Um instrumento terapêutico é qualquer técnica capaz de promover mudanças positivas na vida das pessoas, sejam elas emocionais ou comportamentais.
Ao longo de tantos anos trabalhando com atletas, principalmente com atletas de corrida, percebi que a corrida é um instrumento terapêutico poderoso. Para alguém começar a correr, é preciso ter motivação. E sempre há, de formas variadas, diferentes motivos que levam uma pessoa a iniciar na corrida.
Quando alguém começa a correr, acontecem mudanças significativas na saúde física e mental devido à liberação natural de três elementos essenciais: as endorfinas, a serotonina e a dopamina. Juntas, essas substâncias promovem equilíbrio emocional e um bem-estar duradouro.
Após cerca de 30 minutos correndo, o atleta pode experimentar um estado especial conhecido como “runner’s high”, popularmente chamado de “barato do corredor”, que traz alegria, alívio e uma sensação profunda de prazer após um treino intenso ou uma prova. A origem dessa sensação é a liberação das endorfinas, produzidas no cérebro, que agem como analgésicos naturais, reduzindo a dor e o desconforto físico.
Além das endorfinas, a serotonina também aumenta naturalmente durante a corrida. Ela é diretamente responsável pela redução dos sintomas de depressão, ansiedade e alterações de humor.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
E, para completar com chave de ouro, vem a dopamina, que é liberada sempre que o atleta alcança pequenas vitórias durante a corrida. Pode ser simplesmente terminar uma prova difícil, bater seu recorde pessoal ou conquistar qualquer outro desafio que ele sinta como vitória. A dopamina está diretamente relacionada ao prazer e ao sistema de recompensa do cérebro, fazendo com que o corredor entre em um círculo virtuoso: quanto mais corre, mais sente prazer, mais motivado fica para correr novamente e se desafiar ainda mais.
Eu costumo chamar essa tríade de substâncias de círculo da motivação. Por isso, podemos entender a corrida como uma grande aliada para a saúde física e mental. Ela contribui diretamente para a melhora da ansiedade, depressão, variações de humor, além de fortalecer a autoconfiança e a autoestima.
Correr, portanto, vai muito além do físico. Continue correndo e colha benefícios incríveis não só para o seu corpo, mas principalmente para sua mente e sua vida.