Lucas Sang, membro da equipe queniana de revezamento 4x400m nos Jogos Olímpicos de 1988, foi assassinado em sua cidade natal Eldoret, na última terça-feira, em decorrência da onda de violência que assola o Quênia. De acordo com agências internacionais, o ex-atleta de 45 anos foi atacado e morto enquanto voltava para casa.
Nos Jogos de Seul ele correu a segunda perna do revezamento pela equipe, que terminou na oitava colocação e o tempo de 45seg08 foi o mais rápido do quarteto, que também incluía Paul Ereng, vencedor dos 800m no mesmo ano. Sang também chegou às quartas de final nos 400m em Seul e era considerado um corredor forte nos 800m.
Ele era um grande amigo, com quem eu podia contar a qualquer momento, comenta Paul Ereng. Eu o conheci como um atleta sério, que praticava o princípio do Espírito Olímpico nas pistas e depois no seu dia a dia. A imparcialidade estava sempre presente em tudo o que ele fazia, completa o atual técnico do Centro de Treinamento de alta Performance em Eldoret.
O Quênia vem sofrendo com ondas de violência desde o dia 27 de dezembro, ocasião da reeleição do presidente Mwai Kibaki, acusado de fraude pelo líder da oposição, Raila Odinga.
Atletismo · 03 jan, 2008
Os organizadores da São Silvestre fizeram algumas mudanças na prova deste ano para melhorar os pontos falhos, seguindo reivindicações de atletas e treinadores, segundo informou Manuel Arroyo, o Vasco, um dia antes da prova. O responsável técnico pela competição afirmou que eles estavam preparados para receber os 20 mil inscritos deste ano.
O fisioterapeuta Francisco Zanardini correu pela segunda vez e comenta que a organização está de parabéns pelo trabalho efetuado no último dia 31 de dezembro. É natural que a cada ano tenha uma melhora, então acho que eles conseguiram acomodar todo mundo. Ele diz ainda que se sente muito bem recebido em São Paulo. Ano que vem se Deus quiser eu virei de novo do Paraná e espero que isto se torne uma tradição para mim e para a minha família.
Já o contador Antônio Colucci parece não concordar muito com Francisco. Entrevistado antes da prova, ele disse que pretendia correr abaixo de 1h15, tempo obtido em 2005 e também queria checar se a estrutura estava melhor organizada, para tirar a zica, mas segundo ele, a zica ganhou de goleada.
Problemas - Sobre a largada, ele comenta que foi a mesma desorganização de sempre, com um forte cheiro de urina, já que os corredores que madrugaram para largar na frente não hesitaram em fazer as necessidades no meio da rua e em cima dos companheiros. A largada conjunta ficou ruim do mesmo jeito, com mais pessoas querendo aparecer, mas no meio do percurso deu para sentir a multidão, a massa não parava nunca.
Segundo Antônio, o primeiro posto de água era só no quarto quilômetro, motivo pelo qual ele já se preveniu e levou uns copos na mão desde a largada. Quando as pessoas chegavam no posto de abastecimento, parecia que estávamos no deserto do Saara, tamanho o desespero, lembra o corredor que diz também que a água estava quente.
No meio do trajeto ele começou a sentir dificuldades, chegou a caminhar, mas não deixou o bom humor de lado. Fiz bolha no pé e tive problemas com uma unha encravada. Até o quilômetro 10 estava bem, mas próximo da Avenida Rio Branco percebi que não ia dar e resolvi andar mesmo. A partir deste ponto surgiu um corredor vestido com camisa e bandeira do São Paulo Futebol Clube e Antônio resolveu acompanhá-lo. Passei a correr com ele, só para comemorar o ano novo, fazer festa mesmo.
O famoso curral pós chegada, local onde os competidores se aglutinam para acessar o local de entrega de chip e retirada de medalha foi muito criticado em 2006 por ser muito apertado. Desta vez eles aumentaram o portão, tinha duas entradas e, comparado com o ano passado, foi muito melhor, mesmo assim ainda não é o ideal, finaliza Antônio que marcou 1h35 de tempo líquido.
Qual a sua opinião sobre a prova? Deixe sua opinião no nosso Muro de Recados
Corridas de Rua · 03 jan, 2008
O Comitê Paraolímpico Brasileiro divulgou a lista de pré-convocados para os Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Comitê Paraolímpico Internacional. Confira alguns detalhes do Manual de Qualificação, bem como a relação dos atletas de pista.
