrselassie. Ao todo 11 mil pessoas de 92 países participarão da competição.
De acordo com os organizadores, a prova terá a maior premiação da história para uma maratona. Serão distribuídos um milhão de dólares em prêmios e mais um milhão de dólares para aquele que bater o recorde mundial da modalidade.
Haile é a grande estrela da festa e também o favorito para levar a boa premiação. Mas em entrevista coletiva nessa quarta-feira, em Dubai, o atleta disse que não vai correr só por causa do prêmio. Minha prioridade não é o dinheiro. Maratona não é um evento fácil, não dá para prever nada. Mas por enquanto tudo está perfeito e espero que continue assim no dia da prova, revela.
Recorde - Sobre o recorde mundial, os atletas de elite acreditam que no percurso de Dubai é possível correr abaixo de 2h05min. Se você correr com um bom marcador de ritmo você consegue fazer menos de 2h05min, conta o queniano William Todoo Rotich, campeão de Dubai em 2007.
Mas essa marca não é suficiente para a quebra do recorde. Hoje o atual recorde da maratona é de Haile. Ele conquistou a marca na última Maratona de Berlim com o tempo de 2h04min26.
Maratona · 16 jan, 2008
Um dos maiores clubes de corrida dos Estados Unidos, o New York Road Runners (NYRR), divulgou nessa última terça-feira as estátisticas das provas que organizaram em 2007. O grupo, responsável pela a Maratona de Nova York, realizou ao longo do ano 62 competições.
De acordo com o NYRR, cerca de 309 mil pessoas se inscreveram nas corridas e desse grupo 230 mil concluíram as provas. O maior evento foi a Maratona de Nova York com mais de 38 mil participantes, já a menor corrida foi a USA 8K Championship, com 50 esportistas.
Ainda segundo o grupo, a prova que mais cresceu de 2006 para 2007 foi a Adidas Run for the Parks. No primeiro ano a competição contou com cerca de três mil pessoas e no último ano recebeu 6.578.
O calendário 2008 do NYRR já está pronto. No dia seis de fevereiro eles começam com uma prova inusitada, a Empire State Run Up. A competição consiste em subir as escadas do edifício Empire State que tem 86 andares. Já a famosa Maratona de Nova York será realizada no dia dois de novembro.
Corridas de Rua · 16 jan, 2008
As inscrições para a Corrida Oral-B, que acontece na capital paulista no dia 27 de janeiro, já estão no fim. De acordo com os organizadores, a data máxima para se inscrever é dia 23 de janeiro, próxima quarta-feira. Mas o número limite de inscritos pode ser atingido antes desse prazo.
Além disso, as inscrições pela internet pagas com boleto bancário só poderão ser efetuadas até o dia 18 de janeiro. Já aquelas feitas com cartão de crédito têm como data limite o dia 22. Aqueles que optarem se inscrever pelo posto oficial da prova poderão ir ao local até 23 de janeiro.
Cada inscrição custa R$30 para associados Corpore e dentistas. Já os não sócios pagam R$ 40. Segundo os organizadores, 10% da renda obtida com as inscrições serão repassados para a Casa Safira, entidade que recebe adultos e crianças que vêm a São Paulo para o tratamento de câncer.
Esta é a terceira edição do evento que conta com um percurso de sete quilômetros com largada e chegada em frente ao Campo de Marte, zona norte de São Paulo. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no site da Corpore: www.corpore.com.br
Corridas de Rua · 16 jan, 2008
Não dei a nota, não porque se tratava de gays quem disse que gay não corre? mas sim, por não se tratar de corrida. Dias depois nada menos nada mais que o Gilberto Dimenstein da mesma Folha, escreve uma coluna exclusiva sobre o assunto.
Antes que o Dimenstein o faça, faço um tributo ao trio da bem humorada equipe Bofe que cliquei na última São Silvestre. Se eles são gays ou não, pouco importa, o que importa nesta imagem é a atitude de pôr a causa rosa para correr. Gostei!
