A prova de Curitiba costuma atrair vários atletas de fora do Estado (foto: Harry Thomas Júnior/ www.webrun.com.br)
As principais maratonas brasileiras já divulgaram as datas das competições deste ano com antecedência, para que os corredores possam se preparar tanto nos treinamentos, quanto no planejamento de viagens, para aqueles que são de fora dos Estados onde a competição se realiza. A Maratona de Florianópolis; a de Porto Alegre; a de São Paulo; a do Rio de Janeiro; a de Foz do Iguaçu e a de Curitiba já divulgaram os dias em que serão realizadas.
A primeira prova do ano será a de Florianópolis, no dia 20 de abril. Oficialmente com o nome de Maratona de Santa Catarina, pelo fato de ser organizada pelo Governo Estadual, é popularmente conhecida pelo nome da cidade, como tradicionalmente acontece com este tipo de competição. É uma prova plana, com trechos pela orla, o que facilita a obtenção de tempos baixos.
No dia 25 de maio acontece a Maratona de Porto Alegre, que tem como característica ser realizada em uma época mais fria, o que propicia a obtenção de recordes e outros tempos baixos. O percurso é plano e o principal diferencial é a existência de uma prova de revezamento junto com a competição principal.
Já a prova paulista será realizada no dia primeiro de junho e o grande diferencial é ser transmitida ao vivo pela televisão. Em anos normais é disputada com clima frio, mas já houve edições em que a temperatura esquentou muito e vários atletas passaram mal e tiveram que ser atendidos pelos médicos.
Mais provas – A Maratona Carioca acontece no dia 29 de junho e sempre é disputada sob uma calor de mais de 30 graus, mas é uma competição que costuma atrair muitos estrangeiros ao Rio de Janeiro. Há também uma Meia Maratona realizada em conjunto com a prova principal e o percurso é praticamente todo plano, pela orla, com belas paisagens de fundo, como o Aterro do Flamengo.
No dia 12 de outubro será realizada a Maratona de Foz do Iguaçu, competição que teve ano passado a primeira edição e acontece num percurso bem seletivo, com vários aclives e declives. A organização foi muito elogiada pelos atletas, mas este ano vai coincidir com a Meia do Rio, que além de ser transmitida ao vivo pela televisão, valerá como Mundial de Meia. De acordo com informações do Sesc Paraná, que organiza a prova, eles já estão estudando uma nova data.
A última grande maratona do ano será no dia 23 de novembro, em Curitiba e, assim como a de Foz, tem um trajeto bem seletivo. O evento reúne muitas pessoas, principalmente de fora do Paraná, e costuma ter uma temperatura fria pela manhã e quente com o decorrer da competição.
Este texto foi escrito por: Webrun