Triathlon

Triathlon X Vida Social: como lidar?

Nadar, pedalar e correr. Três esportes que em conjunto formam o cada vez mais conhecido triathlon. Enquanto alguns amantes do esporte reclamam da falta de tempo na época dos treinamentos mais pesados, imagine-se no ciclo de um triatleta, onde ele tem que balancear sua paixão, vida social e trabalho.

A estudante de direito e estagiária Victória Remaili, é praticante do triathlon desde os 12 anos, hoje com 21 ela, que ano passado esteve no mundial de Ironman em Kona, tenta encontrar o equilíbrio entre sua vida pessoal e os treinos. “Se estou focada em algum objetivo costumo fazer de tudo para que ele se concretize da melhor forma. Ao começar a treinar para o Iron, já sabia que perderia alguns finais de semana de festa ou até que passaria um semestre mais apertado na faculdade, mas é questão de escolha”, explica.

Victória em sua participação no mundial de Ironman em Kona Foto: Divulgação Victória em sua participação no mundial de Ironman em Kona Foto: Divulgação

Luca Glaser, analista de marketing e comunicação é outra atleta assídua. “Sou triatleta há 17 anos. Como comecei cedo, aos nove, não senti muito impacto de mudança na rotina. Sempre fui a atleta da turma, mas hoje em dia com a profissão e as responsabilidades é diferente. O esporte nem sempre é a prioridade e entender isso é fundamental. Não posso ficar me lamentando por treino perdido, sei que a flexibilidade é a chave do sucesso”.

Luca Glaser Foto: Arquivo pessoal Luca Glaser Foto: Arquivo pessoal

A dica vem do treinador Rafael Moreno que explica que o atleta deve ter bem definido qual seu objetivo. “Os que buscam performance e querem subir no pódio, sem dúvida, terão que fazer um sacrifício maior. Eu gosto sempre de dar off para os alunos de domingo, assim eles têm um dia para relaxar com a família, ir passear... Na minha opinião isso é muito importante”, conta.
As inscrições para a Track & Field estão abertas. Inscreva-se no site do Ticket Agora!

“Acredito que a maior dificuldade é em relação a festas. Às vezes o atleta tem um aniversário na sexta a noite e no outro dia um pedal saindo às 6h da manhã. Essa parte, sem dúvida, é a mais complicada”, explica o treinador. O importante é sempre equilibrar a agenda e saber que quando uma prova está próxima, o foco tem que ser redobrado. “O atleta tem que ser responsável já que ele teve um gasto financeiro e treinou muito tempo. É preciso se conscientizar e valorizar seus próprios sacrifícios, já que depois é só relaxar”.

Luca em um de seus treinos Foto: Arquivo Pessoal Luca em um de seus treinos Foto: Arquivo Pessoal

Giselli Souza é jornalista e agora triatleta amadora, já que começou a praticar progressivamente a modalidade desde o fim de 2015. Ela conta que divide seus treinos em dois pois trabalha em período integral. “Escolhi uma academia em frente ao meu trabalho, assim acabo treinando exatamente 60 minutos e almoçando em 20. Saio muito cedo de casa, então costumo deixar tudo arrumado no dia anterior como roupa de trabalho, marmita do almoço, lanches e suplementação. Sou honesta em dizer que o esporte faz parte da minha vida, então não é algo passageiro. Adoro o que faço”, diz.

Ela já se acostumou a ser criticada por alguns amigos, que não entendem sua programação de treinos e acabam levando para o lado pessoal suas desistências. “Quando saio em dia de semana dou um jeito de ir embora antes das 22h, já que depois disso eu bocejo, fico chata, com cara de sono e mal humorada. Não tem jeito”, explica.

Giseli e sua mais nova aquisição, a bike Foto: Arquivo pessoal Giseli e sua mais nova aquisição, a bike Foto: Arquivo pessoal

Já Luca, quando mais nova, foi até virada para treino. “Hoje não tenho mais esse pique. Até tentei fazer isso recentemente, mas acabei saindo para treinar só na parte da tarde. Já perdi aniversário de amiga por causa de prova, fiquei no casamento de outra sem beber e comer doce. Pensa em uma provação”.
Que tal se desafiar na Bravus Mud Race? Inscreva-se aqui!

Victória dá a dica para os que estão começando: “foquem em seus objetivos e tenham consciência de que estão fazendo o melhor dentro das condições que cabem no momento. Não podemos exigir algo que não condiz com nossas circunstâncias. O resultado de algo é a consequência de suas atitudes anteriores, seja realista quanto a elas”.

“Terminei minha MBA ano passado e foram dois anos dormindo apenas quatro horas nesses dias, já que ela acabava às 22h30 e às 6h eu tinha que estar no Ibirapuera. Infelizmente, alguns treinadores não tem muito essa noção da rotina de um atleta amador e acabam levando para o lado da “preguiça” ou “falta de comprometimento”. Isso me irrita bastante porque existem dias que simplesmente por mais que você seja uma pessoa focada, o corpo não aguenta e pede arrego. Já cansei de tomar bronca por chegar atrasada em alguns treinos”.

Giseli na natação Foto: Arquivo pessoal Giseli na natação Foto: Arquivo pessoal

A dica de Giselli é evitar uma cobrança desnecessária, se o corpo pede descanso, saiba ouvir. “É preciso ter consciência também que existem outros cuidados, tais como investir em uma nutricionista esportiva, planejar sua alimentação e suplementação do dia seguinte, organizar a mochila todos os dias, ir ao fisioterapeuta entre outras coisas. Já tive a época baladeira, de trabalhar 22h seguidas em redação, mas hoje me sinto muito mais completa e realizada. Acredito que cada um tem que buscar a sua felicidade e a essência do que realmente te move”, conta.

Luca finaliza: “acho que você deve ser o mais flexível possível! Às vezes me acho uma chata, imagine quem está por perto? Temos que valorizar quem apoia e entende o nosso estilo de vida e isso eu não posso reclamar, principalmente das minhas amigas! Lembre-se tudo em excesso é ruim”.


Triathlon X Vida Social: como lidar?

Triathlon · 30 set, 2016

Nadar, pedalar e correr. Três esportes que em conjunto formam o cada vez mais conhecido triathlon. Enquanto alguns amantes do esporte reclamam da falta de tempo na época dos treinamentos mais pesados, imagine-se no ciclo de um triatleta, onde ele tem que balancear sua paixão, vida social e trabalho.

A estudante de direito e estagiária Victória Remaili, é praticante do triathlon desde os 12 anos, hoje com 21 ela, que ano passado esteve no mundial de Ironman em Kona, tenta encontrar o equilíbrio entre sua vida pessoal e os treinos. “Se estou focada em algum objetivo costumo fazer de tudo para que ele se concretize da melhor forma. Ao começar a treinar para o Iron, já sabia que perderia alguns finais de semana de festa ou até que passaria um semestre mais apertado na faculdade, mas é questão de escolha”, explica.

Victória em sua participação no mundial de Ironman em Kona Foto: Divulgação Victória em sua participação no mundial de Ironman em Kona Foto: Divulgação

Luca Glaser, analista de marketing e comunicação é outra atleta assídua. “Sou triatleta há 17 anos. Como comecei cedo, aos nove, não senti muito impacto de mudança na rotina. Sempre fui a atleta da turma, mas hoje em dia com a profissão e as responsabilidades é diferente. O esporte nem sempre é a prioridade e entender isso é fundamental. Não posso ficar me lamentando por treino perdido, sei que a flexibilidade é a chave do sucesso”.

