Esporte Adaptado

Goiânia sedia etapa do Circuito Brasil Paraolímpico

Atletismo · 09 abr, 2010

Goiânia (GO) sediará a partir desta sexta-feira (09/04) a etapa centro-leste do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Serão 722 atletas, de 12 estados, em busca do índice mínimo para participar das etapas nacionais do Circuito.

As maiores delegações são Minas Gerais com 208 atletas e Goiás com 49. Já Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul participam com um atleta cada. Na sexta, os atletas fazem a classificação funcional e as competições do atletismo serão no domingo, das 8h às 12h.

Tito Sena é o maior destaque entre os donos da casa. Conquistou a prata nas Paraolimpíadas de Pequim, mas, como está se recuperando de uma cirurgia, ainda é dúvida nas competições de 1.500, 5.000 e 10 mil metros, além da maratona. Ele carrega no currículo o título de campeão mundial em 2006 e duas medalhas de prata no Parapan de 2007.

Edson Dantas conquista Prêmio Sentidos

Corridas de Rua · 03 abr, 2010

Além das medalhas de ouro, o paratleta maratonista Edson Dantas carrega agora no seu currículo o Prêmio Sentidos de melhor desempenho de deficiente nos esportes – a premiação já é considerada o Oscar da luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

Emocionado, Edson agradeceu a todos pelo troféu e, num breve pronunciamento, deixou um lição de vida para os presentes, contando que ao ver um grupo de pessoas treinarem, sentiu-se motivado para começar a correr. “Se eles podem, eu também posso. Só basta acreditar para a gente realiza nossos sonhos”.

Em 1992, durante um “arrastão”, ele foi empurrado do trem em que viajava, e o acidente teve como consequência a amputação da perna direita. Depois, ele encontrou no esporte o caminho para superação. “Enquanto Deus me der vida e saúde, estarei sempre correndo”, revela o atleta. Hoje, Edson é considerado um dos melhores atletas brasileiros com amputação de membro inferior nas distâncias de cinco e 10 quilômetros.

Corredor profissional há mais de 10 anos, Edson reúne diversas vitórias, entre elas, três recordes: nas maratonas de Porto Alegre (1,5 e cinco quilômetros em junho de 2007) e na Meia Maratona da Corpore de São Paulo (1,5 quilômetro em abril de 2007). Recentemente, o atleta conquistou o bicampeonato na Maratona de Nova York, e se tornou tetra campeão na Corrida de São Silvestre.

Após desligamento da Secretaria de Esportes, Feldman pretende continuar a praticar corridas

Nesta quinta-feira (01) o atual Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Walter Feldman, esteve no lançamento oficial da Maratona de São Paulo, um dos seus últimos compromissos oficiais no comando da pasta. Isso porque, ele pretende concorrer à reeleição da Câmara dos Deputados e precisa se afastar do atual cargo, segundo a lei eleitoral.

Ao retornar para Brasília, longe de São Paulo onde costuma correr quase todos os domingos em alguma prova, ele comenta que não pretende deixar de praticar o esporte. “Eu não corro por conta do cargo. Essa função me estimulou muito a não apenas dar a buzina de largada ou entregar a premiação”, comenta. “Participo de quase todas as provas que posso e tenho um verdadeiro encantamento por elas. Já atingi 12 quilômetros e pretendo chegar à meia maratona e, quem sabe, à maratona”, completa.

Ao ser questionado se fará uma fiscalização ativa em cima do novo Secretário, Feldman diz não estar preocupado com seu sucessor. “Tive a oportunidade de sugerir o substituto, que é meu chefe de gabinete, Valter Rocha. Ele já está absolutamente envolvido na política atual do esporte na cidade. Não haverá retrocesso”.

Por ser praticante de esportes, Feldman passa a receita de como conseguia dividir a rotina diária no gabinete, com a participação em eventos aos finais de semana e ainda ter tempo para a família. “Eu tenho uma relação muito compreensiva por parte dos meus filhos e da minha mulher”, confessa. “Os finais de semana são totalmente tomados com esses compromissos, mas não abro mão de jantares com a família, idas periódicas ao teatro, ao cinema e até atividades esportivas com eles”.

Em três anos de mandato, Walter Feldman esteve à frente de diversos projetos ligados às corridas de rua, incluindo a criação do Circuito Popular de Corridas, que visa levar o esporte às comunidades carentes. Já no ciclismo, ele ajudou a viabilizar a ciclofaixa, ligação por uma faixa de trânsito entre diversos parques aos domingos de manhã, e a ciclovia da Marginal Pinheiros.


