De vilão a aliado, confira como o carboidrato contribui para a saúde nutricional

Redação Webrun | Alimentação · 10 ago, 2023

Desempenhando um papel crucial no funcionamento adequado do corpo humano, os carboidratos são fundamentais para a obtenção de energia e na promoção de um desempenho físico e mental de qualidade.  Muitas vezes considerado o vilão das dietas, esse macronutriente na verdade pode ser um ótimo aliado para conquistar objetivos diferentes, sejam eles realizar um exercício físico de alto impacto ou até mesmo emagrecer.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado o consumo de no mínimo 40% desta importante fonte de energia diariamente. A falta de informação e as famosas dietas “zero carbo” deram ao carboidrato o título de vilão da alimentação saudável e do emagrecimento. Entretanto, assim como proteínas e gorduras, essenciais para uma dieta equilibrada, ele também precisa ser consumido diariamente para um bom funcionamento do corpo.

De vilão a aliado, confira como o carboidrato contribui para a saúde nutricional

Foto: Pexels

Segundo Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de nutrição da Mombora, indústria de alimentos especialista na produção de géis de carboidrato, os nutrientes com maior densidade calórica por grama não são os carboidratos e sim os lipídios, também conhecidos como gorduras. Cada 1 grama de lipídios possui 9 kcal, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 kcal por grama.

“A boa dieta é aquela pautada no equilíbrio e a que cabe em cada realidade. Ao desvendar mitos e compreender a importância do carboidrato no metabolismo e desempenho energético do corpo, podemos aproveitar seus benefícios para manter uma alimentação saudável. Quebrar preconceitos em relação aos carboidratos nos ajuda a potencializar nossa energia e bem-estar, tornando a alimentação uma aliada para alcançar objetivos.”, comenta Isabela Xavier.

Uma das mais importantes fontes de energia, a ausência de carboidratos pode gerar alguns sintomas desagradáveis como cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza, falta de ar e baixar a imunidade. Para atletas de alta performance, a adequada reposição de carboidratos pré, durante e pós-treino é fundamental para restabelecer os estoques de glicogênio muscular e promover uma recuperação mais eficaz. Isso porque são esses nutrientes que desempenham um papel essencial na recuperação muscular após atividades físicas intensas.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Além disso, é importante ressaltar que a escolha de carboidratos de qualidade na dieta diária pode auxiliar no controle do peso e na manutenção de uma composição corporal saudável. Optar por carboidratos integrais e de origem natural, como os presentes em frutas, vegetais, grãos, cereais e sementes, proporcionando uma liberação mais lenta de glicose no sangue e evitando picos de açúcar no organismo.

“Os carboidratos proporcionam uma série de benefícios para o corpo humano. Além de contribuírem com a concentração e o bom funcionamento do organismo, eles desempenham um papel fundamental no ganho e manutenção de massa muscular, sendo de grande ajuda para a realização de atividades físicas, especialmente aquelas que demandam força e de longa duração.”, conclui.

Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!