Corrida de rua: a importância do Permit para as provas

Blog do Harry | Corrida · 15 fev, 2024

Corrida de rua: a importância do Permit para as provas
Foto: Adobe Stock

Em 30 anos que participo de competições de corridas de rua, acumulo algumas centenas de provas, tenho a “sorte” de afirmar que somente em uma oportunidade fui levado para “grupo” por um organizador. 

Relato o causo no “Book do Harry: 25 de Histórias de Running. Do Espeto ao Algoritmo”, capítulo 32, intitulado: “Os últimos serão os primeiros” (pág 91). E olha que isso aconteceu nos anos 90 no máximo dois anos após ter ganho minha primeira medalha. Após passar por enorme perrengue na Meia Maratona de Ribeirão Pires, SP, comecei a ser bem seletivo nas provas que me inscrevia.

O cuidado básico era só se inscrever em competições de organizadores reconhecidos como: Corpore, Corja, Corusp, CUCA, Gayotto de Luca, que eram os organizadores de excelência desta época.
Muita água rolou e de corridas esporádicas ao longo do ano, temos atualmente, várias provas num mesmo dia, em uma mesma cidade. 

A maioria das corridas que vimos como respaldadas e deram o alicerce a organização profissional de excelência, contam com o principal documento que dá a um evento a chancela oficial de qualidade: o “Permit”.

No segundo semestre de 2023, Wlamir Motta Campos, Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), me concedeu uma produtiva entrevista de quase 2 horas onde discorreu sobre Permit, Fomento a Atletas, Patrocínios e pode ser assistida neste vídeo:

Recentemente no Summit Abraceo/CBAt, Wlamir, reforçou sobre a importância dos Permits, chancelados pela CBAt e Federações estaduais, previsto em lei, no Artigo 67 do Código de Trânsito. “É necessária a chancela das Federações. É importante os organizadores entenderem que o Permit é um selo que agrega valor a sua prova. Além da integridade física, estamos falando de business, de patrocínio, marketing. Ambulância, antidoping, postos de hidratação, números de banheiros, questões ‘simples’, mas que fazem toda a diferença.”

Corrida de rua: a importância do permit para as provas
Na foto: Wlamir Motta

O Permit evita situações como a ocorrida na Maratona Ronaldo da Costa que aconteceria em Brasilia, DF, inicialmente agendada para dia 30 de julho de 2023, passando para 15 de outubro, e por último, adiada para 14 de janeiro de 2024, sem que em nenhuma das três oportunidades o evento tenha acontecido, sob a desculpa que: “algumas licenças não haviam sido expedidas pelos órgãos responsáveis”. Provas em posse de Permit já possuem essa parte burocrática resolvida e traz segurança ao corredor que o evento vai acontecer, evitando prejuízo como gastos em hotéis, transportes, e claro, o próprio valor da inscrição.

A Norma 07 sobre “Reconhecimento e Homologação de Corridas de Rua e Ultramaratonas” pode ser solicitada por organizadores à entidade máxima do atletismo brasileiro ou federações, ao investimento de:

– Permit CBAt Ouro: R$ 10.000,00 (dez mil reais).  
– Permit CBAt Prata: R$ 9.000,00 (nove mil reais).    
– Permit Bronze – valor a ser definido pela respectiva Federação Estadual, ficando limitado ao valor máximo de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais).  

“Quando duas provas são realizadas simultaneamente, cada prova deve ter a sua própria solicitação de Permit, sendo que a taxa a ser paga pela segunda prova será equivalente a 50% das taxas acima especificadas (as taxas devem ser pagas em separado para cada prova)”, reforça a CBAt.

Para ler a Norma 07 na íntegra clique aqui.

Assim, “melhor prevenir do que remediar”.

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Harry Thomas Jr. participa de competições desde 1994 e é jornalista especializado em running desde 1999. Co-fundador do Webrun deixou o portal em 2010 e retornou em 2024 com o "Blog do Harry". Apresentador do canal Grit Run (www.youtube.com/@gritrunning) onde entrevista os principais personagens do mundo da corrida de rua do Brasil, é autor dos livros de corrida: "Book do Harry: 25 Anos de Histórias de Running. Do Espeto ao Algoritmo" e "Dicas & Macetes que Todo Corredor Precisa Saber". É finisher de 33x42k (2h58) 56x21k (1h26) 9XUltratrail, disputadas em países como Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Japão.