Após desligamento da Secretaria de Esportes, Feldman pretende continuar a praticar corridas

Atletismo · 01 abr, 2010

Nesta quinta-feira (01) o atual Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Walter Feldman, esteve no lançamento oficial da Maratona de São Paulo, um dos seus últimos compromissos oficiais no comando da pasta. Isso porque, ele pretende concorrer à reeleição da Câmara dos Deputados e precisa se afastar do atual cargo, segundo a lei eleitoral.

Ao retornar para Brasília, longe de São Paulo onde costuma correr quase todos os domingos em alguma prova, ele comenta que não pretende deixar de praticar o esporte. “Eu não corro por conta do cargo. Essa função me estimulou muito a não apenas dar a buzina de largada ou entregar a premiação”, comenta. “Participo de quase todas as provas que posso e tenho um verdadeiro encantamento por elas. Já atingi 12 quilômetros e pretendo chegar à meia maratona e, quem sabe, à maratona”, completa.

Ao ser questionado se fará uma fiscalização ativa em cima do novo Secretário, Feldman diz não estar preocupado com seu sucessor. “Tive a oportunidade de sugerir o substituto, que é meu chefe de gabinete, Valter Rocha. Ele já está absolutamente envolvido na política atual do esporte na cidade. Não haverá retrocesso”.

Por ser praticante de esportes, Feldman passa a receita de como conseguia dividir a rotina diária no gabinete, com a participação em eventos aos finais de semana e ainda ter tempo para a família. “Eu tenho uma relação muito compreensiva por parte dos meus filhos e da minha mulher”, confessa. “Os finais de semana são totalmente tomados com esses compromissos, mas não abro mão de jantares com a família, idas periódicas ao teatro, ao cinema e até atividades esportivas com eles”.

Em três anos de mandato, Walter Feldman esteve à frente de diversos projetos ligados às corridas de rua, incluindo a criação do Circuito Popular de Corridas, que visa levar o esporte às comunidades carentes. Já no ciclismo, ele ajudou a viabilizar a ciclofaixa, ligação por uma faixa de trânsito entre diversos parques aos domingos de manhã, e a ciclovia da Marginal Pinheiros.

Integração é destaque na abertura do Circuito Corpore

Corridas de Rua · 24 mar, 2010

Como o objetivo das corridas de rua é a integração, cadeirantes e praticantes de handcycle não ficaram de fora da abertura do Circuito Corpore, no domingo (21/03). As duas categorias apesar de diferentes largaram juntas na USP, pouco antes da largada geral dos atletas.

Ao todo, foram seis participantes. Três correram nos 10 quilômetros e os outros, por serem iniciantes disputaram a distância menor, os cinco. Diego Madera foi o campeão na categoria dos 10 quilômetros, mesmo depois de um dos pneus da cadeira ter furado no quilômetro sete. “A prova foi boa e eu garanti a vitória com uma vantagem que abri no começo. No final, cheguei praticamente em zigue-zague por causa do pneu furado”, conta.

Ele correu com a ajuda de outro esportista, Fernando Aranha. O amigo é praticante de handcycle, e na prova da Corpore não veio para competir, mas para auxiliar Madera no percurso, como um guia. “Somos de categorias diferentes, por isso não é que eu fiquei em segundo lugar. Como o handcycle, que é o que eu pratico, ainda não está oficializado no país, a gente coloca todo mundo junto para estimular o esporte”, explica.

Aranha diz que se surpreendeu com o desempenho de Madera. “Teve uns picos de velocidade ali bem interessante, porque eu sei que faz tempo que ele não pratica”, revela. Madera vem se recuperando de uma lesão no ombro no ano passado e aos poucos retorna as competições.

Dia Mundial da Água: a importância deste bem natural

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. O objetivo da celebração é alertar e estimular governo, empresas, instituições e as pessoas em todo mundo a conscientização do uso consciente da água.

A preocupação mundial gira em torno da escassez deste recurso tão importante para a sobrevivência da raça humana. A verdade é que a água não está acabando, mas a população mundial tem crescido gradualmente, e a poluição também não contribui para a quantidade de água potável disponível. A fonte de água mundial está concentrada em poucos países, e o Brasil é uma destas fontes.

