Você já pensou no que pode dar errado em uma corrida?

Vanilson Neves | Corridas de Rua · 26 set, 2018

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Certamente você já deve ter lido diversas mensagens , livros ou mesmo frases motivacionais, que alimentam os pensamentos positivos, onde são essas mensagens que nos dá um upgrade nos treinos e nos motiva todos os dias. Ao terminar de ler, a vontade que dá é de vestir uma roupa de corrida e sair por aí correndo e dar o melhor de si.

Quem nunca?

Embora estejamos em uma fase bastante motivante com uma prova alvo, e na melhor fase atlética , os treinos encaixando perfeitamente; basta um simples treinamento não encaixar da forma que desejamos, que  já vem aquele balde de água fria para ficar meio balançado com toda a preparação, ou mesmo, uma prova em meio a preparação que não saiu como deveria e já vem centenas de interrogações em nossa cabeça para saber o que aconteceu.

+ Participe do Circuito de Corridas Caixa – Etapa São Paulo!

Existe uma Filosofia que diz que a capacidade de aceitar determinada situação pelo que ela é e usar essa aceitação com meio de controle do nosso medo da dor, ou até mesmo de um fracasso. Nós apenas precisamos estar no controle de toda a situação.

O maior problema de um corredor é não saber lidar com determinadas situações de maneira inesperadas, e quando isso acontece simplesmente age por impulso sem pensar. Quando nos preparamos para uma prova alvo, mentalizamos algo completamente lindo, aquele sonho de realizar determinada prova passa a ser nosso principal alimento diário de treinamento, é o dia inteiro pensando na prova, como deverá ser realizada, aonde será que terá maior dificuldade, e na medida em que os treinos serão realizados, o pensando vai ficando cada vez mais convicto que tudo irá acontecer de maneira correta.

Só que muita das vezes esquecemos que através de tudo isso somos seres humanos capazes de errar e se em algum momento dentro da prova houver uma desconexão de todas as expectativas que foram trabalhadas  e como realmente nos sentimos naquele momento, isso poderá nos levar a uma sensação de pânico e não sabemos o que fazer naquele momento.

Começa aí uma série de perguntas “será que larguei forte demais?”

“Será que não treinei o suficiente para suportar esse Pace” ?

E por aí vai…

Preocupações como essas é nada mais são do que uma reação pelo inesperado.

Se pensarmos em todas as possibilidades de conseguirmos ter algo que mais desejamos com uma visão do que poderá dar errado, isso irá tirar o medo do que poderá estragar uma  prova, teremos uma visão diferenciada e nada poderá bloquear nossos planos.

Imagina só o quanto você treinou, se dedicou para uma determinada corrida, abriu mão de diversas coisas que gostaria de ter feito, mas devido aos treinos e preparação para sua prova alvo, se manteve focada (o). Mas infelizmente existe elementos que estão fora do nosso controle. Na noite que antecede a prova, não conseguimos dormir direito, o clima da prova poderá ser de muito calor, você acordou com um mal estar.

O que está sobre controle é nossas decisões que tomamos, faz total sentido dizer que tudo que fazemos estamos sob pressão, de alguma forma nos sentimos pressionados pelo simples fato da tomada de decisão. Prepare-se para o pior cenário qualquer que seja o resultado e você entrará numa prova com uma confiança maior, preparado para qualquer situação.

Se pensarmos em todas as possibilidades de conseguirmos ter algo que mais desejamos com uma visão do que poderá dar errado, isso irá tirar o medo e teremos uma visão diferenciada e nada poderá bloquear nossos planos.

 

Vanilson Neves

Ver todos os posts

Atleta, treinador e proprietário da Assessoria esportiva Sub Elite Vanilson Neves.