Frustração no esporte: como lidar e superar

Wania Rennó | Saúde · 15 jul, 2024

Frustração no esporte: como lidar e superar
Foto: Adobe Stock

Frustração é um sentimento que ocorre quando algo que esperávamos ou desejávamos não acontece, ou não acontece como gostaríamos. E ninguém está livre de se sentir frustrado em algum momento na vida. No esporte não é diferente.

O que poderia frustrar um atleta? Pensando num cenário ideal, onde o atleta possui uma rotina de treinos com disciplina, com uma alimentação adequada. Focado nos seus objetivos claros e possíveis de acordo com seu momento. Assim mesmo, algo pode acontecer! Aquilo que era o esperado, o tempo previsto da prova, a performance desejada não acontece. E então vem o sentimento de frustração. Mesmo que o atleta tenha a consciência de tudo o que realizou para seu resultado na corrida, poderia esperar bons resultados. Aparentemente tudo estava de acordo, para que os objetivos e expectativas fossem alcançados, mas algo saiu errado.

Uma possível lesão, um mal-estar inesperado, ou qualquer outro acontecimento interno, ou externo que pode atrapalhar o andamento da prova de forma que havia sido planejada. Lembrando que nada podemos controlar numa competição. Nem mesmo algumas possíveis emoções como a ansiedade ou o medo de quebrar. Ou até uma memória traumática de uma prova do passado.

Além disso, sabemos que esse cenário ideal nem sempre acontece, pois vivemos uma vida com muitas atividades. O atleta tem sua vida no trabalho, sua vida familiar, lida com os problemas do dia a dia. E isso tudo pode impactar até mesmo nos seus treinos. Quantas vezes já ouvi atletas falando que em alguma semana não conseguiram treinar como o esperado. Pois seus horários de trabalho foram complicados, ou uma possível viagem surgiu, ou até mesmo algumas questões familiares difíceis apareceram.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Temos que lembrar que por mais que tentamos fazer tudo de acordo para que possamos alcançar nossos objetivos nos treinos e provas, não temos controle sobre as adversidades.  E o que estou falando é que a frustração pode também ocorrer pelo fato de não ter feito seus treinos como deveria ou desejava. Mas, então, o que fazer nesse momento em que o planejamento não pode ser cumprido?

Nessa hora pense que independente de você, algumas coisas o impediram de realizar sua rotina da forma com que deveria ser. Mesmo assim, você tentou. Se o seu treino para aquela prova não foi como gostaria, reveja seus objetivos e expectativas. Alinhe tudo com esse momento. Isso poderá ajudá-lo a não se frustrar, pois conseguirá lidar com sua realidade.

Hora de rever tudo o que aconteceu. Muitas vezes o momento ideal para trocar uma ideia com seu treinador, e quem sabe reformular seus treinos, ou até mesmo realinhar suas expectativas. Pois sabemos que o que nos traz frustrações são expectativas que não puderam ser cumpridas. Então: Hora de resignificar a frustração.

Wania Rennó

Ver todos os posts

Wania Rennó é psicóloga clínica do esporte, atuando como diretora Núcleo de Integralização Humana (Nihumana) e mais de 35 anos atendendo praticantes de diferentes modalidades desportivas.