Luca Glaser Foto: Arquivo pessoal Luca Glaser Foto: Arquivo pessoal

A dica vem do treinador Rafael Moreno que explica que o atleta deve ter bem definido qual seu objetivo. “Os que buscam performance e querem subir no pódio, sem dúvida, terão que fazer um sacrifício maior. Eu gosto sempre de dar off para os alunos de domingo, assim eles têm um dia para relaxar com a família, ir passear... Na minha opinião isso é muito importante”, conta.
As inscrições para a Track & Field estão abertas. Inscreva-se no site do Ticket Agora!

“Acredito que a maior dificuldade é em relação a festas. Às vezes o atleta tem um aniversário na sexta a noite e no outro dia um pedal saindo às 6h da manhã. Essa parte, sem dúvida, é a mais complicada”, explica o treinador. O importante é sempre equilibrar a agenda e saber que quando uma prova está próxima, o foco tem que ser redobrado. “O atleta tem que ser responsável já que ele teve um gasto financeiro e treinou muito tempo. É preciso se conscientizar e valorizar seus próprios sacrifícios, já que depois é só relaxar”.

Luca em um de seus treinos Foto: Arquivo Pessoal Luca em um de seus treinos Foto: Arquivo Pessoal

Giselli Souza é jornalista e agora triatleta amadora, já que começou a praticar progressivamente a modalidade desde o fim de 2015. Ela conta que divide seus treinos em dois pois trabalha em período integral. “Escolhi uma academia em frente ao meu trabalho, assim acabo treinando exatamente 60 minutos e almoçando em 20. Saio muito cedo de casa, então costumo deixar tudo arrumado no dia anterior como roupa de trabalho, marmita do almoço, lanches e suplementação. Sou honesta em dizer que o esporte faz parte da minha vida, então não é algo passageiro. Adoro o que faço”, diz.

Ela já se acostumou a ser criticada por alguns amigos, que não entendem sua programação de treinos e acabam levando para o lado pessoal suas desistências. “Quando saio em dia de semana dou um jeito de ir embora antes das 22h, já que depois disso eu bocejo, fico chata, com cara de sono e mal humorada. Não tem jeito”, explica.

Giseli e sua mais nova aquisição, a bike Foto: Arquivo pessoal Giseli e sua mais nova aquisição, a bike Foto: Arquivo pessoal

Já Luca, quando mais nova, foi até virada para treino. “Hoje não tenho mais esse pique. Até tentei fazer isso recentemente, mas acabei saindo para treinar só na parte da tarde. Já perdi aniversário de amiga por causa de prova, fiquei no casamento de outra sem beber e comer doce. Pensa em uma provação”.
Que tal se desafiar na Bravus Mud Race? Inscreva-se aqui!

Victória dá a dica para os que estão começando: “foquem em seus objetivos e tenham consciência de que estão fazendo o melhor dentro das condições que cabem no momento. Não podemos exigir algo que não condiz com nossas circunstâncias. O resultado de algo é a consequência de suas atitudes anteriores, seja realista quanto a elas”.

“Terminei minha MBA ano passado e foram dois anos dormindo apenas quatro horas nesses dias, já que ela acabava às 22h30 e às 6h eu tinha que estar no Ibirapuera. Infelizmente, alguns treinadores não tem muito essa noção da rotina de um atleta amador e acabam levando para o lado da “preguiça” ou “falta de comprometimento”. Isso me irrita bastante porque existem dias que simplesmente por mais que você seja uma pessoa focada, o corpo não aguenta e pede arrego. Já cansei de tomar bronca por chegar atrasada em alguns treinos”.

Giseli na natação Foto: Arquivo pessoal Giseli na natação Foto: Arquivo pessoal

A dica de Giselli é evitar uma cobrança desnecessária, se o corpo pede descanso, saiba ouvir. “É preciso ter consciência também que existem outros cuidados, tais como investir em uma nutricionista esportiva, planejar sua alimentação e suplementação do dia seguinte, organizar a mochila todos os dias, ir ao fisioterapeuta entre outras coisas. Já tive a época baladeira, de trabalhar 22h seguidas em redação, mas hoje me sinto muito mais completa e realizada. Acredito que cada um tem que buscar a sua felicidade e a essência do que realmente te move”, conta.

Luca finaliza: “acho que você deve ser o mais flexível possível! Às vezes me acho uma chata, imagine quem está por perto? Temos que valorizar quem apoia e entende o nosso estilo de vida e isso eu não posso reclamar, principalmente das minhas amigas! Lembre-se tudo em excesso é ruim”.

Ironman 70.3 acontece dia 6 de novembro no Rio de Janeiro

Foto: Fábio Falconi Foto: Fábio Falconi

No dia 6 de novembro a Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, será cenário da quarta e penúltima etapa do Circuito de Ironman no Brasil, o IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. O evento, que é organizado pela Unlimited Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE), contará com a participação de 1200 competidores de 26 nacionalidades diferentes.

O Brasil terá, como esperado, a maior delegação, com 1.133 triatletas. Em segundo lugar aparece a Argentina, com 58, ficando em terceiro o Chile, com 26. A relação ainda tem África do Sul, Austrália, Áustria, Bolívia, Canadá, Suíça, Colômbia, Alemanha, Dinamarca, Equador, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, Mônaco, México, Noruega, Peru, Portugal, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Os atletas serão divididos pelas categorias Elite e Faixa Etária. O número de inscritos desta segunda edição no Brasil atingiu o limite ainda no mês de julho.

Os competidores terão pela frente as distâncias de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Para a Elite, serão 30 mil dólares de prêmio e pontos no ranking, enquanto para a Faixa Etária serão 40 vagas para o Mundial de 2017 de 70.3, em Chattanooga (Tennessee).

Participe do Circuito Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro

Foto: Fábio Falconi Foto: Fábio Falconi

Para a organização do evento, o local da prova neste ano contará como um diferencial na disputa. Além da bela paisagem, o percurso pela Praia da Macumba é considerado altamente técnico.

No ano passado, as vitórias foram do Brasil na Elite. O goiano Santiago Ascenço e a catarinense Mariana Borges venceram a prova, garantindo o país no topo do pódio. Santiago completou o percurso com o tempo de 3h58min, enquanto Mariana garantiu a vitória com o tempo de 4h40min. Este ano os dois tentarão defender o título conquistado em 2015.


Ironman 70.3 acontece dia 6 de novembro no Rio de Janeiro

Triathlon · 28 set, 2016

Foto: Fábio Falconi Foto: Fábio Falconi

No dia 6 de novembro a Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, será cenário da quarta e penúltima etapa do Circuito de Ironman no Brasil, o IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. O evento, que é organizado pela Unlimited Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE), contará com a participação de 1200 competidores de 26 nacionalidades diferentes.

O Brasil terá, como esperado, a maior delegação, com 1.133 triatletas. Em segundo lugar aparece a Argentina, com 58, ficando em terceiro o Chile, com 26. A relação ainda tem África do Sul, Austrália, Áustria, Bolívia, Canadá, Suíça, Colômbia, Alemanha, Dinamarca, Equador, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, Mônaco, México, Noruega, Peru, Portugal, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Os atletas serão divididos pelas categorias Elite e Faixa Etária. O número de inscritos desta segunda edição no Brasil atingiu o limite ainda no mês de julho.

