Postura e corrida: entenda a importância de corrigir seu gesto esportivo

Carolina Abrantes | Corridas de Rua · 14 dez, 2017

O desempenho na corrida pode ser influenciado por diversos fatores, um dos principais é a postura durante a prática da modalidade, isso está bastante ligado à maneira com que você posiciona seu corpo ao correr. Se sua postura não for coordenada, isto é, o alinhamento da coluna com os demais membros não estiverem em harmonia, o risco de lesões, o gasto de energia e o cansaço são muito maiores que o necessário, o que causa impactos diretos na performance como corredor.

Postura e corrida: entenda a importância de corrigir seu gesto esportivo

Foto: Fotolia

Para o ortopedista especialista em coluna vertebral e professor da Faculdade Santa Marcelina, Dr. Luiz Claudio Lacerda, a coluna é a principal prejudicada quando o gesto esportivo está inadequado e até o local onde se treina pode trazer impactos.

“Quando corremos, existe uma maior sobrecarga na coluna que pode variar conforme o terreno. Em um local plano, a carga é distribuída de maneira homogênea no disco intervertebral (pequenos amortecedores localizados entre cada uma das vértebras) e nas articulações posteriores da coluna. Em subidas, o disco fica ainda mais sobrecarregado e quando descemos, as articulações posteriores são mais utilizadas. Entretanto, independente do local da corrida, cada vez que o pé toca o solo existe uma força compressiva atuando na coluna que pode em alguns pacientes ocasionar a dor e a fadiga precoce”, explica Lacerda.

Pelo fato da coluna não ser naturalmente projetada para receber todas essas sobrecargas, o treinamento específico para corrigir o gesto esportivo é fundamental. O atleta deve ter a preocupação de fortalecer os músculos, que são as partes do corpo mais resistentes e assim mantê-los preparados para absorver essa carga.

Foto: Divulgação Physio Institute

Foto: Divulgação Physio Institute

Mas que tipo de exercícios podem ser feitos? 

De acordo com o fisioterapeuta esportivo Murilo Curtolo do Physio Institute, o atleta precisa realizar exercícios educativos relacionados à sua modalidade para que isso sirva como base ao correr.

“Existem alguns exercícios específicos que são o skipping baixo, médio e alto, além do Anfersen e Hopserlauf, fundamentos que ajudam o atleta a ganhar consciência corporal. Fora isso, há alguns treinamentos que servem para correção postural na corrida, é uma aula de como correr de uma maneira mais exata possível, evitando ações pélvicas, tantas flexões de joelhos e ensinando a alinhar mais o calcanhar em direção ao bumbum”, afirma.

Participe do Carna Run SP. Clique aqui e inscreva-se!

Segundo Curtolo, a maioria das pessoas tem a falsa ideia de que precisa correr com o peito estufado ou então jogando o pé muito para frente para buscar o chão, no entanto, esses maus hábitos causam maior carga sob as articulações. “Como fisioterapeuta, o que a gente ensina a pessoa é a deslocar o centro de gravidade à frente e correr com o corpo inteiro, não só com as pernas. Isso facilita a corrida e ajuda a estabilizar o tronco. Fazendo com que o corredor amenize as oscilações e não fique tanto de um lado para o outro, ou para cima e para baixo”, explica o fisioterapeuta.

Quem pode fazer esses treinos para corrigir o gesto esportivo?

“Trabalhar a postura não é só para atletas de alto desempenho, os amadores também têm benefícios com esse treinamento, principalmente porque quem está começando a correr em geral não tem disposição e a força muscular necessária para executar os movimentos. Com isso, a carga vai diretamente para o músculo e o risco de se machucar é maior. Corrigir o gesto esportivo traz benefícios à biomecânica de qualquer atleta”, ressalta Curtolo.

Quanto a frequência de treinos para a postura, o especialista recomenda que seja de duas vezes por semana, podendo ser um funcional de fortalecimento ou um funcional de musculação do que a pessoa preferir.

Foto: Divulgação Physio Institute

Foto: Divulgação Physio Institute

Como saber se você está correndo da forma adequada?

O coordenador do programa Bio Running da academia Bio Ritmo Ronaldo afirma que o atleta precisa prestar atenção e observar sua própria postura durante a prática de atividade física, para só então saber o que está fazendo de errado. O especialista listou 7 dicas para melhorar a postura durante a corrida:

1. O tronco deve estar ligeiramente elevado a frente, para que se aproveite a inércia do movimento.
2. Os joelhos devem estar sempre flexionados ao receber o impacto da passada.
3. Ao preparar a próxima passada, os joelhos devem flexionar em pelo menos 90° e os tornozelos ou pés devem ser elevados.
4. O quadril deve sempre ser mantido elevado com flexão leve.
5. A entrada do pé deve ser feita com a parte média e não o calcanhar.
6. A posição dos braços deve estar em 90° com as mãos passando na linha da cintura.
7. Ao executar a passada, o corredor deve adotar um alinhamento dos dois pés em sentido único.

Carolina Abrantes

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.