O paraatelta paulistano Odair dos Santos, ouro nos Jogos Parapanamericanos do Rio de Janeiro nos 1.500m; 5.000m e 10 mil metros, superou em 10 segundos o recorde mundial dos 5.000m na classe T12, durante o Torneio da Federação Paulista de Atletismo, no último sábado (10). Apesar de comemorar os 14min41seg, Odair provavelmente não terá a marca homologada pelo Comitê Paraolímpico Internacional.
Apesar da prova constar no calendário oficial da entidade e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), não foi realizado controle anti-dopagem e não havia no local estrutura para se homologar recordes. “Eu ficaria muito feliz se fosse, mas vou continuar treinando para repetir o tempo em Pequim, é meu objetivo. Bater um recorde numa Paraolimpíada vai ser ainda mais emocionante, além de ter mais repercussão, ressalta o atleta.
O coordenador técnico de atletismo da equipe, Ciro Winkler, ressalta a ótima fase de Odair. “Se continuar nesse ritmo o atleta poderá voltar de Pequim com ótimos resultados, especialmente porque a classe T12 é hoje uma das mais competitivas do atletismo”.
Esta marca classifica o atleta para o Troféu Brasil de Atletismo, o que certamente lhe dá mais ânimo para continuar os trabalhos. O treinamento vai ser bem mais forte a partir de agora, a confiança aumenta e sei que tenho condições de correr abaixo desse tempo.
Este texto foi escrito por: Webrun