Os competidores terão pela frente as distâncias de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Para a Elite, serão 30 mil dólares de prêmio e pontos no ranking, enquanto para a Faixa Etária serão 40 vagas para o Mundial de 2017 de 70.3, em Chattanooga (Tennessee).

Participe do Circuito Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro

Foto: Fábio Falconi Foto: Fábio Falconi

Para a organização do evento, o local da prova neste ano contará como um diferencial na disputa. Além da bela paisagem, o percurso pela Praia da Macumba é considerado altamente técnico.

No ano passado, as vitórias foram do Brasil na Elite. O goiano Santiago Ascenço e a catarinense Mariana Borges venceram a prova, garantindo o país no topo do pódio. Santiago completou o percurso com o tempo de 3h58min, enquanto Mariana garantiu a vitória com o tempo de 4h40min. Este ano os dois tentarão defender o título conquistado em 2015.

O que fazer com o treino quando você está “naqueles dias”?

Qual mulher nunca sentiu uma indisposição nos dias de menstruação, que a deixou de cama ou sem vontade nenhuma de treinar? Pois é, o sexo feminino realmente é o forte, já que não é fácil encarar a rotina de TPM ou cólicas. Enquanto algumas passam por isso facilmente, outras sofrem e a rotina acaba sendo alterada. Entre as corredoras as sensações são as mesmas, mas será que realmente existem diferenças de performance quando estamos “naqueles dias”?

A ginecologista Maita Araujo, especialista em performance esportiva explica que sim. “Algumas mulheres ficam mais cansadas nesse período, principalmente aquelas que sangram muito e as que possuem cólica menstrual”. A menstruação média dura cerca de dois a cinco dias, podendo ir até sete e a perda de sangue em média é de 80ml. “Mulheres com aumento do fluxo, número de dias, ou com dor, treinam pior. E isso também vale para aquelas que tem TPM”, diz.

Participe da maior corrida feminina da América Latina! A Corrida e Caminhada Feminina do McDonald's. Inscreva-se!

Foto: Piotr Marcinski/Fotolia Foto: Piotr Marcinski/Fotolia

Melhor período de treino

Maita conta que o período mais interessante para treinamentos específicos é a fase pós menstrual. “Ela dura mais ou menos dias dez dias, quando se trata de um ciclo de 28 dias. Pensando de uma forma simples: em um ciclo de 28 dias, a mulher ovula no 14º dia. Assim, 14 dias antes desta ovulação é a melhor época do treino”.

Atletas de elite

Entre as corredoras profissionais muitas vezes há uma adequação de acordo com o ciclo menstrual. Confira como ela pode ser:

1. Menstruação: treino moderado ou leve (depende das queixas da atleta)
2. Pré ovulação: treino forte
4. Pós ovulação: treino moderado
5. Pré menstrual: treino leve

Devo treinar com cólica?

“Qualquer atleta com dor treina mal, então é bom pensar duas vezes. Se a cólica é leve, ela pode usar uma bolsa de água quente ou algum analgésico receitado pelo médico e quando melhorar pode ir treinar, mas se a dor for muito forte é melhor ficar de repouso”, explica.

Maita explica que não há nenhum malefício em treinar menstruada. “Você tem que ouvir seu corpo. Existem casos de atletas que até relatam a melhora da cólica quando vão treinar. Essa questão é bem pessoal”.


O que fazer com o treino quando você está “naqueles dias”?

Corrida de Montanha · 28 set, 2016

Qual mulher nunca sentiu uma indisposição nos dias de menstruação, que a deixou de cama ou sem vontade nenhuma de treinar? Pois é, o sexo feminino realmente é o forte, já que não é fácil encarar a rotina de TPM ou cólicas. Enquanto algumas passam por isso facilmente, outras sofrem e a rotina acaba sendo alterada. Entre as corredoras as sensações são as mesmas, mas será que realmente existem diferenças de performance quando estamos “naqueles dias”?

A ginecologista Maita Araujo, especialista em performance esportiva explica que sim. “Algumas mulheres ficam mais cansadas nesse período, principalmente aquelas que sangram muito e as que possuem cólica menstrual”. A menstruação média dura cerca de dois a cinco dias, podendo ir até sete e a perda de sangue em média é de 80ml. “Mulheres com aumento do fluxo, número de dias, ou com dor, treinam pior. E isso também vale para aquelas que tem TPM”, diz.

Participe da maior corrida feminina da América Latina! A Corrida e Caminhada Feminina do McDonald's. Inscreva-se!

Foto: Piotr Marcinski/Fotolia Foto: Piotr Marcinski/Fotolia

Melhor período de treino

Maita conta que o período mais interessante para treinamentos específicos é a fase pós menstrual. “Ela dura mais ou menos dias dez dias, quando se trata de um ciclo de 28 dias. Pensando de uma forma simples: em um ciclo de 28 dias, a mulher ovula no 14º dia. Assim, 14 dias antes desta ovulação é a melhor época do treino”.

Atletas de elite

Entre as corredoras profissionais muitas vezes há uma adequação de acordo com o ciclo menstrual. Confira como ela pode ser:

1. Menstruação: treino moderado ou leve (depende das queixas da atleta)
2. Pré ovulação: treino forte
4. Pós ovulação: treino moderado
5. Pré menstrual: treino leve

Devo treinar com cólica?

“Qualquer atleta com dor treina mal, então é bom pensar duas vezes. Se a cólica é leve, ela pode usar uma bolsa de água quente ou algum analgésico receitado pelo médico e quando melhorar pode ir treinar, mas se a dor for muito forte é melhor ficar de repouso”, explica.

Maita explica que não há nenhum malefício em treinar menstruada. “Você tem que ouvir seu corpo. Existem casos de atletas que até relatam a melhora da cólica quando vão treinar. Essa questão é bem pessoal”.

Ironman Fortaleza 2016 fechará a temporada em novembro

Ironman Fortaleza 2016, quinta prova da série de eventos do Circuito Ironman no país, acontecerá no dia 20 de novembro, fechando o calendário da temporada. A competição terá como base, mais uma vez, o Marina Park Hotel, na Praia de Iracema, no capital cearense. Com foco apenas nos amadores, ela terá 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com largada às 6h e limite de 17h para completar o evento. A prova classificará 40 atletas para a final do Circuito Mundial em 2017, em Kona no Havaí.

A etapa de Fortaleza será a segunda do ano com distâncias completas do Ironman - a primeira foi Florianópolis. E seu principal ponto é classificar para o Mundial do Havaí, o que motivará atletas de vários países, como aconteceu nas duas edições anteriores.

No ano passado, atletas da Faixa tornaram a briga pelo primeiro lugar emocionante. Os brasileiros Francisco Sartore e Rosecler Costa, ambos de Santos (SP), foram os vencedores.

Participe da Track & Field Run Series, inscreva-se no site do Ticket Agora!

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A mudança do percurso na edição anterior teve resultado positivo, tornando a prova ainda mais interessante e seguro para os competidores. Para aumentar o desafio, a etapa é marcada pelo forte calor e ventos,característicos da região. Como tem acontecido nas provas deste ano, a largada será feita em ondas.

