Ao meu técnico com carinho

Eram 20h05 da noite de ontem, dia 16, e o e-mail que ia selar o meu mais longo vínculo dentro das corridas chega em minha caixa postal. Um vínculo maravilhoso e mágico que durou 12 anos com o meu primeiro e único técnico de corridas, Vanderlei Severiano, o Branca.

Lembro como fosse hoje que em uma manhã de domingo do ano de 1996 quando avistei aquele negro com um sorriso generoso no rosto e resolvi abordá-lo. Já tinha o visto correr (e como corre!) pelas alamedas do parque do Ibirapuera e sabia que ele era uns dos conceituados treinadores de corrida aqui em São Paulo.

Buscava um técnico, já que havia corrido há pouco tempo minha segunda maratona, a extinta e difícil Maratona de Ribeirão Pires, na grande São Paulo, na qual fechei em 3h37min. Estava então, à somente 40 dias da terceira competição e para essa que o Branca passou a me orientar, corrigiu algumas (ou seriam muitas?) falhas, me ensinou a correr por tempo em não por distância, enfim, fez eu enxergar que com disciplina e disposição podemos avançar.

Se eu aprovei o trabalho que ele fez em 40 dias? Tenho certeza que sim, ao ver o cronômetro da Maratona de São Paulo fechar em 3h09min. Ou seja, em 40 dias baixei meu tempo na maratona em 28 minutos. Daí veio o sonho de correr sub 3 horas e, um ano depois, estava lá eu fechando os 42.195m sub três horas.

E para quem o conhece sabe que além de grande profissional é uma pessoa maior ainda. Deixo hoje de fazer parte da Branca Esportes, mas não deixo de ser um guerreiro, palavra pelo qual ele chama todos seus alunos. Para o Branca, não há João não há Maria, não existem rápidos nem lentos, existem guerreiros!

Difícil foi enviar o e-mail, porque não queria que se sentisse trocado por outro técnico, pois para mim diferente de alguns que trocam de técnico como mudam o tênis, a decisão foi muito difícil, como todas as separações as são. Mas o sábio me respondeu:

“Guerreiro, estamos aqui nesta vida simplesmente para ser um caminho e não o fim. O mais importante que até o momento eu fiz parte e faço parte da sua vida e você da minha é isto que conta”.

Coincidência ou não, meu novo técnico como o último Vanderlei, se chama Wanderlei de Oliveira, da Run for Life. Tomei a decisão no dia quando assisti um de seus
treinos. Já tinha vínculo estreito com ele, já que foi colaborador de primeira hora do pioneiro site de corridas de rua brasileiro, o maratona.com.br – embrião do Webrun.

“Conheço o Wanderlei de Oliveira e o respeito muito e é uma excelente pessoa e profissional”, disse o Branca, em sua última instrução para o seu ex (sempre) guerreiro.

Obrigado por tudo Branca!

Corridas de Rua · 17 jan, 2008


O lado rosa da corrida

Dias desses recebi do blogueiro Duílio Ferronato, da Folha da São Paulo, um gancho de uma pauta esportiva. Tratava-se de um passeio ciclístico destinado à gays promovido pelo SP Gay Bikers, que desde o mês de novembro tem sido realizado na cidade de São Paulo.

Não dei a nota, não porque se tratava de gays – quem disse que gay não corre? – mas sim, por não se tratar de corrida. Dias depois nada menos nada mais que o Gilberto Dimenstein da mesma Folha, escreve uma coluna exclusiva sobre o assunto.

Antes que o Dimenstein o faça, faço um tributo ao trio da bem humorada equipe Bofe que cliquei na última São Silvestre. Se eles são gays ou não, pouco importa, o que importa nesta imagem é a atitude de pôr a causa “rosa” para correr. Gostei!

Ano passado, durante a realização da Parada Gay que emplaca mais gente que em todas as maratonas do mundo juntas – cerca dois milhões de pessoas – houve dentro da programação a Corrida da Diversidade, realizada na USP, que reuniu a comunidade GLS.