As vagas são para o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e não para o atleta individualmente, com exceção de 20 vagas especificamente designadas para atletas através de convites da Comissão Bipartite (Comitê Paraolímpico internacional). Ao todo serão disponibilizados para o CPB 80 vagas masculinas e femininas.
Caso não sejam usadas todas as vagas femininas, a cota masculina será reduzida para no mínimo 30% das destinadas às mulheres. Caso nenhuma atleta do sexo feminino vá ao evento, a cota masculina será reduzida para duas vagas. As vagas utilizadas pela Comissão Bipartite não são aplicáveis à essa regra.
Para ser elegível, o atleta deve obter o Índice A (Minimum Qualification Standart) em
competições do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) ou aprovadas pelo mesmo, no período
de 13/09/2007 até a data limite de 07/06/2008. Poderão ser inscritos no máximo três atletas por evento, desde que obtenham o índice A; no máximo uma equipe de revezamento e no máximo seis para a maratona, sendo três para o mesmo evento (masculino e feminino).
O CPB divulgará a relação oficial dos atletas e demais membros da delegação no dia 07 de Julho de 2008, em no site oficial, o www.cpb.org.br e também por meio de convocação oficial encaminhada a cada membro da delegação, bem como para seus clubes. Caso o atleta esteja em tratamento médico ou não esteja em perfeitas condições de saúde, será automaticamente desconvocado.
Guias
As paraolimpíadas acontecem entre os dias 06 e 17 de setembro de 2008 e terão um total de 160 eventos, com participação de 710 homens e 325 mulheres de vários países do mundo.
Atletismo · 03 jan, 2008
No dia 13 de janeiro acontece a segunda edição da Corrida Leblom Leme, competição que será realizada na praia de mesmo nome, uma das principais alternativas de treino dos cariocas. As inscrições já estão abertas, confira.
Serão oito quilômetros de percurso e os atletas passarão pelas praias mais famosas da cidade, com largada prevista para às 8h. A premiação será com troféu para os três primeiros da categoria geral e para as três maiores equipes, além de medalha para todos os concluintes.
As inscrições podem ser feitas no site oficial, o www.leblonleme.com.br ou nos postos físicos listados no próprio site. O valor é de R$ 40, que dá direito ao kit do corredor, que inclui camiseta regata confeccionada com tecido tecnológico, sacola de treino e uma revista. Ao final da prova, os atletas ganharão isotônico, frutas e água.
Corridas de Rua · 03 jan, 2008
Meu treinamento visando a atual temporada começou no último dia 1° de novembro como já postei neste blog, com rodagens e sem preocupação com o tempo. Após sete semanas girando entre 40 a 65 quilômetros por semana, fiz uma pausa nos últimos 10 dias (8ª semana).
Mas acabou a moleza. Hoje retornei ao treinamento. A primeira atividade logo às 6h da manhã foi um ótimo alongamento ao lado de pessoas especiais. Na continuidade rodei cerca de oito quilômetros sob uma fina garoa nas alamedas do Ibirapuera com minha mais nova amiga, a blogueira Jacke Gense. Tudo leve, tudo tranqüilo, porém, sei que agora deve haver uma palavra em minha mente: foco!
Para esta temporada reservo algumas surpresas e novidades, tão logo, as oficialize posto aqui para vocês.
Ótimo 2008!
Corridas de Rua · 02 jan, 2008
O campeão olímpico dos 100m Justin Gatlin teve sua pena por doping reduzida de oito para quatro anos, após decisão favorável confirmada pela Agência Anti Doping dos Estados Unidos (Usada). O atleta de 25 anos havia sido suspenso para o resto da vida, mas apelou da decisão, já que passou a ajudar a Usada nas campanhas anti-doping.
Gatlin, que em 2001 teve um teste positivo para anfetaminas, não poderá competir até o ano de 2010, mas pode decidir apelar novamente. Ele esperava poder competir pelos Estados Unidos nas Olimpíadas de Pequim 2008, aceitou a amostra positiva, mas afirma que não tinha consciência que usava substâncias proibidas.