A população vem se conscientizando mais a cada ano, principalmente preocupadas com as constantes alterações climáticas e também com a poluição de mananciais. Muitas campanhas pelo Brasil tratam da preservação do bem natural em ações simples do cotidiano, como evitar torneiras pingando, diminuir o tempo no banho, lavar calçadas sem o auxílio de mangueiras.

Água e o corpo humano - Cerca de 50 litros de água é o mínimo que a ONU indica para atender as exigências diárias do ser humano, desde higiene, saneamento, preparação de alimentos e ingestão direta. O corpo humano é formado por 75% de água e os cuidados nos dias de forte calor devem ser redobrados.

Na prática esportiva, a hidratação durante as competições é de extrema importância para evitar a desidratação e manter a temperatura corpórea. Dr. Clemar Corrêa, chefe de equipes médicas de grandes provas de aventura no Brasil como o Rally dos Sertões e Ecomotion, alerta sempre os atletas sobre os cuidados com a água. Em competições na qual o calor é forte, beber água já quente não colabora para manter a temperatura corporal.

“Sobre a água, não adianta matar a sede e tomar uma água que está morna. É preciso baixar a temperatura corporal. Todos se lembram daquela atleta na chegada das Olimpíadas (a suíça Gabriele Andersen, em 1984) após a maratona, extremamente cansada e cambaleando. Aquilo é a hipetermia, com falência motora, física e mental. E pode acontecer em qualquer momento. As situações mais graves que encontrei em provas foram de calor extremo”, relemba Clemar.

Confira alguns artigos relacionados à água e hidratação publicados no Webrun:

  • Por que a hidratação é fundamental?

  • É preciso beber muita água durante a atividade física?

  • Hidratação é Fundamental

  • Hiponatremia em corredores

  • Água X Isotônicos


  • Dia Mundial da Água: a importância deste bem natural

    Atletismo · 22 mar, 2010

    Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. O objetivo da celebração é alertar e estimular governo, empresas, instituições e as pessoas em todo mundo a conscientização do uso consciente da água.

    A preocupação mundial gira em torno da escassez deste recurso tão importante para a sobrevivência da raça humana. A verdade é que a água não está acabando, mas a população mundial tem crescido gradualmente, e a poluição também não contribui para a quantidade de água potável disponível. A fonte de água mundial está concentrada em poucos países, e o Brasil é uma destas fontes.

    A população vem se conscientizando mais a cada ano, principalmente preocupadas com as constantes alterações climáticas e também com a poluição de mananciais. Muitas campanhas pelo Brasil tratam da preservação do bem natural em ações simples do cotidiano, como evitar torneiras pingando, diminuir o tempo no banho, lavar calçadas sem o auxílio de mangueiras.

    Água e o corpo humano - Cerca de 50 litros de água é o mínimo que a ONU indica para atender as exigências diárias do ser humano, desde higiene, saneamento, preparação de alimentos e ingestão direta. O corpo humano é formado por 75% de água e os cuidados nos dias de forte calor devem ser redobrados.

    Na prática esportiva, a hidratação durante as competições é de extrema importância para evitar a desidratação e manter a temperatura corpórea. Dr. Clemar Corrêa, chefe de equipes médicas de grandes provas de aventura no Brasil como o Rally dos Sertões e Ecomotion, alerta sempre os atletas sobre os cuidados com a água. Em competições na qual o calor é forte, beber água já quente não colabora para manter a temperatura corporal.

    “Sobre a água, não adianta matar a sede e tomar uma água que está morna. É preciso baixar a temperatura corporal. Todos se lembram daquela atleta na chegada das Olimpíadas (a suíça Gabriele Andersen, em 1984) após a maratona, extremamente cansada e cambaleando. Aquilo é a hipetermia, com falência motora, física e mental. E pode acontecer em qualquer momento. As situações mais graves que encontrei em provas foram de calor extremo”, relemba Clemar.

    Confira alguns artigos relacionados à água e hidratação publicados no Webrun:

  • Por que a hidratação é fundamental?

  • É preciso beber muita água durante a atividade física?

  • Hidratação é Fundamental

  • Hiponatremia em corredores

  • Água X Isotônicos

  • Em 2010 XTerra cria categoria para competidores PNE

    Para a edição 2010 do Circuito XTerra, os organizadores resolveram criar uma categoria específica para os atletas Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), visto que nos últimos anos houve um significativo aumento de competidores desta categoria. Só na abertura deste ano, em São Lourenço (MG) foram 23 participantes nas três modalidades: triathlon, corrida e mountain bike.

