Alguns corredores de elite que estarão presentes na Corrida Internacional de São Silvestre no próximo dia 31 vão participar da terceira edição dos 10K Rio, competição que acontece neste domingo no Aterro do Flamengo, um dos cartões postais cariocas. Estarão presentes 10 dos 11 primeiros colocados do Ranking de Corredores de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), além de alguns estrangeiros.
O atual líder é João Ferreira de Lima, o João da Bota, do Cruzeiro, com 250 pontos 19 a mais do que o baiano Giomar Pereira da Silva, segundo colocado. Essa prova é importante e, como todas as outras, ele correrá pela vitória. Além disso, ele quer somar pontos para o ranking e fazer uma avaliação mais efetiva para a São Silvestre, comenta o treinador Alexandre Minardi, que terá também na prova seus pupilos Francisco Barbosa dos Santos (3º no ranking), José do Nascimento Souza (4º) e Benedito Donizetti (5º).
Garantiram participação também José Gutembergue Ferreira (6º), Eliésio Miranda da Silva (7º), Gladson Alberto Barbosa (8º), Jaílson Araújo dos Anjos (10º) e William Salgado Gomes (11º). Na briga com os brasileiros estão os quenianos James Rotich, Mutai Kipkemei, Amos Maiyo Maidin, Kiprono Chemwolo, Julius Kipkogei Busienei, Willian Kimutai Chemno e Daniel Gatheru Ndiritu.
Mulheres - Já entre as mulheres, as três melhores do Ranking, Marily dos Santos, Conceição Maria de Oliveira e Luzia de Souza Pinto, estão confirmadas na competição. Quem também virá com força total é Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre de 2001, que volta à boa fase depois de enfrentar problemas de contusão. A Zeferina fez a sua primeira temporada completa de treinamentos e competições depois de muito tempo por lesões. Com isso, ganhou ritmo e estou otimista para uma boa participação no Rio, ressalta o técnico Cláudio Castilho, do Clube Pinheiros.
Entre as estrangeiras, Chemtai Rionotukei, Priscilla Biwott, Pauline Chepchumba e Eunice Jeptoo, campeã no domingo da 41ª Prova Sargento Gonzaguinha, em São Paulo, devem dar trabalho para as canarinhas. A largada será às 7h30 para os cadeirantes masculino e feminino; 7h45 para elite feminina A e B; 8h00 para elite masculina especial, A e B, categoria geral masculina e feminina e atletas com deficiência.
Já a entrega de kits, composto de camiseta tecnológica, número de peito e chip de cronometragem, será feita no sábado (22), das 8 às 17 horas no Salão Social do Botafogo de Futebol e Regatas, próximo ao Shopping Rio Sul.
Corridas de Rua · 21 dez, 2007
No próximo dia 31 a equipe da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) participará da Corrida de São Silvestre de olho no quinto título da competição paulista. Estão inscritos Fernando Aranha, na categoria cadeirantes, e o maratonista Ronilson Bispo dos Santos, o caçula do grupo.
De acordo com o treinador da ADD, Mário Mello, o trio está mais do que pronto para o último desafio do ano. Todos eles estão com um ótimo preparo físico e com certeza vão estar na disputa pelo primeiro lugar. A entidade participa da competição desde 1999, ocasião em que Aranha, então jogador de basquete em cadeira de rodas, resolveu encarar os 15 quilômetros e faturou o primeiro posto. A partir daí ele não parou mais e venceu em 2002; 2003 e 2006.
A novidade deste ano é a participação de Ronílson, conhecido como índio pelos amigos, que debutará na tradicional prova usando um uhandcycle, triciclo onde o atleta deficiente utiliza as mãos para se locomover. O equipamento foi trazido dos Estados Unidos pela ADD em parceria com a Merrill Lynch e foi utilizado pela primeira vez na Prova Sargento Gonzaguinha, no último domingo (16).
