Treino no calor: mantenha o rendimento e proteja seu corpo

Redação Webrun | Treinamento · 27 nov, 2023

A prática de exercícios é essencial para uma vida saudável, mas quando o termômetro começa a subir, as altas temperaturas podem representar um risco para os amantes das atividades físicas e, principalmente, da corrida de rua. Manter a consistência nos treinamentos em períodos de muito calor é desafiador e são capazes de afetar o desempenho e a segurança dos praticantes. No entanto, com estratégias adequadas e orientações específicas, é possível adaptar e otimizar os treinos mesmo sob condições climáticas extremas.

Treino no calor: mantenha o rendimento e proteja seu corpo

Adobe Stock

Neste contexto, a Maratona do Rio – em conjunto com o seu time de especialistas – preparou dicas valiosas para auxiliar nos treinamentos em meio às altas temperaturas, visando manter a eficácia, segurança e bem-estar durante a prática esportiva.
Hidratação

Manter uma hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento corporal. Em dias muito quentes, a necessidade dela é ainda maior, uma vez que o corpo perde mais líquidos através do suor e corre o risco de ficar desidratado. Portanto, é fundamental se manter hidratado antes, durante e após a atividade física para a manutenção do equilíbrio corporal.

Em altas temperaturas e principalmente durante a prática esportiva, o corpo elimina água e eletrólitos (ex: sódio, potássio, zinco) através da respiração e transpiração. Para repor essas substâncias, a nutricionista Roberta Lima recomenda que os corredores utilizem produtos que possuam eletrólitos em sua composição, como isotônicos, cápsulas efervescentes ou até a água de coco, que surge como uma opção mais natural.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

“O processo de desidratação compromete muito o desempenho e a saúde do atleta. Quando isso acontece, a frequência cardíaca aumenta e faz com que você renda menos nos treinos e não consiga suportar a atividade por um período de tempo maior. Por isso, é sempre importante associar os treinos em dias mais quentes ao consumo de água associada a algum tipo de eletrólito”, alerta Roberta.

Horário de treinamento

Encontrar horários mais frescos para a realização de exercícios é uma estratégia eficaz para evitar as altas temperaturas durante a prática esportiva, especialmente em locais onde o calor é intenso.

A cardiologista Fabíula Schwartz, do time de especialistas da Maratona do Rio e autora de trabalhos sobre os perigos do calor, afirma que optar por horários mais frescos, como o início da manhã ou o final da tarde, pode ser benéfico para o desempenho do atleta. Preferir áreas arborizadas com sombras e vento para auxiliar na liberação do calor, ajuda a evitar a incidência aumentada dos raios solares e aumento da temperatura corporal.

Roupas

A utilização de uma vestimenta adequada é um fator muito importante para o rendimento durante os exercícios em dias de calor intenso. O treinador André Leta recomenda o uso de roupas leves e claras, que não sejam de compressão ou que deixem o corpo abafado. Usar um boné ou uma viseira também ajudam a proteger o rosto do sol.

Além disso, o uso de protetor solar é crucial na prática de exercícios ao ar livre, especialmente em dias de altas temperaturas. Ele ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais, prevenindo queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele e reduzindo o risco de câncer de pele.

Se preparar para o incontrolável

O corpo precisa estar habituado às situações que o corredor pode encontrar em seu caminho. O tempo não pode ser controlado e a adaptação à temperatura externa é importante para o desempenho do atleta. Se nos dias de altas temperaturas o corredor estiver se sentindo mais lento e pesado, a recomendação é que se diminua a intensidade. Segundo o médico Sérgio Maurício, o segredo está em ajustar o ritmo durante o exercício:

“Se adaptar ao ambiente e às condições climáticas momentâneas é muito importante para preservar o bem-estar e a segurança do corredor durante a atividade física. Desta forma, o corpo vai se acostumando gradualmente às situações nas quais ele é inserido”, afirma o maratonista e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

Treinar – sobretudo correr – em condições de calor intenso oferece desafios singulares, mas com responsabilidade e segurança, é possível desfrutar dos benefícios da atividade física. Ao seguir as dicas do nosso time de especialistas, é possível garantir não apenas a eficácia dos treinamentos, mas também o bom desempenho e a preservação da saúde. É de suma importância ter a sensibilidade e o cuidado com os limites individuais, entendendo que cada passo dado sob o sol escaldante se torna não apenas um treino, mas uma demonstração de autodomínio e responsabilidade consigo mesmo.

Vale ressaltar que ainda restam inscrições para a prova de 5km da Maratona do Rio 2024 disponíveis em seu site oficial.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!