    “Para nós é um grande orgulho ver que em provas complicadas de aventura, portadores de necessidades especiais nos prestigiam participando e mostrando superação”, comenta Adriano Seabra, sócio da agência de marketing esportivo X3M, organizadora do XTerra Regional São Lourenço, sobre a inclusão dos PNE por meio do esporte.

    Até o final do ano passado, não havia uma categoria específica que recebesse pessoas com qualquer debilidade mental ou física. Mas observando que esse público estava dando um jeito de participar das provas XTerra, repensaram as categorias existentes.

    “Observamos que alguns atletas participavam das competições na categoria amador, já que não havia uma que os acolhesse. Eles gostavam, competiam, mas não era possível se igualar a competidores em outra condição, neste momento decidimos criar a categoria voltada para eles”, esclarece o organizador.

    Para Fabiana Politano, professora de Educação Física da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Lourenço (APAE São Lourenço), que trouxe a escola em peso para o night trail run, essa inclusão é fundamental para o portador de necessidade especial. “Já temos o costume de participar de atividades que envolvam e incluam os alunos por meio do esporte. Eles adoram, por isso são preparados fisicamente o ano todo para poderem sempre participar”, declara Fabiana.

    Sucesso de adesão – Na primeira edição do XTerra já com a categoria PNE, um atleta participou para a prova de triathlon, 21 se inscreveram para a corrida noturna e um competiu no MTB Cup. “Por isso temos tanto orgulho do XTerra, porque é um evento que inclui todos e toda a família, as crianças vêm para o Kids Running, as mães e pais para a corrida ou mountain bike, e vemos que as provas na terra não são um problema para os PNE, porque eles fazem questão de participar”, finaliza Adriano, contente com a bem-sucedida inclusão.


    Em 2010 XTerra cria categoria para competidores PNE

    Corridas de Rua · 16 mar, 2010

    Para a edição 2010 do Circuito XTerra, os organizadores resolveram criar uma categoria específica para os atletas Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), visto que nos últimos anos houve um significativo aumento de competidores desta categoria. Só na abertura deste ano, em São Lourenço (MG) foram 23 participantes nas três modalidades: triathlon, corrida e mountain bike.

    “Para nós é um grande orgulho ver que em provas complicadas de aventura, portadores de necessidades especiais nos prestigiam participando e mostrando superação”, comenta Adriano Seabra, sócio da agência de marketing esportivo X3M, organizadora do XTerra Regional São Lourenço, sobre a inclusão dos PNE por meio do esporte.

    Até o final do ano passado, não havia uma categoria específica que recebesse pessoas com qualquer debilidade mental ou física. Mas observando que esse público estava dando um jeito de participar das provas XTerra, repensaram as categorias existentes.

    “Observamos que alguns atletas participavam das competições na categoria amador, já que não havia uma que os acolhesse. Eles gostavam, competiam, mas não era possível se igualar a competidores em outra condição, neste momento decidimos criar a categoria voltada para eles”, esclarece o organizador.

    Para Fabiana Politano, professora de Educação Física da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Lourenço (APAE São Lourenço), que trouxe a escola em peso para o night trail run, essa inclusão é fundamental para o portador de necessidade especial. “Já temos o costume de participar de atividades que envolvam e incluam os alunos por meio do esporte. Eles adoram, por isso são preparados fisicamente o ano todo para poderem sempre participar”, declara Fabiana.

    Sucesso de adesão – Na primeira edição do XTerra já com a categoria PNE, um atleta participou para a prova de triathlon, 21 se inscreveram para a corrida noturna e um competiu no MTB Cup. “Por isso temos tanto orgulho do XTerra, porque é um evento que inclui todos e toda a família, as crianças vêm para o Kids Running, as mães e pais para a corrida ou mountain bike, e vemos que as provas na terra não são um problema para os PNE, porque eles fazem questão de participar”, finaliza Adriano, contente com a bem-sucedida inclusão.

