Qual sua meta, qual seus objetivos para esse ano? Essas são algumas das perguntas que nós corredores devemos ter respostas em mente na hora de planejar a temporada. A partir destes objetivos, deve-se planejar as provas que iremos participar, mas lembre-se, de ter metas realistas. Não programe sua maratona para sub três se até você mesmo sabe que não conseguira atingir esse objetivo. Isso lhe evitará frustrações. E corrida é alegria.
Seu objetivo é correr uma maratona, pois bem, programe-se para participar de uma ou duas meias maratonas para sentir a prova alvo. Talvez seu objetivo seja bater seu recorde pessoal nos 10 quilômetros, então, a melhor coisa é programar algumas competições na distância. Para isso, participe de um circuito que tenha de três a quatro etapas em um mesmo percurso, assim, você conseguirá medir sua performance prova a prova. Se vai bater o recorde é outra questão, porém, há grandes chances de ao menos você reavaliar a meta e melhorar a marca na outra temporada.
Lembre-se o objetivo deve ser alcançado, o que não deve ser encarado como obrigação e sim como meta. E, para isso, só existe um caminho: treino e disciplina.
Corridas de Rua · 10 jan, 2008
Em 2008 o Brasil será novamente o país com maior número de Grand Prix de atletismo da Iaaf, com a realização de quatro meetings internacionais programados para o mês de maio. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou para Uberlândia o Grande Prêmio Sul-Americano, no dia primeiro de maio; o Grande Prêmio Rio no dia 18; o o GP Sul-Americano em Fortaleza no dia 21 e o Grande Prêmio Brasil de Atletismo no dia 25, em Belém.
Da mesma forma como aconteceu ano passado, os quatro eventos contarão pontos para a grande Final Mundial do Atletismo (WAF 2008), que acontece nos dias 13 e 14 de setembro em Stuttgart, na Alemanha. Os oito primeiros colocados do circuito garantirão vaga na competição estrangeira.
"Novamente, os quatro Meetings serão muito fortes", explica o Presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. "Por isso, os eventos representam boas possibilidades para os nossos atletas buscarem os índices para os Jogos Olímpicos de Pequim (que terá o torneio de atletismo de 15 a 24 de agosto)", completa Gesta, que também é membro do Conselho da Iaaf.
Atletismo · 10 jan, 2008
Pelo menos sete grandes centros de treinamento foram fechados na cidade de Eldoret, no Quênia, enquanto outras continuam abertas operando com metade da capacidade máxima, reflexo dos conflitos que acontecem no país desde o começo do ano. A informação vem das agências quenianas, e dá conta ainda que os proprietários dos centros têm evacuado os atletas para locais seguros, como Nairobi ou mesmo a Europa.
O Centro de Treinamento em Altitude mantido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) permanece em funcionamento, mas sob forte segurança, já que abriga 40 atletas, sendo 10 estrangeiros. O presidente da Federação Queniana de Atletismo, Isaiah Kiplagat, afirma que não há motivo para pânico e pede para os responsáveis pelos centros pesarem a situação antes de tomarem decisões.
A Iaaf está preocupada com os estrangeiros em Eldoret, mas nos os alertamos que está tudo sob controle e que os avisaremos diariamente sobre novidades. Por enquanto eu recomendo cautela, ressalta o presidente. A campeã mundial de meia maratona Lornah Kiplagat, que possui um centro de treinamento em Iten, a 30 quilômetros ao norte de Eldoret, evacuou seus atletas para a Europa.
Preocupação - Apesar do aviso da Federação de que a situação está sob controle, as pessoas estão cada vez mais preocupadas, principalmente depois que Lucas Sang, membro da equipe olímpica do Quênia em Seul 1988, foi morto em Eldoret e o campeão mundial de maratona Luke Kibet foi ferido gravemente. De acordo com Patrick Sang, que comanda o Global Sports Training camp em Kaptagat, seus pupilos foram liberados para passar as festividades de fim de ano com os familiares, mas não conseguiram voltar, devido à falta de transporte e a escassez de comida e outros serviços.
A mesma situação acontece com o Pace Management Camp e outros centros menores em Kaptagat e Patrick afirma que por enquanto estamos voltando à normalidade, mas ainda não é seguro para os competidores voltarem ao treinamento. Vários atletas de ponta já deixaram o país, com o intuito de conseguir honrar os convites para participar de provas internacionais.
Mercy Njoroge foi para a França; Philomen Kiprop e Deborah Chepkiroi Mengich para Mumbai e Patrick Ivuti e Martin Lel para a Europa, enquanto Julius Bungei, que compete nos 400m deixou Eldoret sob forte escolta policial para receber seu diploma escolar. David Okeyo, Secretario Geral da Federação Queniana de Atletismo e chefe da delegação do país nas Olimpíadas de Pequim, diz que espera que a situação se acalme em breve e afirma que ainda é cedo para saber se haverá conseqüências na performance dos atletas nos Jogos.