Em 2006 ele teve outro teste positivo, desta vez para testosterona e, de acordo com as normas da Agência Mundial Anti-Doping, ele deveria ter sido banido para sempre, mas como resolveu cooperar, teve a pena suavizada. O Sr. Gatlin deveria ser elogiado pela decisão de colaborar com as autoridades depois do teste positivo, ressalta o chefe executivo da Agência Americana Travis Tygart .
Ele comenta ainda que estes esforços não removem completamente a responsabilidade do velocista pelo segundo caso positivo. Dadas as atuais circunstâncias os quatro anos de penalização estão de bom tamanho. Ele está sem competir desde junho de 2006.
Atletismo · 02 jan, 2008
No próximo domingo acontece em Cuiabá (MT) a 24ª edição da Corrida de Reis do Centro Oeste, prova que servirá de abertura para a temporada 2008 de corridas na região. Confira a programação do evento, que contará com a presença de Franck Caldeira para competir os 10 quilômetros.
A competição terá largada na Av. Arthur Bernardes, entre as ruas Presidente Jânio Quadros e Presidente Epitácio Pessoa,em Várzea Grande (MT) , às 8h45 para atletas portadores de necessidades especiais; às 9h para a elite feminina e às 9h15 para elite masculina e geral.
Os atletas vão seguir pela Av. João Ponce de Arruda, Av. da FEB, Ponte Júlio Muller, Av. Tenente Coronel Duarte e chegarão na Av. Mato Grosso, entre as ruas Manoel Leopoldino e Av. Marechal Deodoro. O percurso foi homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela Federação de Atletismo de Mato Grosso.
Kits - A retirada de kits, contendo chip e camiseta alusiva ao evento, deverá ser feita no dia da prova (06) das 6h às 8h15 no local da largada, em Várzea Grande, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição e do número de peito. Os organizadores afirmam que o kit será retirado exclusivamente pelo próprio atleta inscrito ou por um representante devidamente autorizado.
Corridas de Rua · 02 jan, 2008
Os mineiros Franck Caldeira e Lucélia Peres, campeões da São Silvestre em 2006 eram considerados grandes favoritos para mais uma vitória e poderiam protagonizar ótimos duelos com os quenianos, mas abandonaram no meio do caminho. Sentindo desgaste físico no meio da competição, eles preferiram não forçar o ritmo, para evitar problemas na preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim este ano.
Senti muito o pé na descida da Consolação e optei por me preservar, pois meu objetivo é alcançar o índice olímpico e correr minha primeira maratona, explica Lucélia, que sofre com uma fascite plantar (inflamação no calcanhar) em seu pé direito desde que conquistou a terceira colocação na Volta da Pampulha, dia dois de dezembro.
Franck já está de volta aos treinos nesta terça-feira, já que no próximo domingo confirmou participação na Corrida de Reis de Cuiabá (MT) e comenta que não completou a São Silvestre para tentar a consagração na China.
Estava sentindo uma fadiga muito grande, uma moleza no corpo. Achei melhor parar, pois poderia sofrer uma lesão e preciso me preparar bem para tentar o índice olímpico, que é um dos grandes objetivos para 2008. No fim do ano, dependendo da Olimpíada, voltarei focado na São Silvestre para tentar fechar bem o ano.
Ótima temporada - Apesar de não terem obtido os resultados esperados, os dois afirmam que não estão decepcionados, pois esta competição é sempre complicada. Na São Silvestre a gente está sempre aprendendo. Todos sabem que não é fácil, mas não é um mau resultado que manchará a excelente temporada que tive, comenta Franck.
Ficaria decepcionada se não tivesse tentado, mas estou feliz porque tive um ano maravilhoso e consegui meu grande objetivo, que era o Pan-americano. Não deu para ser bi em 2007, mas sou muito nova e tenho tempo de sobra para conquistar o bi, o tri, o tetra e muitos outros títulos, completa Lucélia, que buscará o índice para as Olimpíadas de Pequim na Europa, provavelmente no mês de março.
Corridas de Rua · 02 jan, 2008
Na tarde da última segunda-feira as ruas de São Paulo receberam a 83ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, prova que contou com a participação de 20 mil pessoas. Confira as opiniões dos vencedores Robert Cheruiyot e Alice Timbilili, assim como dos atletas que chegaram logo depois.