Assim como aconteceu no Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, a disputa em Fortaleza também terá a categoria Revezamento, que dá oportunidade a mais competidores vivenciarem a emoção de um evento do gênero. As equipes poderão ter dois ou três atletas. A intenção desta novidade é fomentar o esporte e incentivar mais atletas a se engajarem no triathlon.

As inscrições para a etapa seguem abertas e poderão ser até o dia 20 de outubro.


Ironman Fortaleza 2016 fechará a temporada em novembro

Triathlon · 27 set, 2016

Ironman Fortaleza 2016, quinta prova da série de eventos do Circuito Ironman no país, acontecerá no dia 20 de novembro, fechando o calendário da temporada. A competição terá como base, mais uma vez, o Marina Park Hotel, na Praia de Iracema, no capital cearense. Com foco apenas nos amadores, ela terá 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com largada às 6h e limite de 17h para completar o evento. A prova classificará 40 atletas para a final do Circuito Mundial em 2017, em Kona no Havaí.

A etapa de Fortaleza será a segunda do ano com distâncias completas do Ironman - a primeira foi Florianópolis. E seu principal ponto é classificar para o Mundial do Havaí, o que motivará atletas de vários países, como aconteceu nas duas edições anteriores.

No ano passado, atletas da Faixa tornaram a briga pelo primeiro lugar emocionante. Os brasileiros Francisco Sartore e Rosecler Costa, ambos de Santos (SP), foram os vencedores.

Participe da Track & Field Run Series, inscreva-se no site do Ticket Agora!

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A mudança do percurso na edição anterior teve resultado positivo, tornando a prova ainda mais interessante e seguro para os competidores. Para aumentar o desafio, a etapa é marcada pelo forte calor e ventos,característicos da região. Como tem acontecido nas provas deste ano, a largada será feita em ondas.

Assim como aconteceu no Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, a disputa em Fortaleza também terá a categoria Revezamento, que dá oportunidade a mais competidores vivenciarem a emoção de um evento do gênero. As equipes poderão ter dois ou três atletas. A intenção desta novidade é fomentar o esporte e incentivar mais atletas a se engajarem no triathlon.

As inscrições para a etapa seguem abertas e poderão ser até o dia 20 de outubro.

Três meses para o verão: será que ainda dá tempo de perder os excessos?

O verão já está batendo na porta, faltam apenas 85 dias para a tão esperada estação dos apaixonados pelo calor. Mesmo que muitos não gostem, o clima de praia, sol e altas temperaturas ainda é o favorito para a maioria dos brasileiros. Junto ao clima quente, vem as roupas mais curtas, os biquínis e sungas e o pavor daqueles que não se sentem bem com seu corpo circularem por locais onde podem ser vistos.

Para os que buscam um corpo mais saudável até a chegada da estação, avisamos que ainda dá tempo. Assim, fomos conversar com especialistas sobre o que fazer para potencializar a perda de peso saudável nessa reta final.

O educador físico e personal na Fit 360, Felipe Januzzi indica os exercícios aeróbicos contínuos e de intensidade baixa a moderada para quem busca intensificar a perda de peso. “Alguns exemplos são a caminhada, corrida, natação e pedalada. Esses exercícios elevam a frequência cardíaca e após uma sessão de no mínimo 30 minutos, o corpo começa a utilizar estoques de gordura como fonte de energia, elevando assim a diminuição da gordura corporal e consequentemente a perda de peso”, explica.

“A perda eficaz de peso vai depender de três fatores importantíssimos: sono, alimentação e atividade física. Uma boa noite de descanso é de suma importância para que tenhamos o organismo regulado e em perfeito funcionamento. A alimentação balanceada é crucial e por fim, os exercícios físicos terão de ser feitos de forma regular e com intensidade progressiva, para que haja um alto índice de gasto calórico”, diz Felipe.

Eaí, já se inscreveu para a 13ª Corrida Santos Dumont? Não perca tempo, corra para o Ticket Agora!

Foto: Francescopaoli/Fotolia Foto: Francescopaoli/Fotolia

A nutricionista Carla Caratin, parceira da Fit 360 alerta que os que escolhem uma mudança radical para perder peso rápido, podem sofrer com o curto prazo do resultado. “Esse processo pode parecer interessante para um primeiro momento, pois ao perder peso a pessoa se motiva, mas isso dificilmente traz uma melhora de hábitos. E assim que a pessoa volta a sua alimentação cotidiana, ela recupera o peso”.

O foco principal deve ser o da mudança de hábitos, já que só ele terá um efeito a longo prazo. “Deve ser levado em consideração a idade, peso, altura, composição corporal, meta. rotina e hábitos alimentares. Cada organismo reage de uma maneira, mas em média os primeiros efeitos são percebidos entre quatro e cinco dias”, explica Carla.

Murilo Freitas, profissional da Casa do Fitness ABC explica que os primeiros resultados aparecem na sua qualidade de vida como a disposição para trabalhar e levantar cedo, já o corpo chega aos poucos como consequência. “Só que não adianta apenas treinar para o verão ou fim de ano, o correto é se dedicar em todas as épocas, lembrando sempre que a atividade é para sua saúde”.

Confira as dicas de alimentação saudável da nutricionista

Carla ressalta que além de reduzir a quantidade de energia consumida, é necessário manter, e em muitos casos melhorar, a qualidade daquilo que se consome.

- Abuse das frutas verduras e legumes. Elas irão fornecer fibras, vitaminas e minerais que irão ajudar no melhor funcionamento de todo o corpo
- Prefira carnes magras e preparações com pouca adição de gordura
- Use sempre cereais e massas integrais - por serem menos processados eles possuem mais vitaminas e minerais
- Reduza (ou corte) o açúcar e o sal.
- Beba bastante água.

E não esqueça: seu resultado sempre será do tamanho do seu esforço.


Três meses para o verão: será que ainda dá tempo de perder os excessos?

Caminhada · 27 set, 2016

O verão já está batendo na porta, faltam apenas 85 dias para a tão esperada estação dos apaixonados pelo calor. Mesmo que muitos não gostem, o clima de praia, sol e altas temperaturas ainda é o favorito para a maioria dos brasileiros. Junto ao clima quente, vem as roupas mais curtas, os biquínis e sungas e o pavor daqueles que não se sentem bem com seu corpo circularem por locais onde podem ser vistos.

Para os que buscam um corpo mais saudável até a chegada da estação, avisamos que ainda dá tempo. Assim, fomos conversar com especialistas sobre o que fazer para potencializar a perda de peso saudável nessa reta final.

O educador físico e personal na Fit 360, Felipe Januzzi indica os exercícios aeróbicos contínuos e de intensidade baixa a moderada para quem busca intensificar a perda de peso. “Alguns exemplos são a caminhada, corrida, natação e pedalada. Esses exercícios elevam a frequência cardíaca e após uma sessão de no mínimo 30 minutos, o corpo começa a utilizar estoques de gordura como fonte de energia, elevando assim a diminuição da gordura corporal e consequentemente a perda de peso”, explica.

“A perda eficaz de peso vai depender de três fatores importantíssimos: sono, alimentação e atividade física. Uma boa noite de descanso é de suma importância para que tenhamos o organismo regulado e em perfeito funcionamento. A alimentação balanceada é crucial e por fim, os exercícios físicos terão de ser feitos de forma regular e com intensidade progressiva, para que haja um alto índice de gasto calórico”, diz Felipe.