Ano passado, durante a realização da Parada Gay que emplaca mais gente que em todas as maratonas do mundo juntas cerca dois milhões de pessoas houve dentro da programação a Corrida da Diversidade, realizada na USP, que reuniu a comunidade GLS.
Mesmo bem menor que uma parada Gay, para quem não é do mundo da corrida fica difícil entender porque a Corrida de São Silvestre tem um contingente de polícia em grandes proporções. Sabemos que em boa parte das corridas as maiores autoridades são os marrozinhos do CET, e olha, que em nossos eventos reunimos facilmente cinco, 10 até 20 mil participantes e, em centenas de corridas que já fui, nunca presenciei um único safanão de corredor para corredor, muito menos uma briga. Acho que é esse espírito de corredor que faz nosso mundinho ser tão especial.
E viva a diversidade!
Corridas de Rua · 15 jan, 2008
A marca de chuteira Penalty lançou na feira de calçados Couro Moda, que acontece até o dia 17 de janeiro, em São Paulo, a sua linha de tênis para corrida. Segundo o fabricante, ao todo são seis novos modelos desenvolvidos especialmente para a corrida com solado especial, amortecimento, barra antitorção, entre outros.
Utilizamos a nossa expertise em desenvolvimento para oferecer ao mercado uma linha running produzida com a mais moderna tecnologia e materiais de alta qualidade que proporcionam conforto, performance e durabilidade, afirma Sérgio Villa, Gerente de Marketing da Penalty.
A coleção Penalty Running já pode ser encontrada nas principais lojas do país. Os seis modelos têm preços que variam entre R$79,90 e R$189,90.
Atletismo · 15 jan, 2008
Já estão abertas as inscrições da Meia Maratona de São Paulo que acontece no dia nove de março com largada e chegada na praça Charles Miller. De acordo com os organizadores, a prova tem limite de seis mil pessoas e as inscrições podem acabar antes do prazo.
Os interessados devem garantir uma vaga através do site oficial: www.meiamaratonadesaopaulo.com.br. As inscrições custam R$30 até o dia 20 de janeiro e depois dessa data R$35. Além disso, também haverá postos de inscrições que serão divulgados posteriormente.
A prova tem largada previstas para às 7h40, com os cadeirantes, seguidos da elite feminina e das outras categorias. Às 8h será dada a largada geral. De acordo com a organização, no dia do evento também haverá uma corrida com metade do percurso, 10.550 metros.
Na primeira edição, em 2007, a paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, venceu a categoria feminina, com o tempo de 1h15min13s. No masculino, a vitória foi do queniano Mathew Cheboi, com 1h06min15s.
Meia Maratona · 15 jan, 2008
A inglesa Paula Radcliffe confirmou presença na Maratona de Londres que acontece no mês de abril na Inglaterra. Campeã da Maratona de Nova York em 2007 e tricampeã da competição européia, Paula pretende buscar nova vitória. Mas a maratonista terá adversárias de peso como a etíope Gete Wami, que no ano passado ficou com a segunda posição em disputa acirrada em Nova York.
É muito bom correr Londres novamente. Adoro correr em casa, conta Paula que aos 34 anos vai buscar uma vaga também para as Olimpíadas de Pequim. A atleta inglesa ficou quase dois anos afastada das corridas por causa de lesão e do nascimento da sua filha. O retorno da atleta foi no mês de novembro de 2007 com a vitória na Maratona de Nova York, oito meses após o parto.
Segundo os organizadores da prova, eles estão muito felizes com o retorno de Paula, mesmo sabendo que enfrentará fortes adversárias. Sem dúvida os olhos estarão voltados para a quarta vitória de Paula. Mas Gete Wami irá provar que pode vencer, revela David Bedford, diretor da Maratona de Londres.