O tempo estava muito quente e úmido, mas eu estava muito bem no começo e correndo fácil. Com isso, resolvi aumentar o ritmo. Quando ganhei das outras vezes (2002 e 2004), não estava tão quente, explica Cheruiyot, que faturou o tricampeonato da prova. Além disso, nas vitórias, eu vinha de quatro vezes seguidas correndo a prova. Só lembrava que o final da prova era difícil, mas não lembrava exatamente como era a subida do final. Mas como estava muito bem, resolvi que dava para arriscar, completa o queniano que beijou o chão após cruzar a linha de chegada.
Ele diz ainda que para nós, quenianos, é mais fácil correr na frente porque temos uma série de atletas que estão sempre entre os primeiros. Temos muita gente com potencial para correr, que podem puxar os outros. Quem comemorou muito também foi o vice-campeão Patrick Ivuti, também do Quênia. Foi uma boa corrida. Estou em início da temporada. Estou feliz porque dei o meu melhor. Claro que gostaria de vencer, mas Robert é um grande atleta e mereceu a vitória.
O melhor brasileiro, Anoé dos Santos Dias, se disse muito feliz com a terceira colocação, já que foi ajudado pelo clima quente. Fiquei muito feliz com o pódio, consegui encaixar bem os treinos com a prova. Aos 27 anos de idade, ele não era apontado como um dos favoritos, mas como a São Silvestre é uma caixinha de surpresas, ele surpreendeu a todos.
Mulheres - A campeã Alice Timbilili, que disputou a prova pela primeira vez, achou o percurso muito difícil. Mesmo acostumada com montanhas, achei a subida da Brigadeiro muito íngreme. Nos primeiros cinco quilômetros estive com outras atletas, mas depois abri vantagem, lembrou a atleta, que gostou da aproximação de Marizete. Quando chegou mais perto, ela me empurrou para a chegada.
Marizete lutou muito e chegou a ameaçar a liderança da queniana, mas não conseguiu chegar a mais um título. Não consegui largar forte, porque senti uma certa indisposição. Precisei me esforçar bastante, mas treinei bem e fui buscando a adversária. Ela diz ainda que não sentiu dores musculares, mas o problema no início dificultou uma recuperação. Quero ainda vencer as quenianas. Quem sabe no ano que vem, completa a atleta que lembra que a rivalidade Brasil e Quênia nas corridas se equivale à rincha entre brasileiros e argentinos no futebol.
Maria Zeferina Baldaia, campeã em 2001, se diz contente com o terceiro lugar. Venho de bons resultados nos últimos três meses. Depois de dois anos de problemas físicos, só tenho a agradecer a Deus. Os defensores do título do ano passado Franck Caldeira e Lucélia Peres abandonaram a prova entre o quinto e o sétimo quilômetro. Franck forçou demais e perdeu energia para continuar, enquanto Lucélia sentiu a contusão que quase a tirou da prova: dores na sola do pé direito.
Corridas de Rua · 02 jan, 2008
Depois de um ano de 2007 recheado de competições, como o Circuito Corpore, Circuito das Praias, corridas da JJS Eventos, Latin Sports, Circuito Caixa, Troféu Brasil de Triathlon, Pan-americano, São Silvestre entre muitas outras, a equipe do Webrun se despede de 2007 desejando aos leitores e colaboradores um Feliz Ano Novo.
Em 2008 estaremos mais uma vez sempre atentos para trazer o melhor das Corridas de Ruas; Maratonas e provas de Triathlon nacionais e internacionais. Esperamos contar com a audiência de vocês mais uma vez, porque é por vocês que sempre fazemos o melhor.
Ótimo 2008!
Equipe Webrun
Caminhada · 01 jan, 2008
Olha aí o queniano Robert Cheruiyot, recém agraciado com um milhão de dólares por vencer o Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (WMM), com a revista pocket do Webrun a WR 2 GO que tem distribuição gratuita.
O mais legal foi o reconhecimento que o tricampeão da Maratona de Boston e atual campeão da Maratona de Chicago para com os atletas brasileiros ao folhar a WR 2 GO.
Ao bater olho da capa da edição #1 e ver a vitoriosa (de vida e corridas também) Ana Garcez, a Animal, emendou: Eu conheço ela!" E contou que ela foi moradora de rua e se interessou em saber se ele iria estar lá na São Silvestre, tudo dito, com um inglês muito mais compreensível de que seus compatriotas.
