Atletismo · 12 out, 2016
Sem glúten, sem lactose, zero açúcar, integral, mil grãos, low carb, paleolítica...Ufa!!! É muita informação! O slogan do meu Bistrô Duas Terezas é: Gastronomia, simples assim. Mas como tem sido difícil manter as coisas simples. As pessoas acabam não valorizando uma comida simples, somente pelo fato de ser simples. É claro que é bacana uma comida bonita, bem feita, saudável e feliz, mas definitivamente não precisamos viver só de frango com batata doce.
E o que os atletas tem a ver com isso? Tudo rsrs... eu até entendo a necessidade de mostrar a todos a vida saudável, a alimentação, etc, mas menos moda e mais comida de verdade gente!
Também não sou contra os suplementos, e nem sou nutricionista para prescrever, mas entendo que a comida de verdade, deve ser essencial na rotina do atleta. Esses dias li um artigo sobre os irmãos Brownlee, para quem não sabe eles conquistaram a primeira e segunda colocação no Triathlon Olímpico, no Rio de Janeiro. E sabe qual a base da alimentação deles? Pasmem: Verduras, legumes e frutas! Tão simples quanto isso. Aliás, estão nos alimentos toda a riqueza que precisamos, toda a nossa energia vital para uma caminhada de cinco quilômetros até um Ultraman!
Foto: FotoliaSó não esqueça do essencial! Menos fastfood, mais slowfood!
E pra ser bem legal, que tal uma receita de uma sobremesa incrível?
Creme de pêra com iogurte, laranja e café!
Ingredientes
- 4 peras maduras, sem sementes e raladas.
- Suco de 1 laranja
- colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de cha de café solúvel
- 1 xícara de água
Modo de fazer
Em uma panela, misture as peras raladas a xícara de água, açúcar mascavo e leve ao fogo baixo.
Mexendo de vez em quando, até virar um creme.
Leve para a geladeira e quando estiver frio, misture um iogurte natural da sua preferência. Eu gosto de usar aqueles tipo grego, fica mais cremoso. Após a mistura leve ao congelador por mais ou menos 2h. Não precisa congelar. Apenas deixe ficar bem gelado, quase congelando.
Para servir, coloque o creme de pera, um pouco do suco de laranja e salpique algumas bolinhas do café solúvel por cima.
Aproveite!
Corrida de Montanha · 11 out, 2016
Foto: DivulgaçãoA Asics Brasil lança nesta semana a Accelerate Hope 2016, iniciativa de apoio à prevenção e conscientização no combate ao câncer de mama. Como parte da campanha, a marca apresenta uma edição especial do tênis FuzeX, em tons de rosa. Dez por cento do valor total de vendas do modelo será doado ao Instituto Arte de Viver Bem, organização não governamental, que promove a assistência à mulheres com esse tipo de câncer.
"O esporte é uma ferramenta poderosa na prevenção e tratamento de doenças e promoção da qualidade de vida. A marca busca promover o ideal de mente saudável em um corpo saudável, e para nós, é um prazer incentivar a corrida contra o câncer feminino com a campanha Accelerate Hope.", afirmou Eduardo Rodrigues, Gerente Sênior de Marketing da Asics Brasil.
Corra contra o câncer
A novidade deste ano é a criação do movimento "Corra Contra o Câncer", que visa ajudar a alertar a população em geral sobre o tema, e conta com a participação das atletas da marca Sheilla Castro, Adriana Aparecida, Giovanna Martins e a treinadora Camila Hirsch. As quatro são protagonistas da Accelerate Hope e foram clicadas para a comunicação da campanha com o tênis FuzeX sobre os seios.
Participação das corredoras W21K Asics
Assim como as atletas da marca, todas as participantes da W21K Asics poderão participar da campanha e ter sua foto tirada na loja Asics Oscar Freire, em São Paulo, nos dias da retirada dos kits da prova. A ação conta com a hashtag #corracontraocancer para ser compartilhada nas redes sociais de todas que apoiam a causa.
