É cada vez mais comum ver corredores de rua utilizando meias de compressão até os joelhos, com um visual que lembra jogadores de futebol. Mas, qual a necessidade do acessório? A resposta é simples: compressão graduada. O método é desenvolvido para estimular a circulação sanguínea, através de uma compressão suave das paredes das veias, o que aumenta o retorno venoso.
Dessa forma, a regeneração muscular é muito mais rápida e a diminuição de dores e fadiga é consequência. As condições de oxigenação e transporte de nutrientes para os músculos também são potencializadas.
+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.
Diminuição de vibração muscular e menor desgaste
Embora não sejam todas iguais, algumas marcas de meias de compressão auxiliam os corredores, amadores ou profissionais. Resumidamente, o item proporciona que a vibração muscular diminua consideravelmente e possibilite menor desgaste. Além disso, a compressão permite contenção e alinhamento das fibras musculares e a redução do acúmulo de ácido láctico.
Os movimentos acontecem com maior precisão e permitem um desempenho mais elevado. A compactação dos músculos faz com que a mecânica dos movimentos seja mais precisa e demande menos energia do corpo.
Como exatamente funciona a compressão graduada?
Como o nome já diz, a compressão da meia é exercida gradualmente. Começa mais forte no tornozelo e, subindo as pernas, diminui gradativamente. O sangue, que tem a tendência de ficar “parado” nas pernas, passa a circular e “subir” com mais facilidade. Assim, são promovidos os benefícios listados acima.
Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!