"Será uma grande emoção. Para me preparar ainda mais, vou correr a 10k Rio 2007, nesse domingo, dia 23 de dezembro", conta o atleta que sofreu uma amputação em um dos membros superiores. A largada dos cadeirantes acontecerá às 15h15.
Corridas de Rua · 21 dez, 2007
A experiência mais prazerosa que tive como corredor foi quando fui convidado pela Corpore, para ser marcador de ritmo líder, na Maratona de São Paulo, nos anos de 1998 e 1999. A meta? Levar o grupo de corredores o mais próximo possível da marca de 3h15min - entre 3h14min e 3h16min.
Nesta época meus tempos estavam girando sub 3 horas e correr para terminar com 3h15min como estipulado seria fácil. Criei algumas estratégias: uma delas que usei foi ter um tempo uniforme, desde início, ou seja, como não conhecia o condicionamento nem as pessoas que ditei o ritmo não sabia se eles conseguiriam correr variando o ritmo (tipo, correr a primeira parte da competição mais rápido que a segunda ou vice versa).
A regra básica que os corredores deveriam seguir é nunca se postar a frente do marcador, boa parte dos que não respeitaram essa instrução quebraram. Porém havia aqueles que me diziam: vou até a marca da meia maratona e depois vou em frente. Isto porque, muitos corredores não sabem administrar o tempo da primeira meia e quebram depois.
A cada três quilômetros percorridos o cronômetro deveria ficar próximo da média de 9min20s/km e assim a cada três quilômetros conferia o relógio e para minha felicidade estávamos sempre dentro dos parâmetros. Pessoal passamos com 20 segundos de sobra!, Vamos passamos no 28Km, 2/3 ficaram para trás!, era algumas das palavras de apoio que eu dava nas passagens e pontos crucias da competição.
Posso dizer que fui extremamente feliz nas empreitadas, alias, até me assustei com a precisão, notadamente em 1998, já que o tempo final bruto (pois é esse que vale no cronômetro) foi 3h14min56 e no ano seguinte, ditando ritmo para muitos que me acompanharam no ano anterior foi 3h15min53.
Porque foi legal? primeiro era a primeira vez que corri sem forçar meu ritmo, leve e com prazer, diferente de quando corremos no limite. Para se ter uma idéia de como estava cansado, a foto ao lado, foi feita no quilômetro 42, faltando os 195 metros e minha expressão não era de quem havia corrido uma maratona.
E o melhor é que consegui cumprir a meta e dividir isso com aqueles corredores que tinham a marca como objetivo.
Corridas de Rua · 21 dez, 2007
A Corrida Internacional de São Silvestre atrai milhares de pessoas para a Avenida Paulista todos os anos, dentre eles muitos amadores e pessoas que nunca correram a tão famosa competição. Para não ficar na mão no dia D, confira algumas dicas que certamente farão a diferença no desempenho.
Para o treinador Wanderlei de Oliveira a alimentação no dia 31 deve ter uma atenção rigorosa, já que deverá ser feita em horários não convencionais para muitos, o que requer uma adaptação alguns dias antes. Confira algumas dicas.
- Homens e Mulheres devem tomar café às 7h e almoçar no máximo até 12h30.
- Aconselha-se comer salada, massa e pequenas quantidades de frutas.
- Por causa do calor o atleta não deve dispensar os postos de hidratação.
- Beba um pouco de água em cada posto durante o percurso.
- Um dia antes da corrida separe a roupa que irá usar.
- Já vá para a prova com o número de peito preso na camiseta e o chip no tênis.
- Use roupas leves e confortáveis. De preferência aos shorts e regatas ao invés de calça e camiseta.
- Use protetor solar fator 30 que não sai na água.
- Aconselha-se usar boné.
- Chegar no mínimo uma hora antes da largada. A largada feminina e masculina será às 17h.
- Ficar na sombra até que a prova comece.
- 30 minutos antes da largada aconselha-se fazer um trote de 15 minutos e mais o alongamento.
