Os kits para a 83ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre começam a ser entregues a partir desta quinta-feira (27) no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. A entra prossegue até o próximo domingo, mas a organização alerta para que os corredores não deixem para a última hora.
O kit é composto por número de peito, chip de cronometragem e camiseta do evento e a retirada será feita mediante apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de pagamento ou boleto original, que será retido no ato. Os técnicos e administradores de equipes têm de levar os comprovantes de todos os atletas organizados e já ordenados para agilizar o atendimento.
Para agilizar o processo, é recomendável levar a declaração de responsabilidade assinada, disponível no site www.saosilvestre.com.br, pois ela já indica o número de peito. Na quinta e sexta-feira o horário de entrega será das 9h ás 20h, enquanto no sábado e domingo ela acontecerá das 9h às 17h. O Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro fica na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera.
Corridas de Rua · 26 dez, 2007
Apenas 12 meses após vencerem a Maratona de Dubai (emirados Árabes), a etíope Askale Tafa Magarsa e o queniano Willy Rotich retornarão ao fronte para defender seus títulos, na edição 2008 da competição, que acontecerá em 18 de janeiro. O dueto africano se destacou no field da prova passada, mas certamente terão um desafio maior pela frente.
Além de enfrentarem um trajeto diferente do ano passado, a premiação de 250 milhões de dólares para o campeão e o bônus de um milhão para o recorde mundial, atrairá o pelotão mais forte de toda a história da competição. Ano passado Willy e Askale foram os melhores e estamos felizes de tê-los de volta. Mas eles terão que dar o melhor de si para conquistar novamente o título, ressalta o coordenador geral Ahmed Al Kamali.
Rotich venceu em 2007 com 2h09min53 com uma velocidade média de 19,5 km/h, na segunda vez em oito edições em que um atleta correu sub 2h10 e pode ter sido rápido, mas fez um jogo de paciência. Ele duelou com o então campeão Joseph Ngeny até o quilômetro 38, ocasião em que acelerou para a vitória.
Após receber sua medalha ele declarou que talvez com as pessoas certas e bons marcadores de ritmo, alguém seja capaz de marcar 2h05min aqui". Talvez haja várias pessoas certas no pelotão de elite de 2008, além de Haile Gebrselassie, que baixou em 29 segundos o Recorde Mundial anterior.
Quem também correu bem foi Askale, que aos 22 anos quebrou a invencibilidade de cinco anos de Albina Ivanova com uma diferença de mais de seis minutos. Ela liderou praticamente toda a competição e quebrou sua melhor marca obtida em Milão (em outubro de 2006), em 38 segundos. Com média de 17,2 km/h, ela venceu com 2h27min19.
Nosso field está cada dia melhor, com um grande grupo de corredores de elite mostrando seu comprometimento com Dubai, acrescenta Al Kamali. Porém, não são apenas os grandes nomes que são bem vindos para a maratona, para os 10 km e os 4 km, também convidamos os amadores a participar, completa. Quem quiser correr a prova, pode se inscrever pelo site www.dubaimarathon.org.
Maratona · 26 dez, 2007
A Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no próximo dia 31, contará com áreas específicas de largada, conforme o ritmo de prova de cada atleta, com o intuito de proporcionar mais conforto aos participantes. Ao todo serão oito áreas, divididas em tempos de referência, começando com quem corre 4min30 ou menos por quilômetro, indo até oito minutos ou mais por quilômetro.
Segundo os organizadores, o objetivo é ter uma largada mais tranqüila e dar maior fluência no tiro de partida, que será dado em frente ao Masp, no número 1.578 da Avenida Paulista. As áreas de largada não são nenhuma imposição, mas apenas sugestão. A idéia é dar conforto aos atletas e esperamos a compreensão de todos, comenta Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom, parceira na organização da prova.
Manuel Garcia Arroyo, o Vasco, responsável pela área técnica, também ressalta a importância da iniciativa. Em vez de as pessoas se posicionarem aleatoriamente no pelotão, elas devem procurar a área de tempo em que estão acostumadas a correr. Pedimos a colaboração dos inscritos, que poderão assim dar um exemplo de educação e gentileza, facilitando a realização da corrida.
Apesar de os organizadores afirmarem que a medida foi um sucesso em provas como a Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio de Janeiro e Volta da Pampulha, o treinador Nelson Evêncio não acredita que ela será muito eficaz. Segundo ele, em provas como a Nike 10, por exemplo, os atletas usam uma fita no braço de cor correspondente à cor de sua baia de ritmo, para facilitar a largada.