Atletismo · 09 jan, 2008
O dia de reis já passou, foi comemorado no dia seis, mas a cidade de São Caetano do Sul, ABC paulista, estenderá as festividades deste ano até pelo menos o próximo domingo (13), com a realização da Corrida de Reis. A prova chega à sua 31ª edição e os interessados em participar podem se inscrever até esta quinta-feira.
A largada está prevista para às 9h na Avenida Kennedy, em frente ao clube Abrev Barcelona e terá percurso de 10 quilômetros pelas ruas e Avenidas da cidade. Haverá premiação para os três primeiros colocados em cada categoria com troféus e dinheiro para os cinco melhores da geral.
As inscrições custam R$ 35 e podem ser feitas até esta quinta-feira (10) no Detur, (Diretoria de Esportes e Turismo) de São Caetano, sito à Rua Alegre, 497, Bairro Barcelona, das 9h às 18h.
Corridas de Rua · 09 jan, 2008
A Corpore, um dos principais clubes de corrida do Estado de São Paulo já divulgou seu calendário de provas para a temporada 2008, num total de 23 competições distribuídas durante o ano. Haverá desde provas de cinco e 10 quilômetros, até competições de aventura, com mais de 100 quilômetros de percurso, confira.
Caminhada · 09 jan, 2008
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informa aos interessados que as inscrições para a prova de 50 km Marcha Atlética vão até a próxima sexta-feira (11) às 18h na sede da entidade. A competição será realizada no dia 20 de janeiro na cidade de Timbó, Santa Catarina.
A prova é válida para a obtenção de índices para os Jogos Olímpicos de Pequim este ano e para os Campeonatos Mundiais de 2009 em Berlim (A Iaaf Associação Internacional das Federações de Atletismo já aprovou a inclusão da prova para este campeonato). As outras etapas serão realizadas nos dias 23 e 34 de fevereiro em cidade a ser definida pela Confederação.
As inscrições devem ser realizadas através das fichas enviadas em Nota Oficial da CBAt para as federações estaduais. A sede da entidade se localiza na Rua Rio Purus nº 103 - Conj. Vieiralves - Bairro N. Sra. das Graças - Manaus AM e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3182-3200.
Marcha Atlética · 09 jan, 2008
Com o objetivo de evitar que os Jogos Olímpicos se tornem um evento de proporções exageradas e para viabilizar a organização, o Comitê Olímpico Internacional (COI) limita o número de atletas. Nos Jogos de Atenas 2004, foi estabelecido um teto máximo de 10.500 competidores.
Dessa forma, para que determinado esporte, modalidade ou prova seja disputado na Olimpíada, deve entrar de forma a substituir algum outro, ou seja, para alguém entrar, é necessário que alguém saia. A decisão cabe ao COI, após uma série de análises de caráter técnico.
Já fizeram parte do programa olímpico alguns esportes curiosos, como Cabo-de-guerra (1900 a 1920); Arremesso de pedra de 6,4 quilos (1904) e Corrida de barcos (1908). A olimpíada de 1988, em Seul (Coréia do Sul), marcou o último ano em que o COI promoveu esportes de exibição, que não tinham seus resultados computados no quadro de medalhas.
Confira a lista de esportes que integram o programa dos jogos de Pequim.
Atletismo · 08 jan, 2008
No dia 27 de janeiro a Corrida Oral-B, que este ano chega à sua terceira edição, vai abrir o calendário de corridas de rua da Corpore e quem desejar se inscrever, ainda pode aproveitar as vagas remanescentes. O evento terá distância de sete quilômetros.
A arena da prova será montada na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira e terá início às 6h, com a abertura oficial, já que às 7h40 haverá um alongamento e aquecimento para que todos se preparem para a largada. O tiro de partida será dado às 8h e às 9h acontecerá a cerimônia de premiação.
As inscrições custam R$ 40 para não associados à entidade, R$ 30 para associados e atletas com idade acima de 60 anos tem um desconto especial. Para efetivar a participação, o atleta deverá acessar o site www.corpore.org.br, ou se dirigir à sede da Corpore, sito à Rua Bento de Andrade, 436 Jardim Paulista, de segunda à sexta-feira das 9h às 18h.
Corridas de Rua · 08 jan, 2008
Danilo Balu, colunista do Webrun da seção Nutrição, fala sobre o perigo das dietas inventadas hoje em dia. Dieta da Lua, do Sangue, etc, confira o que é real e o que é falso nisso tudo.