- Se posicionar na largada cinco minutos antes da prova para evitar o calor e o sol forte.
Corridas de Rua · 21 dez, 2007
No dia 18 de janeiro acontece em Dubai, Emirados Árabes Unidos, a Maratona que leva o nome da cidade, competição que terá uma das maiores premiações da categoria, num montante total de um milhão de dólares. O campeão levará para casa US$ 250 mil e haverá ainda um bônus de mais um milhão caso alguém quebre o recorde mundial.
O valor oferecido nesta competição supera as cinco grandes provas mundiais, Nova York; Boston; Berlim; Chicago e Londres e a deixa como a mais rica do mundo, graças à colaboração dos órgãos governamentais. Isso fará com que a Maratona se eleve à outros grandes esportes em Dubai. Esse é um esporte que exige muito do físico e tenho certeza que agora os atletas farão desta uma das prioridades em suas agendas, enfatiza Larry Barthlow, um dos coordenadores.
Haile Gebrselassie, atual recordista na distância com o tempo de 2h04min26, será o principal destaque do pelotão de elite e diz que pode baixar ainda mais a marca. Quebrar o recorde em Berlim foi a realização de um sonho, mas eu sei que posso fazer melhor. Minha meta é marcar 2h03 e, com as condições de Dubai em janeiro, posso fazer ainda melhor, ressalta o etíope.
Já na categoria feminina, o destaque fica por conta da participação de Lornah Kiplagat, recordista da prova de 20 quilômetros e da Meia durante o Mundial de Corridas de Rua em Udine, na Itália este ano. A queniana naturalizada holandesa comenta que há alguns anos no Quênia as pessoas não acreditavam que as mulheres pudessem correr tão bem. Olha o desenvolvimento hoje, no Mundial de Osaka as mulheres conseguiram tantos destaques quanto os homens, enfatiza.
Com Haile e Lornah no field, teremos dois corredores com quase 30 recordes e seis ouros em maratonas nos currículos, ressalta Peter Connerton, diretor geral da competição. Agora estamos tentando trazer mais nomes de destaque, completa.
Maratona · 20 dez, 2007
No último dia oito aconteceu em San Pedro (Argentina) a primeira edição da Ultramaratona 24 horas, da qual participaram atletas do Uruguai, Brasil, Itália e Argentina. A brasileira Jackeline Pereira Terto fechou a prova na segunda colocação, num pódio formado por mais cinco competidoras da casa. Entre os homens, Fernando Pangaré foi o melhor canarinho, na sexta colocação.
A prova teve início às 10h, com uma temperatura elevada, que foi aumentando com o passar das horas e serviu como desafio extra para os competidores. Na prova masculina a liderança começou com o uruguaio Alberto Erguiz, que imprimiu um ritmo demasiado forte, que se refletiu com a entrada da noite, ao perder a ponta.
A partir daí outros dois uruguaios, Héctor Yeritano e Dardo Segurola transformaram a competição numa disputa pessoal e Dardo levou a melhor, ao completar com 206 voltas e 196km110m completados e estabelecer o recorde uruguaio. Seu compatriota fez 201 voltas e 191km350m.
Entre as mulheres a atleta da casa Mónica Cortés assumiu a ponta, mas não agüentou por muito tempo, devido à um problema físico, o que deixou o caminho aberto para a disputa entre Luz Celeiro e Jacqueline. Usando toda a experiência para manter um ritmo forte, a argentina se deu melhor e fechou com 172voltas; 163km740m, contra 169 voltas; 160km890m da brasileira.
Corridas de Rua · 20 dez, 2007
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou o caderno de encargos para os organizadores de corridas de rua de 2008. De acordo com a entidade, para a próxima temporada haverá novas exigências, além do certificado de medição de percurso e dos testes antidoping, com o intuito de aumentar a qualificação do evento e a proteção dos atletas.