Corrida de Montanha · 11 out, 2016
A Adventure Sports Fair chega a sua 17ª edição neste ano e o local escolhido para a feira foi o São Paulo Expo. O evento dedicado ao mercado esportivo e turismo de aventura começa nesta quarta-feira (12) e vai até domingo (16).
Os sites Webrun e Webventure terão um stand na feira junto com o site de inscrições Ticket Agora e fotografia Fotop. Nesse local haverá uma exposição de fotografias inspiradoras, que contam em imagens momentos marcantes de nossas coberturas.
As fotos mostrarão eventos internacionais de corrida, triathlon, rally entre outros momentos de cobertura.
Foto: André Chaco/FotopPalestra
Teremos também espaço especial para uma palestra sobre ultramaratonas. O tema é: saiba se você pode correr uma ultramaratona. Haverá um bate papo entre o treinador Nelson Evêncio e uma ultramaratonista sobre diversos tópicos relacionados ao desafio.
A palestra será no domingo (16), às 12h45.
Foto: Luis Blanco/FotopServiço
Horários:
Quarta-feira, das 10h às 21h
Quinta e sexta-feira, das 14h às 21h
Sábado, das 10h às 21h
Domingo, das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no link http://www.ingressocerto.com/adventuresportsfair.
As entradas custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Haverá vans para levar pessoas até a feira saindo diretamente do Metrô Jabaquara gratuitamente.
Atletismo · 11 out, 2016
A gente gosta de trabalhar, ser produtivo, estudar e até curtir um dia atarefado, mas o que gostamos mesmo é um momento sem compromissos para curtirmos à nossa maneira: correndo!
O tempo sempre é escasso, então ter um momento para colocar o treino em dia, comer direito e ainda curtir com a família vale ouro. Te mostramos qw motivos pelos quais os corredores gostam mais de feriado.
1. É possível comer direito
Você terá tempo, enfim, de comer a cada três horas, visitar a seção de orgânicos do supermercado, tomar café da manhã e bastante água. É um sonho? Não, é feriado.
2. O utópico longão será realizado
Longão = Tempão
Você estava quase definindo que, entre uma e quatro da madruga, era quando daria para fazer o seu longão. Então, obrigado deuses do feriado!
3. Recuperação de verdade
O feriado pode ser um grande aliado na recuperação muscular e descanso entre treinos. Não basta apenas aquela noite de sono certeira. Tem que ter um dia todo para ficar de pernas pro ar, caprichar na alimentação e organizar as ideias.
Foto: Montagem 4. Curtir a família
Você não será obrigado a escolher entre família e corrida, pelo menos neste dia. Nós sabemos qual seria a escolha em um dia comum, mas não vamos contar para ninguém.
5. Final de semana sempre tem prova
Todo final de semana exige aquela concentração extra, aquele foco na preparação, o ajuste no alarme para 5h da manhã no domingo. A gente adora essa adrenalin, mas às vezes é bom ter um dia de folga sem precisar de tanta preparação.
6. Final de semana é mais lotado
Feriado muita gente viaja. Isso deixa os espaços da cidade mais livres de muvuca e carros. E por isso, especialmente desertos para a corrida, mas tome cuidado na empolgação: ainda tem carro na rua.
7. Pode acordar tarde. Ou dormir de tarde
Vale fazer aquele momento preguiça total e absoluta. Treinou de manhã? Durma de tarde. Vai treinar qualquer hora? Durma até acordar. É feriado!
8. Saindo da academia
Feriados são espetaculares para fugir da rotina. Passe longe da academia e faça exercícios ao ar livre, vendo o céu. Aquela pequena janela da sala de spinning não conta.
9. É mais fácil encontrar os amigos da corrida
Nos finais de semana cada um tem compromissos e horários distintos. O feriado é O dia para encontrar os amigos no parque, na rua, no bar, ou pedalar por aí. Este é um bônus de feriados não-prolongados: normalmente seus amigos estão por aí!