    XTerra Night Trail Run agita São Lourenço com mais de 300 atletas

    Atualizada em 15/03 às 20h35

    São Lourenço - Às 19h em ponto, horário em que a corrida noturna em trilha teria início em São Lourenço no último sábado (13/03), era possível ver centenas de pessoas aglomeradas no escuro, com suas lanternas de cabeça acesas, ansiosas pelo início da competição. Dada a largada, a busca por superação era a meta dos mais de 300 competidores, em sua maioria corredores da região que vieram prestigiar a primeira etapa do Xterra Regional.

    Nessa disputa, Renato Vinhas, e a finlandesa Sanna Duvebrant, garantiram os melhores tempos, cravando 23min01 e 29min20, respectivamente, num percurso de seis quilômetros. “Sou especialista em provas de resistência, com percursos longos, por isso para mim não foi uma prova fácil, por ser rápida e exigir muito de mim, mas gostei de completá-la, já que estou iniciando meus treinos como atleta de triathlon”, diz a experiente maratonista Sanna.

    Em segundo lugar no feminino ficou Elineia Ferreira de Aquino, com o tempo de 30min37, e em terceiro, Tânia Cristina Vilaça, após 30min52. Na categoria masculina, Filipe da Silva Araújo Marques levou a prata com 23min27 e Flavio Algusto Pessoa Viana, o terceiro melhor tempo, 24min09.

    Fôlego de dar inveja - Dentre os participantes, estavam o carioca Gilberto da Silva Nunes, de 61 anos, e o morador de São Lourenço, Manuel Cires Ferreiro, de 76 anos. Os dois completaram a prova muito bem, com fôlego de dar inveja a qualquer jovem de 30 e poucos anos. “Já participei de muitas meia maratonas e estou me preparando para a maratona do Rio. Sigo uma planilha de treinos dada por meu treinador, por isso hoje achei a prova fácil”, declara Gilberto. Sr. Manolo, como costuma ser chamado, também aprovou o percurso. “Gostei muito da prova, eu já conhecia o parque, mas não à noite. Achei ótimo ter participado”.

    Inclusão através do esporte – Joyce Grazziothn Ayres é um dos exemplos de superação da corrida que teve 21 portadores com necessidades especiais inscritos. Com dificuldade para se locomover, Joyce, que completa 25 anos neste domingo (14/03), utiliza um apoio para os braços que a ajuda a andar com independência, e a permitiu percorrer pelo menos um terço da prova. “Já fazemos caminhada na escola, temos condicionamento físico, então, quando a professora nos falou sobre a corrida, eu achei legal. Gostei muito de vir”, comentou Joyce contente, após participar da prova no seu ritmo.


    XTerra Night Trail Run agita São Lourenço com mais de 300 atletas

    Corridas de Rua · 14 mar, 2010

    Atualizada em 15/03 às 20h35

    São Lourenço - Às 19h em ponto, horário em que a corrida noturna em trilha teria início em São Lourenço no último sábado (13/03), era possível ver centenas de pessoas aglomeradas no escuro, com suas lanternas de cabeça acesas, ansiosas pelo início da competição. Dada a largada, a busca por superação era a meta dos mais de 300 competidores, em sua maioria corredores da região que vieram prestigiar a primeira etapa do Xterra Regional.

    Nessa disputa, Renato Vinhas, e a finlandesa Sanna Duvebrant, garantiram os melhores tempos, cravando 23min01 e 29min20, respectivamente, num percurso de seis quilômetros. “Sou especialista em provas de resistência, com percursos longos, por isso para mim não foi uma prova fácil, por ser rápida e exigir muito de mim, mas gostei de completá-la, já que estou iniciando meus treinos como atleta de triathlon”, diz a experiente maratonista Sanna.

    Em segundo lugar no feminino ficou Elineia Ferreira de Aquino, com o tempo de 30min37, e em terceiro, Tânia Cristina Vilaça, após 30min52. Na categoria masculina, Filipe da Silva Araújo Marques levou a prata com 23min27 e Flavio Algusto Pessoa Viana, o terceiro melhor tempo, 24min09.

    Fôlego de dar inveja - Dentre os participantes, estavam o carioca Gilberto da Silva Nunes, de 61 anos, e o morador de São Lourenço, Manuel Cires Ferreiro, de 76 anos. Os dois completaram a prova muito bem, com fôlego de dar inveja a qualquer jovem de 30 e poucos anos. “Já participei de muitas meia maratonas e estou me preparando para a maratona do Rio. Sigo uma planilha de treinos dada por meu treinador, por isso hoje achei a prova fácil”, declara Gilberto. Sr. Manolo, como costuma ser chamado, também aprovou o percurso. “Gostei muito da prova, eu já conhecia o parque, mas não à noite. Achei ótimo ter participado”.