Mais algumas folhas adiante, pimba, vê a foto de um atleta da equipe BM&F / Pão de Açúcar e fala: Marilson, esse é bom, esse é forte. Já competi com ele e sei que é um atleta bom!, bradou, com um português bastante compreensível também.
Corridas de Rua · 31 dez, 2007
Atualizado em 2/01 às 12h30
Na tarde desta segunda-feira aconteceu em São Paulo a 83ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, competição que reuniu 20 mil pessoas na Avenida Paulista. A vitória entre os homens ficou com Roberto Cheruiyot, que marcou 45min57 e entre as mulheres com a também queniana Timbilili, que marcou 53min07.
São Paulo - A largada feminina foi dada às 16h35, com uma temperatura de 30º, umidade relativa do ar de 40% No início, um forte pelotão de brasileiras e quenianas saiu rumo à Avenida da Consolação, com duas atletas da equipe do Cruzeiro assumindo a ponta no início. O público se mostrou presente e aplaudiu a passagem das corredoras, sempre muito bem vigiados pelos policiais presentes.
Na altura do cemitério da Consolação as duas cruzeirenses foram praticamente engolidas pelo pelotão que veio de trás. Lucélia Peres se manteve atrás do grupo, junto com Marizete Rezende, enquanto Marily dos Santos marcava a queniana Alice Timbilili junto com Maria Zeferina Baldaia.
Na passagem pelo Elevado Costa e Silva Alice tomou a frente, mas Baldaia não deixou que ela escapasse muito e tratou de pegar o vácuo e seguir o ritmo da africana, mas não conseguiu manter por muito tempo. Na passagem do quilômetro seis para o sete ela abriu uma boa distância para a brasileira e passou a correr com uma distância de cerca de 30 metros.
Briga - Um pouco depois Marizete conseguiu ultrapassar Baldaia e imprimiu um ritmo forte na tentativa de caçar Alice, numa velocidade de cerca de 18 km/h. Na subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio a brasileira chegou bem perto da queniana, que olhou para trás, viu que poderia ser ameaçada e acelerou ainda mais.
Com o tempo de 53min07 Alice cruzou a linha de chegada para ser coroada com a vitória em sua estréia na Corrida Internacional de São Silvestre, seguida por Marizete Rezende (53min36), Maria Zeferina Baldaia; Edielza dos Santos e Marily dos Santos. A queniana levou de brinde pela vitória uma motocicleta zero quilômetro.
"Eu me senti um pouco cansada durante a prova, pois o tempo estava muito quente", ressalta a campeã. "Eu não consegui pegar água em alguns pontos, mas consegui a vitória que já era esperada", conclui.
Eu cumpri o meu dever. Não consegui largar junto, pois não sou muito rápida, mas estou feliz, porque fechei com chave de ouro o ano, ressalta a segunda colocada Marizete. Tenho certeza que minha família está vibrando com essa minha colocação, completa.
Os homens saíram às 16h42, junto com a categoria geral, que como sempre apresentou os tradicionais atletas mostrando suas faixas, cartazes e fantasias. Frases de Feliz Ano Novo, fantasias de Papai Noel, de cantores, homenagens à diversas cidades, equipes, empresas, tudo isso fez parte da grande festa dos amadores.
À frente do pelotão principal Roberto de Oliveira e Éder da Silva marcavam o ritmo de prova até a descida da Consolação, sempre olhando para trás para ver a distância da grande massa. Robert Cheruiyot e Kiprono Mutai apareciam no segundo pelotão, enquanto o defensor do título Franck Caldeira aparecia um pouco mais atrás.
Na saída do Minhocão Franck recuperou o ritmo e colou em Cheruiyot e Mutai, seguido de perto por Patrick Ivuti e Luis Paulo Antunes. Na saída da Avenida Marquês de São Vicente o tricampeão da Maratona de Boston e campeão da Maratona de Chicago, mostrou toda sua força e se colocou cerca de 100 metros à frente de Ivuti.
No final da Brigadeiro, Cheruiyot alcançou a segunda colocada Marizete, assim como a líder Alice Timbililie não teve problemas para faturar seu terceiro título da competição paulista. Ele marcou o tempo de 45min58, seguido por seu compatriota Patrick Ivuti com 46min52, Anoe dos Santos; Jacinto Lopes, da Colômbia, e Marildo José Barduco.
Corridas de Rua · 31 dez, 2007