10. Não tem treinador
Ufa! Uma folguinha para fazer do seu jeito.
11. Não tem aluno
Ufa! Uma folguinha para fazer... nada.
12. Dá para curtir Off-Road
Aproveitamos os feriados para conhecer trilhas e locais diferentes por onde nunca corremos. Desbravar novas paisagens pode fazer do feriado de um corredor um dia inesquecível.
Atletismo · 11 out, 2016
Presentes na alimentação de pessoas que querem potencializar a dieta e os resultados nos esportes, os superfoods ou superalimentos são, na maioria, grãos com compostos que trazem benefícios para saúde, auxiliando no equilíbrio do organismo e na prevenção de doenças.
Esses alimentos são conhecidos por proporcionar um número maior de nutrientes, melhora na qualidade de vida e até contém substâncias capazes de prevenir diversos problemas de saúde.
Veja alguns alimentos que têm essas propriedades
Açaí
A melhor forma de consumo é puro, já que as adições de açúcar, granola, leite condensado e até outras frutas torna o alimento calórico. Sem esses adicionais ele é um ótimo aliado do coração, sendo capaz de reduzir os índices ruins de colesterol.
Foto: lazyllama/FotoliaChocolate amargo
Essa é a escolha certa! Se você quer pegar firme na dieta, mas não consegue deixar o doce de lado, ele pode ser sua salvação. Rico em antioxidantes, o chocolate precisa ter no mínimo 70% de cacau e apenas o consumo de um quadradinho por dia é aceito.
Quinoa
Definitivamente um super alimento. A quinoa é fonte de proteínas e minerais, reduz os índices de colesterol ruim e triglicerídeos, ajudando assim a evitar problemas cardiovasculares.
Foto: Meal Makeover Moms/CC BY-ND 2.0Aveia
Importante no controle do peso e colesterol, a aveia possui fibras que ajudam na sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais para sentir fome. Pode ser utilizada em diversas receitas como mingau, bolo, frutas e até sopas.
Azeite
Ingerida em quantidade correta o óleo ajuda a evitar o acúmulo de gorduras, que provoca doenças cardiovasculares e diabetes. Substitua a manteiga por um fio de azeite no pão e se delicie.
Lembre-se que a quantidade ingerida desses alimentos deve ser avaliada por um profissional, baseado nas necessidades de cada pessoa. O consumo diário é indicado, mas depende das características e benefícios de cada superalimento. Busque a melhor forma de inseri-los no seu dia a dia, já que quanto melhor seu organismo funciona, melhor sua saúde e performance esportiva, diz.
Maratona · 10 out, 2016
A preparação para a tão temida e especial maratona é tomada por sentimentos, fases de treinamento e decisões que podem fazer uma grande diferença na hora da competição. O crescimento gradativo até os 42 quilômetros passa pela distância da meia maratona, prova favorita de muitos atletas, e enquanto alguns treinadores gostam de incluir competições oficiais para ditar o ritmo nos treinos, outros são mais cautelosos para evitar que o atleta se esforce de uma forma desnecessária e acabe gerando problemas no futuro.
É certo que não existem verdades universais, ainda mais quando se trata do corpo humano, porém, listamos algumas razões para você refletir durante essa escolha.
Foto: Iuliia Sokolovska/FotoliaA periodização necessita de diversos cuidados e o alinhamento correto é necessário, para não lidar com problemas mais para frente. O médico Mauro Delgado é um dos atletas que acabou exagerando nas provas testes e se deu mal. "Estava treinando forte e com um ritmo ótimo para Maratona de Nova York, sendo assim coloquei algumas provas de 21k para encaixar o pace. Em uma delas busquei um ritmo desnecessário e acabei quebrando, com isso não pude correr a prova alvo, já que acabei com uma lesão e também um grande arrependimento", conta.
