Ao meu técnico com carinho

Redação Webrun | Corridas de Rua · 17 jan, 2008

Vanderlei Branca Severiano (foto: Ricardo Leizer /  www.webrun.com.br)
Vanderlei Branca Severiano (foto: Ricardo Leizer / www.webrun.com.br)

Eram 20h05 da noite de ontem, dia 16, e o e-mail que ia selar o meu mais longo vínculo dentro das corridas chega em minha caixa postal. Um vínculo maravilhoso e mágico que durou 12 anos com o meu primeiro e único técnico de corridas, Vanderlei Severiano, o Branca.

Lembro como fosse hoje que em uma manhã de domingo do ano de 1996 quando avistei aquele negro com um sorriso generoso no rosto e resolvi abordá-lo. Já tinha o visto correr (e como corre!) pelas alamedas do parque do Ibirapuera e sabia que ele era uns dos conceituados treinadores de corrida aqui em São Paulo.

Buscava um técnico, já que havia corrido há pouco tempo minha segunda maratona, a extinta e difícil Maratona de Ribeirão Pires, na grande São Paulo, na qual fechei em 3h37min. Estava então, à somente 40 dias da terceira competição e para essa que o Branca passou a me orientar, corrigiu algumas (ou seriam muitas?) falhas, me ensinou a correr por tempo em não por distância, enfim, fez eu enxergar que com disciplina e disposição podemos avançar.

Se eu aprovei o trabalho que ele fez em 40 dias? Tenho certeza que sim, ao ver o cronômetro da Maratona de São Paulo fechar em 3h09min. Ou seja, em 40 dias baixei meu tempo na maratona em 28 minutos. Daí veio o sonho de correr sub 3 horas e, um ano depois, estava lá eu fechando os 42.195m sub três horas.

E para quem o conhece sabe que além de grande profissional é uma pessoa maior ainda. Deixo hoje de fazer parte da Branca Esportes, mas não deixo de ser um guerreiro, palavra pelo qual ele chama todos seus alunos. Para o Branca, não há João não há Maria, não existem rápidos nem lentos, existem guerreiros!

Difícil foi enviar o e-mail, porque não queria que se sentisse trocado por outro técnico, pois para mim diferente de alguns que trocam de técnico como mudam o tênis, a decisão foi muito difícil, como todas as separações as são. Mas o sábio me respondeu:

“Guerreiro, estamos aqui nesta vida simplesmente para ser um caminho e não o fim. O mais importante que até o momento eu fiz parte e faço parte da sua vida e você da minha é isto que conta”.

Coincidência ou não, meu novo técnico como o último Vanderlei, se chama Wanderlei de Oliveira, da Run for Life. Tomei a decisão no dia quando assisti um de seus treinos. Já tinha vínculo estreito com ele, já que foi colaborador de primeira hora do pioneiro site de corridas de rua brasileiro, o maratona.com.br embrião do Webrun.

“Conheço o Wanderlei de Oliveira e o respeito muito e é uma excelente pessoa e profissional”, disse o Branca, em sua última instrução para o seu ex (sempre) guerreiro.

Obrigado por tudo Branca!

Este texto foi escrito por: Harry Thomas Jr.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!