A memória é uma das mais fantásticas capacidades dos seres humanos. Digo isso, pois lembro dos pormenores dos detalhes do que aconteceu há exatos 25 anos, mais precisamente, um sábado, dia 15 de abril de 1999, quando lançava o www.maratona.com.br, primeira plataforma digital focada em corridas de rua do Brasil, que foi o embrião e evoluiu para o mais importante website de corridas do Brasil, esse portal conhecido como Webrun.
Naquele dia embarcava no Aeroporto de Congonhas rumo ao Aeroporto Salgado Filho, para fazer a primeira cobertura do site na Maratona Internacional de Porto Alegre.
Porto Alegre era na época uma das cinco competições de 42km com chancela da CBAt, em conjunto com Blumenau, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, indo de encontro com a proposta do projeto: cobrir in loco as cinco maratonas oficiais brasileiras, e em menos de 24h, disponibilizar reportagens, fotos e resultados, além do conteúdo, focando Serviços como: medicina esportiva, nutrição, treinamento, relatos e a modalidade Triathlon, o que foi um sucesso de imediato.
Mas para entender o insight do “Projeto Maratona” é preciso voltar a novembro de 1997 – basicamente um ano após a internet comercial entrar no ar no Brasil.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Naquela segunda-feira, 03 de novembro, estava vivendo um maravilhoso after day. No dia anterior tinha cravado 2:58:11 na Maratona de Nova York. Como meu hotel ficava a 500 metros da linha de chegada, após o café da manhã peguei minha câmera analógica contendo um filme Fujicolor Superia 400.
Ao me aproximar do Tavern in The Green consegui ver os trabalhadores desmontando o pórtico de chegada, as arquibancadas, mas, ainda restavam as placas e faixas de patrocinadores localizadas nos gradis do “curral” de chegada. Disparo a máquina e uns seis meses depois revelo esse filme.
Para minha surpresa, em uma das faixas fotografadas estava escrito a URL www.nyrrc.org (New York Road Runner Club), os organizadores da mais importante maratona mundial. E veio a epifania. “Existe site de corridas no Brasil que aborde maratonas?”. Acessei o “Cadê!” que era então o principal buscador do Brasil. Digitei “maratona” e os resultados eram: “maratona do vestibular”, “maratona do amor”, “maratona de leitura”, etc. Mas a maratona esportiva, nada. Na sequência pesquisei a URL maratona.com.br e estava livre para registro. Sem perder tempo registrei o domínio.
Porém, no momento que revelei o filme a temporada de 1998 já havia começado. Restou-me passar meses elaborando o projeto (construir um website naquela época demandava um alto investimento), escolhendo o design, os colunistas, colaboradores, enfim, deixando tudo engatilhado para a estreia em Porto Alegre 1999.
Uma ideia que nasceu de uma simples observação que foi colocada em prática e que nem em meus melhores sonhos imaginava que seria tão longevo e mudasse minha vida pessoal e profissional.
Acredite nos seus sonhos.