Os organizadores com Permit para provas de Classe A (corridas de âmbito nacional) terão que fazer a requisição de pelo menos seis árbitros da Federação Local, que serão os responsáveis pelo controle de chegada e cronometragem dos tempos. O objetivo é assegurar a cada corredor sua correta classificação, como também a exata marca obtida.
Os testes antidoping também sofreram modificações, já que além de serem obrigatórios para as provas Classe A, passam a ser exigidos também para as de Classe B com Permit das Federações Locais e que contenham premiação superior ou total R$ 20 mil. A CBAt recomenda também, que sejam feitos exames contra a presença de Eritropoetina em todas as provas com distâncias superiores a 400m.
Em 2008 serão usados os serviços do Laboratório de Montreal, no Canadá, credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Dessa forma, a entidade pretende ganhar tempo entre a entrega do material coletado e a divulgação dos resultados.
Outro ponto importante se refere quanto à homologação da prova, pois os organizadores deverão fazer um seguro de vida e acidentes pessoais que cubram todos os participantes e a equipe de trabalho. Além disso, também será exigido um seguro de responsabilidade civil, "em favor dos organizadores, da Federação local e da CBAt".
Atletismo · 20 dez, 2007
O canal a cabo Sportv irá transmitir um programa especial sobre a última etapa do Troféu Brasil de Triatlhon. A prova aconteceu no dia 02/12 em Santos e contou com a vitória de Fábio Carvalho e Carla Moreno.
O programa irá ao ar na sexta-feira às 21/12 às 19h e no sábado 22/12 às 8h30. Essa foi a 17ª edição do Troféu Brasil de Triathlon que passou pelas cidades de Santos, São Paulo e Goiânia. Ao todo foram sete etapas com provas na distância olímpica e short.
A primeira etapa do Troféu Brasil 2008 será no dia 16/03/08 na cidade de Santos, São Paulo. No próximo ano o evento contará também com sete etapas.
Triathlon · 20 dez, 2007
Um dos pontos que acho que é inconcebível na maioria das corridas brasileiras, é a forma que é feita a entrega das medalhas pós-competição. Já postei sobre a medalha neste blog. Entregar a medalha ainda dentro da embalagem plástica, ou pior, dentro do lanche junto com bananas e afins é o fim da picada ou seria da chegada?
Não me venham falar não há condição operacional para tanto. Não é verdade. Já que em grandes provas internacionais com mais de 30 mil participantes, ao cruzar a linha de chegada uma pessoa do staff coloca a medalha em seu peito uma a uma, dá às felicitações, pergunta se precisa de algo, sempre de forma simpática invariavelmente com um grande sorriso no rosto.
A foto ao lado foi feita em uma grande prova brasileira. Note-se: as medalhas estavam sendo entregues no chão mesmo, a cerca de 30 metros após a chegada, mediante a devolução do chip.
Temos que evoluir neste ponto!
Corridas de Rua · 20 dez, 2007
Atualizada em 20/12/2007 às 18h
Um dos principais cuidados que os corredores devem ter em relação a seu treinamento é com o fortalecimento muscular, assunto já comentado neste espaço. Segundo especialistas fazer musculação voltada para corrida baixa carga com alta intensidade, ou seja, peso baixo e maior número de repetições - faz muito bem, pois além do ganho de força, a musculação diminui o risco de lesões.
Pensando nas lesões e nas maratonas que vou encarar em 2008, me matriculei (mais uma vez) em uma academia, na qual, tenho que me disciplinar para treinar três vezes por semana.
Outra vantagem da academia é poder correr na esteira. Claro que prefiro correr em parques ao invés de academias, mas convenhamos, muitas vezes temos que matar o treino da corrida porque não conseguimos se deslocar para o parque.
O fato de que muitas academias fecham bem tarde da noite (algumas funcionam 24hs por dia) diminui o risco de ter que passar por cima da planilha de treino.
Acabou a desculpa para cabular treino de corrida.
