Sob chuva, Fábio Carvalho e Carla Moreno vencem Troféu Brasil

Redação Webrun | Triathlon · 20 set, 2009

A prova feminina foi bem disputada (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A prova feminina foi bem disputada (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Neste domingo (20) a cidade de Santos sediou a quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon, competição em formato olímpico (1,5 quilômetros de natação, 40 de bike e 10 de corrida) que teve chuva do começo ao fim. Carla Moreno e Fábio Carvalho venceram a disputa.

Santos – O domingo amanheceu nublado na cidade da Baixada Santista e com temperatura na marca dos 19°C na praia do Gonzaga, local da disputa. Logo cedo os atletas amadores já deixavam as bikes na área de transição e se preparavam para alinhar na areia à espera do tiro de largada.

Poucos minutos antes da saída da primeira bateria, às 8h, São Pedro abriu as torneiras celestiais e mandou uma fina garoa, que com o passar do tempo se transformou numa chuva forte. A temperatura baixou para 17°C e o mar mexido passou a ser uma preocupação a mais para os cerca de 800 triathletas.

A elite largou às 9h20 e a expectativa era grande, já que diversos atletas renomados da categoria estavam presentes. O primeiro a completar a perna inicial da natação foi Paulo Miyashiro, seguido por Fábio Carvalho, condição que foi mantida na segunda perna e na transição para o ciclismo.

Na primeira metade dos 40 quilômetros de bike, Fabinho ultrapassou Shiro e abriu uma boa vantagem, manteve a liderança ao final do trecho e saiu para a corrida com uma distância considerável para o rival. Nos últimos 10 quilômetros da prova ele apenas administrou a vantagem e fechou a disputa com 1h46min12.

Shiro cruzou com 1h46min39 e comemorou ao lado do companheiro, que o recepcionou ao lado do pórtico para dar-lhe um abraço e acenar para o público, que mesmo com a chuva compareceu às ruas para incentivar os participantes. O terceiro colocado foi Juraci Moreira, que completou com 1h50min10.

“Triathlon é assim mesmo, não tem como escolher o tempo”, comenta Fabinho. “Foi uma prova legal, comigo e o Shiro brigando pelo campeonato e deve ser assim até o final. A natação estava um pouco difícil, no ciclismo tínhamos que ficar atentos nas curvas e na corrida foi tranqüilo, apesar da chuva”, completa o vencedor.

Miyashiro conta que, apesar de ter feito uma boa natação, não foi o suficiente para deixar Fábio para trás. “Não consegui abrir o quanto eu queria, então ele conseguiu sair bem no ciclismo e na corrida tirei um pouco a diferença, mas faltou uns 20 segundos”. Ele elogiou muito a performance do companheiro e disse que vai concentrar todas as forças para a quinta etapa.

O olímpico Juraci Moreira fez uma prova de recuperação, já que saiu para a corrida em oitavo, pensou em desistir, mas teve forças para completar em terceiro. “Eu não estava num dia bom, não rendi na água e na bike, mas pelo menos fiz uma boa corrida”. Ele conta ainda que faltou pouco para abandonar a disputa no meio do ciclismo. “Pelo menos eu terminei um pouco mais contente, se eu tivesse desistido certamente estaria mais triste ou bravo”.

Na prova feminina as disputas foram mais acirradas do que entre os homens, já que no primeiro e no segundo trecho de natação, Carla Moreno e Verônica Mello saíram juntas da água, seguidas por Vanessa Gianinni. Na passagem do ciclismo para a corrida as três chegaram praticamente juntas, mas quem se deu bem foi Carla, que começou a perna na frente.

Nos 10 quilômetros de corrida as primeiras posições tiveram várias alternâncias, mas Carla confirmou o favoritismo e mostrou mais uma vez sua força nesta modalidade, ao cruzar em primeiro com 2h02min32. As posições subseqüentes também tiveram boas brigas e a vice foi Vanessa Gianinni com 2h04min27, seguida pela argentina, radicada em Niterói, Maria Solemar Omar (2h05min57).

“Hoje as condições do mar estavam extremas”, ressalta Carla ratificando a opinião da maioria dos atletas. “Depois que eu saí da água, tracei uma estratégia para terminar entre as três e me manter na briga pelo campeonato”, completa a paulista de São Carlos, que fez aniversário no último sábado (19). “Minha mãe fez bolo e brigadeiro e agora vou aproveitar”.

Vanessa, que ainda mantém a liderança do ranking, relata que teve cautela no ciclismo devido às pistas molhadas. “A chuva não deu trégua do começo ao fim, mas a prova foi muito disputada e foi a corrida que definiu hoje”. Duas vezes vice-campeã, ela luta para superar Carla, hexacampeã do circuito. “Ainda quero muito esse título e vou brigar até o fim”.

Quem também estava com um sorriso de orelha a orelha, era Solemar, que fez uma prova consistente e foi premiada com mais um bom resultado na temporada. “Eu saí da água perto das meninas e consegui fazer um ciclismo bom e definir depois na corrida. Estou me sentindo bem e tomara que as próximas provas também sejam assim”. Este ano ela venceu o Long Distance RJ e o XTerra Brasil, ambos disputados em agosto. “Os treinos que fiz para o Ironman me deram uma ótima base”.

A próxima etapa do Troféu Brasil de Triathlon será disputada em Santos no dia 25 de outubro, enquanto a decisão do circuito está marcada para o dia seis de dezembro, também em Santos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial, o www.trofeubrasil.com.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!