Blog 1kdecada: Não é porque você correu uma maratona que todo o resto fica fácil

1kdecada | Maratona · 26 set, 2023

BOMBA DIRETO NO PEITO.

É isso mesmo. Hoje eu vim polemizar. 

Do nada voltei a escrever aqui jogando essa grande polêmica na boca do povo.

Venho pensando nisso há algum tempo, já que se completaram 3 meses que corri minha primeira maratona, mas tenho a sensação de que isso aconteceu há uma eternidade. Vivi tantas coisas nesses últimos tempos, que um treino de 30km parece algo surreal e inalcançável (mas que já estou querendo alcançar de novo rs, esse papo é pra outra hora).

Não é porque você correu uma maratona que todo o resto fica fácil

Foto: Divulgação

Depois de correr minha maratona fiz uma pausa (nada sabática), nas distâncias por conta de trabalho & viagens & VIDA NÉ, afinal é bom dar uma atenção a todo o resto da sua vida que não tem absolutamente nada a ver com o esporte – caso você não encontre essa parte por aí, algo pode estar muito errado.

Mas voltando ao título deste texto, queria contar pra vocês que eu NUNCA CORRI TÃO DEVAGAR NA MINHA VIDA. Meu pace é o mais lento que já tive e, apesar de em alguns treinos eu mandar bem, tem outros que simplesmente o meu novo confortável virou o 7’00. Sim, o que é isso, Chris????

Não venho treinando com objetivos, apenas pelo prazer da minha rotina de exercícios. Por isso, às vezes a zona de conforto é uma grande amiga. Eu passei dessa fase de ‘eu mereço descansar’, afinal deu pra fazer isso bastante, mas entrei nesse looping de achar que depois de correr 42.195km eu seria uma grande de uma corredora.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Demorei mais de 10 anos praticando a modalidade para me sentir confortável em enfrentar a distância, algo que me arrependi durante diversos treinos, mas por alguma minhoca na cabeça, achei que depois disso qualquer outra distância se tornaria uma moleza e não, nada mudou.

Sigo tomando pancada de intervalados de 8km, sofrendo em ‘longos’ de 12km e me assustando ao ver 16km na planilha. Só que ao mesmo tempo, tenho uma sensação muito agradável e de alegria que sempre me diz ao pé do ouvido: se você quiser, você consegue muito mais.

Acredito que a maratona seja sobre isso, ela é sua melhor e pior escolha. Ela te bate e te ensina, ela te transforma e te faz recomeçar. Ela te deixa maluca e sã ao mesmo tempo.

Sou grata por ela, mas queria desmistificar a fala de que tudo vai melhorar depois de uma maratona. Não, não vai. Mas uma coisa é certa: tudo é possível depois dela =)

Leia também:

+ Outros textos do Blog

Chris Volpe é santista, triatleta, corredora e faladeira - não necessariamente nessa ordem: "Se pudesse faria todos os esportes ao mesmo tempo, enquanto isso não é possível vou fazendo um de cada vez". Passou por veículos como Webrun, Sua Corrida e WRun, além de participar e cobrir de diversos eventos do mundo running. No Instagram: @volpechriss