Observação: Segundo o especialista em treinamento desportivo, Prof. Brucce Cota, a intensidade está diretamente relacionada ao percentual da carga máxima, o que significa que o treino deve ser com baixa carga e com um volume maior (intensidade baixa e volume alto).
Corridas de Rua · 19 dez, 2007
Seis quenianos confirmaram presença ba corrida 10K Rio que acontece no próximo domingo (23) na capital carioca. De acordo com os organizadores, o destaque dos estrangeiros fica com Eunice Jeptoo, vencedora da última Sargente Gonzaguinha realizada em São Paulo.
A queniana terá a companhia de Pauline Chepchumba, segunda colocada na seletiva para a São Silvestre, e Chemtai Rionotukei, quinta colocada Mundial de Cross da Bélgica em 2005 e vencedora da última etapa do Circuito de Corridas da Caixa de 2007, em novembro, em Curitiba.
Já no masculino os atletas que participarão da prova são: James Rotich, Mutai Kipkemei e Amos Maidini. A prova terá 10 quilômetros com largada em frente ao Monumento das Pracinhas, no Aterro do Flamengo.
As inscrições para a prova ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento: www.10krio.com.br. Cada inscrição custa R$40.
Corridas de Rua · 19 dez, 2007
De acordo com o treinador Nelson Evêncio, os estreantes da São Silvestre devem encarar a prova num ritmo leve sem se preocupar com o tempo final. Para ele o objetivo principal deve ser apenas completar os 15 quilômetros da corrida. Se essa dica for seguida, o sucesso na prova será garantido.
Mas há também outras coisas que podem ser feitas para ajudar ainda mais o desempenho na tradicional corrida. Aquele que entrar na São Silvestre tem que agüentar correr uns 12 ou 13 quilômetros num percurso plano. Mesmo que seja devagar, ele já deve ter corrido essa distância, revela.
Para Nelson há muita gente que já correu no máximo 10 quilômetros e acha que vai conseguir fazer a São Silvestre tranqüilamente. Engano. Essa pessoa consegue completar apenas se correr mais devagar, conta.
Como o objetivo não é tempo, a largada não deve ser uma preocupação. O indicado é chegar uma hora antes do início para conseguir aquecer com tranqüilidade. Além disso, Nelson aconselha seus alunos entrarem no corredor de largada meia hora antes. Esse ano a largada será dada às 16h45 e não haverá divisão entre homens e mulheres. Todos largarão juntos. Apenas a elite feminina que começa antes, às 16h30.
A largada não pode ser uma preocupação. A pessoa não vai conseguir sair forte porque fica um funil de corredores. Ela só vai conseguir fazer o próprio ritmo lá pelo quilômetro dois. Mas atenção. Não tente recuperar o tempo perdido da largada logo que o fluxo começar a fluir. Se o iniciante fizer isso é muito provável que ele se canse rápido, diz o treinador, que já correu sete São Silvestres. A primeira ele completou em 1h30 e a melhor delas em 1h03min.
Trecho mais difícil - A subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio é considerada por quase todos os corredores o trecho mais complicado da prova. Mas o treinador Nelson Evêncio dá um alerta: há outro trecho na São Silvestre tão difícil quanto a Brigadeiro. Esse trecho é o quilômetro nove na avenida Rudge.
Segundo ele, nesse quilômetro o corredor encontrará uma subida inesperada e sem sombra. Quando o sol está forte, o atleta encontra muito calor e quando acha que a subida acabou começa uma outra para chegar na Avenida Rio Branco, conta.
Semana que antecede a São Silvestre - Como o natal é comemorado alguns dias antes da São Silvestre, quem for correr a prova não deve exagerar na comida e na bebida. Além disso, é preciso descansar bem e diminuir o ritmo dos treinos.
O corredor iniciante pode treinar até no máximo dia 29/12 para conseguir descansar um dia. No dia de descanso é importante não fazer muito esforço, não andar muito para não gastar muita energia, finaliza.
Corridas de Rua · 19 dez, 2007