Eaí, já se inscreveu para a 13ª Corrida Santos Dumont? Não perca tempo, corra para o Ticket Agora!

Foto: Francescopaoli/Fotolia Foto: Francescopaoli/Fotolia

A nutricionista Carla Caratin, parceira da Fit 360 alerta que os que escolhem uma mudança radical para perder peso rápido, podem sofrer com o curto prazo do resultado. “Esse processo pode parecer interessante para um primeiro momento, pois ao perder peso a pessoa se motiva, mas isso dificilmente traz uma melhora de hábitos. E assim que a pessoa volta a sua alimentação cotidiana, ela recupera o peso”.

O foco principal deve ser o da mudança de hábitos, já que só ele terá um efeito a longo prazo. “Deve ser levado em consideração a idade, peso, altura, composição corporal, meta. rotina e hábitos alimentares. Cada organismo reage de uma maneira, mas em média os primeiros efeitos são percebidos entre quatro e cinco dias”, explica Carla.

Murilo Freitas, profissional da Casa do Fitness ABC explica que os primeiros resultados aparecem na sua qualidade de vida como a disposição para trabalhar e levantar cedo, já o corpo chega aos poucos como consequência. “Só que não adianta apenas treinar para o verão ou fim de ano, o correto é se dedicar em todas as épocas, lembrando sempre que a atividade é para sua saúde”.

Confira as dicas de alimentação saudável da nutricionista

Carla ressalta que além de reduzir a quantidade de energia consumida, é necessário manter, e em muitos casos melhorar, a qualidade daquilo que se consome.

- Abuse das frutas verduras e legumes. Elas irão fornecer fibras, vitaminas e minerais que irão ajudar no melhor funcionamento de todo o corpo
- Prefira carnes magras e preparações com pouca adição de gordura
- Use sempre cereais e massas integrais - por serem menos processados eles possuem mais vitaminas e minerais
- Reduza (ou corte) o açúcar e o sal.
- Beba bastante água.

E não esqueça: seu resultado sempre será do tamanho do seu esforço.

Grings Alimentos Saudáveis apresenta Quinoa Fácil

Atenta às demandas dos consumidores e às últimas tendências, a Grings Alimentos Saudáveis inova com o lançamento do Quinoa Fácil. Um dos principais diferenciais em relação ao que é oferecido atualmente no mercado é que seu preparo consiste somente em cozinhar em água e sal por 15 minutos. É acrescido de vegetais e temperos naturais, e pode ser consumido como prato único.

Mistura das quinoas branca, vermelha e negra, a novidade está disponível em quatro sabores: castanha (castanha do Pará e pepitas de girassol), itália (funghi e tomate seco), picante (pimenta caiena e páprica) e vegetais (cenoura e ervilha). Vale destacar que, com ingredientes 100% naturais e sem glúten, o Quinoa Fácil não contém aromatizantes, conservantes ou corantes, e sua fórmula é 70% composta pelos grãos de quinoa.

Os melhores eventos do Brasil estão no site do Ticket Agora! Confira.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

“Com a correria do dia-a-dia, alimentos que agregam praticidade e saúde são cada vez mais procurados pelos consumidores. Quando desenvolvemos o Quinoa Fácil, pensamos em uma preparação prática, saudável, saborosa e nutricionalmente balanceada. ”, explica Marília Z. Toledo Betito, nutricionista da empresa.

A embalagem do produto vem com dois sachês de 50 gramas cada, que rende duas porções cada um. Para preparar, basta abrir o pacote, adicionar água e sal e cozinhar até que toda a água seque. Pode ser consumido puro ou para acompanhar arroz, saladas, massas, tortas, entre outros.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

“A quinoa é um alimento rico em proteínas, fonte de ferro, magnésio, fibras e manganês. Seu consumo aumenta a saciedade, contribuindo de forma positiva para o tratamento de emagrecimento, além do combate a doenças cardiovasculares. Inseri-la na alimentação diária só traz benefícios à saúde”, conclui Marilia.


Grings Alimentos Saudáveis apresenta Quinoa Fácil

Corrida de Montanha · 27 set, 2016

Atenta às demandas dos consumidores e às últimas tendências, a Grings Alimentos Saudáveis inova com o lançamento do Quinoa Fácil. Um dos principais diferenciais em relação ao que é oferecido atualmente no mercado é que seu preparo consiste somente em cozinhar em água e sal por 15 minutos. É acrescido de vegetais e temperos naturais, e pode ser consumido como prato único.

Mistura das quinoas branca, vermelha e negra, a novidade está disponível em quatro sabores: castanha (castanha do Pará e pepitas de girassol), itália (funghi e tomate seco), picante (pimenta caiena e páprica) e vegetais (cenoura e ervilha). Vale destacar que, com ingredientes 100% naturais e sem glúten, o Quinoa Fácil não contém aromatizantes, conservantes ou corantes, e sua fórmula é 70% composta pelos grãos de quinoa.

Os melhores eventos do Brasil estão no site do Ticket Agora! Confira.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

“Com a correria do dia-a-dia, alimentos que agregam praticidade e saúde são cada vez mais procurados pelos consumidores. Quando desenvolvemos o Quinoa Fácil, pensamos em uma preparação prática, saudável, saborosa e nutricionalmente balanceada. ”, explica Marília Z. Toledo Betito, nutricionista da empresa.

A embalagem do produto vem com dois sachês de 50 gramas cada, que rende duas porções cada um. Para preparar, basta abrir o pacote, adicionar água e sal e cozinhar até que toda a água seque. Pode ser consumido puro ou para acompanhar arroz, saladas, massas, tortas, entre outros.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

“A quinoa é um alimento rico em proteínas, fonte de ferro, magnésio, fibras e manganês. Seu consumo aumenta a saciedade, contribuindo de forma positiva para o tratamento de emagrecimento, além do combate a doenças cardiovasculares. Inseri-la na alimentação diária só traz benefícios à saúde”, conclui Marilia.

XTerra Estrada Real é sucesso de público e agita Tiradentes

Uma das edições mais esperadas da temporada do circuito XTerra Brazil Tour 2016, a etapa de Estrada Real, realizada neste fim de semana (24 e 25 de setembro), mostrou na prática o motivo de tamanha procura. Ao todo, mais de cinco mil participantes se dividiram em oito modalidades. A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, sede de competição, viveu dias de muita adrenalina e animação. Com presença maciça do público, os inscritos deram exemplos de esportividade e superação. As atividades foram iniciadas na sexta-feira (23), com os simpósios das modalidades, e se estenderam até a tarde de domingo (25).

Ainda não se inscreveu para a Brasil Ride? Não perca a chance! Confira no Ticket Agora.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Primeira prova no cronograma da competição, o XTerra Endurance já dava, no sábado, mostras do que seria o evento. Cerca de 250 corredores largaram pela manhã para o árduo trajeto de 50k. Sob sol forte e muitos gritos da torcida, os atletas provaram, mais uma vez, serem verdadeiros guerreiros. Os primeiros a cruzar a linha de chegada foram: Jovadir Júnior, entre os homens, e Rosália de Camargo, entre as mulheres. As vitórias, no entanto, não foram suficientes para que eles ficassem com o troféu de campeão do ranking anual. Gleiciomar dos Santos e Vera Saporito foram os grandes campeões do ano na modalidade.