    Inclusão através do esporte – Joyce Grazziothn Ayres é um dos exemplos de superação da corrida que teve 21 portadores com necessidades especiais inscritos. Com dificuldade para se locomover, Joyce, que completa 25 anos neste domingo (14/03), utiliza um apoio para os braços que a ajuda a andar com independência, e a permitiu percorrer pelo menos um terço da prova. “Já fazemos caminhada na escola, temos condicionamento físico, então, quando a professora nos falou sobre a corrida, eu achei legal. Gostei muito de vir”, comentou Joyce contente, após participar da prova no seu ritmo.

    Equipe brasileira de paraatletismo domina pódio da Maratona de Miami

    Os paraatletas brasileiros Carlos Neves de Souza, Jaciel Paulino e Carlos Oliveira e o técnico Eduardo Leonel estiveram na Flórida, nos Estados Unidos, no último domingo, 31 de janeiro, participando da Maratona Internacional de Miami. A equipe brasileira conquistou a segunda, a terceira e a quinta posições, um resultado considerado muito positivo, principalmente em uma prova que foi bastante competitiva.

    A largada aconteceu às 6h20, ainda escuro, em frente ao American Airlines Arena, conhecido palco de shows e partidas de basquete da NBA na cidade. Logo no começo, em um trecho de forte subida, o colombiano Oralando Cortez e Jaciel Paulino abriram vantagem dos demais corredores. Oliveira e Souza vinham juntos, um pouco mais atrás, e na altura dos cinco quilômetros de prova, passaram respectivamente às segunda e terceira colocações, deixando Jaciel em quarto.

    Jaciel teve problemas com sua roda no transporte do avião, o que atrapalhou um pouco seu rendimento. Após passar a metade do percurso, foi superado pelo americano Ryan Barnett e terminou a prova na quinta colocação. Ao final da prova, a posição mais alta do pódio ficou com Orlando Cortez, com tempo de 1h53, a segunda posição com Carlos Neves de Souza, 2h04, e, em terceiro, Carlos Oliveira, 2h06. Jaciel Paulino fechou em quinto, cruzando a linha de chegada com 2h17.

    O resultado foi considerado um dos melhores do paraatletismo brasileiro em maratonas internacionais. As equipes dos atletas, Fast Wheels/FILA e TNT/WIN Sports, tiveram apoio dos seus patrocinadores para custear as passagens, e da ONG americana Achilles Track Club, que custeou hospedagens e inscrição.


    Equipe brasileira de paraatletismo domina pódio da Maratona de Miami

    Atletismo · 09 fev, 2010

    Os paraatletas brasileiros Carlos Neves de Souza, Jaciel Paulino e Carlos Oliveira e o técnico Eduardo Leonel estiveram na Flórida, nos Estados Unidos, no último domingo, 31 de janeiro, participando da Maratona Internacional de Miami. A equipe brasileira conquistou a segunda, a terceira e a quinta posições, um resultado considerado muito positivo, principalmente em uma prova que foi bastante competitiva.

    A largada aconteceu às 6h20, ainda escuro, em frente ao American Airlines Arena, conhecido palco de shows e partidas de basquete da NBA na cidade. Logo no começo, em um trecho de forte subida, o colombiano Oralando Cortez e Jaciel Paulino abriram vantagem dos demais corredores. Oliveira e Souza vinham juntos, um pouco mais atrás, e na altura dos cinco quilômetros de prova, passaram respectivamente às segunda e terceira colocações, deixando Jaciel em quarto.

    Jaciel teve problemas com sua roda no transporte do avião, o que atrapalhou um pouco seu rendimento. Após passar a metade do percurso, foi superado pelo americano Ryan Barnett e terminou a prova na quinta colocação. Ao final da prova, a posição mais alta do pódio ficou com Orlando Cortez, com tempo de 1h53, a segunda posição com Carlos Neves de Souza, 2h04, e, em terceiro, Carlos Oliveira, 2h06. Jaciel Paulino fechou em quinto, cruzando a linha de chegada com 2h17.

    O resultado foi considerado um dos melhores do paraatletismo brasileiro em maratonas internacionais. As equipes dos atletas, Fast Wheels/FILA e TNT/WIN Sports, tiveram apoio dos seus patrocinadores para custear as passagens, e da ONG americana Achilles Track Club, que custeou hospedagens e inscrição.