Além das duas atletas, o field feminino será composto pela também etíope Berhane Adere, segunda mulher mais rápida do grupo; a romena Constantina Tomescu-Dita, campeã da Maratona de Chicago e a russa Svetlana Zakhorova, vencedora de Londres no ano passado.
Maratona · 15 jan, 2008
O número de corridas de rua na cidade de São Paulo cresce a cada ano e por causa da expansão do setor muitos atletas se deparam com diversas provas num único fim de semana. O fenômeno tende a ser positivo para o corredor, já que ele tem um leque maior de opções, mas na realidade o assunto gera polêmica na capital paulista.
Na visão de alguns organizadores, o excessivo número de competições juntas é ruim. Renato Elias, diretor da JJS Eventos afirma que com esse crescimento os patrocinadores das provas acabam não tendo o retorno desejado após investirem na competição. Isto porque, o número de participantes fica reduzido, já que estarão divididos nas várias corridas que acontecem na cidade. A Maratona de Chicago e a de Paris, por exemplo, são grandes porque acontecem apenas uma vez por ano, comenta.
Elias acredita que os diretores das empresas deveriam se reunir para organizar um calendário que fosse bom para todos, caso contrário as autoridades competentes teriam que fazer um controle mais efetivo. A Secretaria de Esportes terá que tomar uma decisão autoritária e não democrática, vão ter que definir a prioridade para a cidade, conta o diretor.
Já Edgard José dos Santos, responsável pela parte técnica dos eventos da Corpore, comenta que é impossível fazer uma parceria entre todos os organizadores de corrida. Segundo ele, a concorrência atual está muito acirrada, porém, Edgar também acredita que um leque grande de opções de eventos num mesmo dia pode ser prejudicial para os dois lados: organizadores e corredores.
O organizador perde, pois vê parte de seus potenciais participantes irem para outra prova; o patrocinador também, pois recebe um evento menor e o atleta, que precisa optar eventualmente entre duas ou mais opções atraentes. Num único fim de semana do mês de julho de 2007, por exemplo, aconteceram três provas de grandes organizadores como a Corrida dos Bombeiros, Fashion Run e Super 40k.
Edgard ainda revela que apesar do inchaço ser prejudicial no calendário, a Corpore respeitou todas as datas estipuladas no ano passado, o que segundo ele, não aconteceu com outros organizadores. Em 2007 foi feita uma reunião na Federação Paulista de Atletismo para alinhamento do calendário do ano e a Corpore respeitou rigorosamente cada uma das datas e compromissos assumidos, mas a concorrência, infelizmente não.
Se para os organizadores esse crescimento do setor é ruim, para os atletas isso é bom já que eles podem optar pelo melhor custo benefício. O esportista Antônio Colucci, por exemplo, afirma que prefere participar de provas de menor porte, onde geralmente é melhor tratado. Quando quero baixar meu tempo, procuro fazer as menos conhecidas, pois não tem bagunça, nem água quente e geralmente é tranqüilo para estacionar o carro.
Ele diz que sempre usa como critério de escolha a qualidade da prova e o organizador. Provas da Yescom eu já nem olho mais, já a Corpore e JJS são as duas melhores, eu escolho pelo que o organizador oferece, conta Antônio que deixa as provas da Yescom de lado por causa dos horários de largada.
Quem tem o mesmo pensamento é Anderson Zacarias, que diz escolher a prova pelo tipo de organização e sempre sob orientação de seu treinador. Eu acho legal ter um leque para escolher, tanto apenas por participar, quanto para tentar pegar uma boa colocação na categoria, que sempre infla o ego, revela.
Regras - Este ano não há uma regra rígida que controle a quantidade de eventos num único fim de semana na capital paulista. Para realizar uma corrida que utilize as ruas de São Paulo basta pagar uma taxa à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ter também a autorização da Federação Paulista de Atletismo.
O que você acha sobre o assunto provas no mesmo dia? É bom ter diversas provas num único fim de semana? Deixe sua mensagem no nosso Muro de Recados.
Corridas de Rua · 15 jan, 2008