A segunda prova do evento foi o duathlon que reservou grandes emoções ao público que lotava o XTerra Village. O equilíbrio marcou a disputa desde os primeiros momentos. Muito bem preparados, os participantes iam revezando-se nas primeiras colocações da prova. No último trecho da disputa, Marcelo Sebastião tinha uma boa distância sobre os adversários. Usando sua experiência, o mineiro, de 37 anos, conseguiu manter sua vantagem e conquistar o troféu da etapa. Entre as mulheres, uma reviravolta marcou a última passagem. Impulsionada pelo apoio da família, Laura Mira forçou muito, deixou o cansaço, Sabrina Gobbo e Isabella Ribeiro, para trás e conquistou uma emocionante vitória.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

À tarde, o show foi das crianças. Animadas com as presenças dos familiares, elas não fizeram feio e prenderam a atenção do público que vibrou muito com cada passada do XTerra Kids Mini Corrida. Fechando a noite de sábado, as provas noturnas foram o ponto alto do evento, como um todo. Centenas de participantes se aglomeram para as largadas do XTerra Half Night Run (21,7k) e do XTerra Short Night Run (9,7k). Além das belíssimas imagens proporcionadas pelas lanternas, o que se viu foram disputas bastante acirradas.

Último dia do evento, o domingo reservou suas emoções e atenções para os atletas do Mountain Bike. Primeiro, os inscritos no XTerra MTB Cup, Pro e Sport, 42,4k e 34,3k, respectivamente, largaram do Centro Histórico de Tiradentes (MG) para desbravar o percurso de Estrada Real. Adrenalina de sobra, muitas subidas e descidas marcaram a prova. Ao fim, Lukas Kaufmann e Rodrigo Tito, venceram entre os homens, e Erika Gramiscelli e Juliana da Silva, entre as mulheres. Encerrando o emocionante fim de semana de competições, o XTerra MTB Enduro, que teve atividades no sábado e domingo, coroou Diego Knob e Patricia Loureiro como grandes vencedores.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação


XTerra Estrada Real é sucesso de público e agita Tiradentes

Corrida de Montanha · 26 set, 2016

Uma das edições mais esperadas da temporada do circuito XTerra Brazil Tour 2016, a etapa de Estrada Real, realizada neste fim de semana (24 e 25 de setembro), mostrou na prática o motivo de tamanha procura. Ao todo, mais de cinco mil participantes se dividiram em oito modalidades. A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, sede de competição, viveu dias de muita adrenalina e animação. Com presença maciça do público, os inscritos deram exemplos de esportividade e superação. As atividades foram iniciadas na sexta-feira (23), com os simpósios das modalidades, e se estenderam até a tarde de domingo (25).

Ainda não se inscreveu para a Brasil Ride? Não perca a chance! Confira no Ticket Agora.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Primeira prova no cronograma da competição, o XTerra Endurance já dava, no sábado, mostras do que seria o evento. Cerca de 250 corredores largaram pela manhã para o árduo trajeto de 50k. Sob sol forte e muitos gritos da torcida, os atletas provaram, mais uma vez, serem verdadeiros guerreiros. Os primeiros a cruzar a linha de chegada foram: Jovadir Júnior, entre os homens, e Rosália de Camargo, entre as mulheres. As vitórias, no entanto, não foram suficientes para que eles ficassem com o troféu de campeão do ranking anual. Gleiciomar dos Santos e Vera Saporito foram os grandes campeões do ano na modalidade.

A segunda prova do evento foi o duathlon que reservou grandes emoções ao público que lotava o XTerra Village. O equilíbrio marcou a disputa desde os primeiros momentos. Muito bem preparados, os participantes iam revezando-se nas primeiras colocações da prova. No último trecho da disputa, Marcelo Sebastião tinha uma boa distância sobre os adversários. Usando sua experiência, o mineiro, de 37 anos, conseguiu manter sua vantagem e conquistar o troféu da etapa. Entre as mulheres, uma reviravolta marcou a última passagem. Impulsionada pelo apoio da família, Laura Mira forçou muito, deixou o cansaço, Sabrina Gobbo e Isabella Ribeiro, para trás e conquistou uma emocionante vitória.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

À tarde, o show foi das crianças. Animadas com as presenças dos familiares, elas não fizeram feio e prenderam a atenção do público que vibrou muito com cada passada do XTerra Kids Mini Corrida. Fechando a noite de sábado, as provas noturnas foram o ponto alto do evento, como um todo. Centenas de participantes se aglomeram para as largadas do XTerra Half Night Run (21,7k) e do XTerra Short Night Run (9,7k). Além das belíssimas imagens proporcionadas pelas lanternas, o que se viu foram disputas bastante acirradas.

Último dia do evento, o domingo reservou suas emoções e atenções para os atletas do Mountain Bike. Primeiro, os inscritos no XTerra MTB Cup, Pro e Sport, 42,4k e 34,3k, respectivamente, largaram do Centro Histórico de Tiradentes (MG) para desbravar o percurso de Estrada Real. Adrenalina de sobra, muitas subidas e descidas marcaram a prova. Ao fim, Lukas Kaufmann e Rodrigo Tito, venceram entre os homens, e Erika Gramiscelli e Juliana da Silva, entre as mulheres. Encerrando o emocionante fim de semana de competições, o XTerra MTB Enduro, que teve atividades no sábado e domingo, coroou Diego Knob e Patricia Loureiro como grandes vencedores.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Elite brasileira em Kona: veja como os atletas estão na reta final

A prova meta dos apaixonados pelo Ironman está chegando. A região de Kona, no Havaí só vai saber de nada-pedala-corre nas próximas semanas, já que triatletas do mundo inteiro estão chegando para mais uma edição do mundial, que será dia 8 de outubro.

Entre brasileiros espalhados por diversas faixas etárias temos três atletas na elite da prova, são eles Ariane Monticeli, Igor Amorelli e Fábio Carvalho.

Fábio Carvalho

Em sua terceira participação em Kona, mas primeira como profissional o atleta já está em Kona, ele chegou ontem e terá alguns dias para se ambientar com o calor e os famosos ventos do local.

A Graciosa Amazing Run é a oportunidade perfeita para conhecer a estrada com mais de 180 anos. Inscreva-se e encare o desafio!

Foto: Arquivo Pessoal Foto: Arquivo Pessoal

“Vou descansar um pouco agora já que venho de duras semanas de treino, mas farei alguns percursos lá como a subida de Hawi, parte importante do ciclismo e a corrida na Energy Lab”, diz.

O atleta estava em San Diego, na Califórnia finalizando os treinos e se aclimatando. “Participei do Ironman Copenhagen há cinco semanas atrás, então venho de um processo de recuperação. Estou partindo para o quarto Iron em 2016, então o ano está sendo pesado, mas sinto que treinei suficiente. Darei o meu melhor sem esperar nenhum milagre.

“Tive um ano ruim em 2015, então voltar a ser competitivo e conseguir a vaga para o mundial foi muito gratificante. Tracei o objetivo e consegui no último instante. O pós Kona depende do que acontecer na prova, estar lá é a realização de muitos anos de trabalho.

Fábio mandou um recado para os apaixonados pelo esporte: “façam o triathlon como curtição, lembrem-se que sempre fazemos isso por amor e mais nada. Mesmo o esporte sendo minha profissão eu treino porque amo e me divirto, então esse é o principal objetivo”, diz.

