Manzan derrota estrangeiros e vence XTerra Ceará sob forte calor

Redação Webrun | Triathlon · 21 nov, 2010

A arena da prova foi montada nas imediações do Beach Park (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A arena da prova foi montada nas imediações do Beach Park (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

O triatleta brasiliense, Alexandre Manzan, faturou mais uma etapa do circuito XTerra, desta vez na prova de Fortaleza (CE), disputada no sábado (20) nas imediações do Beach Park. Entre as mulheres, a campeã mundial da modalidade, Shonny V, venceu com sobra.

Direto de Fortaleza – Logo nas primeiras horas da manhã o sol já brilhava forte em Fortaleza e, desde as 7h os mais de 100 competidores já deixavam suas bikes na área de transição montada na praia em frente ao parque aquático Beach Park. O percurso foi de um quilômetro de natação, 29 de mountain bike e sete de corrida.

Na elite diversos nomes de peso estavam presentes para a etapa de encerramento do ano, entre eles Alexandre Manzan (campeão antecipado do circuito), o canadense Mike Vine (top cinco na etapa mundial de 2008 no Brasil, o americano Craig Evans (especialista em natação), além dos demais brasileiros Rodrigo Altafini, Christian Cruz e Felipe Moleta. No feminino, Shonny Valandingham (campeã no Havaí este ano), duelou com a pentacampeã do circuito americano, Suzane Snyder, além das brasileiras Sabrina Gobbo, Luzia Belo, Isabela Ribeiro e Carla Prada.

O mar agitado, com fortes ventos e correnteza foi o primeiro grande obstáculo para os atletas, que tiveram dificuldade para atravessar a arrebentação e encarar as ondas. No dia anterior, Mike passou algumas dicas e disse que o segredo nestes casos é vencer as ondas por baixo, respirar pelo lado esquerdo e evitar tirar a cabeça d’água com frequência. Mesmo assim, isso não evitou que algumas pessoas levassem verdadeiros “caldos”.

No trecho de bike, onde muitos esperavam desenvolver altas velocidades e correr atrás do tempo perdido na água, as dunas e a areia fofa exigiram ainda mais do físico. Em diversas partes foi necessário empurrar a magrela, em outras descer com o máximo cuidado as ladeiras formadas pelas dunas.

Por fim, na corrida, os atletas passaram por trechos de mangue, areia da praia e calçamento, mas novamente a areia fofa prejudicou o bom desempenho de alguns. Isso tudo aliado ao forte calor, alta umidade e o vento contra, fizeram desta etapa uma das mais difíceis da temporada.

Vitória – Todas essas dificuldades, somadas ao acúmulo de uma competição de mais de 600 quilômetros, a Claro Brasil Ride, em que Alexandre Manzan participou na última semana, não foram obstáculos para o brasiliense vencer com o tempo de 2h23min16. Apelidado de Forest Gump brasileiro pelo sul-africano Dan Hugo na etapa de Mangaratiba, o especialista nos trechos de corrida cruzou a linha de chegada exausto.

“Na bike eu pedalei forte, mas achei que o Mike fosse me pegar, depois eu consegui correr bem na areia e usar bem a técnica. A natação complicada atrasou um pouco os adversários, o que me ajudou bastante”, conta Manzan. “Eu vim desacreditado de fazer um bom resultado, queria apenas completar a prova, mas resolvi treinar mais um dia do ano. Depois você começa a esquentar e ver que dá para crescer na prova”, completa.

A segunda colocação ficou para o também brasileiro Cid Santos, com 2h31min07 e a terceira com Mike Vine, ao marcar 2h33min54. “O pior trecho foi a bike, pois não estou acostumado com o percurso”, conta Cid, que teve problemas mecânicos, mas não desanimou. “Entrou um galho no câmbio traseiro, mas eu tive calma para arrumar e continuar”. Estreante no XTerra, o baiano especialista em Ironman e Meio Ironman, pretende fazer mais provas do circuito.

Já Mike Vine, que chegou como favorito à disputa, confessa que as condições do percurso e o sol forte não o favoreceram. “Eu perdi muito tempo na água, depois a corrida até a transição também foi complicada e na bike foi pior ainda. Meu pior problema foi o clima, pois no Canadá estamos com 15 graus”.

Mulheres – No feminino Shonny mostrou toda a força de uma campeã mundial e não deu chances às adversárias ao marcar o tempo de 2h47min15, o equivalente à sexta colocação geral. “Foi um percurso muito bonito, ao final, na cidade, algumas crianças correram comigo e foi muito legal. Tinham muitas dunas na bike, o que dificultou um pouco”. Campeã no Havaí e da etapa global em Mangaratiba este ano, ela revela que pretende voltar ao Brasil em 2011 para uma disputa especial. “Quero me preparar para correr na Amazônia”.

A vice-campeã foi Suzane Snydder, com o tempo de 3h06min04, depois de sofrer muito nas dunas. “A natação foi um pouco complicada, mas não o pior dos trechos, já que na bike complicou. Tive que empurrar muitas vezes”.

A terceira colocação foi para a brasileira Sabrina Gobbo, com o tempo de 3h31min. Também recém chegada da Claro Brasil Ride, ela diz que ter empurrado a bike nas dunas não foi algo tão decepcionante. “Na Chapada empurrarmos muito, então acho que foi um treino já”, brinca. Sobre o percurso, ela também comenta sobre a areia. “O maior problema foi o calor, assim como a areia e essa colocação foi uma surpresa para mim. Imaginava chegar atrás da Carla Prada, mas me senti bem e deu tudo certo”.

A etapa do Ceará também serviu para coroar os campeões da temporada 2010, Alexandre Manzan e Luzia Belo, que levaram para casa um cheque de três mil reais. Eles receberam também um troféu especial, além de uma camiseta e boné diferenciados.

Em 2011 as datas do Circuito XTerra já estão definidas e serão nas seguintes datas e locais.

– XTerra (cidade a definir) MG 2 e 3 de abril
– XTerra Training Itapira/ SP 30 de abril
– XTerra Training Indaiatuba/ SP 7 de maio
– XTerra Brazil Manaus/ AM 11 de junho Etapa Mundial
– XTerra Training Indaiatuba/ SP 30 de julho
– XTerra Mangaratiba/ RJ 13 de agosto
– XTerra Ilhabela/ SP 10 de setembro
– XTerra Tiradentes/ MG 1 e 2 de outubro
– XTerra Training Juiz de Fora/ MG 8 de outubro
– XTerra Ceará/ CE 18 e 19 de novembro
– XTerra Florianópolis/ SC 10 e 11 de dezembro

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!