O trecho do Santinho foi percorrido com muita chuva e maré alta (foto: Juliana Dal Piva/www.webrun.com.br)
A Volta à Ilha, em sua edição 2010, manteve a característica do ano anterior: chuva e vento, mas muita animação. Outra coisa que não mudou foram os primeiros a cruzar a linha da chegada, já que novamente a Paquetá Esportes/Asics de Porto Alegre chegou na frente e, provavelmente, conquistou o pentacampeonato da competição. A premiação e a confirmação dos vencedores serão neste domingo (25/04) a partir das 9h30.
A elite largou junto às 7h15 na última partida dada na Beira- Mar Norte e de lá partiu para percorrer os 150 quilômetros no melhor tempo possível. Desde o início, a Paquetá Esportes esteve em primeiro lugar, liderando com uma diferença de 30 segundos, tempo que foi aumentando a cada novo trecho percorrido pelos atletas. Apesar disso, a disputa com a Beckhauser, segunda colocada, não foi fácil.
Foi a partir do trecho percorrido entre a praia da Daniela e a Praia do Forte, que a distância entre os grupos aumentou para quase um minuto e, dali em diante, a vantagem foi apenas se consolidando. Foi uma corrida difícil, no ano passado a gente correu praticamente sozinho, mas esse ano a Beckhauser deu trabalho, analisa Eduardo Zdanowicv, coordenador da equipe.
Amadores:Nem o frio, a chuva ou o vento assustou os corajosos participantes da prova em Florianópolis. Para alguns, o dia começou cedo, com as primeiras partidas às 4h e, desde esse momento, as equipes lotaram o trapiche da Beira-Mar Norte incentivando os colegas de equipe que começavam a prova.
O trânsito foi um inimigo comum de quase todos os atletas durante dia de sábado. Segundo a organização, como a disputa tem 150 quilômetros, não é possível paralisar as vias da cidade.
Desde o início da disputa, ainda na SC 401, já se notava o intenso fluxo dos cerca de 800 veículos relacionados à prova, porém não havia reclamações. Foi no trajeto que levava até o Santinho, que os atletas começaram a demorar mais para passar pelos postos de troca e que surgiram os problemas na distribuição dos competidores pelo percurso.
Mesmo assim, a alegria das equipes era visível a cada passagem de bastão entre os participantes. As primeiras equipes começaram a chegar no trapiche da Beira-Mar depois das 15h40 e o horário limite para cruzarem a linha de chegada é as 20h15.
Este texto foi escrito por: Juliana Dal Piva