O treinador Nelson Evêncio encara a inclusão de provas testes como benefício para o atleta, mas tudo deve ser feito com moderação. "Um corredor que tem como objetivo a maratona possui um período específico em que faz treinos de 21k, 24k, 25k, 30k, 32k e até 36k. Então, correr uma meia maratona pode ser um treino de rotina ou uma prova que serve como avaliação. Normalmente, além dos treinos, os atletas do meu grupo correm duas meias maratonas como parte da preparação".
A intensidade que o corredor coloca na prova deve ser avaliada por seu treinador, já que músculos, ligamentos e tendões devem retornar aos níveis normais o mais rápido possível, assim como enzimas, hormônios e antioxidantes. Regular tudo isso não é tarefa fácil e o corpo pode acabar sobrecarregado, sendo assim é necessário manter-se atento e diminuir a empolgação durante esse tipo de teste.
O também treinador, Rafael Moreno explica que para não esgotar todas as reservas antes do objetivo, o ideal é aumentar o volume de forma gradativa, colocando algumas provas para ajudar na preparação e observar como está o desempenho do atleta.
Lembre-se sempre que a "prova teste" tem esse nome por não ser seu objetivo final, sendo assim deixe a competição para o momento certo e não acabe com o sonho dos 42 quilômetros precocemente. Busque a orientação de um profissional e discuta o caminho mais equilibrado para a performance que você busca.
Corrida de Montanha · 07 out, 2016
Pode não parecer importante, mas você sabia que o suor serve para ajudar o corpo a se livrar do excesso de calor, que produzimos durante a atividade física? Ele é produzido quando os termosensores avisam ao cérebro da nossa temperatura e ele responde colocando glândulas sudoríparas para trabalhar.
Apesar de parecer nojento a composição do suor tem 99% de água. O 1% restante pode ser amônia, proteínas, açúcares, potássio e bicarbonato, além de vestígios de metais, como zinco, cobre, ferro, níquel, cádmio, chumbo e manganês. Então quando você sua está em grande parte se desidratando.
Foto: FotoliaO suor é expelido pelo corpo por meio das glândulas sudoríparas que estão em maior concentração no rosto e nas axilas. Segundo estudos, os homens suam até duas vezes mais do que as mulheres. E quanto mais velha a pessoa, menos ela transpira. Mas isso não quer dizer nada na hora da atividade física.
De acordo com Gilberto Coelho, Fisiologista especialista em metodologia do treinamento para o alto rendimento pelo NAR - SP (Núcleo de Alto Rendimento), muita gente se engana ao pensar que a transpiração é sinal de que está queimando mais calorias. O efeito da sudorese é uma redução da água do corpo humano, uma desidratação. A pessoa então precisa se reidratar é necessária a hidratação correta para repor a perda hídrica, ou seja, suar não é emagrecer.
E se você transpira pouco ou excessivamente também não quer dizer que tenha algo de errado. O suor tem características individuais e é resultado da dilatação de glândulas sudoríparas durante o aumento do calor, por isso algumas pessoas transpiram mais ou menos do que outras.
Foto: FotoliaQuanto aos corredores, Gilberto explica que a prática de treinar usando peças de roupas mais quentes do que o necessário, para acelerar a produção de suor, não é nem um pouco saudável. Pode até ser que você se pese depois e pense que emagreceu, mas na verdade só terá eliminado a água do seu corpo.
Além de poder provocar uma desidratação mais grave, o aumento excessivo da temperatura corpórea, pode reduzir a performance e gerar alguns sintomas, como tonturas, náuseas e dores de cabeça.
Então não se esqueça que tudo o que transpira durante os treinamentos deve ser reposto com muito líquido!
Corrida de Montanha · 06 out, 2016
Conhecida popularmente como chia, a Salvia hispânica é uma planta herbácea nativa da Guatemala e das regiões mexicanas. O alimento que há algum tempo virou febre entre os apaixonados por dieta e alimentação saudável, realmente faz a diferença. Nela são encontrados ácidos graxos, fibras, proteínas e muitos outros nutrientes.
