O spinning, uma das aulas mais praticadas dentro das academias, é uma modalidade aeróbica realizada com bicicletas estacionárias. A prática em ganhando cada vez mais adeptos, isso porque promove treinos que simulam trajetos com variações de força e velocidade, alternando a frequência cardíaca e respiratória.
“Diferente dos treinos nas bicicletas ergométricas, o spinning não utiliza o método contínuo, onde o aluno escolhe um nível e permanece nele durante toda a aula. Durante as sessões da modalidade são aplicadas diversas técnicas, tal como o método intervalado, garantindo assim uma maior variedade de exercícios e uma aula mais motivante”, explica o personal trainer Geraldo Chamilet da 2 Spin.
+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!
Foto: Fotolia
+ Acompanhe as últimas notícias do mundo da corrida no Instagram do Webrun, clique para seguir.
Confira abaixo os benefícios trazidos pela modalidade:
- Ajuda na definição
O spinning contribui para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, músculos da região do quadríceps, coxas, glúteos, panturrilhas e abdômen.
- Aumenta a resistência
A bicicleta trabalha o sistema cardiovascular e promove o ganho de resistência muscular, principalmente nos membros inferiores. “A resistência, além de contribuir para a pratica de exercícios, ajuda nas atividades do cotidiano, como subir escadas ou caminhar, por exemplo”, ressalta Gerado.
- Promove emagrecimento saudável
Dependendo da intensidade e do ritmo, em uma aula com 45 minutos de duração, o gasto calórico pode chegar entre 500 e 700 calorias. “Para quem está começando, o ideal é pedalar duas ou três vezes por semana. A medida que o condiciomento melhora, a frequência pode ser diária”, comenta o profissional.
+ Quer uma ajudinha para montar seu calendário de provas? Veja aqui!
- Não tem limite de idade
Por se tratar de uma atividade sem impacto, onde o aluno controla a intensidade do exercício conforme suas condições e limite, pode ser praticada por pessoas das mais diversas faixas etárias, mas sempre com aval médico.
- Reduz o estresse e depressão
O exercício estimula a liberação de endorfina, hormônio conhecido por promover a sensação de bem estar e prazer, podendo ser eficaz não só para aliviar o estresse, mas também para controlar a pressão arterial e até prevenir a depressão.
Mesmo com tantos benefícios, Geraldo alerta para alguns cuidados. “Para que o exercício seja praticado corretamente é importante ajustar a bicicleta, como altura do banco, distância entre banco e guidom e altura do guidom, visando a prevenção de lesões musculares e principalmente articulares. Portanto é fundamental seguir todas as recomendações do professor para uma longevidade na modalidade”, finaliza.
Leia também:
– Saiba como escolher o tênis ideal para corrida
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?