Café: aliado ou vilão de quem pratica atividade física?

Gabriel Gameiro | Alimentação · 11 jan, 2018

O café é a bebida matinal de muitas pessoas, algumas até usam ele com pré ou pós treino. Mas será que ele foi realmente feito para te ajudar nos treinos ou isso é um mito? O consumo regular de café traz inúmeros benefícios, como reduzir o risco de contrair cirrose hepática, câncer de fígado e redução do risco de cirrose alcoólica. Essas propriedades são próprias do café, nenhuma outra bebida com cafeína tem essas vantagens.

Foto: dimakp/Fotolia

Foto: dimakp/Fotolia

A resposta para a pergunta feita acima é sim! Acredita-se que a a cafeína possua mecanismos de ação central e periférica que podem modular o metabolismo e o desempenho durante atividade física. “Ela pode produzir esse aumento da eficiência do exercício, principalmente através do controle e produção de energia”, afirma Julianna Martins, nutricionista da Estima Nutrição.

Outros efeitos fisiológicos derivados do consumo da cafeína são: maior liberação de catecolaminas, aumento da pressão sanguínea, aumento da lipólise (quebra de gordura), aumento das secreções gástricas, diurese e ativação do SNC. “A ingestão de cafeína permite um melhor desempenho em exercícios prolongados como a corrida e em exercícios de alta intensidade e de curta duração como a musculação, promete ainda uma redução dos níveis de percepção subjetiva de esforço”, continua a nutricionista.

A cafeína é encontrada na lista de substâncias consideradas como doping pelo Comitê Olímpico Internacional, pelas suas supostas propriedades ergogênicas (responsáveis por melhorar o desempenho durante o treino e a se recuperação. Por exemplo: eficiente para queima de gordura e efetivo antioxidante). “A propriedade ergogênica da cafeína em retardar a fadiga está correlacionada com o aumento da produção de catecolaminas plasmáticas, provocado após a sua ingestão, o que poderia permitir que o organismo se adaptasse ao estresse causado pelo exercício físico”, explica Julianna.

Clique aqui e participe da Batel Run 2018!

Segundo a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) suplementos de cafeína devem conter entre 140 e 560 mg/dia. Porém, o nutricionista observa isso maneira individualizada ao prescrever a dose levando em consideração a individualidade metabólica de cada paciente.

A treinadora do Grupo de Corrida Oficina da Saúde Academia, Ângela Sturzbecher, diz que a ingestão do café como pré-treino deve ser feita uma hora antes da atividade à ser realizada. Mesmo tendo cafeína ele não leva a desidratação se consumido moderadamente. “E ainda tem mais, ele deixa a vida mais leve, a cafeína funciona como antidepressivo leve, uma vez que aumenta a dopamina, um neurotransmissor que produz a sensação de bem estar”, explica.

Pesquisas mostram que o consumo diário seguro para um adulto é de 400 mg de cafeína, ou seja, quatro xícaras de café sem abuso, pois se tomado em excesso ele pode causar o efeito “rebote”.

Foto: ThamKC/Fotolia

Café Bulletproof

Bulletproof Coffee é uma receita a base de café, manteiga e óleo, inspirada na tradição funcional dos chás amanteigados tibetanos e recentemente atualizada por um executivo no Vale do Silício. Sua tradução, ao pé da letra, é café à prova de balas, pois a receita foi pensada no intuito de potencializar os efeitos benéficos da bebida, para a ação cerebral de clareza, concentração e foco.

Para os praticantes de atividade física, principalmente atletas de endurance (corrida e pedal) que precisam de resistência física e mental, a opção é muito recomendada, pois a modulação da absorção da cafeína, promovida pelos óleos e os efeitos no metabolismo corporal, são benéficas pensando em resistência e performance.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre essa bebida tão interessante, que tal tomar um cafézinho?

Gabriel Gameiro

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

 
 

Outras deste autor