Listamos 5 motivos para você nunca deixar de consumir a semente no seu dia a dia
1. Saciedade
Rica em fibras, a semente em contato com o líquido presente no estômago forma um gel que dilata o mesmo. Além disso, ela possui carboidratos que são ingeridos lentamente. A junção perfeita para manter a saciedade no ponto certo.
2. Rica em ômega 3
A semente possui ômega 3, essencial para o corpo humano já que pode prevenir doenças como diabetes, depressão e obesidade. Também auxilia o bem estar do cérebro.
Foto: ALein/Fotolia3. Benefícios do zinco
O zinco ajuda a melhorar a imunidade, paladar, olfato e visão. O componente em conjunto com cálcio, magnésio e ferro, também presentes na chia, tornam ossos e dentes mais saudáveis.
4. Energia
A chia deve ser sempre consumida com moderação, já que é calórica. Por esse motivo ela fornece resistência e durabilidade, o que faz com que a saciedade e a sensação de fome sejam retardadas, o açúcar presente no sangue equilibra-se e há uma sensação de disposição maior ao longo do dia.
5. Ajuda na prisão de ventre
Por ser rica em fibras faz com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes, já que auxiliam o trânsito intestinal. Evitando a constipação e limpando o organismo.
Não esqueça que a quantidade correta de consumo da semente deve ser indicada por um especialista. Tente não exagerar já que a chia é calórica quando consumida em grandes quantidades.
Corrida de Montanha · 05 out, 2016
Criado há quase 80 anos, o coletor reutilizável, que substitui o uso de absorventes, ainda é desconhecido para a maioria das mulheres. Ele pode ser uma nova opção para ter mais liberdade durante o período menstrual ao oferecer praticidade, conforto, economia, além de ser uma escolha sustentável.
O coletor pode ser utilizado tanto no dia a dia quanto na prática de atividades como yoga, ciclismo, corrida, mergulho, entre outras por até 12h e após esse tempo a mulher só precisa lavá-lo e está pronto para ser usado novamente.
Foto: DivulgaçãoA marca Inciclo produz o coletor em silicone hipoalergênico que pode chegar a dez anos de duração, mas a validade do produto depende de diversos fatores tais como: frequência e modo de higienização, ph vaginal e produtos de limpeza que são utilizados. Por ser de silicone, um material inerte, não funciona como um meio de cultura para bactérias, como pode ser os absorventes internos, e não irrita a pele como os externos, explica a Dra. Andréa Campos, representante da marca.
Os fatores ecológico e econômico são um benefício a mais, mas o fato do coletor menstrual ser higiênico e confortável está incentivando mulheres a confiarem no produto. Ele não pode ser utilizado durante relações sexuais com penetração e por mulheres no período pós parto.
Foto: DivulgaçãoO coletor menstrual da Inciclo é vendido tanto no site da marca quanto através de revendedoras em diversas cidades e locais.
Confira 6 motivos para pensar na troca do absorvente tradicional
1. Sustentável
Ao contrário dos absorventes tradicionais, o Inciclo é reutilizável. Feito em silicone flexível, após o uso é só retirar, lavar em água corrente e sabão neutro e usá-lo novamente. Uma mulher tem em média 520 ciclos menstruais durante sua vida o que representa um descarte de dez mil absorventes tradicionais. Já o Inciclo pode ser usado de dois a até dez anos, pois a durabilidade do silicone vai variar de mulher para mulher - de fatores internos como PH vaginal às condições de higienização do produto, explica Mariana Betioli, da Central Solutio, fabricante do produto.
2. Ecológico
A preocupação com a ecologia está presente em todo o ciclo de produção do produto. As embalagens são em papéis certificados sendo que a impressão é feita com tinta de soja. As emissões de carbono, resultado do processo de impressão das embalagens, são compensadas com plantio de árvores nativas de Mata Atlântica e até as fitas adesivas, usadas para vedar embalagens que serão enviadas pelo Correio, são biodegradáveis.