    Dicas para encontrar, manter e melhorar a qualidade de vida

    A expressão ‘qualidade de vida’ foi empregada a primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas". O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos.

    O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como conseqüência negativa a progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.

    Atualmente a qualidade de vida tem sido um termo muito utilizado. Isso porque, tem se tornado cada vez mais raro encontrar pessoas que conseguem alcançar este feito morando em metrópoles, tendo trabalhos estressantes, perdendo horas nos trânsito, tendo pouco tempo para o lazer e muito menos para se alimentar de forma correta.

    Então como fazer para envelhecer com saúde dentro da loucura que é o mundo atual? Como alcançar a qualidade de vida, mesmo trabalhando, estudando, pegando condução, horas de trânsito? Para isso existem algumas dicas, relacionadas à alimentação e atividades físicas, que se forem seguidas podem ajudar muito no processo do envelhecimento saudável. Aqui estão:

    1) Praticar atividade física: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a atividade física fator primordial para a melhora do bem estar físico, emocional e social. A atividade física auxilia no alívio do estresse, leva a liberação de beta-endorfina (conhecido como hormônio do bom humor, por causar uma sensação de prazer e relaxamento) e auxilia na perda de peso.

    2) Perder os quilos em excesso: o excesso de peso afeta a disposição e, principalmente a auto-estima. Além disso, normalmente pessoas acima do peso não praticam atividade física e não se alimentam corretamente, sendo assim não ganham os benefícios que estes dois itens podem trazer.

    3) Ingerir no mínimo dois litros de líquidos ao dia: o corpo humano é composto por muita água, ou seja, qualquer sinal de desidratação pode causar sintomas desagradáveis. Além disso, a hidratação ajuda os rins a funcionarem de forma correta e a limpar o organismo de muitas impurezas.

    4) Priorizar refeições compostas de alimentos coloridos: está é uma máxima conhecida de muitas pessoas e muito verdadeira. As vitaminas e minerais estão distribuídos em todos os alimentos que temos ao nosso alcance, e as cores muitas vezes diferenciam os nutrientes que encontramos nesse alimento. Então, quanto mais cores, maior a variedade de vitaminas e minerais no prato.

    5) Comer devagar: a alimentação deveria ser realizada como um culto, mas ela se tornou tão banalizada (comer apenas pra matar a fome e continuar a trabalhar) que as pessoas simplesmente engolem a comida e não sentem os sabores, os cheiros e o prazer que ela oferece. Além de perder este momento mágico, quando a alimentação é realizada com muita pressa, existe uma grande chance de comer além do necessário, o que muitas vezes resulta no aumento de peso.

    6) Tomar café da manhã: este é um hábito que não deveria nunca ser esquecido e auxilia muito em uma qualidade de vida saudável. É esta refeição que nos prepara para o dia, nos dá energia pra começar o processo que daremos continuidade ao decorrer das horas. Além disso, é comprovado cientificamente que pessoas que se alimentam pela manhã tem melhor rendimento escolar e/ou profissional.

    7) Consumir frutas, legumes e verduras diariamente: afinal, são eles que oferecem a maior quantidade de vitaminas e minerais que fazem a sintonia fina do nosso organismo, aumentam a imunidade e auxiliam na disposição para tarefas básicas do dia-a-dia.

    Acredito que mesmo nos dias de hoje, onde o tempo foge das nossas mãos e do nosso controle, vale a pena tentar fazer alguma coisa que melhore a qualidade de vida todo dia visando um futuro cheio de saúde, com energia de sobra e poucas visitas ao hospital.


    Dicas para encontrar, manter e melhorar a qualidade de vida

    Atletismo · 09 fev, 2010

    A expressão ‘qualidade de vida’ foi empregada a primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas". O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos.

    O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como conseqüência negativa a progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.

    Atualmente a qualidade de vida tem sido um termo muito utilizado. Isso porque, tem se tornado cada vez mais raro encontrar pessoas que conseguem alcançar este feito morando em metrópoles, tendo trabalhos estressantes, perdendo horas nos trânsito, tendo pouco tempo para o lazer e muito menos para se alimentar de forma correta.