Ariane Monticeli

Foto: Alexandre Koda/Webrun Foto: Alexandre Koda/Webrun

A recordista sul americana de Ironman, campeã da edição de 2015 do Iron Florianópolis e única mulher brasileira classificada entre as profissionais, parte para mais um ano de desafio. Ela que sofreu um acidente em sua última participação em Ironman, onde teve uma fratura no pé na largada e mesmo assim não desistiu e terminou a prova na 5ª colocação, conta que está 100%. “Nesta última semana estava com sinusite, mas já estou melhorando. A respeito do meu pé ele está ótimo, fui para a pista e meu treinador até teve que me alertar porque estava exagerando na velocidade da corrida”, conta.

“Logo após a fratura fiquei três dias sem colocar o pé no chão, depois disso fui a médicos lá na Suíça onde fiz exames, então quando voltei já estava bem melhor, com um pouco de dor mas nada que atrapalhasse a corrida”, diz.

Em 2015, Ariane estirou a panturrilha no período de preparação para a Kona, ficando dois meses sem correr. “Com isso tive que caminhar a prova inteira. Este ano será diferente, estou bem e competitiva. Tenho muita vontade de fazer o top 10, assim se classificar para o próximo Iron é muito mais fácil, se isso não acontecer tenho que fazer várias provas e o rendimento acaba caindo um pouco”, diz.

Foto: Fotop Foto: Fotop

Chegando em Kona dia 29, a atleta escolheu não ir tão cedo, tentando evitar o desgaste do local. “Não adianta ficar se matando, o que foi para treinar já está feito. Lá eu apenas faço curtas transições, natação no mar e na piscina pública, onde é possível treinar com atletas do mundo inteiro”.

“Kona castiga muito a gente, então temos que estar bem preparados para a prova. Se não rolar uma boa classificação ainda vou para 70.3 no Rio e em Punta del Este, vamos ver o que acontece”.

Igor Amorelli

O campeão de 2014 do Ironman Florianópolis passou por diversas dificuldades neste ano após sua queda de bike. Apesar de não ter feito uma preparação específica para Kona e várias provas no segundo semestre, o resultado veio e ele conquistou a primeira colocação do Ironman da Holanda, conseguindo assim a classificação para o mundial. “Não dá para dizer que essa preparação foi melhor ou pior do que as outras, mas sim que esse ano foi diferente. Estamos tentando corrigir os erros que tivemos em outros anos”, conta.

O calendário com as melhores provas do Brasil está no Ticket Agora. Inscreva-se!

Foto: Christina Volpe/Webrun Foto: Christina Volpe/Webrun

Em buscas de ajustes como mudanças na parte do ciclismo, o atleta quer chegar preparado no dia da prova. “É difícil prever alguma coisa com relação à resultado. Posso chegar na melhor forma da minha vida e ir mal, como posso chegar em uma forma não tão boa e conseguir um bom resultado”, explica. Para Igor o importante é não estar cansado, já que Kona é uma prova dura, e a cabeça tem que estar muito boa.

Sua reta final de preparação conta com alguns treinos em solo havaiano e, assim como Fábio, ele partirá para a subida de Hawi e o trecho de corrida no Energy Lab. Já o pós Kona ainda não foi decidido. “Eu não pensei muito bem no que vou fazer depois da prova. Com certeza preciso descansar, mas gosto de planejar um dia de cada vez. Vamos ver como estarei me sentindo depois da prova”.


Foto: Alexandre Koda/Webrun Foto: Alexandre Koda/Webrun

Ele também pede a torcida do público. “Queria dizer para todos que contamos com a energia de vocês. Não só eu, mas todos os brasileiros que estarão em Kona representando o país. Torçam bastante”, diz.


Elite brasileira em Kona: veja como os atletas estão na reta final

Triathlon · 26 set, 2016

A prova meta dos apaixonados pelo Ironman está chegando. A região de Kona, no Havaí só vai saber de nada-pedala-corre nas próximas semanas, já que triatletas do mundo inteiro estão chegando para mais uma edição do mundial, que será dia 8 de outubro.

Entre brasileiros espalhados por diversas faixas etárias temos três atletas na elite da prova, são eles Ariane Monticeli, Igor Amorelli e Fábio Carvalho.

Fábio Carvalho

Em sua terceira participação em Kona, mas primeira como profissional o atleta já está em Kona, ele chegou ontem e terá alguns dias para se ambientar com o calor e os famosos ventos do local.

A Graciosa Amazing Run é a oportunidade perfeita para conhecer a estrada com mais de 180 anos. Inscreva-se e encare o desafio!

Foto: Arquivo Pessoal Foto: Arquivo Pessoal

“Vou descansar um pouco agora já que venho de duras semanas de treino, mas farei alguns percursos lá como a subida de Hawi, parte importante do ciclismo e a corrida na Energy Lab”, diz.

O atleta estava em San Diego, na Califórnia finalizando os treinos e se aclimatando. “Participei do Ironman Copenhagen há cinco semanas atrás, então venho de um processo de recuperação. Estou partindo para o quarto Iron em 2016, então o ano está sendo pesado, mas sinto que treinei suficiente. Darei o meu melhor sem esperar nenhum milagre.

“Tive um ano ruim em 2015, então voltar a ser competitivo e conseguir a vaga para o mundial foi muito gratificante. Tracei o objetivo e consegui no último instante. O pós Kona depende do que acontecer na prova, estar lá é a realização de muitos anos de trabalho.

Fábio mandou um recado para os apaixonados pelo esporte: “façam o triathlon como curtição, lembrem-se que sempre fazemos isso por amor e mais nada. Mesmo o esporte sendo minha profissão eu treino porque amo e me divirto, então esse é o principal objetivo”, diz.

Ariane Monticeli

Foto: Alexandre Koda/Webrun Foto: Alexandre Koda/Webrun

A recordista sul americana de Ironman, campeã da edição de 2015 do Iron Florianópolis e única mulher brasileira classificada entre as profissionais, parte para mais um ano de desafio. Ela que sofreu um acidente em sua última participação em Ironman, onde teve uma fratura no pé na largada e mesmo assim não desistiu e terminou a prova na 5ª colocação, conta que está 100%. “Nesta última semana estava com sinusite, mas já estou melhorando. A respeito do meu pé ele está ótimo, fui para a pista e meu treinador até teve que me alertar porque estava exagerando na velocidade da corrida”, conta.

“Logo após a fratura fiquei três dias sem colocar o pé no chão, depois disso fui a médicos lá na Suíça onde fiz exames, então quando voltei já estava bem melhor, com um pouco de dor mas nada que atrapalhasse a corrida”, diz.

Em 2015, Ariane estirou a panturrilha no período de preparação para a Kona, ficando dois meses sem correr. “Com isso tive que caminhar a prova inteira. Este ano será diferente, estou bem e competitiva. Tenho muita vontade de fazer o top 10, assim se classificar para o próximo Iron é muito mais fácil, se isso não acontecer tenho que fazer várias provas e o rendimento acaba caindo um pouco”, diz.

Foto: Fotop Foto: Fotop

Chegando em Kona dia 29, a atleta escolheu não ir tão cedo, tentando evitar o desgaste do local. “Não adianta ficar se matando, o que foi para treinar já está feito. Lá eu apenas faço curtas transições, natação no mar e na piscina pública, onde é possível treinar com atletas do mundo inteiro”.