Ainda segundo Evêncio, geralmente os corredores não respeitam as marcações e é muito comum ver alguns apressadinhos quase atropelarem os mais lentos. Para essa prova, haverá a seguinte definição: 4min30 ou menos, 5min, 5min30, 6min, 6min30, 7min, 7min30 e 8min ou mais por quilômetro.
Corridas de Rua · 26 dez, 2007
No próximo sábado será realizada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães a 14ª edição da São Silvestrinha, competição que este ano deve reunir cerca de dois mil atletas mirins, em 20 categorias. Entre as principais atrações está a medalha, que será entregue para todos os participantes, independente da colocação.
As provas terão supervisão da Federação Paulista de Atletismo, seguindo os moldes de competições profissionais, com coordenação e fiscalização dos tempos e normas. Outro atrativo é o local de disputa, a pista do Constâncio Vaz, primeira pista do Brasil de Nível I pela Iaaf e palco de importantes torneios internacionais e seletivas para a formação de seleções brasileiras olímpicas e pan-americanas.
As categorias em disputa serão 50m para atletas de seis e sete anos, 60m para oito e nove anos; 80m para 11 anos; 100m para 12 e 13 anos, 400m para 14 anos e 600m para 15 anos, tanto para os meninos quanto para as meninas. A São Silvestrinha, que teve a sua primeira edição em 1994, é disputada tradicionalmente dois dias antes da São Silvestre, prova que fecha o calendário do atletismo brasileiro no último dia do ano.
kit - A retirada do kit, composto por número de peito, camiseta e guia de informações, deverá ser feita na sexta-feira, das 9h às 17h no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera). Os organizadores ressaltam que não haverá entrega no dia da prova.
Kids · 26 dez, 2007
Acabo de voltar de um treino da Run For Life, comandado pelo técnico Wanderlei de Oliveira. Sim, isso mesmo, pós-perú, um dia após o natal e começando como em todas as outras vezes às seis horas da manhã em ponto. Lá o grupo encarou o último treino fast do ano, já que muitos estão lapidando para a São Silvestre. Foram muitos e muitos tiros de 100, 200 e 400 metros na Pista do Constâncio (primeira pista do Brasil de Nível I pela Iaaf).
Bem, fui chamado à luta, mas declinei. Hoje só fotografar. Porém teve aquele que, diferente deste blogueiro que está no final de seu segundo mês de treino base, não fugiu da raia. Wanderlei de Oliveira, que vou dispensar apresentações sorry new runner é daqueles técnicos que refutam a frase faça o que digo, mas não faça o que eu faço e, em todo santo treino corre com seus alunos e pupilos. E de anos que eu tenho de janela isso é muito difícil de se ver.
Certo, certo o técnico não precisa correr. Ele pode ser bom profissional, mesmo sendo aquele sujeito fora de forma que te orienta. Até concordo, mas que é algo que não se pode negar que é muito motivador correr com e contra seu técnico, ah, isso deve ser!
Corridas de Rua · 26 dez, 2007
No mês de maio desse ano rolou em Florianópolis a sétima edição do Ironman Brasil. E a cada ano que passa mais competidores se animam em participar da prova. Dessa vez foram 1.244 inscritos, 24 a mais que a edição 2006.
Todos eles tiveram que percorrer 3,8km de natação, 280km de bike e por fim uma maratona, ou seja, 42km de corrida. Haja fôlego! Pela magnitude das distâncias tanto os primeiros colocados, quanto os últimos, podem ser considerados verdadeiros campeões.
Por falar em campeão, o vencedor do Ironman Brasil 2007 foi o argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez. Acostumado com a modalidade e também com o percurso brasileiro, essa foi a terceira vez que ele venceu a competição. E você sabe quem foi a última pessoa que completou o Ironman Brasil? Foi Willian Mason, da África do Sul, depois de quase 17 horas de prova.
Mais uma vez o Webrun fez a cobertura completa do Ironman, só que com uma novidade: a cobertura on line da prova, ou seja, minuto a minuto, com diversas informações. Às 6h da manhã nossa equipe já estava de pé registrando todos os momentos da competição. Quer saber como foi? Quem sabe você se anima para encarar uma prova como essa em 2008? Clique aqui.
Triathlon · 26 dez, 2007
Mais um ano está no fim e 2007 foi com certeza um ano cheio de corridas tanto para vocês que adoram esporte, quanto para nós que suamos bastante para fazer o Webrun crescer cada vez mais.
Por isso, desejamos boas festas e um ano novo com muita saúde, energia e superação de limites nas corridas e também na vida! Clique aqui e veja o cartão de natal do Webrun.
Boas festas e bons treinos!
Equipe Webrun
Desafie o seu limite
Atletismo · 25 dez, 2007
À todos vocês,
Que neste natal reflitamos o quanto é bom viver apesar de todas as dificuldades que temos que transpor em nossas vidas, e mais do que refletir, que tenhamos vontade, força e determinação para espalhar o bem.