Acho que não há quem nunca tenha ouvido falar de alguma suposta grande dieta para perda de peso. Elas vão desde as mais improváveis (a da Lua ou tantas outras que envolvem simpatias e crendices) a outras bem específicas (a da Sopa, das Frutas, etc...) passando pelo falso cientificismo (do tipo Sangüíneo) e ainda as da última moda.
Nisso tudo, que não deixa de ser inevitável, não deixa de ser um pouco melhor saber que o nível do debate ao menos tenha melhorado com os novos gurus ao menos tentando dar algum suporte fisiológico quando tentam justificar suas escolhas. O fato é que saúde no Brasil, o país da auto-medicação, parece sempre ser assunto para qualquer um dar opinião, testemunho ou recomendação. Há para isso desde apresentadores de TVs até socialite passando por falsas autoridades no assunto.
Sendo assim, nesse mar de informação com todo tipo de validade a pessoa tem mesmo é que optar sempre por aquilo que é realmente cientifico, saudável e comprovado. Eu não demoro muito pra refutar e desaconselhar a quem me pergunta sobre o quão eficiente são as dietas da Lua e das Frutas. São dois dos exemplos que não param em pé sozinhos com seus argumentos e bases. O que faria emagrecer nelas? Nada. Absolutamente nada.
O que dizer das que levam nomes de cidade ou do seu suposto inventor? Elas nada mais são do que criar uma dieta baseada em alguns princípios (alguns corretos, outros nem tanto), recitando uma receita generalista esquecendo a individualidade e dando um nome pomposo. Algumas realmente têm fundamento, mas não há nenhuma sequer que possa ser aplicada a todos.
Outras como as do tipo sangüíneo ou a do signo (ou do que mais quer que seja) se apóiam sempre em uma farsa científica. Vai da ingenuidade do autor passando pela incompetência e a má-fé.
Talvez em tempos recentes nenhuma outra dieta tenha sido tão discutida ou tão popularizada na mídia quanto aquela criada pelo Sr. Atkins. Os estudos não são ao todo conclusivos, mas genericamente falando ela realmente parece causar uma perda de gordura corporal. Mas eu costumo falar sempre que é a um custo muito grande do ponto de vista da saúde e isso chega a ser perigoso.
Não vou nem usar o exemplo do modo como o organismo do pesquisador se encontrava quando de sua morte até por se tratar de um exemplo isolado. Mas hoje sabemos que esse tipo de dieta tem seu preço. Direto ao ponto: ela não seria saudável.
Para terminar, eu sempre evitei aconselhar que as pessoas procurassem um nutricionista para montar sua dieta visando qualquer objetivo. É quase impossível escrever isso sem parecer corporativista. Eu prefiro terminar dizendo que se você está indo atrás de informação, procure aquela confiável, fuja das invencionices ou das receitas exóticas. A Nutrição é muito mais simples do que parece, mas merece todo um cuidado por mexer com a saúde, um dos seus bens mais valiosos.
Atletismo · 08 jan, 2008
No último domingo aconteceu em Brasília (DF) a 38ª edição da Corrida de Reis, competição que reuniu mais de três mil atletas na Esplanada dos Ministérios e a vitória ficou com Ubiratan José dos Santos, atleta de Pernambuco. Ele cruzou com o tempo de 30min27, 10 segundos à frente do segundo colocado e passou mal devido ao forte calor.
Estou resfriado. Ainda junta com esse calor e secura, aí foi complicado. Mas me superei e ganhei", conta o atleta depois de ser atendido pelos paramédicos no Estádio Mané Garrincha, local da largada e chegada da prova. Emocionado, ele lembrou da infância sofrida. Nasci em Igaraçu e minha família nunca conquistou nada fácil. Por isso, digo que tenho bons resultados no atletismo porque é meu dom".
Antes de entrar para o mundo do atletismo o corredor de 25 anos costumava pescar e tinha outros sonhos na vida, queria ser jogador de futebol. "Perdi meu pai há três anos e meio e meu irmão há dois. Sempre peço a ajuda deles quando corro e tenho certeza de que eles me apóiam". Em sua cidade ele implementou um projeto social para pessoas carentes, que tem direito a aulas de atletismo, arte e lanche.
Mulheres - Na prova feminina a vitória ficou com Edielza Alves Guimarães, após cruzar a linha de chegada com 25min15, 57 segundos à frente da segunda colocada, Vanda Carneiro Chagas. Apesar da prova não ter contado com algumas atletas de ponta, como Ednalva Laureano, a Pretinha e Lucélia Peres, Edielza afirma que foi uma disputa dura .
"Pode parecer que foi fácil, mas não foi. Algumas não competiram, mas várias atletas de ponta deram trabalho, comenta a baiana. Esta foi a segunda participação dela na competição e se diz feliz com a evolução. Ano passado cheguei em quarto lugar e agora sou campeã. Também fui quarta na São Silvestre.