    Então como fazer para envelhecer com saúde dentro da loucura que é o mundo atual? Como alcançar a qualidade de vida, mesmo trabalhando, estudando, pegando condução, horas de trânsito? Para isso existem algumas dicas, relacionadas à alimentação e atividades físicas, que se forem seguidas podem ajudar muito no processo do envelhecimento saudável. Aqui estão:

    1) Praticar atividade física: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a atividade física fator primordial para a melhora do bem estar físico, emocional e social. A atividade física auxilia no alívio do estresse, leva a liberação de beta-endorfina (conhecido como hormônio do bom humor, por causar uma sensação de prazer e relaxamento) e auxilia na perda de peso.

    2) Perder os quilos em excesso: o excesso de peso afeta a disposição e, principalmente a auto-estima. Além disso, normalmente pessoas acima do peso não praticam atividade física e não se alimentam corretamente, sendo assim não ganham os benefícios que estes dois itens podem trazer.

    3) Ingerir no mínimo dois litros de líquidos ao dia: o corpo humano é composto por muita água, ou seja, qualquer sinal de desidratação pode causar sintomas desagradáveis. Além disso, a hidratação ajuda os rins a funcionarem de forma correta e a limpar o organismo de muitas impurezas.

    4) Priorizar refeições compostas de alimentos coloridos: está é uma máxima conhecida de muitas pessoas e muito verdadeira. As vitaminas e minerais estão distribuídos em todos os alimentos que temos ao nosso alcance, e as cores muitas vezes diferenciam os nutrientes que encontramos nesse alimento. Então, quanto mais cores, maior a variedade de vitaminas e minerais no prato.

    5) Comer devagar: a alimentação deveria ser realizada como um culto, mas ela se tornou tão banalizada (comer apenas pra matar a fome e continuar a trabalhar) que as pessoas simplesmente engolem a comida e não sentem os sabores, os cheiros e o prazer que ela oferece. Além de perder este momento mágico, quando a alimentação é realizada com muita pressa, existe uma grande chance de comer além do necessário, o que muitas vezes resulta no aumento de peso.

    6) Tomar café da manhã: este é um hábito que não deveria nunca ser esquecido e auxilia muito em uma qualidade de vida saudável. É esta refeição que nos prepara para o dia, nos dá energia pra começar o processo que daremos continuidade ao decorrer das horas. Além disso, é comprovado cientificamente que pessoas que se alimentam pela manhã tem melhor rendimento escolar e/ou profissional.

    7) Consumir frutas, legumes e verduras diariamente: afinal, são eles que oferecem a maior quantidade de vitaminas e minerais que fazem a sintonia fina do nosso organismo, aumentam a imunidade e auxiliam na disposição para tarefas básicas do dia-a-dia.

    Acredito que mesmo nos dias de hoje, onde o tempo foge das nossas mãos e do nosso controle, vale a pena tentar fazer alguma coisa que melhore a qualidade de vida todo dia visando um futuro cheio de saúde, com energia de sobra e poucas visitas ao hospital.

    O que poderia substituir a carne vermelha como proteína

    Caminhada · 05 fev, 2010

    Nome: Maria Sueli da Costa

    Idade 46 anos

    Dúvida: Olá! Tenho 46 anos e peso 51 kg. Pratico corrida leve e intercalo com caminhada para não perder peso. Minha alimentação é leve, rica em frutas, verduras e cereais integrais. O que poderia substituir a carne vermelha como proteína? Eu perco peso muito fácil. Obrigada.

    Resposta: Olá Sueli! Tudo bem?

    Os benefícios da carne vermelha não se limitam à proteína, mas se estendem também ao Ferro e à vitamina B12. É importante que você atente também para esses dois micronutrientes, que podem ser encontrados no feijão (Ferro). Muitos vegetarianos tomam injeções com suplementos de B12 para não correr riscos.

    A proteína você encontra em alimentos como o Feijão, Soja e derivados do leite. Nesses cereais, vale lembrar que o valor biológico (leia-se aproveitamento pelo organismo) dessa proteína é bem menor do que a encontrada nas diferentes carnes, ovos e leites. Pelo hábito pouco saudável do brasileiro de consumir pouco cálcio, eu recomendaria que focasse parte dessa substituição na forma de iogurtes e leite semi-desnatado. E tente também, sempre que puder, consumir feijão que é um alimento muito comum no nosso hábito alimentar.

    Resposta concedida pelo nutricionista Danilo Balu. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e também graduado em Nutrição (USP).