Muito se fala sobre o colágeno e seus benefícios, mas ainda há várias dúvidas, principalmente de atletas. Pensando nisso, reunimos o que você precisa saber sobre essa proteína. Confere aí:
O que é colágeno?
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, que tem a função de estruturar, dar firmeza e elasticidade. Ele é produzido naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrado em alimentos, como carne e gelatina, e em suplementos alimentares em cápsulas ou pó.
Esta proteína é fundamental para manter as células firmes e unidas, não é importante apenas para a pele, como muitos pensam. Ela também é fundamental para outros tecidos e para integrar músculos, ligamentos, cartilagens, ossos, tendões e articulações como um todo.
+ Seu calendário completo de corridas está aqui!
Por que não pode faltar colágeno no nosso corpo?
De acordo com a ortopedista Dr. Ana Paula Simões da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o colágeno atua como um alicerce estrutural para a maioria dos tecidos moles de nosso corpo, e quando ele quebra ou está com “defeito”, essa sustentação é enfraquecida e as estruturas também sofrem esse efeito, ficando mais fragilizadas (ou flácidas) na maioria das pessoas.
“O colágeno pode ser útil tanto para proteger seus tecidos moles e articulações durante o exercício, quanto para melhorar sua recuperação. Isso é especialmente importante para os corredores em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, pois o atleta precisa mover suas articulações na mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino ou prova. Se não consegue, pode ficar suscetível a uma redução no desempenho, sentir dor e até se lesionar”.
+ Acompanhe as últimas notícias do mundo da corrida no Instagram do Webrun, clique para seguir.
Como repor o colágeno do corpo?
É possível obter colágeno suficiente através da dieta, obviamente se forem refeições saudáveis e balanceadas. Isso porque nosso corpo o produz a partir das proteínas que ingerimos. E isso cada um tem individualizado com seu médico do esporte, nutrólogo ou nutricionista esportivo. O corpo também pode sintetizar colágeno, mas requer aminoácidos para isso acontecer.
“Os aminoácidos são os blocos de construção do colágeno no corpo, e quatro deles (glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina) estão diretamente envolvidos na produção de colágeno. Alimentos ricos em proteínas, como carne, frango, peixe e feijão, fornecem aminoácidos. A vitamina C, que é encontrada em frutas cítricas, bem como zinco e cobre, também são necessárias para o organismo sintetizar o colágeno”, afirma a ortopedista.
Só alimentos com colágeno são suficientes para quem corre ou é preciso tomar suplementos?
A Dra. Ana Paula explica que o grande impacto da corrida no corpo está fazendo com que, cada vez mais, os corredores busquem pós treinos com suplementação de colágeno para um aumento de desempenho e regeneração tecidual. Na teoria, de acordo com ela, por trás de tomar suplementos assim, no caso de corredores, há o benefício de reparação e recuperação muscular após o exercício, assim como a ingestão de outras proteínas podem ajudar na recuperação pós-treino.
Para a ciência, a suplementação de peptídeo de colágeno mais o treinamento de resistência mostram aumento a massa muscular e força muscular em homens, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition. Estudos em animais associaram a suplementação com colágeno hidrolisado ao aumento da massa óssea, o que poderia ajudar na redução de lesões e melhora no processo de recuperação, porém mais pesquisas precisam ser feitas em seres humanos.
+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!
Por causa dos benefícios que oferecem às articulações, a suplementação de colágeno também pode reduzir a dor, de acordo com pesquisa publicada na revista Current Medical Research and Opinion.
Na opinião da ortopedista, ainda assim, não são estudos de longo prazo e em larga escala e não há evidências sólidas de que a suplementação de colágeno diminui a lesão nas articulações ou aumente a recuperação dos corredores, pois na prática, alguns atletas respondem muito bem a suplementação e outros são indiferentes. Por isso, a decisão de suplementar ou não deve ser algo muito individual, depende do corpo, objetivos e queixas de cada atleta.
Leia também:
– 5 benefícios de praticar spinning
– Saiba como escolher o tênis ideal para corrida
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?