Mesmo bem menor que uma parada Gay, para quem não é do mundo da corrida fica difícil entender porque a Corrida de São Silvestre tem um contingente de polícia em grandes proporções. Sabemos que em boa parte das corridas as maiores autoridades são os “marrozinhos” do CET, e olha, que em nossos eventos reunimos facilmente cinco, 10 até 20 mil participantes e, em centenas de corridas que já fui, nunca presenciei um único safanão de corredor para corredor, muito menos uma briga. Acho que é esse espírito de corredor que faz nosso mundinho ser tão especial.

E viva a diversidade!

Corridas de Rua · 15 jan, 2008


Organizadores e atletas divergem sobre calendário inflado de eventos

O número de corridas de rua na cidade de São Paulo cresce a cada ano e por causa da expansão do setor muitos atletas se deparam com diversas provas num único fim de semana. O fenômeno tende a ser positivo para o corredor, já que ele tem um leque maior de opções, mas na realidade o assunto gera polêmica na capital paulista.

Na visão de alguns organizadores, o excessivo número de competições juntas é ruim. Renato Elias, diretor da JJS Eventos afirma que com esse crescimento os patrocinadores das provas acabam não tendo o retorno desejado após investirem na competição. Isto porque, o número de participantes fica reduzido, já que estarão divididos nas várias corridas que acontecem na cidade. “A Maratona de Chicago e a de Paris, por exemplo, são grandes porque acontecem apenas uma vez por ano”, comenta.

Elias acredita que os diretores das empresas deveriam se reunir para organizar um calendário que fosse bom para todos, caso contrário as autoridades competentes teriam que fazer um controle mais efetivo. “A Secretaria de Esportes terá que tomar uma decisão autoritária e não democrática, vão ter que definir a prioridade para a cidade”, conta o diretor.

Já Edgard José dos Santos, responsável pela parte técnica dos eventos da Corpore, comenta que é impossível fazer uma parceria entre todos os organizadores de corrida. Segundo ele, a concorrência atual está muito acirrada, porém, Edgar também acredita que um leque grande de opções de eventos num mesmo dia pode ser prejudicial para os dois lados: organizadores e corredores.

“O organizador perde, pois vê parte de seus potenciais participantes irem para outra prova; o patrocinador também, pois recebe um evento menor e o atleta, que precisa optar eventualmente entre duas ou mais opções atraentes”. Num único fim de semana do mês de julho de 2007, por exemplo, aconteceram três provas de grandes organizadores como a Corrida dos Bombeiros, Fashion Run e Super 40k.

Edgard ainda revela que apesar do inchaço ser prejudicial no calendário, a Corpore respeitou todas as datas estipuladas no ano passado, o que segundo ele, não aconteceu com outros organizadores. “Em 2007 foi feita uma reunião na Federação Paulista de Atletismo para alinhamento do calendário do ano e a Corpore respeitou rigorosamente cada uma das datas e compromissos assumidos, mas a concorrência, infelizmente não”.

Se para os organizadores esse crescimento do setor é ruim, para os atletas isso é bom já que eles podem optar pelo melhor custo benefício. O esportista Antônio Colucci, por exemplo, afirma que prefere participar de provas de menor porte, onde geralmente é melhor tratado. “Quando quero baixar meu tempo, procuro fazer as menos conhecidas, pois não tem bagunça, nem água quente e geralmente é tranqüilo para estacionar o carro”.

Ele diz que sempre usa como critério de escolha a qualidade da prova e o organizador. “Provas da Yescom eu já nem olho mais, já a Corpore e JJS são as duas melhores, eu escolho pelo que o organizador oferece”, conta Antônio que deixa as provas da Yescom de lado por causa dos horários de largada.

Quem tem o mesmo pensamento é Anderson Zacarias, que diz escolher a prova pelo tipo de organização e sempre sob orientação de seu treinador. “Eu acho legal ter um leque para escolher, tanto apenas por participar, quanto para tentar pegar uma boa colocação na categoria, que sempre infla o ego”, revela.

Regras - Este ano não há uma regra rígida que controle a quantidade de eventos num único fim de semana na capital paulista. Para realizar uma corrida que utilize as ruas de São Paulo basta pagar uma taxa à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ter também a autorização da Federação Paulista de Atletismo.

O que você acha sobre o assunto provas no mesmo dia? É bom ter diversas provas num único fim de semana? Deixe sua mensagem no nosso Muro de Recados.

Corridas de Rua · 15 jan, 2008