XTerra Amazônia é o grande destaque do circuito 2010 da competição

Redação Webrun | Triathlon · 06 abr, 2010

A etapa de Manaus percorrerá o coração da Floresta Amazônica (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A etapa de Manaus percorrerá o coração da Floresta Amazônica (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Nadar 1,5 quilômetro no Rio Negro, pedalar 30 e correr nove no coração da floresta amazônica será o desafio para 300 atletas na etapa Regional do XTerra em Manaus, nos dias quatro e cinco de junho. A competição é o grande destaque do circuito este ano e um sonho realizado para Bernardo Fonseca, um dos responsáveis pela organização.

“O XTerra tem como pilares realizar eventos em locais diferenciados e sempre em contato com a natureza. A prova na Amazônia une o inóspito e o ineditismo”, explica o dirigente, sócio da empresa X3M Eventos. “Escolhemos o Dia Mundial do Meio Ambiente como data, já que o XTerra prima pela preservação e sustentabilidade”.

Segundo ele, um ano e meio foi o tempo gasto entre conversas com os militares, governantes e outros envolvidos com o evento na região. “Serão mais de 200 soldados dedicados à competição, além de diversos helicópteros e caminhões para deslocar as pessoas para a base militar”, enfatiza o dirigente.

Arena – A arena do triathlon será montada na BI4, a Base de Instrução número quatro do Exército Brasileiro, e será uma oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho realizado pelas forças armadas. “É um local com mais onças por metro quadrado no Brasil, mas dificilmente vamos encontrar uma, pois elas se assustam muito fácil com a presença de pessoas”, explica Bernardo. “Os competidores terão a oportunidade de entrar numa área de floresta primária, local onde poucos tiveram a oportunidade de pisar”.

Apesar dos “perigos” iminentes, todos podem ficar tranquilos, pois haverá total assistência e segurança por parte do Exército. Como medida de prevenção, todas as pessoas que forem para o evento deverão tomar vacina contra febre amarela pelo menos 15 dias antes da viagem, além de levar repelente contra insetos.

Como forma de sustentabilidade, a prova terá o selo Carbon Free, na qual todo o carbono gerado será compensado por meio de plantio árvores. “Também firmamos parceria com artesãos locais, que serão responsáveis pela confecção dos troféus”, relata o organizador.

As inscrições serão abertas ao meio dia desta quinta-feira (08/04), mas os interessados devem se apressar, pois são 200 vagas disponíveis para brasileiros, já que as outras 100 serão destinadas igualmente para os militares e para os estrangeiros. Para garantir uma vaga, basta acessar o site www.xterrabrasil.com.br. “Esta é a etapa mais comentada no Brasil e também no Circuito Mundial”, finaliza Bernardo.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!