A história de um herói anônimo chamado Nicholas Winton ilustra bem como podemos fazer o bem. Winter salvou da morte certa, 669 crianças, e nunca revelou isso a nínguem. Depois de mais de 60 anos ao tomarem conhecimento de seu feito, o questionaram se considerava um herói:
O que fiz foi algo que os outros achavam impossível. Mas eu tinha de tentar, para ver se era possível ou não. O importante não é chegar em casa de noite e dizer, passivamente: hoje, eu não fiz nada de mal". O importante é chegar em casa e dizer: Eu hoje fiz o bem".
Boas festas!
Nos vemos no Blog do Harry
Corridas de Rua · 25 dez, 2007
Mais um ano está no fim e é nessa época que fazemos promessas, pensamos no futuro e também no que passou. Por isso o Webrun vai reunir de hoje até a próxima sexta-feira, os cinco fatos que marcaram o ano para nós e para os amantes do esporte brasileiro.
O primeiro deles é Pan-americano do Rio de Janeiro. Um Pan que surpreendeu todos, desde sua estrutura, e claro, até os ótimos resultados do Brasil. Ao todo conquistamos 161 medalhas. No atletismo foram nove de ouro, cinco de prata e nove de bronze.
As douradas conquistadas nas pistas ficaram com Franck Caldeira na maratona, Hudson de Souza e Juliana Santos, ambos nos 1.500m. Também não podemos esquecer da equipe brasileira de revezamento 4x100m, que também foi ouro.
Já no triathlon nosso represente no pódio foi Juraci Moreira. Ele conquistou o bronze após disputa acirrada no mar e nas ruas de Copacabana. Na marcha atlética o Brasil ficou fora do pódio, mas se esforçou para estar no Pan e representou o país muito bem.
Para levar até você todas as informações do Pan-americano, o Webrun contou com uma equipe lá no Rio de Janeiro. Ao todo publicamos 152 notícias sobre os esportes maratona, atletismo (provas de pista), triathlon e marcha. Além disso, fotografamos diversos momentos da competição que você só viu aqui. Quer relembrar um pouco? Clique aqui e confira a Cobertura do Pan.
Atletismo · 24 dez, 2007
A Corrida Internacional de São Silvestre chega este ano à sua 83ª edição e fatos curiosos rondam a história da mais tradicional competição paulista. Confira alguns fatos interessantes, como o destaque da 33ª, o russo Vladimir Kutz e a presença de índios na disputa.
Campeão dos cinco e 10 mil metros na Olimpíada de Melbourne, na Austrália, Vladimir Kutz era o grande destaque da prova de 1957, mas ficou somente com a oitava posição, não por falta de méritos, mas como caminhou pelas praias de Santos, o passeio lhe rendeu bolhas nos pés. O atleta russo teve uma carreira curta no atletismo internacional, porém, marcante. Além dos dois títulos olímpicos, ele quebrou sete recordes mundiais.
Por duas vezes, a São Silvestre registrou a presença de índios. Fisicamente aptos por causa do contato com a natureza, os indígenas participaram das edições de 1964 e 1982 em uma expectativa nunca antes registrada. Participaram da 40ª prova, uma equipe de cinco integrantes da Ilha do Bananal, sendo três das tribos Craós e dois Carajás. Na ocasião, um dos organizadores da corrida, Aurélio Bellotti, e o indianista, Willy Aureli, viajaram até o acampamento para orientá-los sobre os aspectos técnicos da disputa.
Durante a competição, faltou aos índios a experiência e o condicionamento físico dos adversários. Graças à iniciativa, que teve o apoio da Funai, a 58ª São Silvestre contou com representantes dos Xavantes e Serenas. A primeira tribo trouxe dez corredores e a segunda três. Um grupo de dança típica se apresentou em Interlagos, completando a festa do último dia do ano.
Corridas de Rua · 23 dez, 2007
Os corredores brasileiros esbanjaram forma física ao vencer a 10k Rio, competição disputada na manhã deste domingo no Aterro do Flamengo (RJ), último teste para a São silvestre. O pódio masculino foi verde amarelo e teve apenas um queniano, que ficou com o terceiro lugar, enquanto entre as mulheres três quenianas e duas brasileiras chegaram nos primeiros lugares. Gladson Silva Barbosa completou os 10k em 29min50, enquanto Chemtai Rionotukei precisou de 34min35 para se sagrar campeã.
