Cerimônia abre os Jogos Paraolímpicos do Brasil

Redação Webrun | Esporte Adaptado · 07 maio, 2004

Alckimin hasteando a Bandeira Nacional (foto: Harry Thomas Jr. - WebRun)
Alckimin hasteando a Bandeira Nacional (foto: Harry Thomas Jr. – WebRun)

Ontem aconteceu em São Paulo, no Ginásio Mauro Pinheiro do Complexo Poliesportivo do Ibirapuera a cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos do Brasil. E autoridades estavam presentes no evento como o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o Senador Romeu Tuma, além de Lars Grael, Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Carlos Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e Vital Severino Neto, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Alckmin aposta que o Brasil terá um desempenho melhor em Atenas do queobteve em Sydney. “A civilização começa quando começa o esporte”, afirmou o governador. De acordo com Júlio Filgueiras “é um dever do Estado abraçar a causa paraolímpica da mesma maneira que a olímpica. São Paulo não poderia deixar de fora da sua festa de 450 anos os esportes e atletas paraolímpicos”

Os Jogos Paraolimpícos do Brasil é o maior evento esportivo realizado no Brasil . A competição contará com os maiores expoentes do esporte de alto rendimento para atletas portadores de deficiência. Eles estarão disputando medalhas nas provas que se iniciam hoje (07), prolongando-se até segunda-feira (10). Os jogos contam com mais de 500 atletas oriundos de todas as regiões do país, que se revezarão em 12 das 13 modalidades em que o Brasil estará representado nos Jogos Paraolímpico de Atenas em setembro, além de outras três modalidades: iatismo, tiro e voleibol.

A competição terá provas de Atletismo, Basquete em Cadeiras de Rodas, Ciclismo, Futebol de 5 para Cegos, Futebol de 7 (paralisados cerebrais), Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa em Cadeiras de Rodas, Iatismo, Tiro e Voleibol. O evento selecionará os brasileiros que irão para Atenas. São 97 vagas, destas, 13 são nominais, as 84 restantes serão definidas nos Jogos Paraolímpicos do Brasil.

Estrelas – No atletismo paraolímpico os maiores atletas da modalidade estarão presentes, com destaque para: Ádria Rocha dos Santos, recordista mundial dos 100m rasos; Aurélio Guedes da Silva, campeão do Mundial de Maratona IBSA; entre outros. Outro atleta conhecido dos internautas do WebRun é o ironman Rivaldo Martins, que competirá no sábado no CEPEUSP a prova de ciclismo.

Este texto foi escrito por: Harry Thomas Jr.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!