3. Não testa em animais
Os absorventes menstruais têm diversas substâncias químicas na sua composição e por isso precisam ser testados em coelhos para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes. Isso é uma norma federal da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária Portaria 1.480). O Inciclo não tem nenhum componente de origem animal e não passa por nenhum tipo de teste em animais, afirma a fabricante.
4. Hipoalergênico
O copinho coletor produzido 100% em silicone é também hipoalergênico, por isso é também uma solução para mulheres alérgicas às substâncias contidas nos absorventes. O silicone medicinal do Inciclo é atóxico, translúcido e de altíssima qualidade. O fato de ser transparente (há muitos coletores coloridos no mercado) é a sua garantia garantia de que o produto não utiliza substâncias químicas como corantes.
5. Fácil de usar
Muito flexível, o coletor é inserido dobrado na vagina, sendo que internamente se abre vedando possíveis vazamentos, e coleta o fluxo. Adapta-se perfeitamente ao corpo da mulher e pode ser usado por até 12 horas, durante toda uma noite de sono, e é indicado a todas as práticas esportivas inclusive yoga, ciclismo, acrobacia, natação, ginástica, corrida e mergulho.
6. Econômico
O coletor menstrual Inciclo custa em média R$ 75,00 e pode ser usado de dois a até dez anos, porque é feito de silicone. Sua durabilidade vai depender de condições de higienização do produto a fatores como PH vaginal de cada mulher.
Arte: DivulgaçãoCorrida de Montanha · 03 out, 2016
Presente principalmente nos alimentos industrializados, a gordura trans é um tipo específico de gordura formada tanto por um processo de hidrogenação natural quanto industrial (mais comum). Elas são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também para aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.
O nutricionista Rafael Castro explica que essa gordura não tem função no metabolismo, ou seja, quando não é queimada é estocada como gordura corporal ou depositada na parede dos vasos sanguíneos ou no próprio coração. Esse tipo de gordura deve ser cortada, não faz bem algum e em geral são nocivas a saúde, explica.
Os alimentos processados e industrializados são os que contém mais gordura trans. O correto é seguir a regra: coma comida. Assim a pessoa evita o consumo desse tipo de gordura que não traz nenhum benefício, diz o nutricionista.
Alimentos como sorvete, batata frita, salgadinho, pastel, bolo, biscoitos e margarinas contém essa gordura.
Foto: Arska n/FotoliaPara fazer escolhas mais saudáveis é necessário ficar atento aos rótulos. Segundo o site da Anvisa o valor é declarado em gramas presentes por porção do alimento. A porcentagem do Valor Diário de ingestão (%VD) de gorduras trans não é declarada porque não existe requerimento para a ingestão destas gorduras, ou seja, não existe um valor que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.
A nutricionista Clarissa FujiWara, da clínica Dra. Denise Lellis, lembra que no Brasil, desde 2006 vigora resolução da Anvisa que obriga os fabricantes de alimentos a informar nos rótulos a quantidade de gorduras trans presentes na porção de alimento. Vale ressaltar que se a porção determinada do produto contiver quantidade inferior a 0,2g de gordura trans, a informação não precisa ser declarada, constando então quantidade "zero" de gordura trans, quando, na realidade, há presença deste tipo de gordura. Neste caso, cabe ao consumidor ficar atento à composição do produto e evitar o consumo do mesmo caso conste na lista de ingredientes gordura vegetal hidrogenada, diz.
Alguns fabricantes estão substituindo a gordura hidrogenada pela interesterificada. Rafael explica que ela é uma opção um pouco melhor, mas ainda assim não é a mais correta. A gordura interesterificada é uma combinação de gorduras saturadas (hidrogenada) com óleos vegetais. Se trocarmos a gordura 100% hidrogenada por gordura interesterificada (que contém menos gordura hidrogenada), sim é uma melhor opção, mas seria trocar do ruim para o menos pior, explica.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026