No começo da prova masculina o favorito Kiprono Mutai, da Athletic Sports/Luasa, disparou na frente dando a falsa impressão que dominaria a corrida, mas desistiu um pouco depois, dando espaço para a liderança do pelotão de seis corredores que vinha atrás. Francisco Barbosa dos Santos, do Cruzeiro, imprimiu um ritmo mais forte na metade do percurso e, em seguida, deixou a ponta para Raimundo Nonato Aguiar, da equipe Pé de Vento.
No último quilômetro, Gladson Silva Barbosa, do Pinheiros, assumiu a ponta e não foi mais alcançado até cruzar a linha de chegada na primeira colocação, seu principal resultado na carreira de corredor de rua, já que é especialista em corridas de obstáculos em pista. Ele foi seguido por Giomar Pereira da Silva, da Caixa, do queniano Gatheru Daniel Ndiritu, da Fila, e João Ferreira de Lima, o João da Boa, do Cruzeiro.
Bom resultado - Estou treinando em Campos do Jordão e fiz o ritmo determinado pelo meu técnico, Cláudio Castilho, que era de 2min50 por quilômetro. Sabia que a prova começaria muito rápida e depois o ritmo seria um pouco mais baixo. A estratégia deu certo e forcei bastante no final para dominar o pelotão, explica emocionado o atleta de 28 anos, que é bicampeão brasileiro nos três mil metros com obstáculos.
Mineiro de Montes Claros, ele se mudou bem pequeno para a região de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, onde vive até hoje e começou a correr com 15 anos após assistir uma edição da São Silvestre. Naquele dia decidi ser corredor e me especializei na pista. Encerro minha temporada de rua na São Silvestre e depois me dedicarei aos três mil metros, competindo nos primeiros seis meses do ano na Europa, com o objetivo de obter o índice olímpico para Pequim, ressalta.
Na disputa feminina as africanas mostraram a habitual força e resistência e, logo no início, saíram à frente tendo como líder a alagoana Marily dos Santos. Na metade do percurso as quenianas apertaram o passo e Chemtai Rionotukei, da Athletic Sports/Luasa, assumiu a liderança para cruzar em primeiro com 13 segundos de diferença para Maria Zeferina Baldaia, do Pinheiros.
O clima estava excelente e o percurso plano ajudou bastante. Procurei ficar no pelotão dianteiro e forcei no final. Agora vou para a São Silvestre bastante otimista, afirma Chemtai, de 21 anos, que conquistou três excelentes resultados nos últimos dois meses no Brasil. Ela ganhou duas provas de 10 quilômetros em novembro a primeira também no Aterro do Flamengo, e a segunda em Curitiba, na última etapa do Circuito da Caixa. Em dezembro venceu corrida de oito quilômetros no Guarujá só para mulheres.
Zeferina, campeã da São Silvestre em 2001, também estava muito feliz. A prova foi bem forte e fiquei o tempo todo no pelotão da frente para lutar pela vitória. O segundo lugar foi ótimo e agora quero conquistar o pódio na São Silvestre. Eunice Jeptoo, da Fila, ficou em terceiro, depois de ganhar a Gonzaguinha no domingo passado.
Marily - Quem também teve motivos para comemorar foi Marily dos Santos, que chegou em quarto lugar, mas garantiu o título de campeã do Ranking Caixa/ CBAt de Corredores de Rua 2007. Marily somou 234 pontos e tem vantagem de 55 sobre Conceição de Maria Carvalho, décima na 10K Rio e não pode ser mais alcançada, já que há somente mais uma prova. Dei duro este ano para conseguir este título que confirmei aqui no Rio. Agora quero ficar entre as 10 melhores na São Silvestre, enfatiza.
No masculino, a definição do Ranking ficou para a prova do próximo dia 31, já que João da Bota manteve a liderança, com 268 pontos, mas tem apenas 11 de vantagem para Giomar Pereira da Silva. A terceira edição da 10K Rio reuniu cerca de quatro mil corredores e o tempo nublado e o clima ameno, com temperatura em torno de 22 graus, favoreceu o índice técnico da prova e não castigou os milhares de amadores.
Corridas de Rua · 23 dez, 2007
A Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), vai instituir uma classificação para as Corridas de Rua do mundo em 2008, com um selo ouro e prata, para as provas que atenderem a alguns requisitos. A medida foi aprovada pelo Conselho da entidade, seguindo recomendação da Comissão de Corridas de Rua, presidida por Lamine Diack.
Entre os itens avaliados estão a organização geral da prova, a medição do percurso, a segurança e o atendimento médico prestados. A decisão por atribuir um selo dourado se baseia na quantidade de atletas de elite e o apelo da prova em ser transmitida por televisões internacionais. Confira a lista, que não possui nenhuma prova brasileira.
Selo dourado:
Corridas de Rua · 21 dez, 2007