“Kona castiga muito a gente, então temos que estar bem preparados para a prova. Se não rolar uma boa classificação ainda vou para 70.3 no Rio e em Punta del Este, vamos ver o que acontece”.

Igor Amorelli

O campeão de 2014 do Ironman Florianópolis passou por diversas dificuldades neste ano após sua queda de bike. Apesar de não ter feito uma preparação específica para Kona e várias provas no segundo semestre, o resultado veio e ele conquistou a primeira colocação do Ironman da Holanda, conseguindo assim a classificação para o mundial. “Não dá para dizer que essa preparação foi melhor ou pior do que as outras, mas sim que esse ano foi diferente. Estamos tentando corrigir os erros que tivemos em outros anos”, conta.

O calendário com as melhores provas do Brasil está no Ticket Agora. Inscreva-se!

Foto: Christina Volpe/Webrun Foto: Christina Volpe/Webrun

Em buscas de ajustes como mudanças na parte do ciclismo, o atleta quer chegar preparado no dia da prova. “É difícil prever alguma coisa com relação à resultado. Posso chegar na melhor forma da minha vida e ir mal, como posso chegar em uma forma não tão boa e conseguir um bom resultado”, explica. Para Igor o importante é não estar cansado, já que Kona é uma prova dura, e a cabeça tem que estar muito boa.

Sua reta final de preparação conta com alguns treinos em solo havaiano e, assim como Fábio, ele partirá para a subida de Hawi e o trecho de corrida no Energy Lab. Já o pós Kona ainda não foi decidido. “Eu não pensei muito bem no que vou fazer depois da prova. Com certeza preciso descansar, mas gosto de planejar um dia de cada vez. Vamos ver como estarei me sentindo depois da prova”.


Foto: Alexandre Koda/Webrun Foto: Alexandre Koda/Webrun

Ele também pede a torcida do público. “Queria dizer para todos que contamos com a energia de vocês. Não só eu, mas todos os brasileiros que estarão em Kona representando o país. Torçam bastante”, diz.

New Millen lança suplemento produzido a partir da Palatinose para energia do atleta

Caminhada · 26 set, 2016

Atletas e praticantes de atividades físicas estão expostos a diversos fatores que podem afetar o seu desempenho em exercícios físicos. A falta de carboidratos, por exemplo, pode causar uma série de complicações como a fadiga, tontura, cansaço, entre outros.

O carboidrato tem um papel fundamental no fornecimento de energia para que o atleta ou esportista tenha bom desempenho na prática esportiva. Também são importantes para a contração muscular durante o exercício.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Para contribuir com a performance no esporte, a New Millen aumenta sua linha Iron Man e lança no mercado a Isomaltulose (Palatinose), um carboidrato de baixo índice glicêmico, com IG de 32, que proporciona liberação prolongada da energia.

Participe da 2ª Corrida Pague Menos. Inscreva-se no site do Ticket Agora!

Considerado um carboidrato inteligente, retarda a sensação de fadiga por fornecer energia de forma contínua e duradoura, além de poupar o glicogênio muscular e hepático. Além disso, a Palatinose é facilmente digerida pelo organismo, sendo liberada gradativamente e fazendo com que o corpo não necessite de reposições constantes de energia durante os treinos.

A Palatinose também promove a queima de gordura, aumentando a utilização da gordura corporal e de ácidos graxos como fontes de energia promovendo assim resistência e melhora no rendimento físico.

Respeite o café da manhã e sinta a diferença no seu dia a dia

O café da manhã é responsável por tirar a hipoglicemia causada pelo jejum noturno, sendo assim, além de ser fonte de nutrientes e fibras, capacita o organismo a funcionar de forma adequada pela energia fornecida por essa refeição. Um café da manhã adequado, de forma individualizada, pode fazer toda a diferença no funcionamento do organismo, melhorando o rendimento nas atividades físicas e intelectuais ao longo do dia.

Segundo a nutricionista Fulvia Gomes, coordenadora do programa Bio Ritmo pular o café da manhã direto pro almoço não é uma boa opção. “Mesmo que mais simples ou reduzido, é interessante consumir ao menos uma fruta para o organismo funcionar bem. A hipoglicemia estendida pode causar dor de cabeça, dificuldade de concentração, falta de energia e gastrite”, diz.

“Apesar de alguns estudos não divulgarem a real importância, o café da manhã continua sendo considerada a refeição mais importante”, explica a nutricionista Carla Caratin, parceira da academia FIT 360. “Para quem quer perder peso também é importante equilibrar o metabolismo. Além de estarmos mais ativos no período da manhã do que a noite, o que facilita a digestão e o trânsito intestinal”.

Já pensou em encarar o Desafio Bravus? Inscreva-se no Ticket Agora!

Foto: baibaz/Fotolia Foto: baibaz/Fotolia

Confira as dicas de café da manhã da nutricionista Fernanda Cabanas

Suco verde + omelete+ 1 porção de nuts

Panqueca de ovo com banana, aveia, óleo de coco e canela + chá de maçã com gengibre

Pão caseiro integral com pasta de grão de bico + 1 fruta com quinua em flocos

Café preto sem açúcar + mandioca cozida com frango desfiado + azeite extra virgem

“O importante é respeitar a individualidade bioquímica de cada um, bem como associada a rotina alimentar e de práticas de exercícios físicos das pessoas”, diz.


Respeite o café da manhã e sinta a diferença no seu dia a dia

Corrida de Montanha · 22 set, 2016

O café da manhã é responsável por tirar a hipoglicemia causada pelo jejum noturno, sendo assim, além de ser fonte de nutrientes e fibras, capacita o organismo a funcionar de forma adequada pela energia fornecida por essa refeição. Um café da manhã adequado, de forma individualizada, pode fazer toda a diferença no funcionamento do organismo, melhorando o rendimento nas atividades físicas e intelectuais ao longo do dia.

Segundo a nutricionista Fulvia Gomes, coordenadora do programa Bio Ritmo pular o café da manhã direto pro almoço não é uma boa opção. “Mesmo que mais simples ou reduzido, é interessante consumir ao menos uma fruta para o organismo funcionar bem. A hipoglicemia estendida pode causar dor de cabeça, dificuldade de concentração, falta de energia e gastrite”, diz.

“Apesar de alguns estudos não divulgarem a real importância, o café da manhã continua sendo considerada a refeição mais importante”, explica a nutricionista Carla Caratin, parceira da academia FIT 360. “Para quem quer perder peso também é importante equilibrar o metabolismo. Além de estarmos mais ativos no período da manhã do que a noite, o que facilita a digestão e o trânsito intestinal”.

Já pensou em encarar o Desafio Bravus? Inscreva-se no Ticket Agora!

Foto: baibaz/Fotolia Foto: baibaz/Fotolia

Confira as dicas de café da manhã da nutricionista Fernanda Cabanas

Suco verde + omelete+ 1 porção de nuts

Panqueca de ovo com banana, aveia, óleo de coco e canela + chá de maçã com gengibre

Pão caseiro integral com pasta de grão de bico + 1 fruta com quinua em flocos

Café preto sem açúcar + mandioca cozida com frango desfiado + azeite extra virgem

“O importante é respeitar a individualidade bioquímica de cada um, bem como associada a rotina alimentar e de práticas de exercícios físicos das pessoas”, diz.