Corridas de Rua · 08 jan, 2008
O recordista mundial de meia maratona Sammy Wanjiru, do Quênia, confirmou participação na Maratona de Londres, que acontece no dia 13 de abril. Junto com ele, estará o campeão americano Ryan Hall, que desafiará o tricampeão Martin Lel, além de Luke Kibet e Stefano Baldini, respectivamente campeões mundial e olímpico.
Nos contaremos com um dos melhores fields de todos os tempos na prova deste ano, ressalta David Bedford, diretor da competição. Wanjiru fez sua estréia na distância em dezembro do ano passado na Maratona de Fukuoka e pretende correr na casa das 2h05, de olho em uma das vagas para a equipe olímpica do Quênia.
Já o americano Hall, de 25 anos, fez sua estréia em maratonas na prova de Londres ano passado, ocasião em que terminou na sétima colocação. Ele já tem vaga garantida em Pequim, pois venceu as prévias de seu país em novembro do ano passado, por isso correrá sem pressão e certamente marcará um bom tempo.
Maratona · 08 jan, 2008
O colunista do Webrun da seção Cadeirantes, Carlos Oliveira, o Carlão, fala sobre a prova na visão dos cadeirantes, que ainda sofrem com uma certa segregação por parte dos organizadores. Confira.
Último dia do ano é dia de São Silvestre e a tradicional corrida coloca nas ruas da maior cidade da América do Sul milhares de corredores e expectadores e atrai também corredores especiais, são os chamados cadeirantes. Eles são atletas com pouco espaço na mídia, que na sua maioria não tem patrocinadores, que não recebem premiação em dinheiro, mas que correm os 15 km que separam a largada da chegada, de maneira séria e dedicada como qualquer dos outros milhares que não necessitam de implementos, pela simples emoção de participar de uma das mais tradicionais e emocionantes provas de rua do Brasil.
Na hora da largada dos cadeirantes o termômetro na Avenida Paulista marcava 35ºC, perdão se faço mau juízo, mas a mim parece segregação, uma vez que nesse horário além do forte calor não há ninguém nas ruas para assistir a passagem dos atletas. Em TODAS as grandes provas do mundo a diferença entre a largada de cadeirantes e andantes (pessoas que não necessitam de implemento para correr, pois não têm deficiência) é mínima, dando a todos a oportunidade de serem saudados e incentivados pelos espectadores.
Infelizmente aqui no Brasil ainda temos a cultura da segregação, sem falar na falta de premiação em dinheiro. Os cadeirantes não querem ser a atração principal, porém é inadmissível serem relegados a segundo plano e em pleno século 21 ainda termos estes casos. No Brasil está mais do que na hora do coordenador Júlio Deodoro, que sabe da existência da participação dos cadeirantes desde a década de 70, dar um rumo mais apropriado para essa situação.
Não se pode mais ficar no continuísmo atrasado e retrógrado, se ele não tem competência e/ou entendimento para solucionar de uma vez por todas essas mazelas para com os cadeirantes, que a Gazeta contrate uma assessoria para não ocorrerem mais esses descasos, mas isso é assunto para outra pauta. O pódio estava forte este ano, nada menos que Jaciel Paulino em primeiro, Fernando Aranha em segundo e em terceiro Carlos Neves, o primeiro e o terceiro de Santos e Aranha da cidade de São Paulo.
Tive um problema com a água, não pude me hidratar direito, mas tenho a vantagem de ser mais leve que os outros, o peso fez diferença na subida da Brigadeiro. Dedico a vitória ao meu pai e ao técnico Edu Leonel, comenta Jaciel. O atleta fechou o ano com chave de ouro, pois teve resultados bastante significantes, como o recorde brasileiro de velocidade nos 100m rasos.
Ele é velocista, um dos mais cotados para integrar a equipe brasileira que vai à China, porém aproveita as férias dos treinos de velocidade e participa de provas de maior distância, como a Volta da Pampulha, onde venceu também este ano. Somente esses dois resultados já o credenciariam a um dos top ten no Brasil.
"Nunca vi tanto cadeirante competindo junto. Ainda mais com a premiação diante do público (foi a primeira vez que os cadeirantes receberam a premiação no pódio), fico muito feliz com isso, ressalta Aranha. Já ganhei a prova quatro vezes, mesmo tendo ficado com o segundo neste ano foi muito emocionante por eu poder dividir essa alegria com o público, que é quem nos incentiva", completa o atleta que junto com Carlos Neves estreou equipamento novo na prova.
"Depois que o Jaciel me chamou para treinar atletismo com ele, larguei o basquete para me dedicar mais à nova modalidade e os resultados mostram que fiz a escolha certa. No ano passado fui quarto colocado e neste ano conquistei o terceiro. Estarei de volta em 2008 para brigar pelo primeiro", promete.
Corridas de Rua · 08 jan, 2008